Desembargador aposentado do TJTO José Maria das Neves falece aos 79 anos

Posted On Quarta, 23 Outubro 2019 05:44
Avalie este item
(0 votos)
Desembargador aposentado do TJTO, José Maria das Neves Desembargador aposentado do TJTO, José Maria das Neves

Ele foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins (TJTO) de 1993 a 1995.

 

Por Redação

 

Faleceu nesta terça-feira (22) o desembargador aposentado José Maria das Neves, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), aos 79 anos, em Brasília. A causa da morte ainda não foi divulgada.

 

Conforme o TJTO, os procedimentos relacionados ao velório e ao sepultamento ainda estão sendo decididos pela família.

 

José Maria das Neves ingressou na magistratura no ano de 1981, ainda no Estado de Goiás, e atuou por mais de 30 anos. Em 1989 foi nomeado no TJTO, onde se aposentou em abril de 2010. "É chegada a hora de me despedir. Deixo essa Corte com a certeza de dever cumprido", disse ao se despedir.

 

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e a OAB Tocantins lamentaram a morte do desembargador. Ele era pai do advogado Marcelo Neves, do juiz Paulo César das Neves, diretor do Foro da Comarca de Goiânia, e também de Adriano Neves, Ana Caroline das Neves e Vitor Neves.

 

Natural de Minas Gerais, nascido na cidade Tupaciguara, José Maria das Neves foi o primeiro presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), cargo para o qual foi eleito em 1989, 1999 e 2003. O desembargador exerceu também os cargos de corregedor-geral da Justiça do Estado e de vice-presidente/corregedor do TRE-TO. No período de 1993 a 1995, assumiu a presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins (TJTO).

 

Durante sua trajetória, ele atuou como juiz nas Comarcas de Paranã Araguatins, Araguaína, Xambioá e Filadélfia.

 

Nota de pesar

"O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) comunica, com extrema consternação, o falecimento do desembargador aposentado José Maria das Neves, nesta terça-feira (22/10), em Brasília. Informa também que os procedimentos relacionados ao velório e ao sepultamento ainda estão sendo decididos pela família e serão informados em breve. Nascido em Tupaciguara (MG), em 23 de abril de 1940, José Maria das Neves foi nomeado desembargador do TJTO pelo decreto governamental, nº 54, de 5 de janeiro de 1989, sendo eleito presidente da Corte Judiciária tocantinense no dia 1º de fevereiro de 1993. Sua gestão foi marcada por investimento em tecnologia que permitiu a informatização dos processos em trâmite no Tribunal. Foi ainda o primeiro presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Neste momento de grande tristeza, o Tribunal externa seu pesar e roga a Deus conforto aos corações dos familiares e amigos.

 

Comunicação TJTO"