PREFEITA DA CAPITAL PATINA NO NASCEDOURO

Posted On Quinta, 07 Março 2019 06:45
Avalie este item
(0 votos)

Mesmo com todo o espólio político do saudoso senador João Ribeiro a lhe rondar, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro parece não ter captado todas as nuances que a política apresenta aos que se dispõem a jogar o seu jogo

 

Por Edson Rodrigues

 

 

Não basta estar com os cofres cheios, construir centenas de obras, se rodear de pessoas competentes, se não souber se colocar como protagonista do jogo político.  Geralmente, para quem está dando os primeiros passos nesse cenário, o mais importante é ter um bom articulador político, que seja agregador, desinteressado em cargos eletivos e bem relacionado com todos os partidos.

 

Só com uma grande articulação em volta da sua administração, reunindo um grupo político forte, uma base sólida e uma comunicação eficiente, Cinthia Ribeiro vai se gabaritar para disputar com tranquilidade uma reeleição em 2020, com chances reais de vitória.

 

Aliás, com todos os artifícios que têm às mãos, diríamos que Cinthia seria praticamente imbatível em 2020.  Mas, isso, só com algumas alterações no seu jeito de administrar.

 

RELAÇÃO COM O LEGISLATIVO

Cinthia tem que perceber que 90% dos vereadores que hoje a apoiam podem não estar em seu palanque de reeleição, principalmente se “sobre” ele estiver o ex-prefeito Carlos Amastha, considerado adversário políticos desses vereadores.

 

Com um bom articulador político ao seu lado, esse problema pode ser eliminado, levando-se em conta que não haverá mais as coligações proporcionais, o que fará valer a força de cada vereador com o seu eleitorado, já que a classe política, como um todo, está com a imagem arranhada junto à opinião pública, principalmente alguns vereadores que foram alvos de ações policiais, com prisões, buscas e apreensões e que estão sujeitos aos agravantes da continuidade das investigações, que podem trazer novas surpresas negativas.

 

APOSTA NO SECRETARIADO

Um trunfo que Cinthia tem nas mangas é a sua equipe de secretários, que tem nomes de grande competência, porém, não tem tido condições de desenvolver um trabalho à altura por falta de atenção às suas pastas, como Roberto Sahium, melhor secretário de Agricultura que o Estado já teve e que hoje está à disposição da população palmense, é uma pessoa séria e altamente capaz.

 

Sua secretaria está sem um centavo à disposição e programas importantes, como lavoura comunitária e assistência técnica aos pequenos produtores, estão praticamente paralisados.

Assim como ocorre com a Assistência Social, capitaneada pela competentíssima Valquíria Resende, mulher guerreira, conhecedora da causa e com ótimo trânsito nos ministério, em Brasília, mas incapacitada de colocar programas voltados à população mais necessitada, mas que não dispõe dos recursos necessários para tal.

 

Como dizem que, no Brasil, o ano só começa depois do carnaval, avisamos à prefeita de Palmas que a folia de Momo já acabou e agora é hora de botar o seu “bloco político” nas ruas e mostrar à população a “cara” da sua administração e parar de “patinar” em seu nascedouro.

 

Só assim a própria prefeita e os analistas políticos saberão se ela será ou não candidata à reeleição.

 

Aguardamos as cenas dos próximos capítulos...