Na semana do Consumidor, o Departamento Pró Direitos e Deveres nas Relações de Consumo - Procon Tocantins, ligado à Secretaria de Defesa Social, se une aos demais Procons do país e disponibiliza ao público o Cadastro de Reclamações Fundamentadas.
Tal cadastro é formulado no Sindec - Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, um sistema informatizado que integra processos e procedimentos, relativos ao atendimento aos consumidores nos Procons. Os Cadastros publicados por estados e municípios de todas as regiões brasileiras, finalizados anualmente pelos Procons no período de 12 meses, concretizam o comando expresso no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor.
O Cadastro divulgado este ano traz os seguintes cinco primeiros colocados: Lojas Nosso Lar em primeiro lugar, com 284 reclamações, sendo a maioria delas sobre garantia. Em segundo, aparece a Brasil Telecom (telefonia fixa) com 234 reclamações, compreendendo, cobrança indevida/abusiva, em sua maioria. O Banco BMG está em terceiro lugar, com 182 reclamações, tendo sua maior demanda sobre antecipação de financiamento. Em quarto lugar a telefonia celular da Brasil Telecom, com 163 reclamações, onde os maiores apontamentos são sobre cobrança indevida/abusiva e em quinto a Semp Toshiba, com 156 reclamações, sendo grande parte delas por garantia.
Em comparação a 2013 este ranking apresenta algumas repetições. A realidade de 2012 trouxe também as Lojas Nosso Lar no topo da lista com 163 reclamações, sendo a maioria sobre garantia. Em segundo, Novo Mundo com 153 reclamações com a grande maioria também sobre garantia. Passando para os serviços de telefonia, em terceiro lugar esteve a Brasil Telecom (telefonia fixa) com 149 reclamações, em sua maioria sobre cobrança indevida/abusiva; empresa que ocupou também o quarto lugar com telefonia celular totalizando 143 reclamações, compreendendo sua maior demanda, assim como na telefonia fixa, a cobrança indevida/abusiva. A Americel (Claro) apareceu no quinto lugar com 120 reclamações tendo a cobrança indevida/abusiva como o maior problema apontado pelos consumidores.
O Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2013 completo está disponível para consulta no endereço eletrônico do Procon: www.procon.to.gov.br.
Os casos de dengue no Tocantins diminuíram 60%. O relatório do monitoramento semanal realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirma essa informação. Entre os meses de janeiro a fevereiro de 2013, foram notificados 8.530 casos. No mesmo período, em 2014, foram registrados 3.387 casos.
A gerente de Dengue e Febre Amarela da Sesau, Christiane Bueno, cita que as ações de prevenção, como limpeza urbana, destruição de focos e as ações educativas realizadas nos municípios foram alguns dos fatores que colaboraram para a diminuição da dengue no Estado. “A parceria com os órgãos públicos, privados, sociedade civil, somada ao apoio da população contribuirá para uma redução ainda maior da doença”, acrescenta.
Ações de prevenção e controle
A Sesau programou uma série de atividades para 2014. As ações seguem as orientações do Ministério da Saúde (MS) e são realizadas nos municípios prioritários: Ananás, Araguaína, Araguatins, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis. Neste ano, a Sesau já organizou quatro encontros.
As referidas cidades se transformam em polos educacionais, onde recebem os agentes de controle de endemias dos municípios limítrofes. Os participantes ganham um treinamento completo, dividido em teorias e aulas práticas. Nessas capacitações, há orientações sobre a biologia do vetor, o uso racional de inseticida, técnica de visita, informações sobre educação em saúde, etc. A equipe da Secretaria da Saúde também supervisiona o serviço de controle vetorial (mosquito) realizado pelos municípios.
Cuidados
Aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação do MS é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode mascarar os sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico.
Para diminuir a proliferação do mosquito, é importante que a população verifique se o armazenamento de água e o acondicionamento do lixo estão adequados e eliminar todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias públicas, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.
Apenas no ano passado, o PROCON Tocantins registrou mais de 45 mil reclamações de consumidores, totalizando um aumento de 575% se comparado aos dados de 2005, quando eram apenas 8 mil queixas ao ano.
Em todo o mundo, a data de 15 de março é lembrada como o Dia do Consumidor, quando os órgãos de defesa dos direitos do consumidor se voltam para o reforço das ações desenvolvidas durante todo o ano.
Para comemorar a data no Tocantins, o PROCON, órgão ligado à Secretaria de Defesa Social, realizará ações coletivas, entre os dias 14 e 21, nos núcleos de Araguaína, Gurupi, Tocantinópolis, Dianópolis, Guaraí, Colinas do Tocantins, Porto Nacional, e Palmas. Na ocasião, serão prestados serviços de informação e distribuição de material informativo e educativo, palestras e oficinas. Em Palmas também serão realizados “Balcões de Atendimento” em frente ao prédio do Procon, no Terminal Rodoviário, no Aeroporto e nos shoppings da cidade. Além disso, uma tenda de atendimento será instalada na Feira Coberta da 304 Sul, denominada “Seus Direitos – Fale conosco”.
“A intenção é promover uma maior aproximação entre a comunidade e o sistema de defesa do consumidor. Acreditamos que para defender também é necessário ensinar, investir em educação e conscientização sobre as relações de consumo”, explicou Zeli Fernandes Aguiar, supervisora pedagógica do PROCON/TO.
O lançamento da Semana em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor acontece nesta sexta-feira, dia 14, às 17h, no auditório do PROCON.
“O Procon tem o dever, durante todo o ano, de incentivar o acesso à defesa do consumidor de forma clara e ostensiva, a respeito dos direitos básicos, promovendo a cidadania, para, dessa maneira, formar consumidores mais conscientes e bem informados”, destacou o diretor do PROCON, Dulcélio Stival.
A importância da garantia dos direitos do consumidor foi ressaltada pelo secretário de Defesa Social, Nilomar dos Santos Farias. “Em todo o país, os Procons resolvem mais de 70% dos conflitos das relações consumeristas, com a intenção de evitar essas questões cheguem à Justiça. Por isso, há o compromisso no Tocantins, com muita responsabilidade, de oferecer atendimento em todas as regiões do Estado, priorizando programas e ações preventivas e educativas em defesa dos direitos do consumidor, que é a parte vulnerável das relações comerciais", afirmou.
A data
O Dia Mundial do Consumidor teve origem em um discurso feito em 15 de março de 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos John Kennedy ao Congresso americano. Naquele dia, ele expressou sua visão sobre os direitos dos consumidores. Pela primeira vez o tema foi discutido formalmente no mundo. A data foi oficializa 21 anos depois, em 1983.
Programação em Palmas - De 14 a 21 de Março
Dia 14/03/2014
- 17h - Lançamento da Semana em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor - no auditório do PROCON.
Dia 17/03/2014
- 13 às 18h - Entrega de material educativo no PROCON Palmas e Taquaralto, no Terminal Rodoviária, Aeroporto, Palmas Shopping e Capim Dourado Shopping.
Dia 18/03/2014
- Das 14h às 17h - Oficina na Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem.
Dia 21/03/2014
- 18h30 às 20h30 - Tenda – “Seus Direitos – Fale conosco”- Feira Coberta da 304 Sul.
- Palestra na UFT/Universidade Da melhor Idade/SERPRO – horário a ser definido.
Por Carlla Morena