Obras de reconstrução de trechos da TO-373, que ligam as cidades de Alvorada, Araguaçu e São Miguel, na divisa com o Estado de Goiás

Por Jarbas Coutinho e Cláudio Paixão

A população e o setor produtivo da região sul do Estado comemoraram nesta segunda-feira, 14, a inauguração, feita pelo governador Marcelo Miranda, das obras de reconstrução de trechos da Rodovia TO-373, que ligam as cidades de Alvorada, Araguaçu e São Miguel, na divisa com o Estado de Goiás, em um total de 112 quilômetros. As obras representam um investimento de R$ 20.925.958,31.

O presidente do Sindicato Rural de Araguaçu e Sandolândia, Carlos Ribeiro Soares, disse que o momento é de festa pelo benefício. "A restauração desses trechos é de fundamental importância, já que contamos com o maior rebanho bovino do Tocantins. Essa logística é de extrema relevância para o escoamento dos nossos produtos", disse, lembrando que, com essas melhorias, o fluxo de carros já aumentou significativamente, inclusive com veículos de Goiás e Mato Grosso.

Marcelo Miranda ressaltou a importância socioeconômica da região sul do Estado e que o Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) está permitindo mudar a realidade do Tocantins, com estradas de boa qualidade. "Estamos diminuindo distâncias, melhorando a comunicação, o comércio de nossos produtos e fortalecendo a cadeia produtiva. Inaugurar esses trechos rodoviários demonstra o cuidado e a responsabilidade com todo o Tocantins”, disse, acrescentando que as obras, além de beneficiar o sul e o sudeste do Estado, constituem uma alternativa rodoviária entre Tocantins e Goiás.

O prefeito de Araguaçu, Joaquim Pereira Nunes, falou da importância das obras de reconstrução da pavimentação asfáltica. "Entendendo a importância dessas obras entregues pelo governador, hoje mesmo estava fazendo outras reivindicações, porque sabemos que o governador tem olhado com atenção para as demandas da nossa população", avaliou.

A deputada federal e primeira-dama do Estado, Dulce Miranda, ressaltou que o Governo tem olhado para diferentes setores de forma integrada. "Não estamos inaugurando apenas obras nas rodovias; o governador não tem medido esforços para inaugurar obras. Hoje [segunda-feira, 14] mesmo foram entregues as obras do Hospital de Referência de Alvorada. O governador sabe da relevância do trabalho integrado do Governo Federal, do Estado e dos municípios", apontou.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sérgio Leão, as obras de infraestrutura refletem diretamente na cadeia econômica do Estado. "Esse é um passo importante no desenvolvimento dessa região, justamente por meio do agronegócio. Com a recuperação das rodovias, os produtores ganham com segurança e agilidade no escoamento da sua produção", disse.

Obras Além da reconstrução da pavimentação asfáltica, foram realizadas melhorias no sistema de drenagem e na sinalização. As obras foram executadas com recursos do Banco Mundial, por meio do PDRIS, na modalidade Contrato de Reabilitação e Manutenção de Rodovias (Crema). O PDRIS prevê, só na regional de Gurupi, a recuperação de cinco trechos nas rodovias TO-280 e TO-373, totalizando 291,68 km, com investimentos de R$ 54.201.967,13. Sendo que os inaugurados nesta segunda-feira, 14, são os maiores trechos na região.

Por meio do Crema, o PDRIS prevê obras na malha viária estadual em 72 municípios, reconstruindo cerca de 1,5 mil quilômetros. Ao todo, serão investidos mais de R$ 343 milhões, oriundos de financiamento com o Banco Mundial. As obras têm como objetivo melhorar o sistema logístico do Tocantins, facilitar o tráfego nas rodovias tocantinenses e o escoamento da produção regional. A meta do Governo do Estado é chegar aos 1.508,73 km de rodovias em perfeitas condições de tráfego no Tocantins.

Além da vice-governadora Claudia Lelis, a solenidade contou com a presença da primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda, deputados federais Lázaro Botelho e Josi Nunes, deputados estaduais Valdemar Júnior e Nilton Franco, dos prefeitos de Alvorada e Araguaçu, Paulo Antônio Lima e  Joaquim Pereira Nunes, respectivamente, entre outras autoridades.

Posted On Segunda, 14 Agosto 2017 17:10 Escrito por O Paralelo 13

O financiamento do Projeto Ponte de Porto Nacional deverá ser feito pela Caixa Econômica Federal e não mais pela instituição financeira Unicredit Atividades Bancárias Corporativas e de Investimentos, com sede na Itália. Para isso, o Executivo Estadual encaminhou, para a Assembleia Legislativa, nessa quarta-feira, 9, Projeto de Lei em que solicita autorização para alterar o agente financeiro, com o qual pretende contratar operação de crédito para a realização desse projeto.

 

Da Assessoria

 

O Unicredit declinou de fazer esta operação, mas como o Governo Estadual recebeu o aval da União, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para fazer a contratação, foi avaliada a possibilidade da substituição do Unicredit por outra instituição financeira.

Consultada, a Caixa Econômica Federal manifestou interesse em financiar o projeto, que segundo valores atualizados, vai resultar em uma operação de crédito interno de R$ 130 milhões, gerando inclusive economia para o Estado, quando comparada à proposta inicial, que seria realizada em moeda estrangeira.

Para realizar esta contratação, é necessário alterar a lei, modificando a indicação do agente financeiro. Na mensagem encaminhada ao Legislativo, o governador Marcelo Miranda solicita que a tramitação do projeto se faça em regime de urgência.

Posted On Sexta, 11 Agosto 2017 11:33 Escrito por O Paralelo 13

Por Rogério de Oliveira

 

No final da manhã desta segunda-feira, 7, a Polícia Civil, por intermédio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Palmas, efetuou a prisão de Eduardo Augusto Rodrigues Pereira, também conhecido como “Duda”.

 

Ele é suspeito de ser o mandante do homicídio que vitimou Wenceslau Leobas, crime ocorrido no dia 28 de janeiro de 2017, em Porto Nacional e foi preso, mediante cumprimento de mandado de prisão preventiva quando se apresentou na sede da DHPP, em Palmas.

 

Conforme apontaram às investigações da Polícia Civil do Tocantins, Duda também é suspeito de ser o mandante do homicídio de José Marcos de Lima, autor dos disparos contra Wenceslau e que foi morto dentro da Casa de Prisão Provisória de Palmas, no dia 3 de março de 2017,supostamente a mando de Eduardo.

 

Após o cumprimento da ordem judicial, policiais civis da Divisão de Homicídios e também do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), encaminharam o suspeito até o IML de Palmas, para a realização de exame de corpo de delito. Em seguida, os policiais do GOTE e da DHPP, conduziram o suspeito até o fórum da Comarca de Porto Nacional para que o mesmo participasse da audiência de custódia com o juiz responsável pelo caso.

 

Após a audiência, os policiais civis encaminharam Eduardo Pereira até a Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional, onde o homem permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

Posted On Terça, 08 Agosto 2017 06:18 Escrito por O Paralelo 13

 O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) continua a chamar a atenção dos condutores do estado para o uso do cinto de segurança

 

Por Umbelina Costa

 

Dados estatísticos do Detran apontam que no ranking de infrações cometidas pelos motoristas, de 1º de janeiro de 2015 a 5 de julho de 2017, 42.083 condutores deixaram de usar o equipamento. Muitas mortes causadas por acidentes de trânsito poderiam ser evitadas se os ocupantes do veículo tivessem a consciência de preservar sua própria vida. Com o cinto, condutor e passageiros não são lançados pra fora do veículo e nem se chocam contra as portas, para-brisa e painel.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança é infração grave, com multa de R$ 195,23, retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A obrigatoriedade de utilização do cinto de segurança para todos os ocupantes dos veículos automotores (inclusive no banco traseiro), em todas as vias do território nacional, trata-se de inovação do atual CTB, já que, até 1997, a legislação de trânsito limitava a exigência de uso apenas às rodovias.

Somente é possível impor o uso deste dispositivo de segurança, nos veículos em que é exigível a sua existência, como equipamento obrigatório. O artigo 105 do CTB e a Resolução 14/98, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) dispõem sobre os equipamentos obrigatórios, e incluem nas exigências de uso do cinto, os ônibus elétricos e tratores de rodas, de esteiras e mistos.

Para o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran, capitão Geraldo Magela, o uso do cinto para todos os ocupantes do veículo é imprescindível para a preservação de vidas. “Observamos que na maioria dos acidentes de trânsito com vítimas fatais e feridos graves, os ocupantes do veículo estavam sem o cinto de segurança. Chamamos a atenção dos condutores e passageiros para a responsabilidade com a sua própria vida. A intenção do Detran não é multar, mas educar para que haja paz e vida no trânsito”, disse. Crianças O transporte de crianças em veículos é regulamentado pelo Artigo 64 do CTB, que faz referência à idade mínima para se transportar no banco dianteiro somente a partir dos dez anos de idade.

A Resolução 277/08 do Contran regulamenta a exigência de utilização de dispositivo de retenção para crianças, específico para cada idade:

- para crianças com até um ano de idade, dispositivo de retenção “bebê conforto”;
- para crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos, a “cadeirinha”;
- para crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio, o “assento de elevação”;
- para crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos, a utilização do próprio cinto de segurança do veículo.

A obrigatoriedade dos dispositivos de retenção, no transporte de crianças até sete anos e meio, não se aplica aos veículos de transporte coletivo, aos de aluguel, aos de transporte autônomo de passageiro (táxi), aos veículos escolares e aos demais veículos com peso bruto total superior a 3,5t.

A infração de trânsito, pelo descumprimento a estas regras, é a prevista no artigo 168 do CTB, sendo de natureza gravíssima, multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e retenção do veículo.

Posted On Quarta, 02 Agosto 2017 09:05 Escrito por O Paralelo 13

Conhecida como a Capital da Cultura, Porto Nacional possui quase 300 anos de história. Veja no fim da página homenagen a cidade

 

Da redação

 

Por aqui já se hospedaram diversos homens que ficaram nacionalmente conhecidos, como Carlos Prestes, em 1925, Teotônio Segurado, Antônio Siqueira Campos, dentre tantos outros no período da Revolta do 18 do Forte de Copacabana. Nesta quinta-feira, 13, os portuenses estão em festa, hoje comemora-se os 156 anos de emancipação política do município.

 

O vilarejo, que tornou-se cidade, do então norte goiano, era rota trajeto para tantos homens e mulheres, trabalhadores que transportavam grãos e sal. Foi também um ponto de mineração, com a exploração do ouro e demais recursos naturais. Hoje com 52 mil habitantes, a história e o crescimento da cidade fazem parte da história do Tocantins.

 

 

Estrategicamente localizado, com terras férteis, o município esta ligado a mineração e agricultura, senda o 4ª cidade do Estado com a arrecadação do maior Produto Interno Bruto (PIB), do Tocantins. De acordo com o jornalista e historiador Edivaldo Rodrigues a fundação de Porto se deu por volta de 1840. "Com a decadência das minas de ouro do Carmo, a margem direita do [rio] Tocantins, muito fértil, virou um aglomerado de agricultores”.

 

A formação da cidade também teve a ver com conflitos com os povos indígenas da região. "Com a belicidade dos índios Xerente e Xavante, que invadiam o Pontal, que era o povoado que existia do outro lado, que também era de mineradores e agricultores. Os que sobreviveram vieram para Porto Nacional e aí formou-se esse núcleo, que depois se deu esta grande cidade". Hoje, diferente daquele período, os embates fazem apenas parte da história, em que a população pode aproveitar de ruas pacatas, uma arquitetura colonial e principalmente que guarda em suas construções parte da história.

 

 

Além da praia de Porto Real, que lota durante a temporada em julho, há também o centro histórico, a orla e a catedral de Nossa Senhora das Mercês, como atrações. Além disso, muitas ruas ganharam apelidos próprios pelas características que levam. Hoje tornou-se um dos atrativos turísticos para aqueles que visitam o Tocantins.

 

 

Segundo veiculado peo G1, uma das primeiras ruas da cidade, a Coronel Pinheiro, é conhecida pelos moradores como rua do Caba Saco. Outra, onde ainda é possível ver moradores conversando sentados na porta de casa, é chamada de rua das flores, por causa dos vasos de flor nas portas de muitas casas.

 

A dona Iara Costa, que mora na rua Padre Antônio, conhecida como rua da cadeia, conta o motivo de tanto amor pela cidade. "Porto Nacional é hospitaleira, carinhosa, é uma gente ainda humilde, que sobrevive em qualquer lugar. Nós somos expoente no Brasil", diz ela.

 

 

A cidade ainda guarda muito do passado, mas caminha a passos largos para o futuro. "Aquele charme, aquela aura de cidade do interior, essa coisa da fotografia, das casas antigas, essa catedral maravilhosa, enfim. É uma cidade encantadora que vale a pena demais ter voltado e eu quero voltar outras vezes", diz o turista e cineasta Alberto Araújo.

Posted On Quinta, 13 Julho 2017 20:45 Escrito por O Paralelo 13
Página 74 de 78