DAIARA: SONHO DE ARAGUAÍNA REALIZADO POR WANDERLEI BARBOSA APÓS QUATRO GOVERNOS

Posted On Sexta, 20 Outubro 2023 07:02
Avalie este item
(0 votos)

A Capital Tocantinense do Boi Gordo e do Agronegócio teve resgatado, no último dia 18, um sonho cobrado há décadas de todos os governantes que já ocuparam a cadeira mais importante do Executivo Estadual.

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

O Daiara, Distrito Agroindustrial de Araguaína foi entregue à população e, principalmente aos empresários e industriais de Araguaína, como disse o deputado federal Alexandre Guimarães, como “um shopping”, de tão perfeito que está para a realização de grandes negócios, a concretização de sonhos e o crescimento industrial da cidade.

 

A obra foi realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto).

 

Governador Wanderlei Barbosa inaugura obras estruturais em Araguaína avaliadas em R$ 16,4 milhões;

 

O projeto teve início imediato após a assinatura da Ordem de Serviço em setembro de 2022, e foi estruturada com pavimentação asfáltica, restauração e drenagem da TO-422, trecho que liga a BR-153 ao Distrito, além de pavimentação das ruas internas. Foram investidos R$ 16,4 milhões na obra, que faz parte do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics). O orçamento é oriundo do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Tocantins.

 

Secretário  da SICS, pasta responsável pelo PICS, o secretário Carlos Humberto Lima

 

A solenidade de entrega do novo Daiara foi grandiosa, enobrecida pela presença de diversas autoridades políticas, empresariais, industriais e, principalmente, da população, representada pelos funcionários das empresas já instaladas no local, afinal, foram mais de 16 anos de espera, findada pela vontade política do governador Wanderlei Barbosa, após uma verdadeira “via sacra” de reuniões e ajustes com as instituições representantes do empresariado, das indústrias, da Associação Comercial e Industrial de Araguaína, alavancadas pelos apoios dos deputados Jorge Frederico, Olyntho Neto e de outros que já não estão mais em mandato.

 

PASSANDO O PANO

O deputado federal Alexandre Guimarães (na foto com o governador) e o deputado estadual Jorge Frederico aproveitaram o evento para “passar o pano” em relação ás insinuações de que haveria um racha entre os dois em referência à disputa pela prefeitura de Araguaína.

 

Os dois mais importantes aliados do governo de Wanderlei Barbosa usaram seus discursos para enaltecer o trabalho de Wanderlei Barbosa e do secretário estadual da Indústria e Comércio, Carlos Humberto da Silva, pela dedicação à realização e concretização da obra de revitalização do Daiara, pela importância da obra para ao desenvolvimento de Araguaína, com a geração de empregos e na arrecadação de impostos.

 

Alexandre Guimarães citou seus esforços para a criação de uma frente de parlamentares em busca da duplicação da BR – 153, entre as cidades de Aliança, no Tocantins, até Belém, capital do Pará, com mais de 500 quilômetros dentro do território tocantinense.

Deputado Jorge Frederico com o governador Wanderlei Barbosa 

 

Já as palavras do governador Wanderlei Barbosa foram taxativas e enfáticas sobre a vontade política de fazer acontecer. De não pautar obras pela sua importância para o governo e, sim, para a população, no caso, para o povo de Araguaína: “um povo merecedor desta e de muitas outras obras, que estaremos, aqui, eu e o deputado Jorge Frederico, prontos para ouvir, planejar e entregar”, destacou.

 

ENTRELINHAS POLÍTICAS

 

O deputado estadual Jorge Frederico e o deputado federal Alexandre Guimarães são dois importantes líderes da base política do governo do Tocantins em Araguaína. A participação e as manifestações dos dois, durante o evento, mostraram que fazer parte do governo de Wanderlei Barbosa é mais agir que falar, dando mais prioridade ao povo que à política em si, e que a possibilidade de um palanque unir os dois, nas eleições municipais de 20234 é extremamente viável.

 

Já o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, foi o que se pode chamar de, no mínimo, indelicado com o governador Wanderlei Barbosa e com todos os presentes, ao limitar sua participação apenas ao descerramento da placa simbólica da obra, sem se fazer presente na vista em que todas as autoridades fizeram às instalações para conhecer os detalhes e o capricho em cada trecho das obras, que transformaram o Daiara no mais bem instalado, estruturado e equipado parque industrial do Norte do Tocantins. 

 

Com certeza, um evento que marcou a história do desenvolvimento de Araguaína e que será muito importante para a definição do futuro político da cidade!

 

 

Última modificação em Sexta, 20 Outubro 2023 07:41