Esportes, dança, shows, festival de circo e de flores estão entre atrações

 

Por: Malena Mota

 

Com uma proposta mais intimista e aconchegante para todos os palmenses e turistas, a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), lançou a programação da temporada de férias na Capital, que tem início neste sábado, 1º, e vai até agosto. O anúncio foi feito pela prefeita Cinthia Ribeiro à imprensa na noite desta quarta-feira, 28.

 

Além dos eventos apoiados pela prefeitura, como o 10° Festival do Circo de Taquaruçu e a Feira das Flores, durante todos os finais de semana do mês de julho acontecerão, a partir das 18 horas, shows regionais nas praias da Graciosa, das Arnos e do Caju. Neste mês de julho, valorizando a água e a serra conectada ao friozinho de Taquaruçu, terá programação também no distrito, com previsão de um grande show nacional na praça Joaquim Maracaípe no dia 29 de julho, juntamente com uma rica programação de atividades esportivas.

 

A prefeita além de ressaltar a beleza da capital tocantinense, destacou que o evento foi pensado com muito carinho. "Não importa quem começou, ou quem vai colocar a cereja do bolo. Dar continuidade a projetos de qualidade é uma máxima na nossa gestão. Enfim, nós somos um time e um time a favor de Palmas. O grande diferencial para avançarmos, cada vez mais, no segmento turístico está, com certeza, na nossa paixão que prospectamos na cidade por onde passsamos", disse a prefeita.

 

O presidente da Agtur, Giovanni Assis, ressalta que este ano quer mostrar o que a cidade tem de melhor, por isso, os eventos foram divididos entre praias e serra, como o belíssimo pôr do sol e também, para apreciar o friozinho que faz em Taquaruçu no mês de julho, sem falar das belíssimas cachoeiras.

 

Giovanni ainda trouxe mais uma novidade: "Este ano vamos organizar um local aconchegante com comidinhas quentes para quem for subir a serra, que eu sei que está irresistível", disse.

 

Programação

 

Todos os sábados e domingos de julho, a partir das 18 horas, as três praias - Graciosa, Caju e Arnos - receberão shows regionais, duas atrações por noite, de vários estilos musicais: pop, sertanejo, forró, axé, MPB e house. Em Taquaraçu também ocorrerão shows regionais, duas atrações por noite, nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de julho, sendo que na última noite está previsto a atração nacional.

 

A Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) também planejou uma programação especial para os palmenses aproveitarem a temporada, com a promoção de diversas atividades esportivas e de entretenimento, como as ações do ‘Palmas Mais Fitness’, ‘Trilha no Parque Cesamar’, jogos interativos de futevôlei, vôlei de areia, futebol de areia e beach tennis. As atividades irão percorrer, ao longo do mês, diferentes pontos da Capital e a 2° Meia Maratona de Palmas, que está com inscrições abertas, fechará a programação no dia 29 de julho.

 

Com apoio da Prefeitura de Palmas, os palmenses e turistas já podem subir a serra para prestigiarem o 10º Festival de Circo de Taquaruçu, que teve início no último dia 26. A programação contará com atividades no Centro Cultural Circo Os Kaco, Praça Joaquim Maracaípe e com itinerância nas ruas e escolas do distrito. Todas as atrações são gratuitas e com classificação livre.

 

A partir do dia 7 de julho começa a 6ª Exposição Jardim Encantado, em Taquaruçu. O tema da feira deste ano é Cerrado Verde, tendo como objetivo sensibilizar a população sobre a forma correta para cuidar do meio ambiente e redução das queimadas.

 

 

 

Posted On Quinta, 29 Junho 2023 14:02 Escrito por

As obras iniciaram neste primeiro trimestre no antigo prédio da Feirinha e mais de 20% dos serviços foram executados

 

Com Assessoria

 

O antigo prédio da Feirinha, na Avenida Filadélfia, foi escolhido para sediar a nova base de operações do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Araguaína. O local está em obras desde o primeiro trimestre deste ano com intuito de oferecer um espaço próprio, moderno e que permita a ampliação dos serviços para oito municípios da região macronorte do Estado.

Atualmente, a sede do SAMU funciona em um prédio alugado na Avenida Tibúrcio José Dantas, em uma área construída de 635,97 metros quadrados, que, durante 24 horas recebe, o fluxo de 98 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, telefonistas, motoristas, almoxarifados e administrativos.

“Estamos fazendo o investimento que o SAMU merece e dando o devido reconhecimento para Araguaína, que é uma referência em saúde para toda a região norte do Tocantins. Por isso, estamos preparando essa nova sede já para o futuro processo de regionalização do SAMU. A localização é estratégica, na Avenida Filadélfia, e a nova estrutura vai permitir uma prestação de serviço ainda melhor para a população”, afirma o prefeito Wagner Rodrigues.

O projeto arquitetônico prevê mais de 30 salas distribuídas em uma área construída de 1.254,82 metros quadrados, dividida em dois pavimentos (superior e térreo), além do ambiente interno e externo para o funcionamento do setor operacional e administrativo.

 

O projeto arquitetônico prevê mais de 30 salas distribuídas em uma área construída de 1.254,82 metros quadrados, dividida em dois pavimentos (superior e térreo)

 

“Com a nova sede, será possível melhorar as condições de trabalho para os servidores, em um espaço melhor, ambiente todo climatizado, áreas planejadas e dimensionadas para uma possível regionalização dos serviços”, informa o diretor geral do Samu, Alberto Gomes.

Conheça a estrutura

No térreo, haverá a garagem com capacidade para 11 veículos (ambulâncias e motolâncias), salas para tv, repouso, estudo e de uso recreativo, dispensas que guardarão materiais, equipamentos e produtos de limpeza; banheiros feminino e masculino, rouparia, copa, refeitório, espaço para o descarte de resíduos infectantes e ainda uma CME (Central de Materiais Esterilizados).

Na parte superior do prédio funcionará toda a área administrativa com 17 cômodos reservados para a regulação médica, repouso dos profissionais, banheiros, salas destinadas para enfermagem, coordenação, administração e almoxarifado. No local também terá o NEU (Núcleo de Educação em Urgência), sala de TI (Tecnologia da Informação), laboratório de práticas, sala para a equipe de rua e um auditório.

A área externa comportará o depósito de resíduos comuns e contaminados conforme determina as normas sanitárias vigentes, abrigo para a instalação do futuro gerador de energia, estacionamento, espaço com sistema de separação de água e óleo, atendendo aos requisitos da legislação ambiental para a lavagem das ambulâncias, além de uma oficina, depósito de materiais e guarita com o controle de entrada e saída.

Andamento da obra

A obra teve início no primeiro trimestre deste ano e conta com um investimento de R$ 2.263.620,76, com recursos do Tesouro Municipal e do Governo do Estado. A construção foi dividida em duas etapas: a área interna de reforma e a externa para a ampliação. Mais de 20% da obra foi executada, entre a remoção de toda fiação e parte elétrica, quebra de paredes e novo revestimento e substituição na parte hidráulica com uma nova tubulação de água fria. Na área, externa foi feito o concreto armado, aterro e drenagem do muro de contenção.

Atendimento e regionalização do SAMU de Araguaína

Nesses 18 anos de atuação do SAMU por meio do 192, foram mais de 230 mil ligações recebidas, que geraram 100 mil atendimentos. De janeiro a abril deste ano, o órgão realizou 3.329 serviços, o que corresponde a uma média de 27 atendimentos por dia.

Araguaína trabalha ainda para regionalização do SAMU, por ser referência no atendimento médico-hospitalar na região e possuir, de acordo com o Ministério da Saúde, todas as características necessárias.

“Temos capacidade técnica para qualificar outros servidores, ser uma base e central de atendimentos, o que é muito importante para fortalecer o atendimento de urgência e emergência dos municípios. Até o momento, oito cidades solicitaram a regionalização, dessas Guaraí e Filadélfia tiveram a documentação aprovada”, explica a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

 

 

Posted On Quinta, 29 Junho 2023 13:36 Escrito por

Aluna do Colégio Estadual Dr Pedro Ludovico Teixeira, Jakelyne Gomes Tavares, será a jovem senadora pelo Tocantins neste ano

 

Por Lenna Borges

 

Uma correspondência singular foi entregue em mãos pelo secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, à aluna do Colégio Estadual Dr Pedro Ludovico Teixeira, de Porto Nacional, Jakelyne Gomes Tavares, na tarde desta quarta-feira, 28. Trata-se de uma comunicação do Senado Federal, envolta por uma caixa criada exclusivamente para a ocasião, do anúncio dos vencedores da etapa estadual do Programa Jovem Senador 2023.

 

A estudante Jakelyne Gomes Tavares recebeu o anúncio com serenidade, disse que a família iria ficar feliz com a surpresa, pois nem ela sabia que havia vencido o concurso até ler a correspondência do Senado, que foi entregue pelo secretário da Educação. “Eu me sinto feliz, muito grata, porque é uma oportunidade de representar o Estado e os jovens estudantes do Tocantins. Essa oportunidade gerada no ensino público é algo que não incentiva só a mim, incentiva os outros estudantes da minha escola, e essa experiência em Brasília, no Senado Federal, vai ser boa, vai agregar para a minha vida futuramente”.

 

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, parabenizou a jovem senadora do Tocantins e afirmou que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a comunidade escolar estão em festa por este grande feito. “É muito importante para o estado do Tocantins. O programa é a oportunidade de a escola pública ofertar aos alunos novas experiências. Lutamos por momentos assim, trabalhamos para ter uma escola pública de qualidade, queremos o melhor para os nossos alunos, que eles tenham um futuro próspero, percorram uma caminhada de sucesso”.

 

Para a diretora do Colégio, Suleima Cristina Botteri, é uma emoção muito grande ver uma aluna representando o Estado em um programa nacional

 

Para a diretora do Colégio, Suleima Cristina Botteri, é uma emoção muito grande ver uma aluna representando o Estado em um programa nacional. “Nós temos 740 estudantes, e receber esse anúncio é uma alegria, todo mundo está muito feliz. Muita emoção em saber que a Jakelyne estudou conosco desde o sexto ano, agora está na terceira série, concluindo no final deste ano. Tudo aquilo que a gente faz, tudo aquilo que a gente planeja, a gente vê que está dando certo. Eu costumo dizer que quem quer, consegue sim aprender, crescer e conquistar o que desejar”.

 

Jovem Senador

 

O Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal, seleciona um vencedor em cada estado e no Distrito Federal para vivenciar uma semana de atividades legislativas em Brasília (DF). A vivência na capital do país ocorrerá entre os dias 21 e 25 de agosto próximo. Os ganhadores são selecionados por meio de um concurso de redação, que ocorre anualmente. Em 2023, o tema para nortear as produções textuais foi: “Saúde mental nas escolas públicas”.

 

O Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos de idade do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. A cada ano, um tema diferente é proposto para um concurso de redação realizado a fim de selecionar um representante de cada estado para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país.

 

Para participar, as instituições de ensino devem enviar para as secretarias de educação do seu estado as redações que julgarem as melhores. Cabe à secretaria escolher os três melhores textos e enviá-los para a etapa nacional.

 

O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.

 

Semana de Vivência Legislativa

 

Os 27 estudantes selecionados pelo programa, com os respectivos professores, participam de uma semana de vivência legislativa. Os jovens se reúnem no Senado durante quatro dias, elegem a Mesa, participam de comissões temáticas, apresentam e debatem ideias legislativas e votam as propostas. Ao final, as sugestões aprovadas pelos alunos são apresentadas à Comissão de Direitos Humanos (CDH) como ideia legislativa e podem até virar lei.

 

Fonte: Agência Senado

Posted On Quinta, 29 Junho 2023 07:32 Escrito por

No dia 30 de junho, será realizado em Palmas, Tocantins, na Chácara Recantto do Petrel, a partir das 17 horas, a 1ª edição do evento GIIR AGRO.

 

Da Redação

 

O GIIR AGRO surgiu para tratar sobre os temas que abrangem a Gestão Inteligente, Inovação e Recursos (GIIR) para o agronegócio, principalmente após a brusca queda nos preços das commodities e o novo cenário econômico dos produtores rurais e pecuaristas no Brasil.

Atenta a este cenário, a advogada Jéssica Farias e sua equipe irão promover rodas de conversas com profissionais experts de todo o Brasil que tratarão de temas como opções de levantamento de recursos financeiros, estratégias para gestão inteligente e inovação, soluções jurídicas para o agro e o trabalho corporativo. 

 

O evento tem como público-alvo os produtores rurais, pecuaristas e demais interessados pelo tema, sendo que nesta primeira edição do GIIR AGRO será limitado para apenas 100 convidados.

 

O encerramento do evento será com o Stand Up Corporativo com Jairo Martiniano, especialista em gestão de pessoas e liderança sobre o tema “como gerenciar pessoas e processos em tempos difíceis” e, não poderia faltar um churrasco fogo de chão para gerar conexões e experiências entre os participantes.

O GIIR AGRO 2023 já consta com diversos apoios, entre eles do Governo do Estado do Tocantins, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins – SEAGRO, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins - SENAR, da RURALTINS, do Sindicato Rural de Palmas e Região, da Marca Motors, fundos de investimento, escritórios de advocacia renomados no mercado nacional, entre outros.

 

Vale ressaltar que o GIIR AGRO 2023 será transmitido ao vivo para que seja possível atingir um maior número de participantes, visando estimular o conhecimento, empreendedorismo e trazer soluções sustentáveis para a gestão do negócio.

 

Toda a renda do evento será revertida para o Instituto Lucas Meira - ILM, que é uma organização voltada para educação, arte, cultura, desenvolvimento sustentável, bem-estar, assistência social e desenvolvimento econômico com foco no conhecimento integrador, empreendedor, inovador e tecnológico.

 

Programação (aqui)

 

Posted On Quinta, 29 Junho 2023 07:16 Escrito por

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proest) e a Divisão de Estágio e Assistência Estudantil (Diest) do Câmpus de Porto Nacional publicaram, nesta segunda-feira (26), o edital de seleção de estudantes para o Programa de Moradia Estudantil (PME).

 

Com Assessoria

 

São ofertadas 55 vagas para ocupação imediata de estudantes de graduação e pós-graduação. Segundo o edital, no entanto, os estudantes de pós-graduação stricto sensu serão atendidos com 10% das vagas disponíveis.

 

O Programa de Moradia Estudantil (PME) é uma política pública que visa oferecer condições adequadas de moradia aos estudantes de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, mediante a oferta de vagas na Casa do Estudante da UFT.

 

A Casa do Estudante do Câmpus de Porto Nacional visa possibilitar aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a permanência e a conclusão de curso de graduação na UFT, ao oferecer moradia digna, contribuir para o desenvolvimento das relações sociais do estudante e estimular o espírito de solidariedade e fraternidade.

 

Os acadêmicos interessados em participar do processo seletivo devem estar atentos aos requisitos e condições de participação definidos no edital. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente online, entre 30 de junho a 06 de julho, através deste link.

 

Em caso de dúvidas ou dificuldades para a realização da inscrição, o estudante poderá procurar a Diest, na sala 4 do bloco CGE; ou via telefone/whatsapp (63) 3363-9419; ou ainda através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . A publicação do edital de resultado final está prevista para o dia 14 de julho de 2023.

 

Confira o Edital n° 02/2023 Diest completo aqui.

 

 

 

 

Posted On Quinta, 29 Junho 2023 06:58 Escrito por
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