Por Heliana Oliveira
Buscando a cada dia oferecer um serviço de saúde mais humanizado e de excelência nossos profissionais constantemente passam por capacitações técnicas. Nesta semana os novos servidores que atuarão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Gurupi estão participando de um curso para reforçar os conhecimentos nos atendimentos a pacientes vítimas de acidentes no trânsito e com parada cardíaca.
No pátio da Secretaria Municipal de Saúde, três técnicos de enfermagem e quatro socorristas vivenciaram simulações de acidentes com motocicleta e carro de passeio. Durante as simulações, o técnico de enfermagem Natanel Alencar e o coordenador do Núcleo de Ensino do Samu, Cassiano Milhomem, repassaram o passo a passo das técnicas de socorro, como sinalizar o local para evitar um acidente, checar os sinais vitais da vítima, imobilizá-la conforme sua fratura seja ela exposta ou não, entre outras dicas imprescindíveis para a garantia da saúde do atendido. Em outra simulação, os novos profissionais vivenciaram a situação de um paciente vítima de parada cardíaca em que foram orientados sobre a massagem de reanimação, como utilizar os equipamentos de oxigênio e demais aparelhos.
Antes das aulas práticas, todos os novos profissionais passaram pela capacitação teórica com apresentação de vídeos e leituras de apostilas. Também foi apresentado todos os equipamentos que compõem a ambulância do Samu e ainda dicas aos socorristas sobre as regras de manter as sirenes e os sinais luminosos ligados, nos casos de ocorrência de urgência.
O coordenador do Núcleo de Ensino do Samu, Cassiano Milhomem, destaca que esse é um momento muito importante para a unidade, pois muitos desses novos profissionais vêm de áreas que não são da urgência e por isso é tão importante promover essas capacitações para que eles estejam aptos a oferecer um atendimento de excelência. “Estamos passando o máximo de técnicas a eles para que logo possam atender a população com segurança”, enfatiza.
Mari Alves, uma das técnicas aprovadas no concurso, diz estar satisfeita com a oportunidade de se atualizar. Ela que tem mais de 20 anos de trabalho na saúde comenta que trabalhar no Samu é uma experiência nova e cada treinamento é um ganho que reflete na condição de reestabelecimento da saúde do paciente. “Estamos aqui praticando, com orientações, o que vamos viver no dia-a-dia para que tenhamos segurança no nosso atendimento e nossa expectativa é que estejamos aptos a suprir a necessidade do nosso paciente”, finalizou.
Essa capacitação integra o Projeto Saúde Humanizada que visa oferecer um atendimento de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Festa, comandada por Batista Pereira e Eduardo Batista Pereira serviu como reconhecimento e agradecimento pela fidelidade
Por Edson Rodrigues
Quando uma empresa de qualquer ramo tem mais de 300 clientes cativos, é sinal de que foi bem administrada, soube respeitar seus clientes e, principalmente, trabalhou muito, sabendo se adequar às mudanças, utilizar as novas tecnologias e, com seriedade, colocou sempre seus clientes em primeiro lugar. Cada caminhoneiro que chega é um atestado de que o serviço prestado é honesto e de excelência.
E quantos postos de combustíveis no Brasil fazem uma festa para comemorar o Dia do seu cliente?
Mesmo sendo comemorado no dia 30 de junho, o Dia do Caminhoneiro não foi esquecido pelo Posto do Trevo, que esperou um dia de tradicional grande movimentação para homenagear os principais responsáveis pelo sucesso da empresa.
Pois foi exatamente isso que aconteceu na noite de ontem, quando as bombas de combustível do Posto do Trevo deixaram de abastecer combustível e passaram a despejar alegria, divertimento e gratidão aos seus milhares de clientes.
Comandado pelos empresários Batista Pereira e Eduardo Batista Pereira, o Posto do Trevo ganhou a confiança dos seus clientes, entre motoristas e caminhoneiros, ao longo desses 30 anos e virou referência em qualidade de produtos, serviços e atendimento, e resolveu retribuir a confiança com uma grande festa, que teve direito à música ao vivo, comandada por Diomar Naves, churrasco, chopp e muita amizade e confraternização entre os presentes.
RECONHECIMENTO
O sucesso alcançado pela dupla Batista Pereira e Eduardo Batista Pereira, pai e filho, mostram a visão empresarial e o tino empreendedor da família. Segundo os dois “o empresário tem que estar sempre atento às necessidades dos seus clientes, alerta para as mudanças da modernidade e focados, sempre, na qualidade”.
Pai e filho têm empreendimentos em Porto Nacional e em Palmas, no ramo de combustíveis, Imobiliário e no agronegócio e em todas as empresas, sempre buscaram o reconhecimento e a valorização dos funcionários: “temos funcionários que trabalham conosco há 25 anos. Os mais novos, há oito anos e nunca tivemos problemas trabalhistas. Sentimos, neles, o orgulho de trabalhar em uma empresa que se preocupa com o seu bem estar e com suas famílias. Somos muito gratos aos nossos funcionários e aos nosso clientes, principalmente à boa gente de Porto Nacional, que nos acolheu e que nos deu condições de chegar onde chegamos. Nossa retribuição está na geração de empregos e impostos que ajudam a nossa cidade a se desenvolver. Queremos agradecer, também, aos amigos caminhoneiros, que nos enchem de orgulho com sua fidelidade e confiança em nossos produtos e atendimento”.
SURPRESA
A confraternização pelos 30 anos de funcionamento do Posto do Trevo pegou de surpresa muitos caminhoneiros que estavam fazendo apenas mais uma parada no seu posto de confiança, para abastecimento, banho e pernoite. Eram mais de 300 profissionais que levam o progresso do País sobre suas rodas, cruzando o Brasil de Norte a Sul, Leste a Oeste, que se viram abraçados pela gentileza e benevolência de Batista Pereira e Duda, seu filho.
Enquanto Diomar Naves dedilhava sua viola e cantava as modas preferidas dos estradeiros, três churrasqueiras gigantes preparavam o acompanhamento do chopp e o refrigerante servidos em abundância, afinal, a noite era de festa.
Dentre os presentes, O Paralelo 13 conversou com um caminhoneiro que há 17 anos abastece no Posto do Trevo, que fez questão de afirmar que tem orgulho da profissão e que nunca havia visto uma festa tão bonita e organizada, voltada para a categoria: “acabei de ligar pra minha esposa e dizer que estou em Porto Nacional vivendo uma “noite de príncipe” e que queria que ela estivesse aqui, para entender porque eu amo tanto minha profissão. Em Porto Nacional estou participando da maior festa que eu já vi, organizada para caminhoneiros de todo o Brasil. Uma coisa inédita na minha carreira, ou nas minhas carreiras”, brincou Pedro Miranda, da cidade de Castanhal, que tem mais de 25 anos de estrada e o carinhoso apelido de “Meio Quilo”.
Entre os presentes à festa estava também Geraldo Pereira de Oliveira, ex-vereador de Porto Nacional, ex-secretário de transporte da Prefeitura Municipal de Porto, o popular Geraldinho, que fez questão de afirmar que tem orgulho de ser cliente do Posto do Trevo: “sou caminhoneiro com muito amor a essa profissão. Sempre fui cliente do Posto do Trevo e posso afirmar com tranquilidade que é uma dos melhores postos de combustível que conheço, e olha que já viajei todo o Brasil. Aqui há respeito á qualidade dos produtos, dos serviços e, principalmente, preocupação com o bem estar dos caminhoneiros”, afirmou.
WILSON NEVES
Quem também prestigiou a festa foi o presidente da Associação Comercial, Industrial de Serviços Agropastoril de Porto Nacional – ACISA, Wilson Neves, que fez questão de elogiar o Posto do Trevo e as demais empresas da família Batista: “como cidadão e presidente da Acisa, sou testemunha da importância desta dupla de empresários, que acredita em nossa cidade e em nosso Estado. Eles estão entre os maiores empregadores de Porto Nacional e todas as suas empresas, seja o Posto do Trevo, as do ramo imobiliário, a churrascaria, a loja de conveniência, a empresa de transporte, entre outras, sempre agiram dentro da lei e do respeito ao consumidor. Quero parabenizar pela iniciativa de prestigiar os caminhoneiros e, principalmente por ter escolhido a cidade de Porto Nacional, já que eles têm três postos em Palmas, na Capital, para realizar esta festa. Essa é mais uma prova de que Porto Nacional é a principal preocupação desses empresários que elevam o nome do nosso município e que estão colocando no coração de cada um desses 300 caminhoneiros que aqui estão, um pouco do sentimento de amor e orgulho que nós, portuenses, temos por nossa cidade. Com certeza a cidade Porto Nacional será assunto em todas as rodovias do Brasil a partir desta iniciativa”, finalizou.
Por Welcton de Oliveira
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu na manhã desta quinta-feira, 26, a solicitação de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Tocantins, de um frigorífico do município de Porto Nacional - TO que possui registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A adesão permitirá que a empresa possa expandir a comercialização de seus produtos em todo território nacional.
O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha recebeu os empresários do Frigorifico Jatobá, e disse que a Agência está estruturada para receber as solicitações das indústrias que queiram aderir ao Sisbi e contribuir com o crescimento econômico do Estado. “A adesão desta empresa ao Sisbi fortalecerá a economia da região e do Tocantins, com ampliação no abate e abertura de novos mercados, por isso, a Adapec estará acompanhando todo este processo de adesão dentro das exigências sanitárias para que em breve ela possa comercializar seus produtos para outros estados”, destacou o presidente.
O empresário do Frigorifico Jatobá, William Pinheiro Lima, disse que com a adesão ao Sisbi, a empresa poderá ampliar seus negócios. “Nosso objetivo é ampliar o mercado, encontrando alternativas de vendas para outras regiões do país e com isso, vamos agregar valor ao nosso produto e gerar mais empregos”, ressaltou William, acrescentando que hoje a empresa abate 3 mil cabeças de bovinos/mês e que com a adesão ampliará para 5 mil/mês e buscará os mercados do nordeste e centro sul do país.
O gerente de inspeção animal da Adapec, Márcio Rezende, explicou que a partir do pedido feito e apresentação da documentação exigida, a Adapec realiza auditoria nas indústrias para verificar todas as condições estruturais e sanitárias, e estando em conformidade, o registro é expedido pelo órgão. Ele informou que atualmente existem 25 estabelecimentos registrados no SIE, sendo que duas empresas já foram aprovadas no Sisbi e outras cinco estão com pedidos de adesão, sendo, dois laticínios, dois entrepostos e agora, este frigorífico.
O Tocantins recebeu a aprovação de adesão Sisbi-POA, por meio da Portaria nº 69, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicada, no dia 20 de junho, no Diário Oficial da União.
Os sistemas coletivos de abastecimento de água beneficiarão 232 famílias em área rural
Da Assessoria
O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), autorizou nesta quarta-feira, 25, o reinício das obras do programa Água para Todos nos municípios de Gurupi, Marianópolis, Pau D’Arco e Santa Rita. Inicialmente, serão atendidas 232 famílias em distritos, assentamentos e comunidades rurais. O programa é financiado pelo Ministério da Integração Nacional, que liberou, esta semana, a parcela de R$ 3.750.000,00.
A liberação dos recursos só foi possível graças à gestão da presidente da ATS, Roberta Castro, junto à Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Social. O Estado já deu a contrapartida para o programa do governo federal, com a construção de três sistemas coletivos de abastecimento no Projeto de Assentamento (PA) Vale Verde, em Gurupi.
Segundo Roberta Castro, “os SCAA, num total de 63 (nesta etapa serão implantados 15), atenderão famílias que passaram pelo crivo de um estudo social de cada comunidade, envolvendo quilombolas, projetos de assentamentos e outras comunidades rurais. Com isso, o Estado amplia o atendimento com água tratada para regiões onde antes esse benefício era inacessível”.
Os Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água (SCAA) beneficiam comunidades rurais de diferentes regiões do Estado e são constituídos por poço artesiano, sistema de bombeamento, reservatório com capacidade para 10 mil litros, clorador para tratamento de água e rede de distribuição.
O Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 24, oito leis que tratam sobre a implementação da Revisão Geral Anual (data-base) para os servidores do Executivo estadual, Assembleia Legislativa (AL), Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública Estadual (DPE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE)
Ass. Governo do Tocantins
Foi sancionada a data-base dos servidores do Executivo estadual referente aos períodos de 2016/2017 e 2017/2018, conforme as leis nº 3370 e 3371 ficou mantido o acordo firmado entre o Governo e os sindicatos que representam os servidores. A data-base de 2016/2017, totalizada em 3,9870%, foi parcelada em três vezes, sendo a primeira com índice de 1,32901%, implementada na folha do mês de maio; a segunda, também com índice de 1,32901%, implementada em julho; e a última parcela, de 1,27717%, que será implementada em setembro. Já a data-base de 2017/2018 foi sancionada pela Lei nº 3370 e será paga em parcela única de 1,69104%, na folha do mês de novembro deste ano.
Demais Instituições
As Leis 3374 e 3375 concederam aos servidores efetivos e comissionados do TCE a revisão dos vencimentos no percentual de 2,07%. O mesmo índice foi concedido na data-base da AL/TO (Lei nº 3372), TJ/TO (Lei nº 3373) e MPE (Lei nº 3376), sobre os salários e remunerações do quadro de funcionários efetivos e comissionados.
Já a Lei Complementar (LC) nº 113, garante a DPE conceder revisão geral anual das remunerações e vencimentos dos cargos de provimento efetivo, em comissão e funções de confiança, relativa à data base do ano de 2018, no percentual de 1,6910400%.
A LC concedeu também aos servidores da DPE revisão geral anual da remuneração do cargo de provimento em comissão constante na Lei no 2.865, relativa à data base do ano de 2017 e 2018, no percentual global de 5,6780700%.
Publicação das Progressões
Com o objetivo de cumprir acordo com a categoria sindical, o Governo do Tocantins publicou nesta terça-feira, 24, no Diário Oficial do Estado (DOE) o relatório da Comissão de Gestão, Enquadramento e Evolução Funcional do Quadro Geral, contendo o nome dos servidores que estão aptos à progressão funcional.
A lista contempla todos os servidores que se enquadram nos critérios apontados pelos Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCRs) até a data de 31 de dezembro de 2017, em suas respectivas categorias, que preencheram os requisitos a progredir horizontalmente ou verticalmente.