A Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) de Porto Nacional realizou nesta quinta-feira, 4, o Seminário Final do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Participaram do encontro cerca de 50 professores de 13 escolas da rede estadual da região.

Conforme a orientadora de Estudo da DRGF, Raquel Oliveira Machado Ayres, os educadores que atuam no 2º e 3º ano do ensino fundamental finalizam a formação do Pnaic socializando as experiências exitosas trabalhadas no cotidiano escolar. “É um grande aprendizado a descoberta de trabalhar a matemática com o concreto”, disse.

A professora Cheila Cacia Aires da Silva,do 2º ano do Centro de Ensino Professor Florêncio Aires, conta que para resgatar brincadeiras de antigamente trabalhou com os alunos atividades que utilizaram material reciclado, como brincadeira como pé de lata, vai e vem e pião. “O resultado foi gratificante aprenderam formas geométricas, grandezas e medidas com a mão na massa”, destacou a professora.

Já a professora Sara Soares Tavares, da Escola Estadual Alcides Rufo, de Ponte Alta, ressaltou que as experiências vivenciadas trouxeram bons resultados durante todo o ano. Dentre ela, destaque para o contato dos estudantes com operações matemáticas características do sistema financeiro. “Com o mercadinho trabalhei sistema monetário, que melhorou a participação e o aprendizado dos alunos”, disse.

Pnaic
O Seminário Final do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) está sendo realizado em todas as DRGF do Estado. Nesta sexta-feira, 5, Gurupi, Guaraí e Arraias realizam o encontro de encerramento com os professores que participaram da série de estudos nos cinco módulos do Programa.

O Pnaic tem o objetivo de formar profissionais para trabalhar a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade ao final da 3ª série do ensino fundamental. Nesse encontro final, os professores compartilham projetos, ações e iniciativas que deram certo durante o ano com o intuito de aprimorar as práticas pedagógicas.

Ascom Seduc

Posted On Sexta, 05 Dezembro 2014 06:41 Escrito por

A partir da mobilização dos cerca de 950 alunos matriculados na unidade, o Colégio Estadual Madre Belém, localizado em Palmas, realizou mais uma edição do Natal Solidário. O projeto visa, a partir de uma gincana disputada entre as turmas, arrecadar alimentos para serem doados a instituições sociais e a alguns servidores e familiares de estudantes do colégio. Na edição deste ano, após 20 dias de atividades, os participantes alcançaram um total de 3.060 quilos de alimentos, que serão distribuídos antes do Natal.
Diretor da unidade de ensino, Otalmy Brito de Carvalho destacou o empenho dos alunos para que um recorde fosse alcançado. O gestor frisou que para fortalecer o projeto que existe a mais de uma década, a escola buscou alternar as doações. “Alguns anos sendo roupas e outros brinquedos ou alimentos, como neste ano, quando praticamente triplicamos o recorde anterior de arrecadação, chegando a mais de três toneladas. Tudo isto se deve à determinação dos alunos, que se esforçaram para buscar o maior número possível de doadores”, ressaltou.
A gincana que compôs o Natal Solidário do Colégio Madre Belém colocou as turmas do ensino fundamental em disputa pela arrecadação da maior quantidade de alimentos. No Ensino Médio, as disputas ocorreram por classes individuais, entre as 1a, 2a e 3a séries. As turmas da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) também concorreram apenas entre si.
Componente da turma campeã na disputa entre os 6º e 7º anos, Lucas Rafael Silva de Abreu Costa faz questão de afirmar que todos saem ganhando no final da disputa. “Foi bastante cansativo sair de casa em casa pedindo doações, mas, assim que a gente soube que foi campeão e arrecadou 153 quilos, a gente viu que o esforço valeu a pena, até porque muitas pessoas necessitadas vão ter um Natal melhor com a nossa ajuda, a ajuda de todo o colégio. Por isto acho que todos somos vencedores”, destacou.
Mesmo ficando com a segunda colocação na disputa da 2ª série do Ensino Médio, Dayane Nunes Rodrigues contou que aprendeu grandes lições a partir da participação na gincana. Para ela, a maior motivação para as disputas é a consciência de que existem pessoas com a necessidade de alimentos básicos, como arroz e feijão. “Durante a gincana, nós pudemos sentir o quanto é difícil precisar pedir algo a pessoas que não conhecemos. No final da arrecadação, ao ver a sala cheia de alimentos, eu fiquei muito emocionada, principalmente porque vivi a dificuldade de ter que pedir e por saber que vamos tornar o Natal de várias pessoas muito mais feliz”, comemora a estudante, que, junto à própria turma, arrecadou 130 quilos de alimentos, enquanto a equipe vencedora alcançou 175 quilos.
Ajudando ao próximo As cestas básicas formadas a partir dos alimentos arrecadados são compostas, essencialmente, por arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar, café, leite, trigo, farinha e flocos de milho. As doações das cestas básicas vão contemplar as auxiliares de serviços gerais do colégio, famílias de baixa renda com filhos matriculados na unidade e algumas instituições sociais, como o Abrigo dos Idosos João XXIII, de Porto Nacional, a Pastoral da Igreja Católica e o Centro de Recuperação Leão de Judá, ambos de Palmas.
Representando o Centro de Recuperação Leão de Judá, Mujasy Pereira de Brito foi a primeira a receber parte das cestas básicas arrecadadas. Para a missionária, a ação é uma grande demonstração de amor ao próximo. “A gente só tem palavras boas para descrever a iniciativa destes alunos, do diretor e de todo o colégio. Eles estão nos ajudando a ajudar pessoas que não têm amparo familiar, que precisam de um cuidado especial, e todos os tipos de apoio ou demonstração de amor são bem-vindos para nós. Somos muito gratos por eles estenderam as mãos para nos apoiar no resgate de várias vidas”, afirma a missionária, que recebeu cerca de 300 quilos de alimentos distribuídos em 20 cestas básicas.

Marcus Mesquita / Seduc

Foto Manoel Lima

Posted On Quinta, 04 Dezembro 2014 16:57 Escrito por

Teve início nessa quarta-feira, 03, no auditório do Palácio Araguaia em Palmas, a 3ª edição do Fórum das Águas. O evento que tem como tema Água: cuidar para não faltar terá programação com palestras de especialistas, agentes públicos e privados e debates. As discussões vão abordar temas como usos múltiplos, atitudes conservacionistas, potencial hídrico, políticas públicas, dentre outros.
Na abertura do evento, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Tadeu, falou sobre a importância do Fórum nesses 12 anos de existência. “O evento vem ganhando corpo ano a ano e não tenho dúvidas do quanto esse espaço contribui para aprofundar as reflexões sobre a gestão das águas no Tocantins”, pontuou. O secretário também destacou o lançamento de um programa que reúne informações de todos os rios catalogados do Estado e que será a base para a construção do Sistema de Informações e Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Tocantins. “Para cuidar das águas e para preservá-las é preciso conhecê-las. Esse sistema vai permitir justamente que a gente conheça a situação dos recursos hídricos do Estado e monitore qualquer tipo de risco”, explicou.
O programa foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Semades. O secretário também citou avanços na gestão pública do setor como a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que está sendo parcialmente executado, a criação dos quatro comitês de bacias hidrográficas.  Fórum
O evento segue até essa quinta-feira, 04, no auditório do Palácio Araguaia e terá a participação de técnicos da Semades nos debates sobre agricultura conservacionista; tratamento de água, poluição, esgoto e lixo; e gestão das microbacias. Gabriela Glória – Ascom/Semades

Posted On Quarta, 03 Dezembro 2014 15:45 Escrito por

Pedro Ferreira foi eleito como novo presidente do conselho, Omar Hennemann superintendente, Higino Piti diretor Técnico e Jarbas Meurer reconduzido à diretoria de Administração e Finanças

Marcada por um ambiente de unicidade e tranquilidade, a reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins elegeu hoje a presidência e diretoria da instituição para o quadriênio 2015/2018. Na reunião, conduzida pelo presidente Roberto Pires (presidente da Fieto), foram eleitos o novo presidente do conselho Pedro Ferreira, atual presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins (Faciet), e como vice-presidente Itelvino Pisoni, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio). A chapa única formada por Omar Hennemann, para superintendente, Higino Piti, como diretor Técnico, e Jarbas Meurer, sendo reconduzido ao cargo como diretor de Administração e Finanças, foi eleita por unanimidade, através de um processo transitório homogêneo e coeso para que não houvesse impacto nas realizações das ações do Sebrae Tocantins. A reunião de eleição aconteceu na manhã de hoje, dia 24, na sede do Conselho Deliberativo, em Palmas e contou com a presença de representantes das seguintes instituições que compõe o conselho: Fieto, Faciet, Fecomércio, Faet, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Unitins, UFT e Sedecti. Perfis dos gestores Pedro José Ferreira – Presidente do Conselho Deliberativo Pedro Ferreira é graduado em Administração e Direito. É empresário do ramo de movelaria e atuante em conselhos e fóruns do segmento empresarial. Já foi presidente da Associação Comercial de Paraíso (Acip), presidente da Faciet por três mandatos, também atuou como presidente nos anos de 2005 a 2006 e vice-presidente de 2011 a 2014 do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins. Foi subsecretário da Indústria e Comércio do Tocantins nos anos de 2012 a 2013. Omar Antonio Hennemann – Superintendente
Omar Hennemann é graduado em Administração de Empresas, com mestrado em Inteligência Competitiva pela Universidade de Marselha – França. Foi executivo do Banco Brasil onde trabalhou por 17 anos, tendo sido inclusive superintendente estadual. Hennemann atuou como secretário Estadual de Planejamento, secretário Estadual de Indústria e Comércio e secretário Estadual das Oportunidades. Foi diretor técnico e superintendente do Sebrae Tocantins nos anos de 1991 e 1992, respectivamente. Atuou como secretário executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Nacional (Senar) e presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur). Atualmente, é professor de pós-graduação na Universidade Católica do Tocantins, conferencista e consultor estratégico motivacional. Higino Júlia Piti - Diretor Técnico Brasileiro naturalizado, reside no Brasil há 36 anos e está em Palmas desde 1990. É administrador público e mestre em economia, professor universitário com experiência na Universidade Federal do Tocantins – UFT, onde é coordenador do curso de Ciências Econômicas desde 2008, Fundação Universidade do Tocantins - Unitins e Universidade de Fortaleza – Unifor. Foi funcionário do Sebrae Tocantins por 17 anos, desenvolvendo diversos estudos e pesquisas em prol do desenvolvimento dos pequenos negócios. Atualmente é membro suplente da UFT no Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins. Jarbas Luis Meurer - Diretor de Administração e Finanças O diretor de administração e finanças do Sebrae Tocantins é administrador com MBA em Estratégias de Gestão – Gestão Empresarial. Jarbas Meurer é empresário há 19 anos no segmento de materiais de construção. Foi diretor social da Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL de Palmas, presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado do Tocantins - Acomac, presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas - Acipa, presidente da Associação Hípica do Estado do Tocantins, vogal titular da Junta Comercial do Estado do Tocantins - Jucetins, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins, presidente da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins – Faciet. Atualmente é diretor de Administração e Finanças do Sebrae-TO, finalizando seu mandato do quadriênio 2011/2014. Da Assessória

Posted On Segunda, 24 Novembro 2014 17:50 Escrito por

A equipe técnica e a secretária do Trabalho e da Assistência Social, Valquíria Rezende, se reuniram na tarde desta quinta-feira, 20, para socializarem temas assimilados durante o I Encontro Internacional - Um Mundo sem Pobreza, realizado em Brasília nos dias 18 e 19 de novembro.

O evento teve como principais objetivos discutir mecanismos de superação da extrema pobreza no Brasil e no mundo, criar uma agenda de ações para 2015 e destacar os aspectos multidimensionais da pobreza, uma vez que a questão não envolve apenas renda, mas educação, acesso à água potável, saneamento, eletricidade, condições de moradia entre outros.

Segundo Valquíria Rezende, no Tocantins, a principal demanda para 2015 é a busca de autonomia para as famílias. “Estamos em um importante momento onde a população extremamente pobre tem sido assistida pelos programas sociais, mas agora precisamos pensar mais mecanismos que os auxiliem na construção de sua autonomia. Precisamos pensar em portas de saída para os programas sociais”. Afirma Rezende.

A secretária pontuou durante a reunião que o Estado do Tocantins foi destaque nacional no início do Programa Bolsa Família devido ao empenho das equipes técnicas na construção do Cadastro Único. “Na primeira fase desse processo nossa equipe ganhou até prêmios nacionais pelo empenho e forma criativa de trabalho, precisamos continuar nos dedicando para vencer essa nova etapa do desafio”. Incentivou a gestora.

 

A Superação da Extrema Pobreza no Tocantins

 

O Plano Brasil Sem Miséria foi lançado com o desafio de superar a extrema pobreza no país.O público definido como prioritário foi o dos brasileiros que estavam em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda familiar mensal inferior a R$ 77 por pessoa.

No Tocantins, atualmente, 290.466 famílias estão registradas no Cadastro Único, em 139 municípios. Dessas 124.846 têm renda per capita mensal de até R$ 77,00. E 139.854 família são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Como o Plano não envolve só transferência de renda outro dado importantes que pode ser destacado e a qualificação profissional. Por meio do program Pronatec Tocantins sem Miséria de janeiro de 2012, até julho de 2014, foram efetuadas 23.002 matrículas no estado, em 121 municípios.

Outros aspectos da superação da extrema pobreza no Estado do Tocantins, como saúde, educação, políticas para o campo e outros podem ser conferidas no relatório do Ministério do Desenvolvimento Social, no endereço:

http://aplicacoes.mds.gov.br/ead/ri/carrega_pdf.php?rel=bsm_no_estado

 

Por Lara Cavalcante

Posted On Segunda, 24 Novembro 2014 17:42 Escrito por