Posted On Quarta, 15 Mai 2019 13:42 Escrito por

São 379 vagas para posse imediata e outras 125 para cadastro reserva. Inscrições começam em maio e provas estão previstas para agosto

 

Por Philipe Ramos

 

O Prefeito Joaquim Maia, o Presidente da Copese – Comissão Permanente de Seleção, Élvio Quirino, e o secretário municipal da Administração, Toninho Macedo, lançaram na manhã desta terça-feira, 2, o edital do concurso público da Prefeitura de Porto Nacional. São ofertadas 379 vagas diretas e 125 vagas para cadastro de reserva.

 

O edital está disponível no site da Copese ( http://bit.ly/2OJhccg ).

 

Lançamento

 

O lançamento do edital aconteceu em solenidade na sala de reuniões do gabinete do Prefeito. Joaquim Maia destacou a confiabilidade e segurança em realizar o concurso tendo a Copese, uma instituição séria, como organizadora.

 

“O certame vem reforçar os quadros dos servidores efetivos do Município com o objetivo de construirmos carreiras que deem as condições de fazer com que tenhamos seus programas garantidos ao longo do tempo. Acima de tudo uma oportunidade para todos aqueles que estão esperando e estudando para realização dessa prova e se inserir em um cargo de servidor público municipal”, disse Joaquim.

O presidente da Copese, Élvio Quirino, reforçou que os candidatos leiam edital. “A pessoa pode entrar no site da Copese e responder tudo por lá. É preciso ficar atento ao calendário e cronograma de atividades”, ressaltou.

 

Prefeitura de Porto Nacional e Copese lançam edital do concurso público 2

 

Inscrições

 

As inscrições iniciam em 7 de maio e serão encerradas em 12 de junho. A inscrição será realizada, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico http://www.copese.uft.edu.br. O pagamento deve ocorrer até o dia 13 de junho.

 

Os valores da taxa de inscrição são: R$ 80,00 para nível fundamental, R$ 90,00 para ensino médio e R$ 120,00 para cargos de nível superior.

 

Poderá solicitar a isenção total do pagamento da taxa de inscrição os candidatos doadores voluntários de sangue, com base na Lei Municipal nº 1.962, de 08 de novembro de 2008.

 

Cronograma

 

As provas serão realizadas em 18 de agosto. Antes, no dia 1 do mesmo mês saem os locais das provas. A publicação do resultado final tem previsão de sair no dia 11 de outubro e a homologação no dia 18 do mesmo mês.

 

Prova

 

A seleção para os cargos será feita por exame de conhecimentos mediante aplicação de prova objetiva. Serão 40 questões objetivas no formato de múltipla escolha. As áreas de conhecimento exigidas são língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos regionais, legislação do Município e conhecimentos específicos.

 

Prefeitura de Porto Nacional e Copese lançam edital do concurso público

 

Cargos

 

São disponibilizados para o nível fundamental: auxiliar administrativo, eletricista, merendeira e motorista.

 

Para o nível médio tem assistente administrativo, agente de combate a endemias, agente comunitário de saúde, técnico em enfermagem, técnico em informática, técnico em logística, técnico em radiologia e técnico em saúde bucal.

 

Já em nível superior são disponibilizados vagas para administrador, agente de fiscalização de meio ambiente, agente de fiscalização de postura e obras, analista ambiental, analista de controle interno, arquiteto, assistente social, biólogo, cirurgião dentista, contador, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico (PSF), nutricionista, pedagogo, professor nível graduado (20h), professor nível graduado (30 horas), professor nível graduado (40 horas), psicóloga e terapeuta educacional.

Posted On Terça, 02 Abril 2019 13:31 Escrito por O Paralelo 13

Automóveis e caminhonetes pagarão R$ 21,50 para utilizar a balsa sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional, das 5 às 22 horas e R$ 28 das 22 às 5 horas. Carreta de dez eixos carregada pagará R$ 250,75 no primeiro período e R$ 326,25 no segundo período

 

Por Luzinete Bispo

 

A travessia do Rio Tocantins em Porto Nacional por meio de balsa começa a funcionar nesta quarta-feira, 27. A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) finalizou a instalação das rampas de embarque durante o final de semana, e nesta segunda-feira, 25, trabalha na melhoria e na sinalização dos acessos.

 

Para garantir a trafegabilidade dos moradores da região após a interdição da ponte da TO-255, duas balsas farão a travessia no local. Cada uma delas tem capacidade para transportar até 300 toneladas. O serviço será oferecido 24 horas por dia.

 

De acordo com o presidente da Ageto, Virgílio Azevedo, as balsas irão facilitar o tráfego dos usuários da rodovia e garantirão o escoamento da produção da região. “Esses equipamentos serão capazes de transportar os veículos de carga e isso permitirá a melhoria do sistema logístico da região, já que a ponte já estava com tráfego limitado para veículos acima de 30 toneladas”, disse o gestor.

 

Valores

Após um trabalho de negociação com a empresa prestadora do serviço, o Governo conseguiu isenção de pagamento da travessia para pedestres e ciclistas, bem como os veículos oficiais das polícias civil (IML) e militar, bombeiros e ambulâncias. “Nossa intenção é minimizar os impactos da interdição da ponte aos moradores da região”, destacou.

 

Medidas

A ponte continua interditada temporariamente até a finalização do relatório da inspeção. A medida visa garantir a segurança dos usuários da estrutura.

 

O tráfego está liberado apenas para veículos de urgência e emergência, motocicletas, bicicletas e pedestres.

 

Posted On Terça, 26 Fevereiro 2019 06:39 Escrito por O Paralelo 13

A fábrica vai gerar 70 empregos diretos e cerca de 320 indiretos, irá produzir 1 milhão de litros por mês

 

Com AF Notícias

 

Está previsto para o mês de julho o início das atividades da Cervejaria Serra do Carmo, um projeto ambicioso que pretende levar a marca tocantinense para toda a América do Sul.

 

"Vamos produzir 1 milhão de litros por mês, oferecer 70 empregos diretos e cerca de 320 indiretos”, comemora o presidente da empresa, Eduardo Godinho.

 

Médico radicado há 12 anos em Palmas, Godinho explica que a fábrica foi erguida no Distrito Industrial de Porto Nacional e o maquinário será instalado nos próximos dias.

 

“Seremos a segunda cervejaria da região Norte e a maior cervejaria do Brasil em produção, lembrando que a segunda maior produz 260 mil litros/mês”, comemora o empreendedor, enfatizando que este é o resultado de um planejamento de três anos que chega agora a sua última etapa antes de entrar em funcionamento.

 

Para alcançar o mercado internacional, Eduardo Godinho aposta na qualidade do produto. “Teremos uma cerveja puro malte de extrema qualidade, desenvolvida pelo mestre cervejeiro Jamal Awadallak, que traz em seu currículo mais de 50 prêmios internacionais”, enfatiza.

 

Incentivo

Para tornar seu sonho realidade, o médico empreendedor assinou Termo de Acordo de Regime Especial (TARE) com o Estado, garantindo benefícios fiscais. O retorno será na forma de geração de impostos a partir do volume de negócios, bem como o fomento a qualificação profissional.

 

O empreendedor esteve com o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico, Cultura e Economia Solidária (Adetuc), Tom Lyra, que conheceu a cerca de um ano, para agradecer sua contribuição junto a empresas chinesas que firmaram apoio à cervejaria

 

“É importante valorizar iniciativas como esta. Teremos uma marca tocantinense de cerveja conhecida internacionalmente, que será opção de consumo turístico, além de ganharmos com a ampliação do leque de produção do Estado, que tem seu foco principal em produtos como a carne e a soja”, pontua Lyra.

Posted On Sábado, 16 Fevereiro 2019 08:15 Escrito por O Paralelo 13

O governador Mauro Carlesse – (PHS), acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade – (PHS), de técnicos da Ageto, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, esteve em Porto Nacional, na manhã de hoje, 7 de fevereiro, para conhecer de perto os sérios problemas estruturais que inviabilizam o tráfego  na ponte que liga a cidade à TO - 255. Na oportunidade o chefe do executivo estadual anunciou a completa interdição da via, argumentando que a decisão foi tomada por precaução até que os serviços topográficos sejam finalizados, para ele levantamento específico sem previsão de conclusão.

 

Da redação

 

Segundo Virgílio Azevedo, presidente da Ageto, que fazia parte do grupo de vistoria, será realizada uma perícia na ponte evitando com isso tragédias como a que abalou o País nos últimos dias. O técnico afirmou ainda que serão construídos atracadouros nas duas margens do lago que vão possibilitar a  operação de balsas. Conforme adiantou, as localidades ainda serão definidas para que as grandes embarcações possam fazer a travessia, de uma margem a outra do lago. Ele lembrou ainda que há também uma segundo opção, que é fazer o trajeto pela ponte Fernando Henrique Cardoso, que liga o Distrito de Luzimangues a Palmas.

 

Clima quente e bate boca

O clima esquentou no ambiente quando o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, que acompanhou a vistoria apoiado de parte de seu secretariado, abordou o governador incisivo e insistentemente discordando da forma em que a ponte será interditada, argumentando initerruptamente que a ação é intempestiva e que o impacto social e econômico será prejudicial às comunidades ribeirinhas, agricultores, empresários e moradores da margem esquerda do lago. Ele, em tom alterado, pontuou ainda que há um grande grupo de estudantes universitários oriundos de Brejinho de Nazaré e dos distritos de Pinheirópolis e Escola Brasil que necessitam todos os dias de atravessar a ponte para chegar ás salas de aula.

 

 

Incomodado com a postura do prefeito de Porto Nacional, o chefe do executivo tocantinense disse que sua responsabilidade é muito grande e o obriga a tomar tal atitude, que para ele é a mais sensata no momento. “Não podemos negligenciar, e é por isso que estamos agindo assim. Após a apresentação de um laudo conclusivo, amparado por levantamentos técnicos, vamos seguir as diretrizes corretas. Não nos restou outra opção”, disse, concluído em seguida: “Acreditamos que o mais brevemente possível possamos reabrir este trafego, mas no momento  não há outra alternativa”, ponderou.

 

O prefeito Joaquim Maia, insatisfeito com a posição do governador Mauro Carlesse, reafirmou sua contrariedade, e novamente defendeu sua tese de que a interdição total da ponte é uma decisão radical, uma ação intempestiva  que para ele vai prejudicar significativamente a economia de Porto Nacional e região. Visivelmente constrangido com a insistência do chefe do executivo portuense com suas cobranças, o governador Mauro Carlesse disse em voz ríspida. “O senhor já podia ter entrado nesta luta, que estamos encampando desde que assumimos o Governo do Tocantins, que é buscar soluções para estes problemas. Como prefeito do município o senhor ainda não atuou em nada. Estamos com as balsas paradas e a prefeitura ainda não solucionou a construção dos atracadouros, e só com discurso não vamos a lugar nenhum”, rebateu.

 

Tom provocador

A secretaria de comunicação do município, Marimar Aiala, que participava da comitiva de Joaquim Maia, interveio na discursão e em tom provocador disse que o ato iria matar a economia do município. Em seguida ela complementou dizendo que o governador veio a Porto Nacional e não discutiu com o prefeito  os caminhos alternativas mais brandos que pudessem abrandar o sofrimento das coletividades atingidas. Finalizando ela afirmou ainda que o ato era um desrespeito para com o chefe do executivo portuense. O governador Mauro Carlesse de imediato rebateu a auxiliar do prefeito: “Minha senhora, já se passaram mais de 10 anos que estes problemas atingem esta ponte e eu, como governador, nestes pouco tempo estou trabalhando para resolver, para construir uma nova ponte, mas é preciso que as autoridades municipais constituídas  também assumam suas responsabilidades. Estou  fazendo o melhor para o município, pois vou construir uma nova ponte e se esta cair  e houver vítimas o culpado não será o prefeito, o culpado será o governador ”, disse.

 

Esta ponte, que liga a cidade de Porto Nacional  à TO-255, tem deixado há anos os motoristas com medo da travessia. Isso por que a obra já tem mais de 40 anos e, por causa das condições, já teve o tráfego de caminhões reduzido.
Desde que foi parcialmente interditada, em setembro de 2011, o trajeto é considerado perigoso.

 

Em 2014, foi aberto um processo licitatório para a construção de uma nova ponte. A empresa vencedora está inviabilizada por insolúveis demandas judicias. Assim posto, o governador Mauro Carlesse adiantou à nossa reportagem que vai abrir uma nova licitação para a execução desta grande obra que é um importante elo de ligação viária que indiscutivelmente  fortalece da economia de toda uma região.

 

Posted On Quinta, 07 Fevereiro 2019 14:40 Escrito por O Paralelo 13
Página 65 de 78