Segundo as estatísticas da Justiça Eleitoral, o Tocantins tem exatos 1.031.262 eleitores. Desse total, 443.414, ou seja, 43,54% ou não compareceram para votar (abstenção) ou votaram em branco ou anularam seus votos
Por Edson Rodrigues
Trocando em miúdos, quase a metade dos eleitores do Tocantins deixou para mostrar a sua indignação com a classe política na hora certa, no dia certo, no dia de comparecer às sessões eleitorais para exercer o dever do voto.
Sabemos que cada um desses eleitores que fizeram esse protesto deve ter um ou mais motivos para mandar esse recado aos políticos tocantinenses e não discordamos que os protestos devem ser feitos e as vontades manifestadas.
Mas, caro eleitor, agora, neste segundo turno, nada justifica que você terceirize seu voto e transfira para outros cidadãos o poder de decidir por você o que você quer para o Tocantins.
Você não conhece quem vai comparecer para votar. Não sabe de sua índole, muito menos de seu caráter, moral ou ética, portanto, uma nova abstenção, um novo protesto, uma nova terceirização do seu voto vai acarretar na eleição de um candidato que pode ser totalmente contrário ao que você acredita, professa ou respeita.
Agora é o momento de mostrar que você, eleitor, tem sim, vontade própria, um sentimento de indignação e exige seus direitos de cidadão, avaliando a vida pregressa dos dois candidatos, analisando como cada um se comportou no exercício de seus mandatos e, o mais importante, observando o relacionamento tanto de Mauro Carlesse quanto de Vicentinho Alves com a Justiça.
Outra observação importante a ser feita é a de quem estará no palanque ao lado de cada um desses candidatos. Quantos fichas limpa estarão em cada palanque.
Depois disso, esclareça aos seus familiares o motivo do seu voto, exponha sua análise e aconselhe-os a votar, também, de acordo com o que cada um dos candidatos pode fazer de melhor pelo Tocantins, pela melhoria da sua qualidade de vida e, não pelo botijão de gás, pela conta paga ou pela cervejinha “na faixa”.
FALSOS LÍDERES
Não se permita ser engabelado pelos falsos líderes políticos, que ao lhe convencer, colocam no bolso um dinheirinho a mais, olhando apenas para o próprio bem e não para o bem comum.
Esses falsos líderes usam eleitores incautos como massa de manobra. Se você ganhar um botijão de gás pelo seu voto, esse líder que lhe convenceu ganhará uma distribuidora de gás. Não terceirize seu voto, não deixe esses falsos líderes, os deputados estaduais, federais e outros políticos utilizarem seu voto como massa de manobra. Não se deixe enganar!
VOCÊ, A MERCADORIA
Há fortes indícios de que esses falsos líderes, que podem ser desde simples lideranças comunitárias até deputados federais e senadores, passando, claro, por prefeitos e vereadores, estão usando você, seu emprego público, seu título eleitoral, como mercadorias em troca de benefícios próprios.
Obviamente que não são todos, mas relatos dão conta de que há políticos, prefeitos, colocando servidores contra a parede, exigindo o voto neste ou naquele candidato, pois mudaram de lado, de candidato, repentinamente, por vultosas quantias financeiras.
Na hora do achaque, diga sim, garanta seu emprego. Mas, na hora da urna, mostre para você mesmo seu caráter, seu brio e sua cidadania dizendo não a quem lhe chantageou, se negando a ser mera mercadoria. Não vote nos candidatos “sugeridos” por eles. Vote no candidato que o Tocantins precisa para o seu desenvolvimento, para ser o Estado que TODOS queremos.
Esse é o verdadeiro protesto!
Você, eleitor, não é uma simples mercadoria. Você é o bem mais precioso que há em uma eleição.
COMPROMISSO
O Tocantins precisa de um governador compromissado, que olhe para todos os municípios sem ranço partidário, que distribua os recursos federais de forma igualitária, que busque obras, convênios e sai trabalhar como um bom gestor, não descobrindo o pé para cobrir a cabeça.
Assuma esse compromisso com o seu Estado, caro eleitor. Assuma esse compromisso com você mesmo e com sua família, de que o Tocantins que você quer para o futuro seja um Tocantins que dê condições a todos de prosperar, de empreender e de ter um trabalho digno, uma educação de qualidade, uma segurança pública atuante e uma saúde que não deixe vidas se perderem por causa de centavos.
Lembre-se que o Tocantins corre o risco de ter, novamente, um governador eleito que não tomará posse.
Você, que não compareceu às urnas ou anulou seu voto ou votou em branco é o grande trunfo, a grande virada para que o Tocantins tome um novo rumo. Um rumo promissor, respeitado pelas instituições e pelo povo brasileiro.
Reflita, eleitor. O momento do protesto já passou, não terceirize seu voto, pois o recado já foi dado e o Tocantins precisa de você!