A Escola Presbiteriana de Colinas, conveniada à rede estadual de ensino, realiza nesta quarta-feira, 8, uma palestra voltada aos alunos do ensino fundamental. Tendo como temas Bullying, Cyberbullying e Cybercrime, a palestra será ministrada pelo defensor público de Colinas, Felipe Lopes Barboza, que abordará o tema junto aos cerca de 600 estudantes matriculados na unidade educacional.

 

Por Philipe Bastos

 

O objetivo da palestra, conforme a organização do evento, é alertar os alunos sobre o crescente número de casos de crianças, jovens e adolescentes que sofrem com o cyberbullying, que é um tipo de violência praticada através da internet, e é importante que percebam que estes atos são crimes e podem acarretar penalidades no âmbito judicial.

“A maioria dos alunos não sabem que as ‘brincadeiras’ que eles fazem se enquadram como bullying e principalmente no cyberbullying. Esta ação pode contribuir para a conscientização dos alunos”, destacou o professor de Educação Física, Leandro Ribeiro.

A aluna do 8º ano, Dâmares Karla Silva, destacou que a responsabilidade de se combater o bullying físico e virtual deve ser de todos. “É importante compreendermos este tipo de atitude que acontece muito pelas redes sociais, que vem sendo praticado muitas vezes por perfis falsos de pessoas desconhecidas ou até mesmo de pessoas próximas. Todos, não só os alunos, devem ter conhecimento do prejuízo que essa prática pode causar a uma pessoa”, alertou.

Karla Tawana Fonseca, aluna do 9º ano, ressaltou que a internet é uma ferramenta muito importante para o aprendizado e o enriquecimento cultural, mas que pode se tornar uma arma quando utilizada de maneira errada.

“O uso da tecnologia de forma inadequada pode causar constrangimento, conflitos, discussão entre pessoas. Se o acesso à internet é usado como forma de ameaça, chacota e difamação, dependendo das circunstâncias, é crime e você contribui para uma sociedade criminosa e sem compaixão. Devemos ter consciências do que se deve ou não fazer na internet e estar alertas aos perigos que corremos”, frisou.

Além da ação pontual, que é a palestra, a escola ainda promoverá momentos de reflexão em sala de aula, juntamente com alunos e professores, conforme a diretora Geraldina Lopes da Paixão Costa. “Devemos trabalhar de maneira constante para evitar ações que causem constrangimento ou ameaça aos nossos alunos. Acredito que isso é algo que tem que ser pensado e trabalhado todos os dias”, completou.

 

Posted On Quinta, 09 Março 2017 09:01 Escrito por O Paralelo 13

O Tocantins será o quarto estado e o primeiro de 2017 a assinar o convênio para aderir ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS), após a conclusão da oficina realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), que habilita o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) a participar do programa federal. A oficina ocorreu nesta terça-feira, 07, na sede da Semarh, em Palmas.

 

Por Suene Moraes

De acordo com o superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Cardoso Gonçalves, que participou do encontro, a agência vem a algum tempo fortalecendo o sistema de governança de recursos hídricos não só a nível federal, mas também estadual. “A nossa lei é participativa e descentralizada. Sabemos que os órgãos estaduais precisam ser fortalecidos no âmbito em que atuam”, explicou o representante do órgão federal. Gonçalves destacou ainda que a Semarh é um órgão forte e atuante, completando que “a ANA colabora com esse fortalecimento, por meio do convênio do Progestão”.
O representante da ANA fez uma análise positiva sobre o Tocantins aderir ao Procômites. “O estado vem se destacando, mostrando que é estruturado, por meio da Semarh, um órgão estadual formado por técnicos sendo a maioria concursados, coisa rara em nosso país”, enfatizou Gonçalves, informado que o Estado já investe nos comitês de bacias hidrográficas com recursos do Progestão e agora terá um reforço com o Procomitês.

O presidente do comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade, Mário Sena, manifestou a importância do órgão estadual ambiental procurar mais uma ferramenta de fortalecimento para os comitês. “Se compararmos a nossa atuação com alguns estados vemos que estamos muito à frente. E o trabalho da Semarh é voltado justamente para que as nossas ações sejam cada vez mais técnicas no gerenciamento dos recursos hídricos”, disse Sena. O presidente lembrou que o comitê Manuel Alves realizou cinco oficinas e três conferências com o envolvimento da sociedade.
Segundo o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, o programa tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas na implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, subsidiando recursos financeiros aos estados. “Vamos trabalhar também para estimular ações para que a sociedade reconheça os comitês de bacias e os conselhos de recursos hídricos como colegiados capazes de exercer suas funções nos sistemas estaduais de recursos hídricos”, ressaltou.
Comitês de bacia
Os comitês são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e existem no Brasil desde 1988. A sua composição diversificada e democrática coopera para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão. No Tocantins, atualmente existem cinco colegiados: comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza e comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade.

Posted On Quarta, 08 Março 2017 06:07 Escrito por O Paralelo 13

Na noite desta sexta-feira, 03, a equipe de policiais da Assessoria de Polícia Comunitária, vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com o 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM), promoveu uma reunião de lançamento do Conselho Comunitário de Segurança de Brejinho de Nazaré (CONSEG), na região central do Estado.

 

Ascom SSP

 

A implantação de um CONSEG no município tem como objetivo proporcionar aos moradores a colaboração e envolvimento na área da segurança pública, oportunidade em que terão voz ativa nas reuniões.

 

Na reunião o assessor de Polícia Comunitária, Capitão Thiago Monteiro e o Subtenente Costa, representante do 5° BPM, discorreram acerca do funcionamento do CONSEG, destacando sua importância frente à segurança pública. Em seguida, a presidenta do CONSEG de Porto Nacional, Ides de Nazaré, apresentou as experiências vivenciadas na sua gestão e projetos realizados em parceria com as forças de Segurança.

 

Posteriormente, o Assessor de Polícia Comunitária submeteu os nomes dos indicados para a Diretoria Provisória do CONSEG para apreciação da comunidade presente, obtendo aprovação unânime.  A diretoria ficou composta por André Luiz Gomes - Presidente; Lázaro Moura - Vice Presidente; Aniely César – 1ª Secretária; Edna Nunes – 2ª Secretária.

 

Na sequência fora oportunizada a palavra aos presentes que parabenizaram a iniciativa e reforçaram o apoio ao projeto. Por fim, ficaram estabelecidas as datas de 23 e 24 de março para realização do Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS) para a capacitação da comunidade nos temas de Princípios de Polícia Comunitária, Reconhecendo situações de riscos, canais de comunicação com as forças de segurança, mobilidade comunitária, entre outras, temas estes que trazem mais reflexões sobre a participação da comunidade na segurança pública.

 

O Comandante do Policiamento da Capital ressaltou a importância da parceria entre a comunidade e as forças de segurança na prevenção criminal e na busca pela qualidade de vida através dá segurança pública, ofertando total apoio à criação do CONSEG de Brejinho de Nazaré.

 

A reunião aconteceu na Escola Municipal Wanda Ferreira da Cunha e contou com a presença da prefeita Miyuky Hyashida, do Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Henrique Júnior, do Assessor de Polícia Comunitária, Capitão Thiago Monteiro, lideranças comunitárias, vereadores, secretários municipais, policiais militares e civis.

Posted On Segunda, 06 Março 2017 12:45 Escrito por O Paralelo 13

A titular da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), professora Wanessa Zavarese Sechim, reuniu, na sexta-feira, 3, os técnicos da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica para pontuar as ações em andamento de 2017 e ouvir as proposições dos servidores quanto ao aprimoramento do que já está sendo realizado visando a melhoria da qualidade da educação ofertada na rede estadual.

 

Por Núbia Daiana Mota

“O objetivo desse encontro com toda a superintendência reunida é socializar as ações, ouvir as sugestões e orientar as equipes. Temos sido ousados, mudando, reformulando, inovando e os técnicos desempenham um trabalho que é fundamental para alcançamos nessa meta que o Governo do Estado tem de melhorar os indicadores da aprendizagem da educação básica”, enfatizou a secretária.
Durante a reunião de trabalho, a professora Wanessa falou aos servidores sobre o retorno de iniciativas educacionais pelas quais o Tocantins já foi referência nacional como o Programa Escola Comunitária de Gestão Compartilhada, que tem como foco mais autonomia para as unidades de ensino, e os programas em parceria com o Instituto Ayrton Senna, Se Liga e Acelera Brasil, voltados para a redução dos índices de distorção idade-série.
A gestora da educação estadual também destacou o fortalecimento do ensino pro meio de  parcerias com instituições como a Fundação Lemman, o Instituto Natura, o Itaú Social, que possibilitarão a oferta de formação para os educadores, programas de tutorias, capacitações para diretores das unidades escolares e outras ações com foco na melhoria da aprendizagem, carro chefe da atual gestão da pasta.
A professora Wanessa também ressaltou as políticas educacionais voltadas para a diversidade, entre elas, as alterações das Estruturas Curriculares 2017 que contemplam componentes curriculares que atendem as realidades de alunos do campo, indígenas, quilombolas e da Educação de Jovens e Adultos. “Só teremos êxito no nosso propósito se a oferta da educação de qualidade chegar realmente a todos pautada nessa diversidade riquíssima que existe na educação do Tocantins, respeitando e valorizando as potencialidades de cada região, de cada cultura, de cada comunidade”, frisou.
Na ocasião, a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Seduc, Jucylene Borba, falou sobre as expectativas da pasta em relação às ações previstas para 2017. “Acreditamos nessa proposta de trabalho que envolve avaliações periódicas, que oferece a opção de mudanças, quando diagnosticada a necessidade, e com opção de reformulações contínuas. Tudo isso nos permitirá, com o auxílio de cada técnico, atender nossos alunos cada vez melhor”, concluiu.
Foto: Mateus Oliveira

Posted On Sábado, 04 Março 2017 08:03 Escrito por O Paralelo 13

Pesquisas estão disponíveis no site da FIETO www.fieto.com.br (link Estudos e Pesquisas) e reúnem dados do 4º trimestre de 2016

 

Por Priscila Cavalcante

A falta ou alto custo da energia elétrica (42,11%) e a elevada carga tributária (44%) figuraram nos primeiros lugares do ranking de problemas enfrentados pela indústria apontados pelos empresários tocantinenses nas pesquisas Sondagem Industrial e Sondagem Industrial da Construção, respectivamente. As pesquisas são realizadas pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e equivalem ao 4º trimestre de 2016. Na Sondagem Industrial, o ranking segue com problemas como competição desleal (36,84%) e inadimplência dos clientes (35,09%). Já na Sondagem com empresários da Construção Civil foram citados como entraves a falta de capital de giro e a inadimplência dos clientes no 2º e 3º lugar, ambas com 38%. A Sondagem Industrial reuniu respostas de 58 indústrias e a Sondagem da Construção 18 indústrias. O período de coleta foi de 03 a 13 de janeiro de 2017. As condições de acesso ao crédito também são avaliadas nas sondagens. Para os empresários respondentes da Sondagem Industrial o crédito continua sendo um item de difícil acesso alcançando apenas 22 pontos no último trimestre de 2016, número bem abaixo da linha divisória de 50 pontos (valores maiores que 50 apontam facilidade no acesso). Para o segmento da construção civil o crédito permanece restrito. O indicador do segmento registrou 17,4 pontos. “Nossas pesquisas têm mostrado que essa dificuldade perdura há cerca de 3 anos. Taxas de juros muito elevadas, registro nos sistemas de proteção ao crédito e exigências de garantias são alguns dos problemas encontrados pelos empresários que buscaram crédito”, observou a gerente da Unidade de Desenvolvimento Industrial, Greyce Labre. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) também é mensurado em pesquisa pela FIETO/CNI. Após apresentar uma melhora em outubro de 2016, o ICEI voltou a cair em janeiro de 2017 alcançando 52,0 pontos. O valor representa uma queda no período, no entanto, é superior ao valor registrado na pesquisa nacional de 50,1 pontos indicando que o empresário tocantinense está mais confiante que os empresários do país em geral. Os indicadores das sondagens (expectativas de investimentos, estoques das empresas, condições financeiras e gerais da economia, entre outros) são apurados por meio de respostas a questionários online de empresários industriais selecionados pela CNI e mobilizados pelas federações de indústrias nos estados. Os indicadores das pesquisas variam de 0 a 100 pontos sendo que valores maiores que 50 indicam expectativas de crescimento e abaixo disso pessimismo. As pesquisas completas são publicadas no site www.fieto.com.br no link Estudos e Pesquisas.

Posted On Quinta, 02 Março 2017 07:22 Escrito por O Paralelo 13