No debate, serão abordados os impactos no ensino e na aprendizagem dos estudantes com ênfase no período de pandemia
Por Abrão de Sousa
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizará nos dias 26 e 27 de agosto o seminário "Das políticas públicas à sala de aula: currículo e avaliação no contexto da pandemia”. O público-alvo é formado por gestores, coordenadores pedagógicos e professores das redes estadual e municipais de educação, equipe técnica da Seduc e das Diretorias Regionais de Educação.
O evento será transmitido via TV Seduc Tocantins, pela página oficial da Seduc no Youtube, e contará com a participação de palestrantes estaduais e nacionais, com o objetivo de capacitar os profissionais da educação acerca das políticas e processos avaliativos que impactam a aprendizagem no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19.
Entre os temas a serem abordados no Seminário destacam-se a divulgação da consulta pública do Documento Curricular do Território do Tocantins (DCT) – etapa Ensino Médio; Lançamento da formação sobre o DCT – etapa Ensino Médio no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec); A avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas nos sistemas de ensino; Avaliação de larga escala (Enem e Saeb): perspectivas e desafios durante e após a pandemia; Indicadores educacionais como instrumento de avaliação e adequação do planejamento escolar; BNCC e a avaliação da aprendizagem, Habilidades socioemocionais e o retorno às aulas.
Segundo Jhonata Moreira Pereira, gerente da Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem, o momento exige planejamento coletivo entre os profissionais. “Compreender as políticas de currículo e avaliação implantadas no Estado do Tocantins e sua aplicabilidade na sala de aula contribui para que o ensino e a aprendizagem neste momento de pandemia sejam aprimorados de forma a garantir a aprendizagem, o sucesso escolar e evitar a evasão dos estudantes”.
A titular da Seduc, Adriana Aguiar, enfatiza que “o novo cenário educacional ocasionado pela pandemia do Novo Corona Vírus demanda um novo olhar para o ensino com um todo, inclusive no que se refere à política de avaliação”.
As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/7xQskbbzgQNTrvpGA no período de 17 a 25 de agosto.
Ministro Tarcísio Gomes de Freitas do Ministério da Infraestrutura, posta em rede social andamento das obras da Ponte sobre o rio Araguaia em Xambioá
Da Redação
A ponte vai ligar Xambioá no Tocantins a São Geraldo do Araguaia no estado do Pará, contará com 1.720 metros de extensão e será construída no trecho da rodovia BR-153/PA/TO. A obra inicialmente foi orçada em R$ 160 milhões, destes foram garantidos R$ 100 milhões, de emenda da bancada federal, em caráter impositivo.
Insegurança - Atualmente, todos os veículos que trafegam pela BR-153 e precisam atravessar de uma margem para a outra do rio Araguaia, só podem fazê-lo por meio de balsa, o que representa fator de insegurança para os usuários da rodovia e para a população local.
A BR-153/PA/TO é importante eixo de ligação entre as Regiões Norte e Sul do Brasil por permitir a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia e a construção da ponte vai impulsionar o desenvolvimento econômico local, pois facilitará o tráfego de veículos e caminhões, melhorando o escoamento da produção de bens e diminuindo os custos no transporte de cargas.
Sabadão é dia de que? De obra! O @DNIToficial está avançando na construção da Ponte de Xambioá, mais uma importante obra do governo do presidente @JairBolsonaro. Localizada na BR-153, importante corredor logístico, a ponte permitirá a ligação dos Estados do Pará e de Tocantins. pic.twitter.com/CwcdE2z81q
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) August 15, 2020
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou, na última semana, o Inventário Florestal da área de implantação da ponte sobre o Rio Araguaia e acessos da ligação entre os municípios de Xambioá, no Tocantins, e de São Geraldo do Araguaia, no Pará, na diretriz da BR-153.
Após conversa com Ronaldo Dimas, Alan Barbiero marca data do evento; partido terá 29 candidatos a vereador
Com Assessoria
Definida. A convenção do Podemos para oficializar a candidatura a prefeito do empresários, ex-deputado estadual e ex-reitor da UFT (Universidade Federal do Tocantins) Alan Barbiero será realizada no sábado, 5 de setembro. O partido é o primeiro a anunciar a data do evento político.
O local e o horário do encontro serão confirmados já na próxima semana. Outro ponto importante vai ser a apresentação dos futuros candidatos a vereador. O partido terá 29 concorrentes.
“A convenção será nosso ponta pé inicial da campanha. Temos um plano de governo que foi discutido com vários setores da sociedade e que será apresentado e aperfeiçoado durante este processo eleitoral”, ressaltou Barbiero, presidente municipal do partido e pré-candidato a prefeito.
Nesta sexta-feira, Barbiero esteve em Araguaína para se reunir com o presidente estadual do Podemos Ronaldo Dimas. Foi nesse encontro que ambos acertaram a data da convenção do partido.
Além destas definições, ficou combinada uma participação maior do Podemos Estadual no processo eleitoral de Palmas. “Palmas é a capital do Estado e vai ter toda a atenção necessária do partido. O Brasil e o Tocantins vivem um momento de pandemia, no qual a recuperação será muito custosa. Alan Barbiero com certeza é a pessoa mais capacitada para comandar um processo de reabilitação econômica e social da cidade”, destacou Dimas.
Já o pré-candidato afirmou que o partido segue aberto para debater com outras agremiações partidárias e forças políticas a montagem do melhor projeto para Palmas. “Nós somos uma alternativa construtiva. Seguimos dialogando com outras forças políticas de Palmas que queiram montar um projeto consistente e com ideia de transformação da Capital”, destacou.
Embora faça a convenção dia 5 de setembro, o Podemos vai manter a costura de alianças aberta até o último dia do prazo, 16 de setembro.
Quadro
O que é: Convenção do Podemos em Palmas
Quando: 5 de setembro
Local: A definir
Objetivo: confirmar candidatura de Alan Barbiero a prefeito e de 29 candidatos (as) a vereador (a)
O novo contrato é mais de R$ 500 mil mais caro que o atual, com a empresa Infoway
Com Assessoria
A Secretaria Estadual de Administração (Secad) anunciou nessa quarta-feira, 12, a rescisão do contrato com a Infoway, responsável pelo suporte operacional ao Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Plansaúde), e a contratação da I-Tech, com um custo adicional mensal de 75%. O SISEPE-TO destaca que essa mudança foi realizada sem explicação ao servidor público, que no momento se pergunta: quais serviços a Infoway deixou de prestar? A Infoway foi paga, mesmo sem prestar o serviço completo? A falta de atendimento pela prestadoras de serviço e profissionais em saúde ocorre em razão da Infoway ou por falta de pagamento pelo governo do Estado pelos serviços feitos?
O SISEPE-TO acionará o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) e o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) para que adotem as providências cabíveis para esclarecer, de forma detalhada, o motivo da troca da operadora e o porque do contrato com a I-Tech ser tão mais caro, assim como, a real situação dos pagamentos às prestadoras de serviço e aos profissionais de saúde.
“O problema do Plansaúde nunca foi o nome e nem apenas a operadora, mas sim a má gestão e o atraso nos repasses para as prestadoras e profissionais de saúde, que leva ao não atendimento dos servidores públicos. Então, não basta trocar o nome para Servir ou a operadora de Infoway para I-Tech”, pontua o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro. É preciso destacar que o Plansaúde abrange quase 90 mil vidas, sendo o maior plano de assistência à saúde no Tocantins e o seu funcionamento precário gera transtornos aos servidores públicos e aos seus dependentes, causando uma maior lotação no Sistema Único de Saúde (SUS).
O SISEPE-TO vem defendendo há anos um novo modelo de gestão do Plansaúde, onde os servidores públicos tenham o controle. “Hoje até a prestação de contas é precária, pois o Conselho Fiscal para ser designado precisa de determinação judicial, prejudicando o acompanhamento da gestão financeira do Plansaúde e mesmo após constituído, as reuniões não são realizadas de forma regular, sendo que a última ocorreu em dezembro do ano passado. Houve a troca da operadora e o SISEPE-TO foi informado pela imprensa, sem nenhum comunicado ou explicação ao representante dos servidores públicos sobre a alteração”, pondera Cleiton Pinheiro.
O SISEPE-TO destaca que o Plansaúde é uma conquista dos servidores públicos que possibilita uma qualidade de vida e reflete no dia a dia do seu trabalho, por isso, é muito importante defender o seu pleno funcionamento. “Seguiremos cobrando transparência nos atos do governo e defendendo o Plansaúde, uma conquista dos servidores públicos, mas que impacta diretamente toda a sociedade, pois jogar quase 90 mil vidas no SUS geraria um caos maior do que o já existente hoje”, alerta o presidente do SISEPE-TO.
DETALHAMENTO
INFOWAY - Contrato nº 13/2012: R$ 8,148 milhões – 12 meses
Custo mensal de R$ 679 mil
I-TECH – Contrato nº 128/2020: R$ 7,113 milhões – 6 meses
Custo mensal de R$ 1.185.600,00
OBJETO DO CONTRATO: contratação de empresa especializada para oferecer soluções digitais (plataforma de software) com foco principal na gestão eletrônica, e na consultoria de administração de planos, para o Plansaúde.
O Naturatins suspendeu a emissão de novas autorizações de queimadas controladas, bem como as que já foram emitidas este ano, até o dia 13 de novembro
Com Assessoria
Uma recomendação conjunta emitida nesta quarta-feira, 12, pelas promotorias de Justiça Regional Ambiental do Alto e Médio Tocantins, do Bico do Papagaio e do Alto e Médio Araguaia, orienta que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) notifique todos os responsáveis por imóveis e empreendimentos que tenham sido focos de incêndios em 2019, de que o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), realiza amplo monitoramento de registros de queimadas e incêndios florestais, com foco nessas propriedades.
A recomendação reforça que está em vigência o período restritivo de queimadas em 2020, regulamentado pela Portaria do Naturatins nº 84/2020, que suspende a emissão de novas autorizações de queimadas controladas, bem como as que já foram emitidas este ano, até o dia 13 de novembro.
A recomendação também destaca que a poluição no ar gerada pelas queimadas pode tornar ainda mais críticos os sistemas de saúde nos municípios, que já sofrem os efeitos severos da pandemia da Covid-19.
As promotorias de Justiça Regional Ambiental orientaram que o Naturatins adote medidas administrativas do poder de polícia capazes de prevenir movas queimadas e incêndios florestais nesses mesmos imóveis e municípios, responsabilizando os seus autores, caso ocorra, nos termos da legislação ambiental vigente.
A recomendação é assinada conjuntamente pelos promotores de justiça regionais ambientais Vilmar Ferreira Oliveira, do Alto e Médio Tocantins; Décio Gueirado Júnior, do Bico do Papagaio; e Francisco Brandes Júnior, do Alto e Médio Araguaia. Os promotores contaram com a colaboração e os dados técnicos fornecidos pela equipe do Laboratório de Geotecnologias do Caoma do MPTO, coordenado pelo procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior. (Luiz Melchiades)