Reunidos com o Governador e candidato à reeleição, Mauro Carlesse (PHS), na noite desta segunda-feira, 24, em Palmas, representantes sindicais dos servidores públicos do Estado destacaram a abertura de diálogo do Governo na busca de soluções para os problemas enfrentados pelas diversas categorias
Com Assessoria
Durante a reunião, os sindicalistas entregaram ao Governador pautas de reivindicações de todas as categorias. Todos eles, no entanto, reconheceram a impossibilidade de cumprimento imediato por parte do Estado, sobretudo em função das vedações decorrentes do período eleitoral.
Para o presidente do Sindicato da Polícia Civil do Estado do Tocantins (Sinpol-TO), Ubiratan Rabello (Bira), o encontro foi uma oportunidade de apresentar ao candidato todas as demandas da categoria. "Quando apresentamos [ao Governador] a questão da data-base, ela foi implementada imediatamente pelo Governo. Então, a meu ver, a reunião foi muito produtiva porque, além de apresentarmos as demandas, escritas, estamos tendo a oportunidade de falar sobre elas, pessoalmente", explicou.
A abertura do diálogo na gestão Carlesse foi lembrada também pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras), Manoel Miranda, que destacou também a importância da reunião para a categoria que representa. "Foi uma reunião muito democrática, pois o Governador sendo reeleito nós vamos discutir essa pauta [de reivindicações] com ele e a sua equipe", disse.
No encontro, Carlesse reafirmou seu compromisso de manter aberto, permanentemente, o "canal de comunicação" com os servidores públicos por meio de seus representantes. "Nossa gestão sempre manteve, e vai continuar mantendo, esse diálogo permanente com os servidores, pela importância dos serviços prestados por eles a nossa população", garantiu.
Carlesse, no entanto, lembrou as limitações impostas ao Governo - tanto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) quanto pela Lei Eleitoral - no sentido de garantir o cumprimento de direitos dos servidores, como o pagamento de promoções e progressões nas carreiras, em muitos casos atrasados há vários anos.
O Governador destacou ainda sua franqueza em relação à capacidade ou limitações do Estado em relação ao cumprimento dos direitos dos servidores públicos estaduais. "No meu Governo sempre houve e sempre haverá diálogo, mas sempre vamos deixar claro o que é possível e o que não é. Por isso, tenho certeza que com diálogo todos vão entender", concluiu.
Participantes
Além dos representantes sindicais de todas as categorias e do Governador, também participaram do encontro o vice-governador Wanderlei Barbosa; o chefe da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Ubaldo Monteiro Barbosa; e da Fazenda, Sandro Armando.
21.242 eleitores ainda não sabem em quem votar
Por Edson Rodrigues
Os eleitores da região de Porto Nacional (40.317 eleitores), envolvendo as cidades de Silvanópolis (4.205 eleitores), Brejinho de Nazaré (3.829 eleitores), Oliveira de Fátima (1.595 eleitores), Monte do Carmo (4.407 eleitores), Pindorama (3.319 eleitores), Ponte Alta do Tocantins (5.025 eleitores) e Santa Rosa (3.683 eleitores) ainda se mostram bastante indecisos em relação aos votos para a segunda vaga ao Senado Federal.
Vários levantamentos de intenção de votos, aos quais O Paralelo 13 teve acesso no fim da manhã desta segunda-feira (24), mostram que 32% desses 66.380 eleitores (6,38% dos votos do Tocantins), ou seja, 21.242 ainda não foram capazes de formular seu segundo voto para senador, se tomarmos como indicadores os números de votos nulos, em branco e de indecisos. 52% dos indecisos são mulheres, a maioria entre os 17 e os 26 anos de idade.
Em outras palavras, o jogo sucessório pela segunda vaga ao Senado ainda está inteiramente em aberto, com uma disputa acirradíssima.
Quem for capaz de seduzir esse eleitorado, mirando suas campanhas nesses votos, pode tirar da região de Porto Nacional, praticamente o diferencial para uma vitória nas urnas, uma vez que 21 mil votos representam quase 5% do total de votos recebidos pelos últimos senadores eleitos.
Mais uma vez, depende de cada candidato interpretar e colocar seu bloco na rua onde ainda há votos para serem conquistados.
Fica a dica!
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no início de setembro, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com base em indicadores relativos ao ano de 2017
Da Redação
Os dados repassados durante entrevista coletiva do ministro da Educação, Rossieli Soares, em Brasília/DF, apontam que o Tocantins obteve um crescimento nas notas, em comparação com as do Ideb 2015, em todas as etapas da educação básica, dos anos iniciais do ensino fundamental, ao ensino médio.
Em 2016, quando assumiu a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por determinação do então governador Marcelo Miranda, a Educação seria prioridade do Governo. A partir de então criou-se a Seduc descentralizada, onde os gestores reuniam –se com os diretores escolares, apresentavam as propostas e ouvia as demandas.
O grupo gestor da Seduc desenvolveu inúmeras estratégias para que mais do que ensinar, o aluno obtivesse a aprendizagem, compreendesse a mensagem transmitida e pudesse externar seu conhecimento nas avaliações.
De acordo com a ex-secretária, Wanessa Zavarese Sechim, o resultado no Ideb foi fruto muito trabalho, dedicação, empenho, pé na estrada somado ao apoio, compromisso e competência dos profissionais da rede estadual tornaram possível aquilo que era quase impossível. “Os índices são frutos da Execução de ações como foco definido, objetivo claro, propostas pedagógicas, estrutura curriculares alinhadas e integrados, avaliação diagnóstica, semana de fortalecimento da aprendizagem, monitoramento e avaliação e formação dos profissionais”, disse.
O ensino médio da rede estadual de educação, inclusive, ficou com média acima da nacional, com nota 3,7. No Brasil, a média final do Ideb para esta etapa do ensino ficou em 3,5. Já nos anos finais do ensino fundamental, que envolvem do 6º ao 9º ano, a rede estadual do Tocantins ficou bem próximo à média nacional, com nota 4,4. O Brasil obteve nota final 4,5.
Evolução
Cabe ressaltar que entre os anos de 2015 e 2017, a rede estadual de ensino tocantinense obteve um aumento bastante acentuado na média calculada do Ideb.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Tocantins registrou, em 2011, uma média de 4,9. Já em 2013, subiu para 5,1 e, em 2015, houve uma queda para 5,0. Já no ano de 2017, houve uma recuperação do ensino e a nota ficou em 5,8, meio ponto acima da meta estabelecida para esta modalidade de ensino, que era 5,3.
Já nos anos finais do ensino fundamental, entre os anos de 2009 e 2011, a nota ficou estagnada em 3,9. Em 2013 caiu para 3,7 e, em 2015 subiu pouco, para 3,8. Já na avaliação de 2017, houve um aumento considerável na nota que ficou em 4,4, um aumento de 0,6.
No ensino médio, a situação é a mesma do ensino fundamental. Entre 2009 e 2011, a nota subiu de 3,3 para 3,5. Em 2013, houve uma queda na nota que ficou em 3,2. No ano de 2015, um pequeno resultado positivo fez a nota subir para 3,3 e, em 2017, subiu novamente para 3,7, ficando acima da média nacional que é 3,5.
Confira os dados na edição impressa
Estado e Município se reuniram também para elaborar um plano de inspeção dentro do HRA e em suas imediações para controle de pragas urbana
Com Assessoria
O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, vistoriou nesta quarta-feira, 19, as instalações do Hospital Regional de Araguaína (HRA) e anunciou medidas para aprimorar a sanidade do local. O gestor informou que o Governo notificou a empresa responsável pelo serviço de imunização e pelo controle integrado de pragas urbanas, para que seja realizada uma ação de reforço emergencial no HRA.
Além disso, o secretário se reuniu com o titular da Secretaria de Saúde do município de Araguaína, Jean Luís Coutinho, e agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visando elaborar um plano de inspeção dentro do HRA e em suas imediações, para que sejam analisadas as causas do aumento das pragas urbanas na região onde o hospital fica localizado.
“Foi noticiado que o problema era o acúmulo de lixo do hospital, mas essa informação não procede, visto que desde que assumimos a gestão, fizemos um empenho para regularizar a coleta. A informação que temos é que está sendo feita uma obra de esgoto em frente ao hospital e isso pode ter feito com que as colônias de ratos tenham dispersado para os locais próximos”, explicou Renato Jayme.
O secretário contou também que a dedetização do HRA está em dia e apresentou o certificado emitido pela empresa Desinseta Serviços. “O serviço foi realizado pela empresa no último dia 7 de setembro. Desde então, a empresa faz o monitoramento das pragas urbanas nas instalações do hospital. De acordo com o laudo técnico da Desinseta, foram utilizados insumos para eliminação de baratas, formigas e ratos aqui no HRA”, afirmou.
Nos últimos dias, vídeos gravados por pacientes e seus acompanhantes circularam nas redes sociais e na imprensa mostrando ratos na área externa do HRA. “Nós mantemos um serviço de vigilância em todas as unidades hospitalares do Tocantins. Assim que soubemos do caso de Araguaína, notificamos a empresa para que faça um reforço dos serviços e também estamos fazendo uma vistoria aqui no hospital verificando o que podemos fazer para melhorar a qualidade dos nossos serviços e a estrutura”, garantiu Renato Jayme.
Investimento na Saúde Pública de Araguaína
Desde que assumiu a administração do Estado em abril deste ano, a atual gestão tem se empenhado para melhorar a qualidade do atendimento da saúde pública de Araguaína. No HRA, as obras de reforma contemplam os setores do Pronto-Socorro, Serviço de Nutrição e Dietética (refeitório e cozinha) e a entrada para acompanhantes e visitantes.
Além disso, o Governo se empenhou para resolver os entraves que impediam o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica de Araguaína, que conta com dez leitos. O local é mantido por uma parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde que a UTI entrou em funcionamento não foi registrado nenhum óbito na unidade.
Já nesta semana, a Governo do Tocantins começou a instalação da máquina de radioterapia de Araguaína. Há quatro anos que o equipamento novo estava encaixotado. Com isso, pessoas que dependiam do tratamento de radioterapia tinham que viajar para Palmas ou até mesmo a outros estados, aumentando custos para o Estado e sofrimento para os pacientes e seus familiares. A máquina deve entrar em funcionamento em um prazo de 90 a 120 dias.
Outra conquista na saúde pública de Araguaína é o dos trabalhos realizados pelo programa Opera Tocantins, que atende pacientes que aguardavam em uma lista de espera para fazer cirurgias eletivas. No município, as cirurgias são feitas no HRA.
Máquina de radioterapia de Araguaína atenderá cerca de 80 pacientes que atualmente fazem o tratamento em Imperatriz (MA)
Da Assessoria
Há quatro anos parada, a máquina de radioterapia de Araguaína começou a ser instalada nesta semana e vai beneficiar os pacientes que fazem tratamento de câncer na região norte do Estado. Para conferir o andamento dos trabalhos, o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, visitou o local nessa quarta-feira, 19.
Renato Jayme garantiu que o processo para instalação da máquina deve ser concluído em um prazo que pode variar de 90 a 120 dias, conforme resultado da vistoria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para liberação do serviço. A autorização será feita após conclusão das etapas de instalação, calibragem, testes e treinamento da equipe por se tratar de um equipamento de alta complexidade.
A máquina de radioterapia de Araguaína atenderá cerca de 80 pacientes que atualmente fazem o tratamento em Imperatriz (MA), por meio de pactuação, via Sistema Único de Saúde (SUS). Além do tratamento de radioterapia no Maranhão, os pacientes do Tocantins também contam com a oferta do procedimento em Palmas, em serviço privado pago pelo Estado, habilitado pelo Ministério da Saúde, que está ofertando tratamento de radioterapia, a aproximadamente 50 pacientes.
“Esta máquina de radioterapia não estava em funcionamento devido à falta de conclusão da reforma do local onde ela está sendo instalada. Logo que assumiu o Estado, a atual gestão determinou que nós concluíssemos essa reforma e que déssemos início o mais rápido possível à instalação da máquina. Isso vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes que não necessitarão mais ter que se desgastar com longas viagens para realizar o seu tratamento, além de diminuir as despesas financeiras do governo”, concluiu Renato Jayme.