Aprovados iniciarão as aulas no semestre 2025/1. Vagas são ofertadas em 4 câmpus da Unitins
Por Lourranny Parente
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulgou nesta segunda-feira, 6, o edital do Processo Seletivo Complementar 2025/1 para preenchimento de 120 vagas remanescentes e formação de cadastro reserva para os cursos presenciais de Administração, Ciências Contábeis, Letras, Pedagogia, Serviço Social e Tecnologia em Gestão do Agronegócio. As vagas estão distribuídas entre os câmpus de Araguatins, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. Confira aqui o edital.
As inscrições começam na próxima quarta-feira, 8 de janeiro, e seguem até o dia 3 de fevereiro, exclusivamente on-line, por meio da página do edital no Portal da Unitins.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal da Unitins, preencher o formulário com os dados solicitados, confirmar a inscrição, gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de R$ 50,00 até o dia 3 de fevereiro.
Os interessados podem solicitar isenção da taxa de inscrição diretamente no portal, no momento da inscrição, até o dia 13 de janeiro. Candidatos com deficiência poderão requerer atendimento especial, detalhando os recursos necessários no formulário de inscrição.
Conforme as diretrizes da Lei Estadual nº 3.458, de 17 de abril de 2019, o processo seletivo reserva 50% das vagas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Há ainda reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência (PCDs).
A vice-reitora da Unitins em exercício da Reitoria, Darlene Teixeira Castro, destacou o compromisso da instituição em ampliar o acesso ao ensino superior. “É com grande satisfação que anunciamos a abertura do Processo Seletivo Complementar para o preenchimento de vagas em nossos cursos presenciais. Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com a ampliação do acesso à educação superior de qualidade, com o foco em atender às demandas do nosso Estado e contribuir para a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. É mais uma ação da Unitins para oportunizar que mais pessoas sejam inseridas na Universidade”, afirmou.
De acordo com o cronograma oficial, as provas serão aplicadas no dia 9 de fevereiro nas cidades de Araguatins, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. Os locais de prova serão divulgados em 6 de fevereiro.
As entidades e organizações de assistência social da sociedade civil interessadas em participar do processo eleitoral para a escolha dos seis novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) podem se inscrever até o dia 17 de janeiro
Da Assessoria
O Conselho publicou no Diário Oficial do Município de Palmas nº 3.610/2024 a Resolução nº 017, que convoca as entidades, designa a comissão eleitoral e divulga o cronograma da eleição dos novos membros para a Gestão 2025/2027.
Participarão com direito a voz e voto na assembleia eletiva, que acontecerá no dia 12 de março de 2025, representantes dos segmentos da sociedade civil - usuários vinculados aos serviços, programas, projetos e benefícios da política de assistência social, organizados sob diversas formas, em grupos que têm como objetivo a luta por direitos e representantes das entidades socioassistenciais, aqueles que ofertam serviços habilitados pela Comissão Eleitoral para designar candidato(a), bem como os habilitados enquanto eleitores(as) para a participação na assembleia de eleição.
Inscrições
As inscrições para a assembleia de eleição devem ser realizadas em formulário próprio, disponível no Diário Oficial do Município, e deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Igualdade Racial, no endereço 104 Sul, AV-LO 01, ACSE I Conj. 04, Lote 34, CEP 77.020-018 ou enviados ao endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. dentro do prazo legal estabelecido pela Resolução nº 017.
A normativa divulgou também todo o cronograma do processo eleitoral, a documentação exigida e as diretrizes com as etapas da seleção até a convocação da assembleia geral para escolha dos novos representantes, sendo os titulares e suplentes.
Confira a composição da Comissão de Eleição do CMAS (2023-2025)
Presidente: Amilson Rodrigues Silva - da Ação Social Arquidiocesana de Palmas (Asap)
Vice-presidente: Marcelina Ferreira dos Santos - representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural
Demais membros: Severiana Rodrigues da Silva, representante da Secretaria Municipal de Ação Social; Marta Lucia Viana Silva Santos, secretaria executiva do Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) de Palmas TO.
Para conferir o cronograma completo e a documentação necessária para participar da eleição clique aqui.
Da Assessoria
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), anunciou a abertura das inscrições para o Processo Seletivo por Análise Curricular (PSAC EAD) 2025/1. São oferecidas 970 vagas distribuídas em sete cursos de graduação na modalidade Educação a Distância (EAD), atendendo a estudantes de diversos polos em todo o estado.
Os cursos disponíveis no processo seletivo são: Administração Pública, Computação, Matemática, Química e Gestão de Cooperativas. Os polos de apoio presencial estão localizados nas cidades de Araguacema, Arraias, Cristalândia, Dianópolis, Gurupi, Guaraí, Miracema, Palmas, Palmeirópolis, Pedro Afonso e Taguatinga, ampliando o acesso ao ensino superior em diferentes regiões do Tocantins.
Calendário de Inscrições
As inscrições para o PSAC EAD começaram no dia 2 de janeiro de 2025 e seguem até o dia 10 de fevereiro de 2025, às 17h, exclusivamente pelo site https://www.uft.edu.br/concursos-e-selecoes/ingresso-na-graduacao/psac/psac-ead-2025-1. Durante o período de inscrição, os candidatos devem enviar a documentação exigida para a análise curricular.
O resultado final será divulgado no dia 24 de fevereiro de 2025, e as matrículas da primeira chamada acontecerão entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2025.
Para mais detalhes, os interessados podem acessar o edital completo aqui.
Desde o dia 1º de janeiro, operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento estão obrigadas a informar à Receita Federal as movimentações financeiras dos contribuintes, com relatórios enviados a cada seis meses. Com isso, elas passaram a se enquadrar em medidas que já vigoravam sobre as instituições financeiras, tais como bancos públicos e privados. Os dados deverão ser apresentados quando o montante movimentado no mês superar R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para jurídicas.
Com Estadão
Segundo a Receita Federal, o objetivo dessa medida é o de aprimorar o controle e a fiscalização financeira, aumentando a coleta de dados. Isso visa cumprir compromissos internacionais do Brasil, combater a evasão fiscal e aumentar a transparência nas finanças globais, segundo o Fisco. Confira abaixo mais detalhes sobre a mudança.
O que levou a Receita Federal a criar as regras?
A Receita Federal implementou as novas regras com o objetivo de melhorar o controle e a fiscalização das operações financeiras, aumentando a coleta de dados. Essas medidas também visam reforçar os compromissos internacionais do Brasil, contribuindo para o combate à evasão fiscal e promovendo a transparência nas operações financeiras globais.
Quais instituições são afetadas pela nova regra da Receita Federal?
Além das instituições financeiras tradicionais, como bancos públicos e privados, financeiras e cooperativas de crédito, a nova regra passou a incluir operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento, incluindo plataformas e aplicativos de pagamentos, bancos virtuais, e varejistas de grande porte.
A partir de quando a nova regra da Receita Federal entrou em vigor?
A nova regra entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano.
Quais movimentações financeiras devem ser informadas?
As entidades listadas na norma são obrigadas a apresentar informações quando o montante movimentado no mês for superior a R$ 5 mil para pessoas físicas, ou R$ 15 mil para pessoas jurídicas.
Quais são as consequências para as operações de Pix e cartões de crédito com a nova regulamentação?
Com a nova regulamentação, dados de pagamentos via Pix e cartões de crédito que superem os valores estipulados serão informados à Receita Federal.
O cliente deve informar algo à Receita?
Não. Quem se encarregará disso serão as instituições de pagamento e operadoras de cartão de crédito (bandeiras) as quais os clientes mantêm relacionamento.
Como essa “prestação de contas” é feita?
As informações serão apresentadas pelas instituições de pagamento e operadoras de cartão de crédito via e-Financeira, um sistema do Fisco que visa melhorar o controle fiscal e a transparência das movimentações financeiras no Brasil.
Quando essas informações devem ser apresentadas?
A periodicidade será semestral, até o último dia útil do mês de agosto de cada ano, contendo as informações relativas ao primeiro semestre do ano vigente. Também deve ser feito no último dia útil de fevereiro, contendo as informações relativas ao segundo semestre do ano anterior.
Valor inclui contribuição para INSS, que representa 5% do piso nacional
Com Agência Brasil
A Secretaria-Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional divulgou que o Programa Gerador de Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (PGMEI) foi reajustado para a geração de DAS-MEI dos períodos de apuração de 2025 baseado no novo salário mínimo vigente, estipulado em R$ 1.518.
Com o novo salário mínimo definido, o valor do recolhimento mensal passará de R$ 66,60 para, no mínimo, R$ 75,90, podendo chegar a R$ 81,90, a depender da atividade exercida.
Para este período, o valor que deverá ser pago pelo MEI em DAS corresponderá a:
R$ 75,90 de Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , 5% do valor do piso nacional;
R$ 5 de Imposto Sobre Serviços (ISS), se for contribuinte;
R$ 1 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) , se for contribuinte.
É importante destacar que para o MEI transportador autônomo de cargas, o valor do INSS ficará na faixa de R$ 182,16 a R$ 188,16.
Lembrando que o pagamento do DAS-MEI é obrigatório e deve ocorrer todo dia 20 de cada mês.
Os MEIs, em compensação, ao serem enquadrados no regime do Simples Nacional, estão isentos de taxas como Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) , Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) .
Além disso, por meio dessa contribuição o MI também consegue acesso a diversos benefícios previdenciários como:
Aposentadoria;
Auxílio-doença;
Salário-maternidade.