Da Assessoria
No último final de semana, o pré-candidato a deputado federal Osires Damaso cumpriu extensa agenda no Vale do Araguaia e região central do Tocantins, participando de encontros políticos, visitas a empresários, eventos tradicionais e reuniões com apoiadores em diversos municípios.
A programação começou na sexta-feira, com participação na Festa das Mães de Oliveira de Fátima e nas comemorações de aniversário e festa agropecuária de Pugmil, onde Osires conversou com moradores, lideranças e representantes da comunidade.

No sábado, a agenda foi realizada em conjunto com o pré-candidato ao Governo, Vicentinho Júnior, em Paraíso do Tocantins e Divinópolis. Em Paraíso, Osires participou de visitas a empresários, reunião com lideranças e militância do MDB na residência de Dona Graça e João Panquinha, além de almoço com apoiadores e visita à propriedade do produtor rural e liderança política Ivan Vaqueiro.
Em Divinópolis, participou de reunião na propriedade do ex-prefeito Rodolfo Botelho e de sua esposa, Ângela Maria, com a presença de apoiadores e lideranças da região.
À noite, retornou para Paraíso, onde participou da tradicional Quermesse do Divino Espírito Santo e de um jantar com apoiadores.

A agenda foi encerrada no domingo, durante a tradicional Cavalgada de Barrolândia, evento que reuniu produtores, cavaleiros, famílias e lideranças da região.
Ao fazer um balanço das visitas e encontros realizados, Osires Damaso destacou a importância do diálogo com a população e da presença constante nos municípios tocantinenses.
“Foi um final de semana muito produtivo, reencontrando amigos, ouvindo lideranças, empresários, produtores e a população. Cada cidade tem suas demandas e seus desafios, e estar presente é fundamental para entender de perto as necessidades de cada região. Tenho gratidão por todo carinho recebido ao longo dessa agenda pelo Vale do Araguaia e municípios da região”, afirmou Osires Damaso.
O pré-candidato também ressaltou a relevância dos eventos tradicionais para fortalecimento da economia e da cultura tocantinense.
“Esses eventos movimentam os municípios, fortalecem o comércio, valorizam nossas tradições e aproximam ainda mais as pessoas. O Tocantins cresce quando estamos unidos, ouvindo e trabalhando ao lado da população”, completou.
Da Assessoria
A senadora Professora Dorinha Seabra (União) esteve neste domingo (24) na 51ª Cavalgada de Gurupi e da Exposição Agropecuária do município ao lado da prefeita Josi Nunes, o deputado federal Carlos Gaguim, além de vereadores, produtores rurais, lideranças políticas e da população gurupiense. Considerada uma das maiores manifestações culturais e agropecuárias do sul do Tocantins, a programação reuniu milhares de pessoas em celebração à tradição sertaneja e à força do campo.
Na agenda, a prefeita Josi Nunes destacou a presença constante da senadora em Gurupi e o compromisso de Dorinha com o desenvolvimento do município, com a destinação de mais de R$ 114 milhões em diversas áreas.
“A Dorinha é uma parceira de Gurupi, uma senadora presente, que conhece as necessidades da nossa cidade e tem compromisso com o Tocantins. A presença dela aqui demonstra respeito pelo nosso povo”, afirmou a prefeita.
Dorinha ressaltou a importância do evento para impulsionar o agronegócio para a economia tocantinense e reforçou a valorização dos produtores rurais. “O agro movimenta o Tocantins, gera emprego, renda e oportunidades. Participar dessa festa é reconhecer o trabalho de quem produz e ajuda a desenvolver o nosso Estado todos os dias”, disse a senadora.
A programação da Cavalgada e da Exposição Agropecuária de Gurupi contou com desfile de comitivas, exposições, negócios do setor agropecuário e apresentações culturais.
Da Assessoria
Tradição, cultura, agronegócio e desenvolvimento regional marcaram as agendas cumpridas neste domingo, 24, pelo vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, nos municípios de Gurupi, Pugmil e Barrolândia. Ao lado de prefeitos, lideranças políticas e produtores rurais, o senador participou de cavalgadas e eventos que integram o calendário cultural das cidades.
Durante as visitas, Eduardo Gomes destacou a importância das festas tradicionais para o fortalecimento da economia, da identidade cultural e da integração entre os municípios do interior do Estado.
Gurupi reúne lideranças na 51ª Cavalgada

Em Gurupi, o senador participou da 51ª Cavalgada ao lado da prefeita Josi Nunes, do presidente do Sindicato Rural, João Victor, e de lideranças estaduais e regionais.
O evento reuniu milhares de participantes e reforçou a tradição da cidade, considerada uma das principais referências do agronegócio no Tocantins.
“A cavalgada representa a força das nossas tradições e do povo trabalhador do Tocantins. Gurupi vive um momento importante de desenvolvimento, e é uma satisfação acompanhar de perto esse avanço ao lado de lideranças comprometidas com resultados para a população”, afirmou Eduardo Gomes.
Pugmil celebra 32 anos de emancipação

No município de Pugmil, Eduardo Gomes participou da programação comemorativa pelos 32 anos de emancipação política da cidade, que contou com uma cavalgada tradicional reunindo moradores e visitantes da região.
Ao lado do prefeito Ângelo Mário Pereira, o senador destacou a parceria institucional e o trabalho desenvolvido pela gestão municipal.
“O município de Pugmil tem avançado com trabalho, organização e compromisso com a população. Seguiremos atuando para garantir investimentos e apoiar ações que melhorem a vida das pessoas”, disse.
Barrolândia realiza cavalgada durante a Expoagro
Em Barrolândia, Eduardo Gomes participou da tradicional cavalgada realizada neste domingo, 24, dentro da programação da 24ª Expoagro do município, que acontece entre os dias 23 e 30 de maio de 2026.
O senador esteve acompanhado do prefeito João Machado, de lideranças locais e da população que acompanhou o evento.
“As cavalgadas e exposições fortalecem o agronegócio, movimentam o comércio local e mantêm viva uma tradição que faz parte da identidade do Tocantins. É sempre importante estar próximo da população e das lideranças que trabalham pelo desenvolvimento dos municípios”, afirmou Eduardo Gomes.
Da Assessoria
O vice-governador do Tocantins e pré-candidato ao Governo do Estado, Laurez Moreira, participou neste domingo, 24, da cavalgada que abriu oficialmente a 51ª edição da Expo Gurupi. Ao lado de lideranças políticas, produtores rurais, cavaleiros e amazonas, Laurez foi recebido com entusiasmo pela população durante o percurso pelas ruas da cidade e mostrou sua força política.
A cavalgada reuniu representantes do setor produtivo e celebrou a força do agronegócio, atividade que movimenta a economia de Gurupi e de todo o Tocantins. Laurez destacou a importância do homem e da mulher do campo para o desenvolvimento do Estado, especialmente na geração de emprego, renda e oportunidades. “Gurupi tem uma das economias mais fortes do Tocantins e isso passa diretamente pela força do agro, pelo trabalho dos produtores rurais e pela tradição do nosso povo. É uma cidade que cresce, produz e ajuda a movimentar todo o Estado”, afirmou.

O vice-governador também conversou com produtores, empresários e moradores da região sul do Estado, ouvindo demandas e debatendo temas ligados à infraestrutura, produção agrícola e fortalecimento da economia regional.

Além da importância econômica, a cavalgada também foi marcada pela valorização das tradições culturais do interior tocantinense. A abertura da Expo Gurupi reuniu famílias e reforçou costumes que fazem parte da identidade da população da região sul do Estado.
Laurez afirmou ainda que preservar as tradições e apoiar o setor produtivo são ações que caminham juntas no fortalecimento do Tocantins. “O agro gera desenvolvimento, mas também carrega a história, a cultura e a identidade do nosso povo”, completou.
Da Assessoria
O pré-candidato ao Governo do Tocantins e vice-governador, Laurez Moreira, recebeu nesta sexta-feira, 22, em Gurupi, o empresário paranaense Alfons Gardemann, principal sócio e presidente (CEO) da Pado, a maior indústria de cadeados e fechaduras do Brasil. O encontro contou também com a presença do pré-candidato ao Senado e ex-governador, Mauro Carlesse, além de deputados, vereadores e empresários da região.
A Pado é referência no setor de segurança e metalurgia, consolidando-se como uma das marcas mais tradicionais do país. A visita de um dos principais empresários do Paraná ao Tocantins foi uma oportunidade de apresentar as potencialidades econômicas do Estado e ampliar o diálogo para futuros investimentos.
Laurez apresentou as vocações econômicas das diferentes regiões tocantinenses e defendeu que o Estado precisa transformar seu potencial produtivo em oportunidades concretas para a população, especialmente na geração de empregos e renda.
“O Tocantins possui localização estratégica, força no agronegócio e capacidade de crescimento, mas precisa de articulação e conhecimento da realidade local para atrair grandes empresas e estimular o desenvolvimento regional. Conheço os 139 municípios do Tocantins, suas dificuldades e também as oportunidades que cada região possui. Nosso Estado tem potencial para receber grandes investimentos, gerar empregos e criar novas oportunidades para as famílias tocantinenses. É isso que a população espera”, afirmou.
Laurez e Carlesse apresentaram aos empresários informações sobre o agronegócio, logística e setores estratégicos do Tocantins, destacando áreas com potencial para expansão econômica e novos empreendimentos.
Ao final da reunião, Alfons Gardemann e sua comitiva demonstraram entusiasmo com as oportunidades existentes no Estado e elogiaram o conhecimento apresentado sobre a economia e as potencialidades do Tocantins.