Da Assessoria
Durante agenda da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada nesta terça-feira, 19, no Congresso Nacional, o vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes participou de reunião com prefeitos, prefeitas e parlamentares da bancada federal do Tocantins para discutir ações voltadas ao fortalecimento dos municípios e avanços para o desenvolvimento do Estado.
O encontro contou com a presença da senadora Professora Dorinha Seabra, além de deputados federais, gestores municipais e lideranças políticas do Tocantins que estão em Brasília participando da mobilização nacional promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que segue até esta quarta-feira, 20. Antes da reunião, Eduardo Gomes também participou de um café da manhã com prefeitos e lideranças tocantinenses. Na noite desta terça-feira, ainda está prevista uma confraternização com prefeitos e prefeitas do Estado.
União da bancada e defesa do municipalismo
Em seu discurso, Eduardo Gomes destacou a importância da união da bancada federal em defesa das pautas municipalistas e relembrou a atuação do ex-senador João Ribeiro como referência no fortalecimento da relação entre os municípios e o Congresso Nacional.
O senador também enfatizou entregas realizadas para os municípios tocantinenses, entre elas a destinação de veículos para ações sociais. Segundo ele, a partir da próxima semana serão entregues 56 caminhonetes aos municípios do Tocantins, destinadas diretamente às áreas de assistência social.
Investimentos e articulação institucional

Outro ponto destacado por Eduardo Gomes foi a atuação conjunta da bancada federal na consolidação do orçamento impositivo, na ampliação de investimentos federais para os municípios e em conquistas estruturantes para o Estado, como a implantação da superintendência da Codevasf no Tocantins, a expansão do Programa Calha Norte e a criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
“O recurso do município é do município. Essa mão nunca assinou mudança de destinação de recurso de prefeitura por posição partidária. O nosso compromisso sempre foi com os municípios e com a população do Tocantins”, afirmou o senador durante a reunião.
Ao final do encontro, Eduardo Gomes também falou sobre os desafios futuros e defendeu a continuidade do trabalho político em parceria com os municípios. “É preciso continuar ousando e buscando o espaço que o Tocantins merece no cenário nacional”, declarou.
Prefeitos declaram apoio à reeleição

Durante a agenda em Brasília, prefeitos manifestaram apoio à reeleição do senador. O prefeito de Talismã, Flávio Cristo Rei, afirmou “Estou apoiando o nosso senador Eduardo Gomes. Quem fez, fez. Quem não fez, não faz mais. Vamos juntos”.
O prefeito de Cariri do Tocantins, Tetin, declarou “O meu apoio é totalmente do senador Eduardo Gomes. Cariri está com Eduardo Gomes”.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, também reforçou a parceria institucional com o senador. “Eduardo Gomes é um grande companheiro de Gurupi. Na nossa gestão, eu tenho o prazer de ter a sua mão amiga no município. Agora, nessas eleições, ele está reconduzindo ao Senado e Gurupi estará presente nessa sua grande vitória”, concluiu.
Da Assessoria
Sob coordenação da senadora Professora Dorinha, a bancada federal do Tocantins já assegurou mais de R$ 1,4 bilhão em recursos para investimentos nos municípios tocantinenses. A prestação de contas foi apresentada nesta terça-feira (19), durante reunião com prefeitos que participam da XXVII Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios. Os recursos atendem áreas consideradas prioritárias pelas gestões municipais, como saúde, infraestrutura, educação, segurança pública, agricultura e assistência social.
A senadora Professora Dorinha destacou que o trabalho da bancada tem sido construído com foco nas necessidades reais dos municípios.
“Quem conhece a realidade do Tocantins sabe que é nos municípios que os problemas aparecem primeiro e é lá também que as pessoas esperam as respostas. Defender o municipalismo é garantir que os prefeitos tenham condições de cuidar da saúde, da infraestrutura, da educação e da população”, afirmou.
Durante a reunião, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Cristalândia, Big Jow, apresentou as demandas principais das prefeituras, destacou as dificuldades enfrentadas e reconheceu a atuação da bancada federal. “Hoje nossas maiores demandas são saúde, transporte escolar, estradas vicinais e combustível, que está muito caro. Graças a Deus temos uma bancada forte e municipalista. Sem esse apoio, muitos municípios estariam em dificuldade”, afirmou.
Big Jow também defendeu mais recursos para a assistência social. “É uma área que precisa de mais atenção e mais apoio financeiro para que os municípios consigam atender quem mais precisa”, completou.
Da Assessoria
O pré-candidato ao Governo do Tocantins e vice-governador do Estado, Laurez Moreira (PSD), homenageou Palmas pelo aniversário de 37 anos, comemorado nesta quarta-feira, 20. Ao destacar a trajetória da mais jovem capital do Brasil, Laurez ressaltou as riquezas naturais, o potencial econômico do município e, principalmente, a contribuição das pessoas que ajudaram e continuam ajudando a construir a história da cidade.
“Palmas nasceu do sonho da nossa gente e foi construída pelos braços fortes dos pioneiros, homens e mulheres que acreditaram nessa terra e dedicaram suas vidas para transformar esse sonho em realidade. Hoje, essa história continua com as novas gerações, com os filhos e filhas de Palmas, com quem empreende, trabalha, estuda, produz e constrói a nossa capital todos os dias. A maior riqueza de Palmas é o seu povo”, afirmou.
Com mais de 323 mil habitantes, Palmas se consolidou como principal polo econômico, administrativo e de serviços do Tocantins. Dados recentes do Novo Caged mostram que a capital concentrou mais de 40% das vagas formais de emprego geradas no estado no primeiro trimestre, reforçando sua importância para a economia tocantinense.
Para Laurez Moreira, o crescimento da capital exige uma relação de parceria direta entre o Governo do Estado e o município, com foco em qualidade de vida, desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Segundo ele, Palmas precisa de mais investimentos em turismo, estímulos para a atração de novas empresas, fortalecimento da educação técnica e profissionalizante, além de políticas públicas capazes de gerar oportunidades para os jovens, que representam o futuro da capital e do Tocantins.
“Palmas é rica pela natureza, pela localização estratégica, pelas oportunidades e pelas pessoas que vieram em busca de uma vida digna e de um futuro melhor. Desenvolvimento sustentável se faz investindo em gente, em educação, em trabalho e em oportunidades”, concluiu.
O jogo sucessório segue em aberto, com Dorinha Seabra liderando pesquisas, oposição crescendo e o peso da máquina governista prestes a entrar em campo
Por Edson Rodrigues e Edivaldo Rodrigues
O cenário político do Tocantins caminha para uma disputa intensa em 2026. O governo sabe que a pré-candidatura do deputado Vicentinho Júnior acabou se aproximando, em pontos percentuais, da pré-candidata à governadora professora Dorinha Seabra, fortalecendo sua posição. Ao mesmo tempo, o pré-candidato Laurez Moreira não pode ser subestimado, pois tem potencial para crescer após as convenções partidárias.
Contudo, como destaca o Observatório Político de O Paralelo 13, “o jogo sucessório para o governo está em aberto”. A força do governador Wanderlei Barbosa, que ostenta 83% de aprovação, será decisiva. Até as convenções, a incógnita é se esse apoio se transformará em votos efetivos para Dorinha Seabra.
A CRISE DAS PESQUISAS ELEITORAIS

No Tocantins, a credibilidade das pesquisas de intenção de voto sofreu um duro golpe. Nas eleições municipais de 2024, institutos apontavam vitória em primeiro turno da deputada Janad Valcari em Palmas, resultado que não se confirmou.
Só este ano os mesmos institutos que passaram longe do resultado das urnas em 2024, e uma nova empresa de nome peculiar, já somam 11 pesquisas suspensas pela Justiça Eleitoral, alguns multados em mais de 50 mil reais, trazendo total descrédito desmoralização ante os eleitores, com a consequência clara de que até outubro, por mais que jurem fidelidade na metodologia, as pesquisas feitas por instituto mambembes não terão peso no processo sucessório.
NOVAS CANDIDATURAS E O ELEITOR SILENCIOSO

Entre os nomes que podem mexer no tabuleiro está o ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, que avalia disputar uma das duas vagas ao Senado. O estado terá uma eleição majoritária com cerca de 11 pré-candidatos, incluindo dois que buscam a reeleição, que são O atual vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes, que lidera pesquisas nacionais de intenção de voto, tanto estimuladas quanto espontâneas e Irajá Abreu
Mas, como o já foi dito antes, liderar pesquisas não garante vitória e a disputa promete ser de “gigantes de alto e médio porte”.

Outro nome que surge é o ex-deputado e ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, que anunciou nas redes sociais sua pré-candidatura ao Senado pelo PT do presidente Lula. Caso se confirme uma chapa majoritária encabeçada por Kátia Abreu, liderança feminina de peso, haverá uma profunda mexida no tabuleiro sucessório.
A MATEMÁTICA DO SENADO
Segundo análises apresentadas ao Observatório Político de O Paralelo 13 em reunião com cientistas políticos da região Norte, o pré-candidato ao Senado que não alcançar ao menos 178 mil votos estará fora da disputa. Há um grupo de quatro nomes que pode chegar entre 220 mil e 245 mil votos.
As oscilações medidas por inteligência artificial variam entre 4,5% e 5,2%, revelando um quadro de alta indecisão. “Quem não sair da bolha pode ser derrotado”, alerta o estudo. O voto para senador, sendo majoritário, exigirá contato direto com o eleitor.
O PESO DA MÁQUINA GOVERNISTA

A candidatura de Dorinha Seabra, apoiada pelo governador Wanderlei Barbosa, reúne todos os ingredientes para se consolidar: maior número de prefeitos, vereadores e deputados estaduais ao seu lado, além do fundo eleitoral robusto e apoio de partidos com representação no Congresso.

Carlos Gaguim, Dorinha Seabra e Edaurdo Gomes
Mas é importante destacar que Dorinha tem uma trajetória própria de serviços prestados à educação no Tocantins e nos municípios. Atuou como professora em Arraias, foi secretária da Prefeitura de Palmas, exerceu cargos de secretária estadual em diferentes momentos, além de ter sido deputada federal e senadora. Sua qualificação é reconhecida nacionalmente, tendo se destacado no Congresso como defensora da educação.
Ela continua liderando as pesquisas de intenção de voto e chegou até aqui sem depender da máquina governista, mas sim com trabalho, articulação e apoio de aliados estratégicos como o senador Eduardo Gomes, vice-presidente do Senado, e o deputado federal Carlos Gaguim, que já foi deputado estadual, presidente da Assembleia e governador interino.

Amélio Cayres, Vicentinho Júnior e Alexandre Guimaães
Tudo, porém, dependerá de como o governo se comportará no apoio a Dorinha. A oposição não é fraca: tanto Vicentinho Júnior quanto Laurez Moreira têm crescido. Vicentinho, inclusive, realizou um grande evento de pré-lançamento em Porto Nacional, reunindo multidão, o que levou Dorinha a considerar um relançamento de sua própria pré-candidatura. Esses movimentos serão analisados pelos formadores de opinião e pela população.
Por enquanto, Dorinha segue na liderança das pesquisas, mas a entrada oficial do governador Wanderlei Barbosa e de seus aliados poderá gerar repercussões positivas na opinião pública. O Observatório Político de O Paralelo 13 acompanhará de perto esse processo.

Na verdade, nenhuma das três principais candidaturas pode ser considerada consolidada neste momento. Todas ainda estão em fase de articulação e estratégia. Não se pode esquecer que uma eventual candidatura de Kátia Abreu pelo PT também pode influenciar fortemente o tabuleiro sucessório. Até as convenções, tudo permanece em movimento.
O processo sucessório no Tocantins está longe de definido. A força governista é real, mas a oposição tem nomes capazes de crescer e surpreender. A crise das pesquisas eleitorais adiciona incerteza, e o Senado promete uma disputa acirrada.
O jogo sucessório está em aberto. Quem viver, verá!.

Parlamentar ressalta que destinação de recursos é fundamental para entregar resultados concretos; saúde e infraestrutura são as áreas que mais receberam dinheir
Da Assessoira
O deputado federal Tiago Dimas (Podemos-TO) viabilizou quase R$ 120 milhões em recursos para o Tocantins desde o seu retorno à Câmara dos Deputados, em agosto de 2025. O montante, estruturado sob a ótica de um mandato municipalista voltado para a entrega de resultados concretos, contempla quase 30 cidades de diferentes regiões do estado. É amparado por essa forte atuação de entregas que o deputado está em Brasília recebendo dezenas de prefeitos tocantinenses nesta semana, durante a XXVII Marcha A Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).
Em apenas 10 meses de trabalho nesta etapa do mandato, as destinações já alcançam e beneficiam cerca de 720 mil habitantes. Esse volume representa aproximadamente 48% de toda a população tocantinense, considerando os dados oficiais do Censo Demográfico de 2022 do IBGE, que estimou a população total do estado em 1,51 milhão de pessoas. “Nós sabemos que a maior parte dos recursos públicos no Brasil infelizmente fica longe dos municípios. O dinheiro está aqui em Brasília com a União e nos governos de estado. Faz parte do nosso trabalho dar o aporte necessário para que o recurso chegue lá na ponta, pois são as prefeituras que atendem diretamente a população. Esse trabalho é fundamental para entregar resultados concretos”, pontuou o deputado
Estratégia coordenada
A estratégia de alocação dos investimentos priorizou as necessidades mais urgentes das administrações municipais. A Saúde foi a área com o maior aporte financeiro, garantindo o custeio da Atenção Primária, de Média e Alta Complexidade, além de viabilizar obras de estruturação e aquisição de equipamentos de grande porte.
A Infraestrutura Urbana aparece como o segundo eixo mais beneficiado, assegurando obras essenciais de pavimentação, recapeamento asfáltico e adequações viárias. Além disso, os recursos articulados pelo parlamentar financiam diversas outras frentes pelo estado, englobando a modernização da iluminação pública pelo programa Clareou TO, o fortalecimento da agricultura e manutenção de estradas vicinais com a entrega de maquinários via Codevasf, bem como investimentos fundamentais em Turismo, Esporte, Assistência Social e Educação.
Quadro Informativo: Resumo dos Recursos por Eixo (2025/2026):
Saúde R$ 56.109.295,00
Infraestrutura Urbana R$ 34.941.100,00
Clareou TO (Iluminação e Telegestão) R$ 11.229.138,93
Agricultura / CODEVASF / Estradas R$ 7.363.992,00
Turismo / Esporte / Lazer R$ 5.340.196,00
Assistência Social R$ 1.762.000,00
Educação R$ 1.600.000,00
Total Geral R$ 118.345.721,93