Da Assessoria

 

 

O município de Palmas foi contemplado com 280 melhorias habitacionais por meio do Programa Periferia Viva – Reformas, do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Cidades em parceria com a CAIXA Econômica Federal. As propostas selecionadas foram publicadas oficialmente na Portaria MCID nº 555, de 15 de maio de 2026, no Diário Oficial da União.

 

As ações beneficiarão diretamente 140 famílias no setor Irmã Dulce e outras 140 famílias na região do Taquari, tendo como agente promotor a empresa tocantinense Mendes & Borges Engenharia LTDA, reconhecida nacionalmente pelo trabalho técnico e social desenvolvido na área de regularização fundiária e melhorias urbanas.

 

A conquista contou com articulação institucional da senadora Professora Dorinha (União), que destacou a importância do programa para levar dignidade às famílias mais vulneráveis. “Muitas vezes, uma reforma de banheiro, a ampliação de um quarto ou a melhoria estrutural de uma casa transforma a vida de uma família tanto quanto a entrega de uma nova moradia. Habitação também é dignidade, saúde e qualidade de vida. Vamos trabalhar para garantir celeridade na contratação junto à CAIXA e ampliar cada vez mais os recursos dessa política pública para atender mais famílias do Tocantins e do Brasil”, afirmou a senadora.

 

Dorinha também ressaltou sua atuação na construção orçamentária federal para fortalecimento das políticas habitacionais. “Como relatora do Orçamento da União de 2026 na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, defenderei a ampliação dos recursos destinados às melhorias habitacionais e à urbanização de áreas vulneráveis. Isso é apenas o começo.”

 

A Mendes & Borges Engenharia, empresa de origem palmense que atualmente desenvolve projetos em estados como Pernambuco e Tocantins, destacou que o foco será garantir um processo técnico, democrático e eficiente para seleção das famílias prioritárias.

 

Segundo os sócios-proprietários Marcelo Borges e Josias Borges, o trabalho será realizado em parceria com entidades de moradia, lideranças comunitárias e com apoio institucional da Prefeitura de Palmas.

 

“Nosso objetivo é construir um levantamento técnico sério e transparente, identificando as famílias que realmente mais precisam. A Mendes & Borges nasceu em Palmas e tem orgulho de contribuir com soluções urbanas e sociais que geram impacto direto na vida das pessoas”, destacaram os dirigentes da empresa.

 

A articulação institucional para viabilização e execução do programa será construída pela senadora Professora Dorinha Seabra em parceria com o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, envolvendo também entidades de moradia, lideranças comunitárias e equipes técnicas, com objetivo de garantir um levantamento social eficiente e democrático para atender prioritariamente as famílias em situação de maior vulnerabilidade.

 

O Programa Periferia Viva – Reformas integra a política nacional de urbanização e melhorias habitacionais do Governo Federal e prevê intervenções como reforma de banheiros, instalações hidrossanitárias, ampliação de cômodos, melhorias estruturais e adequações sanitárias em residências de famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

A expectativa agora é concluir rapidamente os procedimentos de habilitação e contratação junto à CAIXA Econômica Federal para início das obras e execução das melhorias habitacionais em Palmas.

 

 

 

Posted On Terça, 19 Mai 2026 13:33 Escrito por

 Da Assessoria

 

 

 

O pré-candidato ao Governo do Tocantins e vice-governador do Estado, Laurez Moreira (PSD), defendeu a ampliação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional, à atração de investimentos e à geração de emprego e renda no interior do estado. A manifestação ocorre após dados do Caged, apontarem que Palmas concentrou 41,2% dos empregos formais criados no Tocantins no primeiro trimestre do ano, cenário que, segundo Laurez Moreira, reforça a necessidade de fazer o crescimento econômico chegar também aos demais municípios.

 

“O Tocantins é muito grande. Somos 139 municípios, e o desenvolvimento precisa chegar a todas as regiões. Palmas tem um papel importante como capital e polo econômico, mas o interior também precisa de oportunidades, de empresas, de emprego e de renda. Está faltando uma política pública mais forte para descentralizar a economia e fazer o Tocantins crescer por inteiro”, afirmou Laurez.

 

Segundo o pré-candidato, mais de 1,2 milhão de tocantinenses vivem fora da capital, em municípios que precisam de infraestrutura, apoio ao setor produtivo, qualificação profissional e um ambiente mais favorável à atração de investimentos. Laurez também citou sinais de alerta para a economia estadual, como a queda do Tocantins no ranking de competitividade e a retração da produção industrial, apontadas em levantamentos recentes divulgados pela imprensa, e defendeu planejamento para fortalecer a confiança de empresários, produtores rurais e trabalhadores.

 

“Desenvolvimento regional se faz com estrada decente, escola boa, saúde funcionando, crédito acessível, impostos justos, incentivo a quem empreende e qualificação para os trabalhadores do campo e da cidade. É assim que a gente leva empresas para o interior, fortalece os municípios e cria oportunidade perto de onde as pessoas vivem. É momento de olhar para todas as regiões do Tocantins e fazer os investimentos e oportunidades chegarem a todos”, concluiu.

 

 

Posted On Terça, 19 Mai 2026 13:32 Escrito por

Por Edson Rodrigues e Edivaldo Rodrigues 

 

 

A sucessão estadual de 2026 começa a entrar em uma fase mais sensível. À medida que se aproximam as convenções partidárias, aumentam também os conflitos internos, as disputas silenciosas por espaços de poder e os desconfortos dentro dos próprios grupos políticos.

 

Nos bastidores, praticamente todos os palanques convivem hoje com interesses distintos, projetos pessoais e divergências estratégicas. E isso já começa a ser percebido pelas bases políticas espalhadas pelos municípios tocantinenses.

 

 

 

O Observatório Político de O Paralelo13 conversou reservadamente com o vice-governador e pré-candidato ao Governo do Estado, Laurez Moreira, durante um café na tarde desta segunda-feira. Laurez demonstrou tranquilidade em relação ao atual cenário político e afirmou estar satisfeito com a receptividade encontrada durante suas visitas em diversas regiões do Estado.

 

Mas foi taxativo ao abordar um tema que vem sendo discutido nos bastidores da política tocantinense sobre a possível federalização da disputa estadual. Segundo Laurez, sua candidatura não será vinculada nem à polarização da direita, nem à da esquerda. “Não vou federalizar minha candidatura. Meu palanque será o do povo tocantinense. Tenho votos tanto da direita quanto da esquerda e não pretendo transformar a eleição estadual em uma disputa ideológica nacional”, afirmou.

 

 

O vice-governador também negou qualquer articulação direta com a direção estadual do PT ou com os grupos responsáveis pela organização do palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tocantins.

 

O pré-candidato afirmou que construir uma campanha baseada em propostas administrativas e debates públicos. “Quero ir aos debates promovidos pelas redes de rádio, televisão, veículos de comunicação e entidades classistas. É lá que a população vai conhecer nossas propostas para o Tocantins. Não esperem de mim agressões. Esperem um combatente político, mas com respeito, equilíbrio e propostas”, declarou.

 

Durante a conversa, Laurez Moreira também fez referências a figuras históricas que, segundo ele, influenciam sua visão política, como Juscelino Kubitschek, Pedro Ludovico Teixeira e José Wilson Siqueira Campos. Laurez tenta construir uma imagem de candidato moderado, municipalista e distante das polarizações nacionais. Nos bastidores, aliados avaliam que essa estratégia busca ampliar diálogo com diferentes segmentos do eleitorado tocantinense.

 

WANDERLEI PODERÁ NÃO ABRIR MÃO DA INDICAÇÃO DO VICE

 

Se na oposição existe esforço para evitar conflitos ideológicos, dentro da base governista o principal ponto de tensão continua sendo a escolha da vaga de vice na chapa da senadora Professora Dorinha Seabra.

 

O Observatório Político de O Paralelo13 ouviu nesta segunda-feira um membro de primeiro grau da família do governador Wanderlei Barbosa, que foi direto ao tratar do assunto. Segundo a fonte, “não existe espaço” para que a indicação do vice-governador da chapa governista não passe diretamente pelo governador Wanderlei Barbosa.

 

Prefeito de Palmas Edaurdo Siquera  e a senadora Dorinha Seabra

 

A avaliação interna do grupo é de que Wanderlei abriu mão de um projeto político extremamente confortável para apoiar a construção da candidatura de Dorinha Seabra. Aliados lembram que o governador possuía um mandato praticamente garantido de oito anos ao Senado Federal e que sua esposa também possuía espaço político consolidado para disputar mandato à Câmara Federal.

 

Além disso, integrantes da base lembram que Wanderlei também possuía dentro do próprio grupo um nome considerado competitivo e de consenso que era o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres.

 

 Deputado Carlos Gaguim 

 

Segundo a fonte ouvida pelo Observatório, a composição majoritária já teria chegado praticamente pronta de Brasília, com Dorinha ao Governo, Eduardo Gomes buscando a reeleição ao Senado e Carlos Gaguim como candidato à segunda vaga ao Senado. “Nesse cenário, não seria justo o governador também não indicar o vice”, resumiu a fonte.

 

 

 Senaador Edaurdo Gomes o governador Wanderlei e a senadora Dorinha 

 

A declaração evidencia o nível de sensibilidade que envolve hoje a construção da chapa governista. Nos bastidores, o clima é descrito por aliados como instável.

 

Há setores da base que defendem uma mulher como vice. Outros grupos trabalham por indicações regionais. Existem ainda alas partidárias tentando ocupar espaço dentro da composição majoritária.

 

 

 

Publicamente, Dorinha Seabra mantém discurso de equilíbrio e afirma que a definição será feita de maneira coletiva. Porém, segundo fontes ouvidas pelo Observatório, algumas indicações já teriam sido vetadas internamente nos bastidores políticos.

 

O fato é que a decisão sobre o vice dificilmente será terceirizada. E dentro do grupo governista cresce a percepção de que a palavra final passará diretamente pelo governador Wanderlei Barbosa.

 

ELEITORADO FEMININO PODE TER PAPEL DECISIVO EM 2026

Outro fator que começa a ser observado com atenção pelos grupos políticos é o perfil do eleitorado tocantinense. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o Tocantins possui maioria feminina entre os eleitores aptos a votar. Segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral, as mulheres representam 50,53% do eleitorado estadual, enquanto os homens correspondem a 49,47%. Em números absolutos, o Estado possui mais de 591 mil eleitoras e cerca de 579 mil eleitores.

 

Estrategistas políticos observam que o eleitorado feminino tocantinense tem demonstrado comportamento cada vez mais independente nas últimas eleições, tornando a disputa ainda mais imprevisível.

 

ELEITORES REAGEM À TENTATIVA DE MANIPULAÇÃO DE PESQUISAS

 

Enquanto parte dos pré-candidatos ao Governo do Tocantins segue tentando nacionalizar a disputa estadual entre direita e esquerda, com acusações mútuas e movimentos de desconstrução política entre adversários, cresce entre os eleitores tocantinenses um sentimento de desconfiança em relação a pesquisas eleitorais consideradas suspeitas ou sem credibilidade.

 

O Observatório Político de O Paralelo13 tem acompanhado de perto a crescente judicialização envolvendo levantamentos de intenção de voto no Tocantins. Somente nos primeiros cinco meses de 2026, mais de dez pesquisas foram questionadas, suspensas ou invalidadas pela Justiça Eleitoral por indícios de irregularidades documentais, inconsistências técnicas e descumprimento de exigências legais.

 

Nos bastidores políticos, a avaliação de importantes observadores é de que existe uma tentativa clara de utilização de pesquisas como instrumento de indução psicológica do eleitorado, numa estratégia de autoafirmação artificial de determinadas candidaturas.

 

A situação ganhou ainda mais repercussão após decisões recentes da Justiça Eleitoral suspendendo levantamentos divulgados no Estado. Em um dos casos mais comentados, a Justiça do Tocantins suspendeu pesquisa do Instituto Real Time e aplicou multa superior a R$ 53 mil por irregularidades documentais.

 

O episódio aumentou ainda mais o debate sobre credibilidade e responsabilidade na divulgação de pesquisas eleitorais durante o processo sucessório de 2026.

 

O fato é que o eleitor tocantinense demonstra cada vez mais resistência a movimentos considerados artificiais dentro do processo político. E, diante do elevado número de pesquisas questionadas judicialmente, cresce a cobrança por mais transparência, responsabilidade e respeito ao eleitorado tocantinense.

 

O JOGO SEGUE ABERTO

 

 

 

O Observatório Político de O Paralelo13 reafirma que a sucessão estadual de 2026 permanece completamente aberta. As convenções partidárias deverão aprofundar ainda mais os conflitos de interesses dentro dos grupos políticos, principalmente na disputa por espaços na chapa majoritária, no Senado e nas candidaturas proporcionais.

 

Até lá, o cenário continuará marcado por negociações silenciosas, disputas internas e muita movimentação nos bastidores.

 

E, no meio desse tabuleiro político, cresce uma certeza entre importantes observadores da política tocantinense, afinal quem não conseguir administrar os próprios conflitos internos poderá chegar fragilizado ao momento decisivo da sucessão estadual.

 

 

Posted On Terça, 19 Mai 2026 03:26 Escrito por

Projeto é inaugurado com apoio da senadora Professora Dorinha, que destaca importância da tecnologia para a educação

 

 

Da Assessoria

 

 

“Garantir na educação significa fortalecer a qualificação, mas também a inclusão digital. A conexão é um instrumento de redução das desigualdades. A internet hoje é ferramenta de trabalho, de conexão e de cidadania”. Assim a senadora Professora Dorinha (União) destacou a importância da inclusão digital durante a inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) LAB Palmas, nesta segunda-feira (18), em Palmas. O evento contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, além de representantes de instituições sociais, lideranças políticas e autoridades locais.

 

O CRC LAB Palmas vai recuperar equipamentos eletrônicos descartados, promovendo inclusão digital e sustentabilidade. Os computadores recondicionados serão destinados gratuitamente a escolas públicas, bibliotecas, telecentros e entidades sociais. O espaço também oferecerá cursos de capacitação em tecnologia e manutenção de equipamentos.

 

 

A senadora Professora Dorinha articulou para que houvesse a entrega de computadores via Ministério das Comunicações para garantir que o Tocantins fosse contemplado pelo programa federal “Computadores para a Inclusão”. São 250 computadores que irão contemplar as seguintes instituições: para atendimento à Federação das Apaes do Tocantins, ao COMAM (Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas); Instituto Ação e Inclusão (IAI), de Araguaína; Secretaria Municipal da Assistência Social de Araguaína (SEMAS); e ETI Anísio Teixeira.

 

Durante a cerimônia, foram entregues cheques simbólicos referentes à doação de computadores recondicionados para entidades e instituições do Tocantins. Ao todo, a ação integra a meta de doação de mil computadores e 650 certificações em cursos de tecnologia e sustentabilidade.

 

O ministro Frederico de Siqueira Filho ressaltou a importância da conectividade para a transformação social e destacou os avanços do programa no Tocantins. “Hoje não existe inclusão social sem inclusão digital. Hoje, 80% das escolas do estado do Tocantins estão conectadas com internet e a ideia é que até o final do ano a gente consiga conectar 100%. Já são cerca de 1.300 escolas no estado conectadas”, afirmou o ministro.

 

À tarde, a comitiva realizou visita técnica à ETI Anísio Teixeira para acompanhar as ações do Programa Escolas Conectadas e verificar os impactos da conectividade no ambiente escolar, com acesso à internet de alta velocidade e ferramentas digitais para estudantes e professores.

 

 

Posted On Terça, 19 Mai 2026 02:46 Escrito por

 

Da Assessoria

 

 

Preocupado com os impactos causados pela interrupção do tráfego na Ponte Transaraguaia, localizada na BR-230, o vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, encaminhou nesta segunda-feira, 18, ofício ao diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão, solicitando providências urgentes para garantir o deslocamento da população e o acesso a serviços essenciais na região afetada.

 

No documento, o senador manifesta preocupação com os impactos causados pela interrupção do tráfego na região de fronteira, que tem comprometido o deslocamento da população e o acesso a serviços essenciais. Eduardo Gomes também solicitou a adoção imediata de medidas emergenciais e planos de contingência para reduzir os prejuízos causados pela interdição.

 

Entre os pedidos apresentados ao DNIT, está a análise e concessão de autorização extraordinária para operação de travessia por balsas, como alternativa temporária para garantir o fluxo logístico e o transporte da população afetada.

 

“Estamos tratando de uma situação grave, que afeta diretamente o direito de ir e vir da população e compromete o acesso a serviços essenciais. É necessário agir com rapidez para evitar o isolamento da região e garantir alternativas seguras de transporte”, afirmou Eduardo Gomes.

 

O senador também cobrou informações detalhadas sobre as causas técnicas da interdição da ponte, além do cronograma oficial para início e conclusão das obras de reparo, manutenção ou reconstrução da estrutura.

 

No ofício, Eduardo Gomes reforça a necessidade de celeridade na atuação do DNIT diante da relevância pública e da criticidade do cenário enfrentado pela população da região afetada.

 

 

Posted On Terça, 19 Mai 2026 02:32 Escrito por
Página 24 de 1096