Da Assessoria 

 

 

Recursos para educação, pesquisa e infraestrutura marcaram a agenda nesta sexta-feira, 22, no sudeste do Tocantins, com anúncios feitos pelo vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes. Ao lado do governador Wanderlei Barbosa e da senadora Professora Dorinha Seabra, o senador confirmou R$ 600 mil em emendas para Almas e a destinação de R$ 10 milhões para a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), sendo metade voltada à implantação de um centro de pesquisa em terras raras e mineração em Dianópolis.

 

R$ 600 mil destinados a Almas

 

Em Almas, Eduardo Gomes anunciou a destinação de R$ 600 mil em emendas para o município e participou da assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário. A obra receberá investimento de R$ 4,4 milhões do Governo do Tocantins.

 

Durante o evento, o senador destacou a atuação conjunta da base política e afirmou que o foco do grupo é a entrega de resultados à população.

 

“Fazer política na época da política dizendo que vai consertar tudo é fácil. O momento agora é de trabalho e só quem tem entrega pode dizer quem fez de verdade. Esse grupo aqui está trabalhando de verdade”, afirmou.

 

O senador ainda prestou contas dos recursos destinados ao município e reforçou o compromisso com investimentos estruturantes para a região. Eduardo Gomes já destinou cerca de R$ 5 milhões para Almas. “Nada é mais importante do que pensar sempre no povo”, afirmou.

 

R$ 10 milhões para a Unitins

 

 

 

Já em Dianópolis, Eduardo Gomes participou da entrega do novo campus da Unitins, obra executada pelo Governo do Tocantins com investimento de R$ 30 milhões.

 

Durante a solenidade, o senador anunciou a destinação de R$ 10 milhões para a universidade. Metade dos recursos será utilizada na implantação de um centro de pesquisa em terras raras e mineração em Dianópolis.

 

“A obra está pronta e a parte mais importante vem agora”, afirmou o senador ao defender parcerias entre universidade, setor produtivo e iniciativa privada para impulsionar pesquisas e inovação no Tocantins.

 

Eduardo Gomes também defendeu o fortalecimento da instituição como instrumento estratégico para o desenvolvimento regional. “Temos que fazer da Unitins aquela universidade que, para cada um real investido, arrecade dez em investimentos”, declarou.

 

 

Posted On Sábado, 23 Mai 2026 07:29 Escrito por

Da Assessoria

 

 

Em reconhecimento à atuação em defesa do empreendedorismo e das pautas ligadas ao setor produtivo, o vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes recebeu uma moção de aplausos da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), durante mais uma edição do tradicional Café com Empresários, realizada nesta sexta-feira, 22, em Palmas.

 

O encontro reuniu empresários, lideranças e representantes do comércio local em um ambiente voltado ao diálogo, networking e fortalecimento das relações institucionais entre o setor produtivo e o poder público.

 

Durante o evento, Eduardo Gomes destacou a importância de manter diálogo permanente com quem gera emprego, renda e movimenta a economia no Tocantins. “É uma honra contribuir e caminhar ao lado de quem acredita no desenvolvimento da nossa cidade. O comércio forte, o empreendedor valorizado e o setor produtivo respeitado são fundamentais para o crescimento de Palmas e do Tocantins”, afirmou.

 

Reconhecimento ao trabalho no Congresso

 

 

A homenagem entregue pela Acipa reconheceu a atuação de Eduardo Gomes no Congresso Nacional em pautas voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios, incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico.

 

O presidente da Acipa, Joseph Madeira, ressaltou a importância da participação do senador no encontro e destacou a contribuição do parlamentar para as demandas do empresariado tocantinense. “O Café com Empresários se fortalece a cada edição como um ambiente de conexões, oportunidades e diálogo direto entre quem empreende e quem atua em defesa do setor produtivo”, destacou.

 

Espaço de diálogo com empresários

 

Durante o encontro, empresários e diretores da Acipa apresentaram demandas da classe empresarial ao senador Eduardo Gomes, que reafirmou o compromisso com iniciativas voltadas à geração de empregos, crescimento econômico e fortalecimento do comércio local.

 

Além do senador, o evento contou com a presença do deputado estadual Jair Farias e de lideranças empresariais de diversos segmentos.

 

 

 

Posted On Sexta, 22 Mai 2026 15:44 Escrito por

 

Da Assessoria

 

 

O pré-candidato ao Governo do Tocantins e vice-governador, Laurez Moreira (PSD), participou na noite desta quinta-feira, 21, da XXV Expoagro de Divinópolis do Tocantins. O evento reuniu produtores rurais, lideranças políticas, empresários e moradores da região em uma celebração das tradições do interior e da força do agronegócio tocantinense.

 

 

Laurez Moreira enalteceu a importância das exposições agropecuárias para a economia dos municípios e para a valorização da cultura do homem do campo. “Cada exposição agropecuária representa muito mais do que negócios. É o encontro das famílias, dos produtores, dos trabalhadores rurais e das pessoas que acreditam no potencial do nosso Estado. O Tocantins tem raízes fortes no campo e precisamos valorizar cada vez mais as tradições do interior”, afirmou.

 

Laurez também ressaltou a importância do agronegócio para o desenvolvimento econômico do Estado, geração de empregos e fortalecimento dos municípios. “O agro movimenta a economia, gera oportunidades e ajuda no desenvolvimento das cidades. Quando o campo cresce, o comércio cresce, os empregos aparecem e os municípios se fortalecem. O Tocantins tem uma vocação natural para produzir e continuar avançando”, disse.

 

 

Posted On Sexta, 22 Mai 2026 13:26 Escrito por

DNIT comunica à senadora identificação de fissuras e interdita ponte como medida de prevenção

 

 

Da Assessoria

 

 

Coordenadora da bancada do Tocantins, a senadora Professora Dorinha (União), solicitou uma audiência de emergência com o ministro dos Transportes, George Santos, o governador Wanderlei Barbosa e os parlamentares federais para tratar da situação da ponte de Pedro Afonso, interditada após o surgimento de fissuras na estrutura.

 

A senadora foi informada de que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) identificou, por meio de monitoramento via satélite, alterações na estrutura da ponte. O sistema foi implantado após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek, entre Aguiarnópolis e Estreito (MA), em 2024, com o objetivo de reforçar a prevenção e o acompanhamento de estruturas consideradas sensíveis.

 

Dorinha manifestou solidariedade ao prefeito Joaquim Pinheiro e aos moradores do município, além de colocar a bancada federal à disposição para acompanhar de perto as providências necessárias. “Estamos tratando essa situação com prioridade absoluta. A interdição da ponte afeta a vida das pessoas que moram na região, compromete o deslocamento e traz prejuízos econômicos. Estamos trabalhando para buscar uma solução rápida e segura”, afirmou a senadora.

 

O DNIT e o Ministério dos Transportes aguardam um laudo técnico mais detalhado para avaliação da ponte. Paralelamente, os órgãos federais já analisam possíveis rotas alternativas caso seja necessária uma intervenção mais prolongada. Neste momento, porém, as medidas têm caráter preventivo, enquanto se aguarda a conclusão do diagnóstico técnico.

 

Já na próxima semana o ministro deverá receber os parlamentares tocantinenses e o governador.

 

 

 

Posted On Sexta, 22 Mai 2026 07:08 Escrito por

A primeira edição ocorreu na segunda-feira, 18, em Figueirópolis. Nesta terça-feira, 19, a iniciativa passou por Alvorada e, na quinta-feira, 21, chega a Dianópolis.

 

 

Da Assessoria

 

 

O pré-candidato a deputado federal Fábio Vaz (Republicanos) deu início à Caravana Pensar Tocantins, iniciativa criada para ouvir comunidades, levantar prioridades locais e transformar essas demandas em propostas a serem apresentadas no Congresso Nacional e também incorporadas ao plano de governo da senadora Professora Dorinha. A primeira edição ocorreu na segunda-feira, 18, em Figueirópolis. Na terça-feira, 19, a caravana esteve em Alvorada e, nesta quinta-feira, 21, segue para Dianópolis.

 

Idealizado por Fábio, o Pensar Tocantins foi estruturado em formato itinerante para percorrer municípios, povoados e comunidades mais isoladas, com oficinas participativas voltadas à escuta da população. A proposta é reunir moradores em encontros presenciais para identificar, de forma direta, quais são as prioridades de cada localidade e organizar essas contribuições em uma plataforma de propostas.

 

 

“Vamos ouvir, mas também processar essas informações e transformar tudo isso em propostas concretas. Hoje, um deputado federal pode mudar a vida de comunidades inteiras com emendas e também por meio de iniciativas legislativas. O que queremos é construir isso a partir da escuta, com método e com participação popular”, afirmou Fábio Vaz.

 

Para colocar a caravana em prática, o pré-candidato equipou uma van com televisão, sistema de som e computador, permitindo que os participantes registrem demandas por escrito, debatam prioridades e contribuam de forma organizada para a construção de propostas. Segundo Fábio, a ideia é usar sua experiência pedagógica para garantir um formato acessível e democrático nas reuniões.

 

“Vamos usar toda a nossa didática e toda a nossa experiência pedagógica para fazer essas reuniões da forma mais democrática possível. A ideia é reunir as pessoas em quintais, debaixo de pé de manga e onde mais for preciso, para ouvir de verdade o que cada comunidade precisa”, disse.

 

Além das oficinas abertas com moradores, o Pensar Tocantins também prevê encontros temáticos com grupos profissionais para discutir propostas específicas em áreas estratégicas. O primeiro grupo prioritário é o da educação, área em que Fábio concentra parte de sua trajetória pública e pretende aprofundar o debate com profissionais da rede e especialistas.

 

Com a caravana, Fábio busca dar à pré-campanha um formato mais territorializado, baseado em escuta e participação, e conectar o debate eleitoral às necessidades concretas das comunidades. A proposta é que, ao longo do percurso, o Pensar Tocantins reúna sugestões capazes de orientar tanto a atuação parlamentar quanto a formulação de compromissos para o futuro governo estadual.

 

 

 

Posted On Quinta, 21 Mai 2026 18:16 Escrito por
Página 21 de 1096