Lançada nesta quarta-feira, 22, a iniciativa tem como objetivo superar os déficits de aprendizagem e reduzir os índices de distorção idade-série nas escolas estaduais

 

 

Por Núbia Daiana Mota

 

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou nesta quarta-feira, 22, o Programa de Correção de Fluxo - Avança Mais, que visa assegurar a equidade e a qualidade no processo educacional aos estudantes minimizando os déficits de aprendizagem e reduzindo a distorção idade-série nas escolas estaduais. A meta é atender, em 2025, 17 mil estudantes de todo o território Tocantinense.

 

Conforme o Secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, o Governo do Tocantins busca garantir atendimento educacional singular ampliando as oportunidades de aprendizagem e sucesso escolar dentro do fluxo escolar.

 

“O Avança Mais representa uma estratégia estruturada de avanço na escolarização e superação das lacunas de aprendizagem daqueles alunos, que por diversos motivos, encontram-se em distorção. É um programa que será desenvolvido utilizando diversas estratégias pedagógicas com metodologias específicas, currículo, rotinas pedagógicas e de gestão singulares, incluindo material específico, apoio socioemocional contínuo, uso de tecnologia por meio de plataformas e formação continuada dos servidores, a fim de promover uma redução significativa nos índices de distorção, assegurando assim o direito de aprendizagem”, explanou.

 

Secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz

 

De acordo com os dados do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), cerca de um terço dos estudantes tocantinenses encontra-se em distorção idade-série. Dentre os principais fatores para a defasagem, estão o ingresso tardio na escola, a reprovação, o abandono escolar e outras vulnerabilidades sociais.

 

Para quem é o Avança Mais?

 

O programa destina-se aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio que estejam em defasagem em relação à idade-série. A implantação do programa ocorrerá gradativamente em todo o território do Tocantins e altera a oferta do ensino que passa a ser por Ciclo de Escolarização, sendo uma iniciativa idealizada para os estudantes que, por diversos fatores, tiveram prejuízos de aprendizagem e na sua trajetória escolar.

 

Estrutura pedagógica e curricular

 

O Avança Mais contempla estrutura curricular específica, prima por metodologias ativas, além de contar com material pedagógico, rotinas educativas e operacionais sistêmicas, tendo como elemento central a escolarização por ciclos.

 

Os Ciclos Sequenciais de Correção de Fluxo do Programa Avança Mais diferem do tradicional formato seriado. A oferta de escolarização por ciclos prevê reorganização de tempo, práticas e ressignificação do processo de ensino e aprendizagem.

 

Ciclo Sequencial de Correção de Fluxo II - Avança Mais: destinado aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O Ciclo é composto por quatro módulos semestrais.

Ciclo Sequencial de Correção de Fluxo III - Avança Mais: tem como público-alvo os estudantes do Ensino Médio. O Ciclo tem três módulos semestrais.

 

Em ambos os Ciclos, há a possibilidade de avanço na escolarização no final de cada módulo em virtude da verificação do alcance das habilidades adaptativas, conforme os resultados da avaliação de saída.

 

Estratégias

 

O programa de correção de fluxo representa uma política de garantia de direitos dos estudantes da educação básica no Tocantins. O programa prevê formação metodológica e técnica para as equipes escolares, além de assessoramento contínuo presencial e on-line.

 

Antes de enturmar os estudantes com defasagem em relação à idade-série, as unidades escolares realizarão diagnóstico com identificação do perfil e levantamento das trajetórias escolares.

 

Para compor as novas turmas dos ciclos, os estudantes precisam atender as condições:

 

Distorção mínima de um ano;

Não possuir deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou múltiplas deficiências;

Ser público prioritário das políticas públicas educacionais, conforme critérios pedagógicos.

 

A metodologia estruturada do Avança Mais contempla aulas em etapas para a otimização do tempo, ressignificação das didáticas de ensino, tecnologias educacionais voltadas à aprendizagem, plataforma de ensino gamificado, além de plataforma de suporte para os professores.

 

As avaliações serão parametrizadas e monitoramento como base para as intervenções priorizando aspectos qualitativos. O objetivo é realizar as intervenções com agilidade conforme as necessidades identificadas possibilitando o sucesso dos estudantes.

 

Quando começa?

Já no início de 2025, as escolas iniciaram o processo de enturmar os estudantes. Ainda nos primeiros dias letivos, os alunos realizarão avaliação diagnóstica de entrada para definir as habilidades a serem enfatizadas.

 

A Seduc e as Superintendências Regionais de Educação ao longo do ano realizarão o monitoramento contínuo para apoiar as escolas e professores.

 

 

Posted On Quinta, 23 Janeiro 2025 04:19 Escrito por

AGU recorreu da decisão e argumentou que não há qualquer ilegalidade na transferência dos recursos; oposição fala em 'pedalada fiscal'

 

 

Por Ana Paula Ramos

 

 

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (22), por unanimidade, manter a decisão provisória (cautelar) que determinou o bloqueio de R$ 6 bilhões dos recursos destinados ao programa Pé-de-Meia, que paga bolsas a estudantes matriculados no ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

"Os elementos inseridos nos autos denotam indícios de que a operacionalização do Programa Pé-de-Meia apresenta vícios que atentam contra princípios constitucionais e legais que norteiam as finanças públicas", diz trecho da decisão.

 

O entendimento do TCU é baseado na forma que parte dos recursos da União estão sendo transferidos. O programa é financiado com dinheiro do Fundo de Incentivo à Permanência no Ensino Médio (Fipem), que é um fundo privado com patrimônio próprio. Esse patrimônio vem de cotas financiadas pela União, dos lucros de investimentos financeiros e de outras fontes definidas em seu estatuto. Atualmente, a Caixa Econômica Federal administra o Fipem.

 

Também podem financiar Pé-de-Meia o Fundo Garantidor de Operações (FGO) e o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

 

Os técnicos do TCU, no entanto, apontaram que parte dos valores transferidos ao Fipem (especificamente os do Fgeduc e do FGO) não passaram pelo processo orçamentário adequado. Assim, o TCU determinou ao Ministério da Educação que não utilize recursos provenientes desses dois fundos sem que eles sejam transferidos para a Conta Única do Tesouro Nacional e incluídos na lei orçamentária.

 

A Corte destaca que a decisão suspende apenas parte do repasse de recursos até a adequação do programa governamental à lei orçamentária.

 

Governo Lula já recorreu do bloqueio

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) já havia recorrido contra o bloqueio na terça-feira (21) e pedido que os recursos do Fgeduc e do FGO sejam utilizados no programa.

 

No recurso, a AGU argumenta que não há qualquer ilegalidade na transferência de tais recursos e que o bloqueio das verbas poderá inviabilizar a continuidade do programa social de fundamental importância para a manutenção de alunos em escolas públicas. O governo alega ainda que "o bloqueio cautelar e repentino de mais de R$ 6 bilhões causará transtornos irreparáveis ao programa e aos estudantes".

 

Caso a decisão do TCU não seja revertida, a AGU pede que seus efeitos ocorram somente em 2026 e, que, nesse caso, seja concedido um prazo de 120 dias para que o governo federal apresente um plano para cumprimento da decisão sem prejuízo da continuidade do programa.

 

Oposição fala em 'pedalada fiscal' e pede impeachment de Lula

 

Parlamentares da oposição elogiaram a decisão do TCU e criticaram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontando que a prática reiterada de desrespeitar normas orçamentárias configura crime de responsabilidade.

 

O deputado Sanderson (PL-RS), autor da representação que culminou na decisão desta quarta-feira (22), defender o impeachment de Lula pelas "irregularidades".

 

“Mais uma vez, a esquerda tenta usar o dinheiro público de forma ilícita para sustentar sua agenda. O Congresso e a sociedade não podem assistir passivamente a essas práticas. É nosso dever, como representantes do povo, exigir que Lula responda por essas irregularidades. Não há mais clima para permanência de Lula no cargo. O pedido de impeachment tem quer ser aceito e tocado adiante pelo presidente da Câmara”, defendeu Sanderson.

 

O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), que apresentou em outubro um pedido de impeachment de Lula pelas pedaladas no Pé-de-Meia, também reforçou a necessidade do afastamento do presidente.

“Como autor do pedido de impeachment do presidente Lula em razão das pedaladas no Programa Pé-de-Meia, gostaria de parabenizar a decisão do Plenário do TCU em bloquear os recursos desse programa. A decisão do TCU reforça que Lula cometeu crime de responsabilidade e tem que ser afastado do cargo. Temos fundamento jurídico, apoio popular e vontade política para que o presidente da Câmara dê andamento ao pedido de impeachment de Lula. No Congresso, trabalharemos arduamente para que o impeachment saia do papel o mais rápido possível. Lula precisa ser afastado urgentemente”, afirmou Nogueira.

 

Posted On Quinta, 23 Janeiro 2025 04:17 Escrito por

Instituição financeira cooperativa alcança novo patamar e se consolida como uma das mais importantes IFs do país

 

 

Da Assessoria

 

 

O Banco Sicoob, integrante do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), que reúne mais de 8,5 milhões de cooperados, atingiu um marco significativo ao ser enquadrado no segmento S2, em consonância com a norma estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional - CMN. Essa mudança posiciona o Sicoob entre os maiores grupos financeiros do país, destacando sua importância e solidez no Sistema Financeiro Nacional (SFN).

 

A classificação, que varia de S5 a S1, organiza as instituições financeiras de acordo com seu porte e relevância sistêmica, aplicando regras regulatórias proporcionais. Para alcançar o S2 é necessário que a instituição tenha porte igual ou superior a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e que atenda aos requisitos exigidos por três semestres consecutivos.

 

De acordo com Rubens Rodrigues Filho, diretor de Riscos e Controles do Sicoob, o novo enquadramento reflete o avanço do cooperativismo financeiro no Brasil e a força do modelo de negócios do Sicoob. “Alcançar a classificação S2 é um marco importante para o Sicoob e para o cooperativismo financeiro no Brasil. Isso demonstra a solidez do nosso modelo de negócios, o crescimento contínuo da nossa base de cooperados e o reconhecimento da nossa contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país”, comenta o executivo.

 

Com mais de 4,6 mil pontos de atendimento distribuídos por todo o território nacional, o Sicoob tem a maior presença física entre as instituições financeiras do Brasil. Essa ampla rede assegura que os cooperados possam acessar os serviços do Sicoob, independentemente de sua localização, valorizando o relacionamento próximo e personalizado. Além disso, a instituição oferece um portfólio completo de produtos e serviços financeiros, destacando-se pela eficiência operacional, segurança e condições que promovem o melhor custo-benefício.

 

A inovação tecnológica é outro pilar estratégico do Sicoob. A instituição investe em soluções modernas como a concessão de crédito automático diretamente pelos canais digitais, a assinatura eletrônica de contratos via aplicativo e o uso de inteligência artificial (IA) para personalizar ofertas e otimizar o atendimento. No agronegócio, a tecnologia digital tem permitido a concessão de crédito de forma ágil e especializada, contribuindo diretamente para o fortalecimento do setor. Reconhecido como uma das melhores soluções do mercado, o Super App Sicoob é um exemplo de como a inovação pode aliar eficiência e acessibilidade aos valores do cooperativismo.

 

“Essa conquista marca um ponto de inflexão na trajetória do Sicoob, impulsionando nosso compromisso de investir continuamente em soluções inovadoras que aprimorem a experiência dos cooperados. Ela reafirma nosso papel no fortalecimento do cooperativismo financeiro, consolidando-o como um modelo essencial para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Nosso foco permanece em promover a prosperidade dos cooperados, gerar valor econômico e social, e ampliar nossa relevância no cenário financeiro nacional”, acrescenta o executivo.

 

 

 

Posted On Quinta, 23 Janeiro 2025 04:06 Escrito por

Veículos estão expostos para visitação até dia 3 de fevereiro, e os interessados em participar devem realizar cadastro no site da empresa organizadora

 

 

Por Gabriel Moraes

 

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) informa aos cidadãos tocantinenses que o órgão realizará o leilão de 502 lotes de veículos nos dias 12 e 13 de fevereiro, em Guaraí, região norte do estado. Deste montante, 189 são de circulação e 313 sucatas, com os lances variando entre R$ 30,00 e R$ 1.000,00, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nº 6740, página 71, desta terça-feira, 21.

 

O evento acontecerá na modalidade on-line, a partir das 9h com transmissão das arrematações em tempo real, pelo site da Sancar Gestão Empresarial e Logística de Veículos ( https://www.sancarleiloes.com.br/ ), empresa responsável pelo leilão. Os veículos estarão expostos para visitação a partir do dia 03 de fevereiro a 11 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis, no pátio da empresa concessionária do Detran/TO, Sancar Gestão Empresarial e Logística de Veículos Chácara Eucalipto, CEP 77.700-000.

 

Como participar?

 

Para participar, basta que o interessado se cadastre no site da empresa e encaminhe os documentos indicados no edital, e confirme o cadastro através de seu e-mail. O cadastramento é gratuito e indispensável para quem deseja participar do leilão.

 

A inscrição e os documentos serão analisados dentro de um prazo de 24 horas. Somente após a análise e aprovação da documentação exigida será efetivado o cadastro e o interessado estará habilitado para o envio de lances através do portal online. Não serão aceitos lances via e-mail, telefone ou qualquer outro meio diferente dos previstos no edital.

 

Conforme o edital, os veículos classificados como conservados, com placa de outro estado e que apresentarem débitos não quitados pelo valor da arrematação, terão os débitos desvinculados pelo órgão de registro, após comunicação. Para as sucatas, a pessoa que arrematar o lote só poderá aproveitar as peças após ocorrer a baixa do registro pelo estado de origem.

 

Quem pode participar?

 

Para a aquisição de veículos classificados como conservados poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, de qualquer natureza. Já e veículos classificados como sucatas, só poderão participar pessoas jurídicas, que comprove o registro de Classificação Nacional de Atividade Econômica - CNAE, com a respectiva atividade de desmontagem, devidamente registrada no órgão executivo de trânsito do Estado ou Distrito Federal em que atuar, atendendo as condições da Lei 12.977/2014.

 

Não podem participar: pessoas menores de idade ou incapazes nos termos da legislação civil, servidores (ocupantes de cargos efetivos ou comissionados) do Detran, bem como estagiários e demais pessoas que possuam qualquer outro tipo de vínculo de natureza técnica, comercial, econômica, financeira ou trabalhista com o órgão.

 

Detran alerta!

 

Os cidadãos e as empresas que desejem participar desse leilão devem estar atentos quanto a fraudes e verificar se estão acessando o site oficial da Sancar Veículos, que é a empresa responsável pelo leilão.

 

 

Posted On Quarta, 22 Janeiro 2025 15:12 Escrito por

Nas 33 turmas da rede estadual que ofertam cursos técnicos integrados com o ensino médio ainda tem vagas. Os interessados devem procurar a secretaria da escola para efetuar a matrícula

 

 

Por Josélia de Lima

 

 

Concluir a educação básica e sair com uma profissão é o sonho de muitos estudantes, por isso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está ofertando 33 cursos profissionais, como Eletrotécnica, Eletrônica, Manutenção Automotiva, Desenvolvimento de Sistemas e Planejamento e Controle de Produção. E muitas escolas estão com vagas disponíveis.

 

Maria Eduarda Machado Oliveira, 17 anos, fez o curso integrado de técnico em Segurança do Trabalho, no Centro de Ensino Médio de Gurupi, e gostou muito. Neste ano, ela está mais preparada para conseguir emprego. Fazer o curso profissionalizante não interferiu nos seus estudos na educação básica. Ela foi aprovada em cinco cursos superiores: Agronomia na Ulbra a na Unicatólica; Direito na Unirg; Engenharia Agrônoma na Unitins; e o curso que ela escolheu, Agronomia, no Centro Universitário da Grande Dourados.

 

Estudantes concluíram o ensino médio no CEM Gurupi, com uma formação profissional

 

“Eu estou muito satisfeita com o curso técnico em Segurança do Trabalho. Desde o início pude perceber a sua importância para a proteção e o bem-estar dos trabalhadores. As aulas são dinâmicas e abordam temas essenciais, como prevenção de acidentes, legislação e gestão de segurança, que são fundamentais para criar ambientes de trabalho mais seguros. Os professores são altamente qualificados e compartilham experiências práticas que enriquecem ainda mais o aprendizado”, declarou Maria Eduarda.

 

A jovem Claudyane Pereira Machado, 18 anos, também fez o curso integrado de técnico em Segurança do Trabalho, no Centro de Ensino Médio de Gurupi. Para ela, essa foi uma ótima oportunidade. “Principalmente, para quem ainda não definiu qual profissão seguir”, frisou.

 

A aluna Maria Julia Matos Miranda, 16 anos, cursa a 2ª série do ensino médio e o curso técnico de Química, no Centro de Ensino Médio Castelo Branco, em Araguaína. “Os cursos técnicos vão além de uma matéria complementar. O ensino que nos está sendo proposto é rico em conhecimento e desenvolvimento. Temos a oportunidade de terminar o ensino médio, com a qualificação necessária para ingressar no mercado de trabalho. É importante se dedicar o máximo e buscar sempre aprender novos conceitos”, explicou.

 

Aulas do curso técnico de Química no CEM Castelo Branco, de Araguaína 

 

O estudante José Henrique Alves Araújo, 16 anos, também cursa a 2ª série do ensino médio e faz o curso técnico de Química, no Centro de Ensino Médio Castelo Branco, e fala sobre a importância do curso para a vida. “Temos que agarrar essa oportunidade, pois esses cursos são gratuitos e sairemos do ensino médio com uma formação mais completa e mais preparados para o mercado de trabalho”, comentou.

 

Sherman Veras Antunes Costa, coordenador dos cursos técnicos do CEM Gurupi, lembrou que, ao optar por um curso técnico integrado, os estudantes investem em seu futuro profissional. “Além de obter o diploma do ensino médio e profissionalizante, eles adquirem habilidades técnicas específicas, aumentando suas chances de conseguir um emprego e de construir uma carreira sólida. A formação prática e a orientação profissional oferecidas nesses cursos contribuem para um desenvolvimento pessoal e profissional mais completo. Um exemplo disso são os técnicos em Segurança do Trabalho, que, ao se formarem, já possuem uma consciência clara da importância de sua atuação para a sociedade”, explicou.

 

Kerley Alessandra Barbosa Reis, diretora de Gestão Pedagógica da Seduc, destacou a importância dos cursos técnicos integrados ao ensino médio para os jovens. “O curso técnico integrado ao ensino médio oferece uma série de vantagens que podem impulsionar a trajetória acadêmica e profissional dos estudantes, algumas das principais razões pelas quais essa modalidade de ensino é extremamente positiva. Ao concluir o curso técnico, o estudante já estará apto para ingressar no mercado de trabalho com uma formação específica e habilidades práticas, aumentando suas chances de conseguir um emprego”, frisou.

 

Kerley também ressaltou o desenvolvimento de habilidades práticas. “A teoria aprendida em sala de aula é complementada por atividades práticas em laboratórios e oficinas, o que permite que o estudante desenvolva competências técnicas e resolva problemas reais. A formação técnica pode facilitar o ingresso em cursos superiores, pois o estudante já terá uma base sólida em sua área de interesse e poderá aproveitar melhor as disciplinas mais avançadas. Ao realizar o curso técnico e o ensino médio simultaneamente, o estudante economiza tempo e recursos financeiros, já que não precisa fazer dois cursos separados”, esclareceu.

 

A professora Maria Francilene de Alencar Lima, coordenadora Pedagógica do Senai de Araguaína, ressaltou que a formação técnica representa uma oportunidade única para que os estudantes desenvolvam, desde cedo, competências práticas e teóricas indispensáveis para o mercado de trabalho. “Temos uma metodologia própria, que alia conhecimento teórico e prática em laboratórios e oficinas equipadas com tecnologias de ponta. Essa abordagem imersiva coloca o aluno no centro do aprendizado, permitindo que ele vivencie, desde o primeiro dia, situações reais do dia a dia profissional”, afirmou.

 

E sobre os cursos, Maria Francilene descreveu a sua importância. “Optar por um curso técnico no Senai é mais do que se capacitar, é abrir portas para um futuro de possibilidades. Ao longo dos anos, temos visto nossos alunos alcançarem resultados extraordinários, seja ao ingressar diretamente no mercado de trabalho, seja ao conquistar vagas em cursos superiores. Nosso compromisso é proporcionar não apenas formação técnica de excelência, mas também contribuir para o desenvolvimento pessoal, ajudando os jovens a se tornarem profissionais competentes e cidadãos responsáveis. O mundo do trabalho exige cada vez mais de nós: inovação, qualificação e comprometimento. E é exatamente isso que entregamos. Escolher o Senai é escolher o caminho da transformação, em que cada curso técnico representa um passo em direção a um futuro mais promissor”, explicou.

 

Confira a lista de unidades escolares e cursos ofertados:

 

 

SUPERINTENDÊNCIA

 

 

MUNICÍPIO

 

 

ESCOLA REDE

 

 

CURSO

 

 

 

 

Araguaína

Araguaína

Colégio Estadual Rui Barbosa

Eletrotécnica

Araguaína

Colégio Estadual Rui Barbosa

Eletroeletrônica

Araguaína

Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida

Química

Araguaína

Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida

Planejamento e Controle de Produção

Araguaína

Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida

Manutenção Automotiva

Araguaína

Centro de Ensino Médio Castelo Branco

Eletrotécnica

Araguaína

Centro de Ensino Médio Castelo Branco

Eletroeletrônica

Araguaína

Centro de Ensino Médio Castelo Branco

Manutenção Automotiva

Araguaína

Centro de Ensino Médio Castelo Branco

Desenvolvimento de Sistemas

Colinas

Colinas

Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco

Eletrotécnica

Colinas

Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco

Planejamento e Controle de Produção

 

 

Gurupi

Gurupi

Centro de Ensino Médio de Gurupi

Eletrotécnica

Gurupi

Centro de Ensino Médio de Gurupi

Eletromecânica

Gurupi

Centro de Ensino Médio de Gurupi

Desenvolvimento de Sistemas

Gurupi

Centro de Ensino Médio de Gurupi

Manutenção Automotiva

Gurupi

Centro de Ensino Médio de Gurupi

Planejamento e Controle de Produção

 

 

 

 

 

 

Palmas

Palmas

Colégio Estadual São José

Desenvolvimento de Sistemas

Palmas

Colégio Estadual São José

Mecatrônica

Palmas

Colégio Estadual São José

Planejamento e Controle de Produção

Palmas

Colégio Estadual São José

Eletrotécnica

Palmas

Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia

Manutenção Automotiva

Palmas

Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia

Manutenção Automotiva

Palmas

Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia

Automação Industrial

Palmas

Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia

Eletrotécnica

Palmas

Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia

Eletrotécnica

Palmas

Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia

Desenvolvimento de Sistemas

Palmas

Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia

Desenvolvimento de Sistemas

Palmas

Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia

Mecatrônica

Paraíso

Paraíso

Escola de Tempo Integral Professora Rita Andrade dos Santos

Manutenção Automotiva

Pedro Afonso

Pedro Afonso

Colégio de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho

Eletrotécnica

Porto Nacional

Porto Nacional

Centro de Ensino Médio Félix Camoa I

Desenvolvimento de Sistemas

Porto Nacional

Escola Estadual Professora Carmênia Matos Maia

Eletromecânica

Dianópolis

Almas

Escola Estadual Deoclides Muniz

Eletromecânica

 

 

 

Posted On Quarta, 22 Janeiro 2025 15:06 Escrito por
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