Da Redação
O pré-candidato ao Governo do Tocantins, pelo PSDB lançou oficialmente sua pré-candidatura, ontem 15 em Porto Nacional, acompanhado do candidato a vice governador deputadao Amélio Cayres (MDB) do candidato ao senado Alexandre Guimaraes (MDB). O Centro de Convenções Vicentão ficou lotado de caravanas de todo estado.

A ex-prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro compareceu ao evento fez uso da palavra e declarou todo apoio ao candidato e confirmou que concorrerá a uma vaga para a Câmara Federal. Outra dezenas de pré-candidatos a deputados federal e estadual também se fizeram presente.
Da Assessoira
A senadora e pré-candidata ao Governo do Tocantins, Professora Dorinha Seabra (União), participou nesta quinta-feira (15) da entrega de 55 casas populares no setor Aeroporto, no município de Fátima, ao lado do prefeito Zé Antônio Andrade e da primeira-dama Joilma. A ação faz parte das comemorações pelos 44 anos de emancipação política da cidade e representa um importante avanço social para as famílias contempladas.
As moradias foram viabilizadas por meio de cerca de R$ 1,5 milhão destinados pela senadora para a construção das unidades habitacionais. As famílias receberam as chaves da casa própria em um momento marcado por emoção e realização. A entrega das 55 casas simboliza não apenas a conquista de um lar, mas também mais segurança, estabilidade e esperança para dezenas de moradores do município.
Em sua fala, a senadora Professora Dorinha destacou a importância de garantir moradia digna às famílias tocantinenses e reafirmou seu compromisso com os municípios. “Querida gente de Fátima, hoje tem muita festa, mas também tem entrega. Essas casas que estão sendo disponibilizadas, ao todo 55 casas, são moradias muito bem construídas. Aqui é respeito, dignidade e cuidado. Eu nunca vi nenhuma outra casa entregue pelo município com essa qualidade, com carinho e com respeito.”
O prefeito Zé Antônio Andrade também ressaltou a parceria com a senadora e os investimentos destinados ao município. “Quero agradecer a nossa senadora. Toda vez que chegamos lá em Brasília, a senadora pergunta qual é a prioridade que a gente tem. E eu só tenho a agradecer por tudo que a senhora tem feito pelo nosso município de Fátima.”
Da Assessoria
O pré-candidato ao Governo do Tocantins e vice-governador do Estado, Laurez Moreira (PSD), participou na noite desta quinta-feira, 14, em Gurupi, do lançamento da pré-candidatura de Mauro Carlesse ao Senado e de Gutierres Torquato a deputado estadual. O evento reuniu lideranças políticas e apoiadores, em uma demonstração de força, união e consolidação do grupo político que se organiza para as eleições no Tocantins.
Durante o discurso, Laurez Moreira destacou que o grupo chega a esta etapa fortalecido. “Nosso Grupo é forte porque se consolidou não por meio de acordos políticos, mas pela convicção de que podemos fazer muito mais e melhor pelo povo do Tocantins, com verdade, trabalho e presença. Tenho convicção de que com Carlesse e Irajá no senado e Gutierres Torquato na Assembleia Legislativa, nosso estado viverá uma nova história”, afirmou.

Mauro Carlesse afirmou que coloca seu nome à disposição com base em sua trajetória pública. “Estou preparado para representar o Tocantins no Senado. Preparado pela minha história, pela minha experiência e pelo conhecimento que tenho desse Estado. O Tocantins de verdade está nos 139 municípios, perto das pessoas, onde o povo vive. É por isso que vamos caminhar juntos, com Laurez, Irajá, Gutierres e todas as lideranças que acreditam em um projeto forte para o nosso estado”, afirmou Carlesse.
O senador Irajá não esteve presencialmente no evento, mas enviou uma mensagem em vídeo exibida durante o encontro, na qual destacou confiança e otimismo com a construção política liderada por Laurez Moreira. “Tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto ao lado de Laurez, Carlesse, Gutierres e de tantas lideranças comprometidas com o Tocantins. Gurupi é uma cidade que simboliza trabalho, desenvolvimento e força política. Tenho convicção de que estamos construindo um caminho sólido, com experiência, equilíbrio e capacidade de levar o Tocantins a um novo momento de protagonismo e desenvolvimento”, afirmou.

O pré-candidato a deputado estadual Gutierres Torquato também destacou o sentimento de unidade demonstrado durante o evento. “O que vemos aqui é uma construção política séria, preparada e comprometida com o futuro do Tocantins. Esse projeto nasce da soma de experiências, do diálogo e da vontade de trabalhar pelos municípios e pelas pessoas. É um momento importante para Gurupi e para todo o estado”, disse.
Gurupi
A escolha de Gurupi para o lançamento foi destacada pelas lideranças presentes como um gesto de reconhecimento à importância política e histórica da cidade para o sul do Tocantins. O município tem papel marcante na trajetória pública de Carlesse e Laurez, e foi apresentado durante o evento como símbolo de trabalho, gestão e proximidade com a população.
Os ex-prefeitos de Augustinópolis, Zé Anacleto e Dona Carmen, o ex-prefeito de Sampaio, Luiz Anacleto, e a ex-primeira-dama Dona Maria Marques selaram o apoio com a pré-candidata.
Da Assessoria
A pré-candidatura da senadora Professora Dorinha Seabra (União) ao Governo do Tocantins ganhou mais um importante reforço político no Bico do Papagaio. Um dos grupos políticos mais tradicionais e influentes do Bico do Papagaio oficializou apoio à pré-candidatura da senadora Professora Dorinha Seabra (União) ao Governo do Tocantins. Os ex-prefeitos de Augustinópolis, Zé Anacleto e Dona Carmen, anunciaram a adesão ao projeto político liderado pela senadora. Também integram o grupo o ex-prefeito de Sampaio, Luiz Anacleto, e a ex-primeira-dama Dona Maria Marques. O encontro político contou ainda com a presença do prefeito de Axixá, Dr. Auri, e do vereador de Augustinópolis, Daniel Walison.
Com forte influência política em Augustinópolis e em municípios vizinhos, Zé Anacleto e Dona Carmen construíram uma trajetória marcada pela atuação pública e pela conexão com a população da região. Ele foi vereador por dois mandatos e prefeito do município. A esposa dele, Carmen Alcântara, também administrou a cidade.
“Nós acreditamos no projeto da Dorinha porque vemos nela o melhor nome para governar o Tocantins. Temos simpatia e respeito por ela há muito tempo. Apoiei para o Senado e continuo acreditando no trabalho dela. A Dorinha tem uma preocupação verdadeira com o Bico, está sempre presente e tem serviço prestado desde a época em que foi secretária de Educação. Eu nunca fui professora, mas vi o trabalho dela acontecendo e o quanto ajudou muita gente”, afirmou Dona Maria.
Ao receber o apoio, Dorinha ressaltou a importância da união de lideranças que conhecem de perto a realidade da região. “Receber esse apoio tem um peso muito especial pra mim. Estamos falando de uma lideranças respeitadas, que conhecem a realidade do Bico do Papagaio. Esse apoio fortalece ainda mais esse projeto que nasce ouvindo as pessoas, unindo lideranças e pensando no futuro do Tocantins inteiro, sem deixar nenhuma região para trás”, afirmou a senadora.
O Bico do Papagaio está entre as regiões mais contempladas por investimentos direcionados pela senadora Professora Dorinha desde o seu primeiro mandato como deputada federal. Já foram destinados mais de R$ 300 milhões para municípios do Bico do Papagaio, com investimentos voltados a áreas estratégicas como educação, infraestrutura, saúde e assistência social. Em Sampaio, por exemplo, os recursos ajudaram no custeio da saúde municipal, educação e infraestrutura. Já em Augustinópolis, os investimentos contemplaram obras de pavimentação asfáltica, fortalecimento da assistência social e ações na área da saúde.
Da Assessoria
A senadora Professora Dorinha Seabra participou nesta quarta-feira (13) das comemorações pelos 46 anos de Colmeia do Tocantins, ao lado do lado do governador Wanderlei Barbosa, da primeira-dama Karynne Sotero, do prefeito Pedro Clésio, do senador Eduardo Gomes, do deputado federal Carlos Gaguim e do deputado estadual Vilmar Oliveira.
Dorinha destacou a importância de Colmeia para o desenvolvimento do Tocantins e reafirmou seu compromisso com investimentos e ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população.

Ao longo de seu mandato, a senadora já destinou mais de R$ 10 milhões em recursos para Colmeia, com investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura e apoio às demandas da população.
“É uma alegria participar deste momento tão especial para Colmeia. Quero parabenizar cada morador, cada família e todas as lideranças que trabalham diariamente pelo crescimento da cidade. Nosso compromisso é continuar ajudando o município com investimentos e parcerias que tragam resultados para a população”, afirmou a senadora.