Evento nesta sexta reúne lideranças nacionais e locais em cidade que foi um dos pilares da criação do estado e agora sedia o pontapé inicial de um projeto que, segundo os pré-candidatos, “cabe a todos os tocantinenses”.

 

 

Da Assessoria

 

 

“É amanhã!” É com esse chamamento direto que o pré-candidato ao governo, deputado federal Vicentinho Júnior (PSDB), e o pré-candidato a vice-governador, presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (MDB), convidam os tocantinenses para o lançamento de pré-candidaturas que pretendem reescrever a história política do estado.

 

Eles gravaram um vídeo, que foi compartilhado nas redes sociais. Também haverá o lançamento das pré-candidaturas de Alexandre Guimarães ao Senado e dos proporcionais que buscam vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

 

Em Porto Nacional

 

O ato está marcado para esta sexta-feira (15), às 19h, no Centro de Convenções Comandante Vicentão, em Porto Nacional, palco simbólico de um movimento que ganhou as ruas e o sentimento dos tocantinenses na disputa pelo Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos.

 

“Aqui será o primeiro passo de um grande projeto. Um projeto que cabe a todos os tocantinenses, que será discutido com cada cidadão para que, juntos, construamos uma nova história para o nosso Tocantins”, declarou Vicentinho. “Será uma noite abençoada para tratar do futuro do Tocantins e do presente da nossa gente.”

 

“Vem junto”

 

Ao lado do tucano, Amélio Cayres reforçou o tom de união: “Vem junto, porque vai ser uma grande festa democrática”.

 

 

A expectativa é de que milhares de tocantinenses de diferentes regiões do estado participem do evento. Nas últimas semanas, as agendas da chapa pelo interior têm demonstrado, segundo os pré-candidatos, uma receptividade crescente da população.

 

“Temos visto muitas manifestações populares. O sentimento é de uma receptividade muito grande e carinhosa ao nosso nome, ao de Amélio, do Alexandre e dos nossos companheiros. Isso nos motiva a trabalhar ainda mais para honrar a confiança que esse povo deposita na gente”, comentou Vicentinho.

 

Palco do evento

 

 

A escolha de Porto Nacional como sede do lançamento carrega forte simbolismo político e histórico. Reconhecida como “joia do Tocantins” e referência cultural do estado, a cidade foi um dos pilares da criação do Tocantins.

 

Principal polo político, econômico e histórico do antigo norte goiano, Porto Nacional destacou-se em movimentos separatistas — como o Manifesto Tocantinense de 1956 — e teve papel decisivo na viabilização da construção de Palmas, cuja área territorial foi desmembrada do município portuense.

 

Atualmente, Porto Nacional segue entre os principais centros econômicos e populacionais do estado, impulsionada pelo agronegócio, comércio e preservação do patrimônio histórico reconhecido pelo IPHAN.

 

Ajustes finais e presenças de peso

 

Vicentinho reuniu-se com aliados e equipe política no início desta semana para os últimos ajustes do encontro. “Amélio, Alexandre e nossos pré-candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa faremos uma verdadeira festa, que ficará marcada na história da minha Porto Nacional e do Tocantins”, afirmou.

 

A força política da chapa também se reflete na lista de lideranças nacionais esperadas para o evento. Pelo PSDB, devem comparecer o presidente nacional da sigla, Aécio Neves; o ex-ministro Ciro Gomes; o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Marconi Perillo; o líder da bancada tucana na Câmara, Adolfo Viana; e o secretário nacional Paulo Abi-Ackel.

 

Pelo MDB, são aguardados o presidente nacional do partido, Baleia Rossi; o governador do Pará, Helder Barbalho; o líder da bancada na Câmara, Isnaldo Bulhões Jr.; os ministros Renan Filho e Jader Filho; além do ministro das Cidades, Jader Filho. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), também é esperado.

 

A partir das 19h desta sexta-feira, o Centro de Convenções Comandante Vicentão deve concentrar lideranças políticas, apoiadores e representantes de diferentes regiões do estado em torno da consolidação da pré-candidatura.

 

 

 

Posted On Quinta, 14 Mai 2026 13:56 Escrito por

Da Assessoria 

 

 

O pré-candidato a deputado federal Osires Damaso participou, nesta terça-feira, 13, da tradicional Festa de Pouso do Divino Espírito Santo, em Natividade, ao lado do prefeito Dr. Thiago, lideranças políticas e moradores da cidade.

 

O evento, considerado uma das mais importantes tradições culturais e religiosas da região sudeste do Tocantins, também marcou o fortalecimento da parceria política entre o prefeito de Natividade e Osires Damaso.

 

Durante a programação, Osires destacou a importância de manter diálogo próximo com os municípios tocantinenses.

 

“Tenho orgulho de construir amizades e parcerias em todas as regiões do Tocantins. Natividade é uma cidade histórica, de um povo trabalhador, e nosso compromisso é continuar presente, ouvindo e trabalhando pelos municípios”, afirmou Osires Damaso.

 

O prefeito Dr. Thiago ressaltou a experiência e a atuação municipalista de Osires.

 

“Osires conhece o Tocantins, conhece a realidade das cidades e sempre demonstrou compromisso com os municípios. É uma parceria importante para Natividade e para nossa região”, destacou o prefeito.

 

 

 

Posted On Quinta, 14 Mai 2026 13:44 Escrito por

Presidente nacional do PSD manifestou confiança no grupo formado no estado e avaliou de forma positiva os rumos da pré-candidatura

 

 

Da Assessoria

 

 

O pré-candidato ao Governo do Tocantins e vice-governador do Estado, Laurez Moreira (PSD), esteve em Brasília nesta terça-feira, 12, onde se reuniu com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O encontro teve como objetivo alinhar questões políticas e estratégicas relacionadas à pré-candidatura no Tocantins e ao fortalecimento do projeto do partido no estado.

 

Durante a reunião, Kassab avaliou positivamente a formação do grupo político em torno de Laurez e demonstrou entusiasmo com os rumos da pré-campanha. O dirigente nacional destacou a importância do Tocantins no cenário político regional e reforçou a confiança do partido na construção conduzida pelo vice-governador.

 

Para Laurez Moreira, o encontro representa mais uma etapa de diálogo, organização e fortalecimento da pré-candidatura. “Tive uma reunião muito positiva com o presidente Kassab, que manifestou confiança no nosso grupo e no caminho que estamos construindo no Tocantins. Saio desse encontro ainda mais motivado, com a certeza de que estamos no rumo certo, dialogando com responsabilidade e formando uma base sólida para apresentar um projeto sério ao povo tocantinense”, afirmou.

 

Ainda segundo Laurez Moreira, a prioridade neste momento é ampliar o diálogo com lideranças, setores produtivos, representantes dos municípios e a população, mantendo uma agenda propositiva em todas as regiões do estado. “Nossa caminhada tem sido feita com serenidade, presença e escuta. O Tocantins precisa de um projeto que una experiência, compromisso e capacidade de realização. É com esse espírito que seguimos trabalhando”, destacou.

 

 

Posted On Quinta, 14 Mai 2026 06:27 Escrito por

Com trajetória construída no Tocantins e forte atuação no setor produtivo, empresário do Vale do Araguaia defende geração de empregos, fortalecimento regional e desenvolvimento dos municípios.

 

 

Da Assessoria

 

 

O empresário do Vale do Araguaia e pré-candidato a deputado federal pelo PSDB, Osires Damaso, participa no próximo dia 15 de maio, em Porto Nacional, do lançamento da pré-candidatura de Vicentinho Júnior ao Governo do Tocantins. Com trajetória marcada pelo empreendedorismo, pela geração de empregos e pela defesa do fortalecimento dos municípios, Damaso chega ao cenário político de 2026 defendendo desenvolvimento regional, incentivo ao setor produtivo e ampliação de oportunidades para os tocantinenses.

 

Além de Vicentinho Júnior, o evento contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres, pré-candidato a vice-governador, e do deputado federal Alexandre Guimarães, pré-candidato ao Senado Federal. A programação também deve reunir prefeitos, vereadores, representantes do setor produtivo e lideranças de diversas regiões do estado.

 

Nos últimos meses, Osires Damaso intensificou agendas em diferentes regiões do Tocantins, ampliando o diálogo com lideranças municipais, produtores, trabalhadores e representantes da sociedade civil. O empresário tem defendido um modelo de desenvolvimento voltado ao fortalecimento das regiões, da economia local e dos municípios tocantinenses.

 

Ainda muito jovem, Osires Damaso construiu sua trajetória no Tocantins, estado onde consolidou sua vida pessoal, empresarial e pública. Antes da atuação política, trabalhou como frentista, caminhoneiro e comerciante, até formar um grupo empresarial em Paraíso do Tocantins, com atuação nos setores supermercadista, atacadista, distribuição e indústria alimentícia. Atualmente, as empresas ligadas ao grupo empresarial estão entre as maiores geradoras de empregos da região do Vale do Araguaia.

 

Durante sua trajetória pública e empresarial, Damaso também consolidou forte relação com os municípios tocantinenses, defendendo investimentos, incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento do desenvolvimento regional.

“Eu conheço o Tocantins da estrada, do trabalho e da convivência com as pessoas. Sei das dificuldades enfrentadas pelos municípios e pelas famílias que trabalham diariamente para crescer e gerar oportunidades. Sempre defendi que o desenvolvimento precisa chegar na ponta, nas cidades e para quem realmente move esse estado”, afirmou Osires Damaso.

O pré-candidato também destacou a importância da união em torno de projetos voltados ao crescimento do Tocantins e ao fortalecimento das regiões do estado.

 

“O Tocantins precisa continuar crescendo sem perder sua essência. Precisamos fortalecer quem produz, quem empreende, quem trabalha e quem acredita no potencial do nosso estado. O desenvolvimento precisa alcançar todas as regiões”, completou.

O evento “Pra Cima, Tocantins” será realizado no Centro de Convenções Comandante Vicentão, na Orla de Porto Nacional, nessa sexta-feira, 13, a partir das 19 horas.

 

 

 

Posted On Quinta, 14 Mai 2026 06:25 Escrito por

Da Assessoria

 

 

Uma multidão acompanhou nesta terça-feira (12) o lançamento das obras do Residencial Atlântico, em Araguaína, com a presença da senadora e pré-candidata ao Governo do Tocantins, Professora Dorinha Seabra (União). O empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida – Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) representa um marco para a habitação popular no município e simboliza a realização do sonho da casa própria para centenas de famílias.

 

O projeto foi viabilizado por meio da articulação da senadora Dorinha, do deputado federal Carlos Gaguim, do Governo Federal, da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura de Araguaína.

 

No evento, Dorinha destacou a emoção de contribuir para transformar vidas por meio da moradia digna. “Eu quero agradecer a Deus porque é um momento muito importante para todos nós, para as famílias que terão a oportunidade de terem sua moradia. Quero parabenizar o prefeito Wagner e toda sua equipe. O nosso desejo é que cada família que receber e estiver na sua moradia receba as bênçãos de Deus para continuar crescendo e melhorando a cada dia”, afirmou a senadora.

 

 

A senadora ainda falou da importância da habitação como política pública de dignidade e transformação social. “Quando a gente fala de moradia, a gente fala de dignidade. Quantas pessoas vão sair do aluguel para ter sua própria moradia, e isso faz parte de uma política necessária. Sou da educação, mas também sou da habitação”, completou.

 

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, agradeceu o apoio da senadora e destacou a parceria para o desenvolvimento do município. “Então, minha senadora, quero lhe agradecer. Hoje temos a honra e a satisfação de estarmos aqui. A senhora está o tempo todo colaborando e contribuindo com o crescimento de Araguaína”, declarou.

 

Nesta primeira etapa, serão construídos 176 apartamentos destinados a famílias de baixa renda. São 176 famílias que terão a vida transformada a partir da conquista da casa própria. O planejamento prevê ainda uma segunda fase, com o Residencial Cerrado, também com 176 unidades habitacionais, totalizando 352 moradias populares em Araguaína.

 

 

 

Posted On Quarta, 13 Mai 2026 13:28 Escrito por
Página 27 de 1096