Da Assessoria
A pré-candidata a deputada estadual Luana Nunes (UB) participou nesta segunda-feira, 15, de um encontro com lideranças femininas de Gurupi para discutir temas relacionados ao fortalecimento das mulheres, com foco na independência financeira, enfrentamento à violência doméstica e ampliação das políticas voltadas à saúde feminina.
As participantes compartilharam experiências e discutiram iniciativas capazes de ampliar oportunidades para mulheres. Um dos temas centrais foi a importância da autonomia econômica como instrumento para romper ciclos de violência e garantir mais dignidade e liberdade para as mulheres.

Luana relembrou ações desenvolvidas durante sua atuação como secretária municipal de Assistência Social de Gurupi. Entre elas está o Cartão Acolhe, programa criado para atender famílias em situação de vulnerabilidade e que alia assistência social à qualificação profissional.
A iniciativa garante apoio às famílias beneficiadas e estabelece como requisito a participação em cursos de capacitação, permitindo que os atendidos adquiram novas habilidades e ampliem suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. "Quando oferecemos oportunidade de qualificação e geração de renda, ajudamos mulheres e famílias inteiras a construírem um novo caminho. A independência financeira é uma das ferramentas mais importantes para romper situações de violência e promover dignidade", afirmou.
A saúde da mulher também esteve entre os assuntos debatidos. As participantes defenderam a necessidade de ampliar o acesso a serviços especializados, exames preventivos e ações de cuidado integral voltadas ao público feminino.
Vice-prefeito Ubiratan Carvalho, deputada Janad Valcari e professor Deley também manifestaram apoio à senadora durante encontro na cidade
Da Assessoria
A senadora Professora Dorinha Seabra (União) recebeu manifestações públicas de apoio durante o lançamento da pré-candidatura do professor Deley à Assembleia Legislativa, realizado na segunda-feira, 15, em Paraíso do Tocantins. O encontro reuniu prefeitos, vereadores e apoiadores da região.
Entre as manifestações, a deputada estadual Janad Valcari destacou a atuação da senadora nos municípios tocantinenses e o compromisso com as demandas apresentadas.
“Todos os 139 municípios têm serviço seu, têm recurso seu. Você gosta de gente, luta, fala a verdade e cumpre aquilo que assume. Tem o meu apoio e o meu compromisso”, afirmou.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, também reafirmou apoio à senadora e ressaltou sua atuação em defesa dos interesses do Tocantins.

“A Dorinha tem capacidade, merece e tem sabedoria para isso. Os recursos estão chegando à nossa cidade. Quero reafirmar o nosso compromisso de caminhar ao seu lado e continuar trabalhando pelo melhor para a nossa população”, disse.
Já o vice-prefeito Ubiratan Carvalho destacou o perfil da parlamentar e sua trajetória de trabalho. “Sou fã de pessoas serenas, que falam baixo, mas trabalham incansavelmente. A história dela prova isso. Conte conosco integralmente”, declarou.
Ao agradecer o apoio recebido, Dorinha reforçou o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do Estado e pela melhoria da qualidade de vida da população tocantinense.
Mãe do Fundeb

Durante o evento, o professor Deley também lembrou a contribuição da senadora para a educação pública do Tocantins e do Brasil.
“Ela oportunizou, por meio da Unitins e da UFT, a formação de muitos professores. É a mãe do Fundeb. Se hoje os professores têm um piso nacional e mais oportunidades, existe a participação decisiva da Dorinha nessa construção”, afirmou.
Além da senadora Dorinha e do professor Deley, participaram do encontro o senador Eduardo Gomes, o deputado federal Carlos Gaguim, a deputada estadual Janad Valcari, o prefeito de Paraíso, Celso Morais, o vice-prefeito Ubiratan Carvalho, o ex-governador Sandoval Cardoso, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas da região.
Parlamentar direciona recursos para pavimentação, pontes, Guarda Municipal, Defensoria Pública, universidades, esporte e custeio de CRAS em dezenas de municípios.
Da Assessoria
O pré-candidato ao Governo do Tocantins, deputado federal Vicentinho Júnior (PSDB-TO), viabilizou, ao longo de 2026, mais de R$ 24,6 milhões em emendas parlamentares para municípios e instituições do Tocantins nas áreas de infraestrutura, segurança pública, educação, esporte e assistência social.
Os recursos contemplam desde pequenos municípios do interior até centros urbanos como Palmas, Augustinópolis, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins.
“Nosso compromisso é levar recursos para onde mais precisa. Cada obra, cada equipamento entregue representa dignidade para a população tocantinense”, afirmou o parlamentar.
Infraestrutura e mobilidade
Na área de infraestrutura, as emendas contemplaram obras de pavimentação urbana, recapeamento asfáltico, construção de pontes, adequação de rodovias e investimentos em regiões metropolitanas.
Por meio de emendas individuais, foram destinados R$ 5,32 milhões para obras em municípios como Aguiarnópolis, Augustinópolis, Aurora, Carrasco Bonito, Ipueiras, Ponte Alta do Tocantins, São Miguel, São Salvador, Tupirama e Xambioá.
Na esfera estadual, uma emenda de bancada de R$ 3 milhões foi destinada ao DNIT para adequação de trecho da BR-010 entre Palmas e Porto Nacional. Outros R$ 5 milhões foram direcionados para obras na região metropolitana de Palmas, R$ 1,5 milhão para Paraíso do Tocantins e R$ 3 milhões para Porto Nacional.
Somando as emendas individuais e de bancada, o total destinado para infraestrutura e mobilidade alcançou R$ 17,82 milhões.
“Infraestrutura é a base para o desenvolvimento. Pavimentar ruas, construir pontes e recuperar rodovias significa mais segurança, mais emprego e mais qualidade de vida para as famílias tocantinenses”, destacou Vicentinho Júnior.
Segurança pública e cidadania
A área de segurança pública e cidadania também foi contemplada com recursos. Em Carmolândia, foram destinados R$ 490 mil para a aquisição de veículos voltados à saúde, com impacto na logística de atendimento de urgência.
Em Pindorama, foram pagos R$ 288.550 para a compra de veículo, motocicleta, armamentos e coletes destinados à Guarda Municipal, fortalecendo a estrutura de segurança local.
A Defensoria Pública do Tocantins recebeu R$ 500 mil para o projeto Ecopolo, em Goiatins, voltado à assistência jurídica e à promoção de direitos em regiões de difícil acesso.
Somando os valores, o total destinado para segurança pública e cidadania foi de R$ 1,27 milhão.
“Segurança pública e cidadania andam juntas. Fortalecer as guardas municipais e garantir assistência jurídica a quem mais precisa é também uma forma de promover justiça social”, afirmou o deputado.
Educação, esporte e assistência social
Outros setores também foram beneficiados, com foco no custeio de serviços e em ações estruturantes.
Na assistência social, Augustinópolis recebeu R$ 1 milhão e Alvorada R$ 500 mil, ambos para custeio de programas e equipamentos da política de assistência social, como CRAS e CREAS. O total destinado à área foi de R$ 1,5 milhão.
No esporte, Santa Tereza foi contemplada com R$ 200 mil, enquanto um projeto de valorização das categorias de base do futebol em Palmas recebeu R$ 600 mil. Os recursos são voltados ao custeio de atividades esportivas, incluindo escolinhas de formação e eventos. O total para o esporte foi de R$ 800 mil.
Na educação, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Palmas, recebeu R$ 300 mil. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi contemplada com R$ 3 milhões para reestruturação e modernização da infraestrutura das instituições federais de ensino superior no estado. O total destinado à educação foi de R$ 3,3 milhões.
“Educação transforma vidas. Investir nas nossas universidades e institutos federais é garantir futuro para a juventude tocantinense e desenvolvimento para todo o estado”, ressaltou Vicentinho Júnior.
Somando assistência social, esporte e educação, o total destinado para essas áreas foi de R$ 5,6 milhões.
Total geral
Somados os valores para infraestrutura e mobilidade, segurança pública e cidadania, educação, esporte e assistência social, o montante viabilizado por Vicentinho Júnior em 2026 nessas áreas alcança R$ 24.698.550.
A pulverização dos recursos por dezenas de municípios demonstra a capilaridade da atuação parlamentar.
"O povo do Tocantins merece o melhor: estradas boas, segurança, educação de qualidade e oportunidades para todos. É por isso que trabalhamos todos os dias para garantir que os recursos cheguem a quem mais precisa", concluiu Vicentinho Júnior.
Por Edson Rodrigues e Edivaldo Rodrigues
As oposições afirmaram que o governador Wanderlei Barbosa não entraria na campanha da senadora e pré-candidata ao governo, professora Dorinha Seabra. A leitura parece mais uma multiplicação das “Mães Dináh”, aquelas que já haviam “previsto”, nas eleições municipais de Palmas e Porto Nacional, a vitória de Toinho Andrade sobre Ronivon Maciel com 22% de vantagem e a eleição do deputado estadual Jr. Geo para prefeito da capital ainda no primeiro turno. Tudo com 0% de acerto...
Agora, resta saber se “acertam” novamente ao prever a ausência de Wanderlei na campanha.
PREPARANDO TUDO PARA ENTRAR EM CAMPO

O governador vem conversando com o grupo palaciano, com Dorinha e com o vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes, além de Carlos Gaguim, que disputam as vagas ao Senado. O apoio do Palácio Araguaia será fundamental, mas precisa obedecer às normas eleitorais para não prejudicar nenhuma candidatura. Nos próximos dias, Wanderlei deve reunir seus auxiliares para dar o sinal verde e organizar a entrada oficial na campanha, com atividades nos finais de semana e feriados. Alguns colaboradores cogitam tirar férias ou até pedir desligamento para se dedicar integralmente ao projeto político. A partir de 4 de julho, por força da lei, o governador estará impedido de dar ordens de serviço, mas poderá participar de carreatas, passeatas, comícios e reuniões políticas fora do expediente.
WANDERLEI BARBOSA: EXPERIÊNCIA DE SOBRA

Desde sua primeira candidatura a vereador em Porto Nacional, sua cidade natal, Wanderlei coleciona vitórias. Foram quatro mandatos como vereador, presidência da Câmara de Palmas, três mandatos como deputado estadual, vice-governador e governador reeleito. Chegou a abrir mão de uma candidatura ao Senado praticamente garantida, com popularidade acima de 80%, para proteger aliados e evitar que a oposição assumisse o governo. Agora, aposta em Dorinha como sucessora, destacando sua trajetória política e preparo para governar o Tocantins. Após as convenções, o grupo político palaciano, o chamado G5 liderado pelo prefeito Eduardo Siqueira, deve mobilizar mais de cem prefeitos em apoio à candidatura de Dorinha, a Eduardo Gomes e Carlos Gaguim ao Senado, além das nominatas proporcionais.
LAUREZ MOREIRA COM PT, PSD E PDT

Enquanto isso, o vice-governador Laurez Moreira enfrenta dificuldades. Sua pré-candidatura ao governo vem sofrendo desgaste nos últimos 43 dias, sem conseguir formar uma nominata robusta para a Câmara dos Deputados e sem apoio consistente nos municípios. O senador Irajá Abreu, aliado de Laurez, tem priorizado sua própria reeleição, deixando o vice em segundo plano. Contudo, Laurez tenta reagir: o PT deve anunciar oficialmente apoio à sua candidatura, com Paulo Mourão como possível nome ao Senado. A articulação conta com aval do Palácio do Planalto e do presidente Lula, além da participação de lideranças como Kátia Abreu e Donizete Nogueira, que buscam construir um palanque sólido para a reeleição presidencial no Tocantins.
OBSERVATÓRIO POLÍTICO
O Observatório Político do Paralelo 13 aguarda o anúncio e observa como os eleitores e apoiadores de Laurez vão reagir a essa guinada, especialmente porque muitos líderes não foram consultados antes da aliança com o PT. A política tocantinense segue em ebulição — e até lá, as “Mães Dináh” continuarão tentando prever os próximos capítulos dessa disputa.
Até logo!
Da Assessoria
Ao lado do pré-candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, e do vice-governador Amélio Cayres, Osires Damaso cumpriu uma extensa agenda de visitas e reuniões no Sudeste do Estado entre os dias 12 e 14 de junho. A receptividade encontrada em cada município evidenciou uma característica frequentemente associada ao seu nome: o respeito conquistado ao longo de décadas de atuação empresarial e vida pública dedicada ao Tocantins.
A agenda passou por Arraias, Novo Alegre, Combinado, Lavandeira, Aurora do Tocantins, Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Dianópolis e Almas, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, produtores rurais e lideranças comunitárias. Em todos os encontros, o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Osires durante seus mandatos como deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e deputado federal esteve presente nas manifestações das lideranças locais.
Em Lavandeira, o vice-prefeito Flávio Henrique destacou a credibilidade construída por Osires junto aos municípios tocantinenses.
“O Osires é uma liderança respeitada porque sempre manteve o diálogo e nunca deixou de atender os municípios. É uma pessoa que construiu sua história com trabalho, seriedade e compromisso com a população”, afirmou.
Ao longo da trajetória política, Osires participou da destinação de investimentos, máquinas, equipamentos e recursos para diversas regiões do Tocantins, contribuindo para ações nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, agricultura e desenvolvimento econômico.
Durante a agenda, além de acompanhar Vicentinho Júnior e Amélio Cayres, Osires ouviu demandas das lideranças locais e reforçou seu compromisso com o desenvolvimento dos municípios.
“Tenho gratidão por cada cidade que nos recebe. O Tocantins foi construído pelo trabalho de homens e mulheres que acreditam no desenvolvimento de suas comunidades. Estar presente, ouvir as pessoas e contribuir com soluções sempre fez parte da minha caminhada”, destacou.
A passagem pelo Sudeste do Estado reforçou o capital político construído por Osires Damaso ao longo dos anos: uma trajetória marcada pela proximidade com os municípios, pelo diálogo permanente e pela confiança de lideranças que continuam abrindo as portas para quem ajudou a escrever parte da história de desenvolvimento de suas cidades.