Evento, que reuniu cerca de 100 pessoas, foi realizado em Araguatins; deputado também detalhou avanços no trabalho Legislativo
Da Assessoira
O deputado federal Tiago Dimas (Podemos) reuniu, neste final de semana, em Araguatins, cerca de 100 líderes do Bico do Papagaio, entre vereadores, gestores, representantes de prefeito e outros apoiadores para uma sessão de treinamento e prestação de contas dos seus mandatos no Congresso Nacional.
Tiago Dimas tem resultado entregue nos 27 municípios da região, com a destinação de praticamente R$ 65 milhões no total - somando o primeiro mandato entre 2019-2022 e os pouco mais de dez meses deste segundo período iniciado em agosto do ano passado. “Nossa pré-campanha é construída com base em argumentos sólidos, mostrando que os mandatos trouxeram resultado efetivo para a população e isso, claro, é reconhecido por todos”, ressaltou o deputado.
Os investimentos alcançam áreas estratégicas da região, com destaque para os R$ 26 milhões para a saúde; R$ 17,4 milhões para a infraestrutura e cerca de R$ 8 milhões somados para a educação e aquisição de maquinário para fortalecer os pequenos produtores rurais.
Aproximação com a base
A reunião de lideranças é um modelo implementado por Tiago Dimas que aproxima o mandato de suas bases. O mesmo tipo de encontro já foi feito em outras regiões e será organizado em mais locais.
“A política é um processo de construção. Esse tipo de treinamento vale tanto para os líderes, quanto para mim e minha equipe, pois no mesmo modo no qual passamos as diretrizes do mandato, também recebemos sugestões para ajustes e melhorar ainda mais o trabalho”, frisou o parlamentar.
Segundo o congressista, a política não pode ser feita de mão única e a prestação de contas tem de ser permanente. “Isso é um diferencial do nosso mandato, que mostra nossa capacidade de organização e articulação com os nossos líderes. Com esse trabalho, todos nós temos uma participação efetiva dentro do projeto, o que, claro, faz com que consigamos melhores resultados”, pontuou Tiago Dimas.
Legislativo
Apenas nestes dez meses de segundo mandato, Tiago Dimas já teve propostas aprovadas e avançando nas áreas de desenvolvimento econômico, saúde pública, educação e agropecuária. “Nós já tivemos projeto aprovado, projeto passando com louvor pelas comissões, proposta que virou lei após ser juntada com outra e acompanhamos todas as principais votações no Congresso Nacional sempre defendendo com muito equilíbrio aquilo que é mais benéfico à população”, pontuou o deputado.
Em agenda no sudeste do Estado, senadora relembrou a trajetória na Educação em conversa com a professora aposentada Maria Eliene Cardoso, ex-diretora escolar em Porto Alegre do Tocantins
Da Assessoria
Durante agenda realizada na região sudeste do Tocantins, a senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil) reencontrou, em Porto Alegre do Tocantins, a professora aposentada e ex-diretora escolar Maria Eliene Cardoso. As duas conversaram sobre os anos em que trabalharam na rede estadual de ensino e lembraram projetos, formações e mudanças que marcaram a educação na região.
Natural de Porto Alegre do Tocantins, Maria Eliene contou que fez questão de participar da agenda ao saber que a senadora estaria na cidade. “A professora Dorinha foi um marco muito grande para a região sudeste quando esteve à frente da Educação. Eu era diretora de escola naquela época e acompanhei toda aquela gestão”, afirmou.
Legado na educação

Ao recordar o período em que atuou como diretora de escola na Regional de Dianópolis, Maria Eliene destacou ações voltadas à valorização dos profissionais da educação, à formação continuada e à melhoria da qualidade do ensino.
“A maioria dos nossos vereadores hoje passou pela escola nesse período. Os professores tiveram capacitações, formações e oportunidades que fizeram diferença. Como secretária de Educação, ela enraizou aqui uma educação de qualidade”, disse.
Também lembrou dos avanços relacionados à carreira dos professores e à realização de concursos públicos, além do fortalecimento das ações pedagógicas nas escolas da região.
"A educação dirigiu a minha vida"
Ao ouvir os relatos da ex-diretora, a senadora Professora Dorinha relembrou medidas adotadas durante sua gestão e destacou a importância do diálogo permanente com quem vivia a rotina das escolas.
“A gente trazia a Secretaria para cada localidade. Eu vinha para Dianópolis e atendia cada diretor de escola. Muitas vezes era mais rápido ouvir quem estava na ponta do que esperar toda a burocracia chegar. A educação sempre foi o que dirigiu a minha vida”, afirmou.
A senadora recordou ainda o trabalho realizado para garantir avanços na carreira dos professores e ressaltou que a construção dos resultados obtidos naquele período foi coletiva.
“A nossa rede estadual era uma rede muito forte e de qualidade. Nós saímos das últimas posições para alcançar as melhores posições nacionais. Era um trabalho em que todo mundo fazia a sua parte”, disse.
Professora alfabetizadora antes de ingressar na vida pública, Dorinha também falou sobre a relação que mantém com a educação ao longo de sua trajetória. “Nós que somos professoras aprendemos o tempo todo. Quando a gente tem a capacidade de ouvir o outro, aprende, constrói e encontra novos caminhos. Acho que fazemos isso o tempo inteiro”, afirmou.
Da Assessoria
Foram, ao todo, 20 cidades visitadas nos últimos dias. “Não estamos apenas cruzando estradas. Estamos unindo pessoas em torno de um sonho coletivo para o nosso Tocantins”, afirmou Vicentinho, ao encerrar a caravana domingo, dia 14, em Almas (TO).
“Quando o povo participa e é ouvido com muita atenção, a esperança cada vez mais ganha voz e o nosso movimento, a cada lugar que passamos, se transforma em uma grande corrente de união pela transformação do Tocantins”. As palavras são do pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB, Vicentinho Júnior, após cinco dias de intensa agenda de reuniões e contato com a população das regiões sul e sudeste do Tocantins.

Acompanhado do pré-candidato a vice-governador Amélio Cayres (MDB), aliados e lideranças, Vicentinho comemorou também o fato de ter intensificado o que chama de “escuta permanente” da população e ter recebido manifestações de apoio de prefeitos, vices, vereadores, e lideranças das regiões. “A nossa caravana, em movimento, preza o ‘ouvir mais’ e dialogar com a população. E temos recebido, em troca, manifestações de apoio, confiança e credibilidade, além de carinho, muito carinho”, disse Vicentinho.
Apoio e mobilização
Ao todo, foram 20 cidades visitadas entre quarta-feira, dia 10, até a noite desse domingo, dia 14. E dezenas de oficializações de apoio às pré-candidaturas do grupo. "Mais do que uma agenda política, esta caravana representa um encontro com a esperança e com o desejo de construir um estado mais forte e mais justo para todos", disse Amélio Cayres.
Confirmados na base, os prefeitos Edson Neiva (Aurora), Rainerival Ribeiro Xavier, o Neri (Almas) e Dr Thiago Jayme (Natividade), além de ratificar a adesão à aliança PSDB/MDB, têm mobilizando a região para ampliar a força política do grupo que disputará o Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, em outubro deste ano.
“Minha gratidão não só por esses gestores que têm feito a diferença em seus municípios terem publicamente declarado apoio ao nosso projeto, mas estarem empunhando as nossas bandeiras de propostas e ações que vão mudar a realidade do Tocantins. Vamos retribuir com compromisso e muito trabalho a eles e a todos que estão se juntando a nós”, disse Vicentinho.
Vicentinho disse considerar que populares e lideranças são responsáveis pela construção de “um futuro mais próspero para todos”. “O Estado começa a viver um novo tempo, construído com a força das pessoas e o sentimento de quem acredita em um Tocantins melhor”, disse. “Não estamos apenas cruzando estradas. Estamos unindo pessoas em torno de um sonho coletivo para o nosso Tocantins”, complementou
Ele reafirmou que a mudança se constrói “com a voz e a participação do povo”. “Estamos percorrendo todas as regiões do estado e percebendo algo em comum: as pessoas querem ser ouvidas, participar e construir juntas um novo tempo”.
Pré-candidato a deputado federal participou de encontros com lideranças e moradores em Porto Nacional, Santa Rosa, Chapada da Natividade e Natividade
Da Assessoria
O empresário e pré-candidato a deputado federal Osires Damaso participou, nesta quinta-feira, 11, de uma agenda regional ao lado dos pré-candidatos ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior e Amélio Cayres, em municípios da região Sudeste do estado.
A programação começou em Porto Nacional, durante a reinauguração da Casa do Estudante Universitário da Universidade Federal do Tocantins (UFT), importante espaço de apoio aos acadêmicos do município. Em seguida, a comitiva percorreu Santa Rosa do Tocantins, Chapada da Natividade e Natividade, onde se reuniu com prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, lideranças comunitárias e moradores para ouvir demandas e discutir propostas voltadas ao desenvolvimento regional.

Durante a agenda, Osires Damaso destacou a importância de manter um diálogo permanente com a população e de construir soluções a partir das necessidades apresentadas pelos municípios.
“Quem está na ponta conhece os desafios e as oportunidades de cada cidade. Ouvir as lideranças, conversar com a população e acompanhar de perto as demandas dos municípios é fundamental para construir políticas públicas que realmente façam a diferença na vida das pessoas. Especialmente na agricultura familiar, que faz a diferença no trabalho do alimento que vai para nossa mesa. O Tocantins cresce quando os municípios crescem”, afirmou.
Em Santa Rosa, o grupo foi recebido pelo prefeito Levi Teixeira e lideranças locais. Já em Chapada da Natividade, a agenda incluiu encontros com vice-prefeito Noaldo, vereadores, ex-prefeitos e representantes da comunidade. Em Natividade, considerada um dos principais patrimônios históricos e culturais do Tocantins, a comitiva participou de reunião com o prefeito Dr. Thiago, vereadores e lideranças da região.
Segundo Osires Damaso, a aproximação com os municípios permite compreender melhor as demandas de áreas estratégicas como infraestrutura, educação, saúde, geração de emprego e fortalecimento da economia local.

“O Tocantins é construído por cada município. Quando ouvimos as pessoas e conhecemos a realidade de cada região, conseguimos defender projetos mais alinhados com aquilo que a população realmente precisa”, ressaltou.
A agenda integra uma série de visitas que vêm sendo realizadas por Vicentinho Júnior e Amélio Cayres em diversas regiões do estado, reforçando o diálogo com lideranças e a construção de propostas voltadas para o futuro do Tocantins.
Da Assessoria
Em uma demonstração de força e união em prol da aliança PSDB/MDB nas eleições de outubro deste ano, o prefeito de Aurora, Edson Neiva, reforçou o apoio e uniu atuais e ex-vereadores, ex-prefeitos e demais lideranças do município. Todos manifestaram apoio à pré-candidatura de Vicentinho Júnior ao governo do Estado, de Amélio Cayres a vice-governador e de Alexandre Guimarães ao Senado.
Além do reforço de Edson Neiva, foram anunciadas as adesões do vice-prefeito Domingos de Deraldo e dos vereadores Vilmar Bodão, Ellian Rodrigues, Fernandes da Vila e Josivan Rodrigues. Também garantiram apoio os ex-prefeitos Dional, Aloilson Caçula e a ex-vice-prefeita Tia Eunice.

"Saio da minha Aurora com o coração cheio de gratidão. A demonstração de apoio que recebemos é motivo de orgulho e, acima de tudo, de responsabilidade e reforço no compromisso. Seguiremos ouvindo as pessoas e trabalhando para que todas as regiões do Tocantins sejam valorizadas", afirmou Vicentinho Júnior, que desde quarta-feira, dia 10 cumpre agenda em municípios das regiões Sul e Sudeste do Tocantins.
Recursos
Em Aurora, Vicentinho, como é tradição, apresentou ao prefeito Edson Neiva ofícios com garantia dos últimos recursos viabilizados em benefício ao município.
Foram R$ 500 mil para a saúde e outros R$ 980 mil para pavimentação urbana, somando R$ 1,480 milhão. Na cidade, Vicentinho já destinou R$ 7.099.152,26.