Duas caravanas, regiões diferentes e um sentimento em comum: o desejo de construir um novo caminho para o Tocantins
Da Assessoria
Enquanto o pré-candidato ao Governo do Estado, Vicentinho Júnior, cumpre agenda no Meio Norte tocantinense ao lado de Amélio Cayres, a Caravana das Mulheres segue mobilizando lideranças femininas no Bico do Papagaio com o projeto "Mulheres que Transformam o Tocantins".
Depois de reunir lideranças femininas em Araguatins na quinta-feira, 18, a Caravana das Mulheres chegou na sexta-feira, 19, a São Miguel do Tocantins, ampliando o diálogo sobre o protagonismo feminino no estado. O encontro aconteceu na residência da vereadora Irene Borba, uma das principais lideranças do município.

Natural de São Miguel do Tocantins, Gil Borba de Oliveira, esposa do pré-candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, foi uma das anfitriãs do encontro e recebeu lideranças e moradoras da região para debater o papel das mulheres na construção de um novo projeto para o estado.
"São Miguel conhece minha história, conhece minha família e sabe dos valores que aprendi aqui. Voltar para minha terra e encontrar tantas mulheres dispostas a participar da construção de um Tocantins melhor é motivo de alegria e responsabilidade", afirmou.
Durante o encontro, Gil também defendeu o fortalecimento da participação feminina nos espaços de decisão e ressaltou que as mulheres terão papel ativo na construção das políticas públicas do estado.

"A mulher tocantinense está presente em todos os lugares: no campo, nas empresas, nas escolas, na política e dentro de casa. Não estamos falando apenas de participação, mas de protagonismo. As mulheres precisam estar onde as decisões são tomadas", destacou.
A agenda contou ainda com a presença da ex-prefeita de Palmas e vice-presidente nacional do PSDB Mulher, Cinthia Ribeiro, e da presidente estadual do PSDB Mulher, Naídes César, que vêm percorrendo o estado fortalecendo o diálogo com lideranças femininas e incentivando a participação das mulheres na vida pública.
Segundo Naídes, a proposta da caravana é aproximar as mulheres do debate político por meio de rodas de conversa, permitindo que elas participem ativamente das discussões e apresentem suas demandas.
"A ideia da caravana foi criar um espaço de conversa, onde as mulheres pudessem participar, perguntar e se sentir parte do processo político. O resultado tem sido emocionante. Em Araguatins reunimos mais de 500 mulheres e, em São Miguel, encontramos o mesmo entusiasmo. As mulheres querem participar, querem ser ouvidas e querem ajudar a construir o futuro do Tocantins", afirmou.
A Caravana das Mulheres seguirá percorrendo o Tocantins com encontros em Porto Nacional, Araguaína e Paraíso, levando a mensagem que tem marcado os eventos: "Nós não pedimos espaço, nós conquistamos."
Nova unidade padrão FNDE beneficiará cerca de 340 alunos de nove regiões diferentes da cidade; prefeita agradece parceria: “Guaraí deve muito a Dorinha”
Da Assessoria
A Prefeitura de Guaraí formalizou o contrato para a construção da nova Escola de Tempo Integral, localizada no Jardim Irani, em Guaraí. A obra, orçada em quase R$ 12 milhões, está sendo financiada com recursos destinados por emenda parlamentar da senadora Professora Dorinha (União Brasil) e seguirá o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo construída em formato térreo com 13 salas de aula. O extrato do contrato e homologação foram publicados na quarta-feira, 17 de junho, na página 403 do Diário Oficial da União.
“É uma alegria nós vermos essa etapa concluída. Vamos dar ordem de serviço já nos próximos dias e vamos começar a fazer mais uma importante obra garantida pela senadora Professora Dorinha. Guaraí deve muito a senadora. Ela tem sido uma parceira formidável e merece todo o reconhecimento que possamos dar para ela. Sabe da importância de cada município para o Estado”, pontuou a prefeita.
A unidade atenderá diretamente cerca de 340 alunos do Ensino Fundamental, contemplando moradores dos bairros Centro, Pestana, Serrinha, Alto Bonito, Areni, Rodoviário, Pôr do Sol 1 e 2, e Nova Esperança.
Durante os seus mandatos, a parlamentar já destinou mais de R$ 57 milhões para o município do Orçamento da União, incluindo recursos para a saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento urbano.
Com o apoio de Dorinha, Guaraí vai construir escola, creche e ciclovia iluminada, já ganhou caminhão do Corpo de Bombeiros, pavimentou três setores diferentes, entre várias outras benfeitorias e dinheiro para o custeio da saúde pública.
Da Assessoria
Durante os encontros, Osires ouviu demandas da população, discutiu projetos para o desenvolvimento regional e destacou a importância de ampliar a representatividade dos municípios junto aos governos estadual e federal. As agendas também serviram para reforçar parcerias políticas e aproximar ainda mais o pré-candidato das comunidades locais.

A programação teve continuidade na sexta-feira, 20, com novas visitas e reuniões em municípios da região, ampliando o diálogo com lideranças e fortalecendo a construção de um projeto voltado ao desenvolvimento do Tocantins.
Para Osires Damaso, estar presente nos municípios é fundamental para compreender as necessidades de cada região e buscar soluções que contribuam para melhorar a vida da população.

"Sempre defendi que as grandes transformações começam ouvindo as pessoas. É nos municípios que estão os desafios e também as oportunidades. Nosso compromisso é trabalhar para fortalecer as cidades, apoiar quem produz, gerar oportunidades e buscar mais investimentos para todas as regiões do Tocantins”, destacou Osires Damaso.
Ao longo da agenda, o pré-candidato recebeu manifestações de apoio de lideranças locais e moradores, consolidando sua presença política no Vale do Araguaia e reforçando uma trajetória marcada pela atuação em defesa dos municípios tocantinenses.
Nova unidade padrão FNDE beneficiará cerca de 340 alunos de nove regiões diferentes da cidade; prefeita agradece parceria: “Guaraí deve muito a Dorinha”
Da Assessoria
A Prefeitura de Guaraí formalizou o contrato para a construção da nova Escola de Tempo Integral, localizada no Jardim Irani, em Guaraí. A obra, orçada em quase R$ 12 milhões, está sendo financiada com recursos destinados por emenda parlamentar da senadora Professora Dorinha (União Brasil) e seguirá o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo construída em formato térreo com 13 salas de aula. O extrato do contrato e homologação foram publicados na quarta-feira, 17 de junho, na página 403 do Diário Oficial da União.
“É uma alegria nós vermos essa etapa concluída. Vamos dar ordem de serviço já nos próximos dias e vamos começar a fazer mais uma importante obra garantida pela senadora Professora Dorinha. Guaraí deve muito a senadora. Ela tem sido uma parceira formidável e merece todo o reconhecimento que possamos dar para ela. Sabe da importância de cada município para o Estado”, pontuou a prefeita.
A unidade atenderá diretamente cerca de 340 alunos do Ensino Fundamental, contemplando moradores dos bairros Centro, Pestana, Serrinha, Alto Bonito, Areni, Rodoviário, Pôr do Sol 1 e 2, e Nova Esperança.
Durante os seus mandatos, a parlamentar já destinou mais de R$ 57 milhões para o município do Orçamento da União, incluindo recursos para a saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento urbano.
Com o apoio de Dorinha, Guaraí vai construir escola, creche e ciclovia iluminada, já ganhou caminhão do Corpo de Bombeiros, pavimentou três setores diferentes, entre várias outras benfeitorias e dinheiro para o custeio da saúde pública.
Da Assessoria
A nova pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta sexta-feira, 19, mostra o crescimento do vice-governador Laurez Moreira (PSD) na disputa pelo Governo do Tocantins. No cenário estimulado, o pré-candidato alcançou 22% das intenções de voto, registrando avanço de quatro pontos percentuais em relação ao levantamento realizado pelo mesmo instituto em março deste ano, quando aparecia com 18%
Os números indicam uma trajetória de crescimento da pré-campanha de Laurez ao longo dos últimos meses. O avanço ocorre em um período marcado por agendas em diversas regiões do estado, encontros com lideranças políticas, representantes do setor produtivo e participação em encontros sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do Tocantins. Em março, Laurez registrava 18% das intenções de voto. Agora, alcança 22%, ampliando sua presença no cenário eleitoral.
Para Laurez, o resultado comprova que a população tem acompanhado suas propostas e sua atuação em favor do Tocantins. “Fico feliz em ver que cada vez mais tocantinenses acreditam no nosso projeto. Esse crescimento é fruto de muito trabalho, diálogo e presença nos municípios. Temos construído uma caminhada baseada na escuta, no respeito às pessoas e na defesa de um Tocantins que gere oportunidades, fortaleça a economia e melhore a vida da população. Recebo esse resultado com os pés no chão, sabendo que ainda há muito trabalho pela frente, mas com a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.
A pesquisa Real Time Big Data ouviu 1.600 eleitores entre os dias 17 e 18 de junho. O levantamento possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número TO-05379/2026.