Da Assessoria

 

Em mais uma agenda pelo interior do Tocantins, o vice-governador e pré-candidato ao Governo do Estado, Laurez Moreira (PSD), foi recebido com demonstrações de carinho, respeito e apoio popular durante visitas aos municípios de Miranorte e Pequizeiro, realizadas nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6.

 

Em Miranorte, Laurez participou da penúltima noite da 31ª ExpoAgro, uma das principais festas agropecuárias da região. Conversou com produtores rurais, comerciantes, empreendedores e moradores, ouvindo relatos sobre a realidade local e debatendo caminhos para fortalecer a economia e gerar oportunidades no interior do Estado.

 

Durante a visita, o vice-governador ressaltou a importância de eventos como a ExpoAgro para o desenvolvimento dos municípios. “Não estamos falando apenas de uma manifestação cultural, mas de um grande evento que movimenta a economia, gera renda, fortalece os negócios locais e cria oportunidades para milhares de famílias”, afirmou.

 

Laurez também lembrou da relevância de Miranorte para a produção de abacaxi no Tocantins, atividade que ajudou a projetar o município nacionalmente e que hoje impulsiona o desenvolvimento de outras cidades produtoras, como Miracema do Tocantins, Rio dos Bois, Barrolândia e Aparecida do Rio Negro.

 

A passagem por Miranorte também foi marcada por reencontros emocionantes. Laurez conversou com amigos e famílias que acompanham a trajetória da família Moreira há décadas e ouviu recordações dos tempos vividos em Dueré, cidade onde construiu parte de sua história

 

Pequizeiro

 

Em Pequizeiro, o vice-governador participa de parte da 5ª Cavalgada de Pequizeiro, em celebração ao 37º aniversário da cidade.

 

Posted On Domingo, 07 Junho 2026 05:47 Escrito por

Da Assessoria

 

 

O empresário e pré-candidato a deputado federal Osires Damaso acompanhou, na noite desta quarta-feira, 3 de junho, a programação da 29ª Expobrasil, em Paraíso do Tocantins. Entre encontros com produtores rurais, amigos, clientes e visitantes da feira, Damaso participou da abertura oficial do rodeio, recebeu a população no stand do Grupo Damaso e acompanhou o show nacional do cantor Amado Batista.

A agenda teve início no tradicional Rancho do Produtor Rural, um dos espaços mais movimentados da exposição, onde empresários, produtores e lideranças se reúnem para fortalecer relacionamentos e discutir o desenvolvimento do setor agropecuário.

Ao longo da noite, o stand do Grupo Damaso recebeu dezenas de visitantes. O espaço reúne as empresas Jalapão Alimentos, Dama Frutas, Bem Maior Supermercado e Dom Jason, que apresentaram seus produtos e receberam clientes, parceiros e amigos durante o evento.

A noite também teve um significado especial para a família Damaso. Em meio à programação da feira, foi comemorado o aniversário de Marcelly, enteada de Osires, reunindo familiares, amigos e colaboradores em um momento de alegria e confraternização.

Na sequência, o empresário acompanhou a abertura oficial do rodeio, uma das atrações mais aguardadas da Expobrasil, que reúne competidores e apaixonados pela cultura sertaneja de diversas regiões do Tocantins. Encerrando a programação, Damaso assistiu ao show de Amado Batista ao lado do público que lotou o Parque de Exposições.

Para Osires Damaso, a Expobrasil representa mais do que uma feira agropecuária: é um momento de fortalecimento da economia, valorização das tradições e encontro entre as famílias tocantinenses.
“A Expobrasil é uma festa que fortalece nossa economia, valoriza o produtor rural e movimenta diversos setores da cidade. Mas também é um momento de encontro entre as pessoas. Foi muito especial poder comemorar o aniversário da Marcelly aqui, ao lado da família, dos amigos, dos colaboradores e de tantas pessoas que fazem parte da nossa história. São momentos assim que reforçam o sentimento de união e pertencimento da nossa comunidade. Tenho muito orgulho de ver Paraíso realizar um evento tão grandioso e importante para o Tocantins”, destacou.

Com raízes construídas em Paraíso do Tocantins, onde desenvolveu sua trajetória empresarial e gerou oportunidades por meio de seus empreendimentos, Damaso aproveitou a noite para conversar com expositores, visitantes e moradores, reforçando a proximidade que mantém com a população e seu apoio às iniciativas que contribuem para o crescimento da região.

 

 

 

Posted On Domingo, 07 Junho 2026 05:45 Escrito por

Da Assessoria

 

 

“Tocantins nasceu para ser referência em desenvolvimento”, diz Vicentinho ao criticar 24ª colocação do Estado em ranking nacional dos piores estados do país em qualidade das estradas.

 

O deputado federal e pré-candidato ao governo do Tocantins Vicentinho Júnior reagiu neste sábado, dia 6, à presença do Tocantins como um dos piores Estados do país em ranking nacional de qualidade das rodovias. A informação consta no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em informações da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

 

O Estado aparece como 24º do ranking. “Não podemos nos conformar em ver o Tocantins nas últimas posições do país quando o assunto é qualidade das rodovias”, afirmou.

 

Na prática, com nota 2,66 (escala vai de 1 a 5), o Tocantins está entre os quatro piores desempenhos do país. Só é melhor que o Acre, Amapá e Amazonas. São avaliados, por exemplo, pavimentação, sinalização e condições gerais de tráfego. “O Tocantins nasceu para ser referência em desenvolvimento, mas os dados mostram uma realidade preocupante. Estar entre os estados com as piores rodovias do Brasil é um retrato da falta de planejamento, prioridades equivocadas e investimentos insuficientes”, argumentou.

 

Programa de recuperação e modernização

 

Ele propõe um amplo programa de recuperação e modernização das rodovias estaduais. “Vamos dar prioridade para os trechos que impactam a segurança da população e o escoamento da produção. O Tocantins tem potencial para estar entre os melhores estados do Brasil, e não entre os últimos colocados em um indicador tão importante para o desenvolvimento”, comentou.

 

Apesar da importância estratégica do Tocantins para o agronegócio e a integração nacional, a infraestrutura rodoviária deve receber a atenção necessária. “Vamos transformar essa realidade com planejamento, investimentos permanentes, manutenção preventiva e gestão eficiente dos recursos públicos.”

 

Ele ressaltou que quem produz, trabalha, estuda ou precisa viajar conhece de perto os problemas enfrentados diariamente nas estradas. “Estradas em más condições significam mais acidentes, perda de vidas, prejuízos para produtores rurais, aumento do custo do transporte e de todos os produtos em geral, na ponta, para o consumidor”, resumiu.

 

Em sua gestão, afirmou, a infraestrutura e a logística do Estado serão prioridades. “O Tocantins merece mais. Precisamos de um governo que trate a infraestrutura como prioridade estratégica, com obras de qualidade, manutenção permanente e respeito ao dinheiro público. Nossa proposta é garantir aos tocantinenses rodovias seguras e modernas”, declarou.

 

União pela vida e desenvolvimento

 

Outro aspecto também a ser analisado é a questão das rodovias federais. "O Tocantins é cortado pela BR-153, que é uma espinha dorsal da logística do país, e pela BR-010. Cobramos e continuaremos cobrando a duplicação da 153. As praças de pedágio estão aí e os tocantinenses são cobrados. Além dos tapa-buracos, precisamos de uma resposta maior do governo federal”, salientou.

 

Vicentinho propõe também o que chamou de um movimento de “união pela vida e desenvolvimento do Estado” em relação à duplicação da BR-153 que, segundo ele, precisa avançar mais. “Se cobro como deputado, imaginem como governador, quando vou conclamar a nossa bancada de oito deputados federais, três senadores, além dos deputados estaduais, prefeitos, vices e vereadores de todo o Tocantins que, com certeza, vão se juntar a nós nesta empreitada pela vida, segurança de quem usa as estradas e pelo desenvolvimento do nosso Estado?", finalizou.

 

 

Posted On Domingo, 07 Junho 2026 05:38 Escrito por

Em Araguaína, Fábio Vaz faz compromisso com as universidades públicas do Tocantins, e garantiu a destinações de emendas para o fortalecimento do ensino superior público

 

 

Da Assessoria

 

 

O pré-candidato a deputado federal Fábio Vaz se reuniu, na tarde desta quinta-feira, 4, com o reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Ayrton Sieben, no prédio da reitoria, em Araguaína, para identificar focos de investimentos para o fortalecimento do ensino superior público no estado.

 

Durante a reunião, Fábio se comprometeu com a destinação de emendas para investimentos em projetos que ampliem oportunidades de formação, fortaleçam a infraestrutura e aproximem o ensino superior da realidade da educação básica.

 

Entre os temas debatidos estiveram a implantação da cidade universitária, expansão de cursos e especializações, melhorias na infraestrutura de acessibilidade da Universidade e investimento em projetos especiais, com destaque para iniciativas nas áreas de história e cultura, como a implantação do museu histórico e cultural de Araguaína.

 

Outro ponto da conversa foi a necessidade de estreitar a relação entre educação básica e ensino superior, além de enfrentar o déficit de profissionais formados em licenciaturas de áreas como matemática, física e química, uma demanda que impacta diretamente o mercado e a rede de ensino. Para Fábio, essa aproximação é essencial para atender déficits de mercado em áreas específicas da formação de professores e ampliar as possibilidades de desenvolvimento educacional no Tocantins.

 

Na reunião, Fábio também destacou a importância das parcerias institucionais que sempre buscou construir ao longo de sua trajetória na educação, citando a relação mantida com a UFT, UNITINS e a UMA. “Esse diálogo precisa continuar e ser ampliado com a UFNT, buscando uma agenda voltada à formação, à inclusão e ao fortalecimento das universidades públicas”, disse Fábio.

 

“No âmbito dos poderes públicos, principalmente nas instâncias federais, o que precisamos é de pessoas que entendam a educação com profundidade para compreender a universidade. Estamos sempre abertos a boas parcerias e projetos”, afirmou o reitor Ayrton Sieben.

 

 

Posted On Sábado, 06 Junho 2026 05:16 Escrito por

Em apenas dez meses, deputado já destinou R$ 22 milhões para a cidade; parlamentar tem apoio de dois vereadores

 

 

Texto Lucas Ferreira

 

 

O deputado federal Tiago Dimas (Podemos) reuniu apoiadores e lideranças de diversas regiões de Palmas em um encontro marcado por capacitação, através de um ciclo de oficinas de preparação com lideranças, visando troca de experiências, escuta das comunidades e debate sobre as principais demandas da capital. A iniciativa evidenciou o fortalecimento de sua atuação política em Palmas e uma estratégia baseada na proximidade com a população, valorizando as demandas que surgem diretamente dos bairros e dos líderes locais.

 

O encontro contou com a presença dos vereadores Miguel Barros (MDB) e Alex Mascarenhas (MDB), além de representantes de diferentes regiões da cidade. Durante a reunião, foram discutidos temas ligados à infraestrutura, assistência social, mobilidade urbana, geração de oportunidades e investimentos prioritários para o desenvolvimento da capital e atuação do parlamentar na capital.

 

A crescente presença política de Tiago Dimas em Palmas tem sido acompanhada por resultados concretos. Em menos de dez meses de mandato na Câmara dos Deputados, o parlamentar já viabilizou mais de R$ 22 milhões em recursos para a capital tocantinense. Desse total, aproximadamente R$ 12 milhões já foram pagos e estão disponíveis para aplicação pela Prefeitura de Palmas em áreas estratégicas, contribuindo para a execução de obras, ações sociais e melhorias nos serviços oferecidos à população.

 

Vereadores com Tiago Dimas

 

 

O vereador Miguel Barros ressaltou a importância da atuação do parlamentar para a capital. "Tiago tem demonstrado resultado e presença. Os recursos destinados ajudam a Prefeitura a executar investimentos importantes e mostram um deputado comprometido com o desenvolvimento de Palmas e com a melhoria da vida das pessoas", afirmou.

 

Já o vereador Alex Mascarenhas destacou a capacidade de articulação do deputado junto ao Governo Federal e aos municípios. "Em pouco tempo de mandato, Tiago já apresentou resultados expressivos para Palmas. É uma atuação que impressiona e nos alegra muito com essa articulação e entrega de recursos que fazem diferença na ponta, onde a população mais precisa", disse.

 

Tiago Dimas tem mantido uma atuação de parceria com a gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos como recursos que impactam diretamente a vida das pessoas com os recursos destinados para a ponte do Bertaville e CRAS da região Sul.

 

"Tenho recebido demandas importantes dos nossos líderes que fazem um trabalho essencial que está mudando a vida das pessoas, especialmente as comunidades que mais precisam das políticas públicas. É prioridade do meu mandato continuar ajudando a gestão do prefeito Eduardo e retornando à população palmense aquilo que é direito de todos", comentou o parlamentar.

 

 

 

Posted On Sábado, 06 Junho 2026 05:11 Escrito por
Página 11 de 1095