Após ser oficialmente definido candidato à reeleição em uma mega convenção em Palmas, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) participou na manhã deste domingo, 7, de uma grande cavalgada em Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio.
Com Assessoria
"Foi uma grande cavalgada, com importantes líderes de toda a região. Por isso, fazemos questão de participar desses eventos culturais. Desde que assumi a gestão nós investimos mais de R$ 5,5 milhões em exposições agropecuárias e manifestações culturais de 32 municípios do Tocantins, com objetivo de impulsionar a atividade econômica do Estado", concluiu.
O evento percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, e contou com a participação do prefeito, Antônio do Bar (PSC), do deputado estadual e candidato à reeleição, Amélio Cayres (Republicanos) e do deputado federal e candidato à reeleição Carlos Gaguim (União Brasil), além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.
Conceição
No sábado, 6, o chefe do Executivo estadual participou também de uma cavalgada pelo aniversário de 282 anos de emancipação política de Conceição do Tocantins, no Sudeste do Estado. Durante todo o percurso, Vanderlei foi acompanhado por líderes políticos da região.
Campanha de paz
Em ambas as localidades, o governador reafirmou seu compromisso de fazer uma campanha propositiva, sem críticas, ao contrário de seus adversários. "Vamos continuar fazendo a melhor educação, saúde e infraestrutura, recuperando a autoestima do povo tocantinense. Nosso governo é feito com o coração. Não deixaremos o tocantinense pobre e sofrido sem uma resposta, como dissemos em nossa convenção", reafirmou.
Candidato do PL agradece pelo convite para o encontro e diz ser uma honra o primeiro compromisso público após a convenção ser com mulheres da igreja
Com Assessoria
Esposa do candidato do PL a governador, Ronaldo Dimas, Vânia Coelho apresentou o marido em reunião na noite deste sábado, 6 de agosto, às mulheres da igreja Assembleia de Deus Ministério Monte Sinai, em Palmas.
Ao agradecer pelo convite e elogiar as pastoras da igreja, Vânia disse que o momento era de muita alegria por ver as mulheres escolhidas por Deus reunidas. “As mulheres que levam a palavra de Deus fazem a diferença”, destacou.
Vânia destacou que durante os oito anos de gestão à frente da Prefeitura de Araguaína, Ronaldo Dimas construiu mais de 6 mil casas (ação que beneficiou 30 mil pessoas), se preocupou com o lazer construindo vários parques e pontos de encontro como a Via Lago, sempre deu assistência aos menos favorecidos e, na pandemia, construiu um hospital em tempo recorde que ficou de legado para a cidade. “E hoje Ronaldo Dimas está aqui para transformar o nosso Estado. Ele é gestor, humano e coração imenso. E eu, Vânia Coelho, se for da vontade de Deus, estarei ao lado dele, para ajudar a transformar o nosso Estado”, salientou Vânia.
Por fim, ela destacou que Dimas tem um grande plano de habitação para o Estado, com previsão de construir 30 mil residências, e convidou todas as presentes a buscarem as redes sociais do candidato. “Convido vocês para que sigam esse homem, conheçam, ela está aqui para transformar”, frisou.
Por sua vez, Ronaldo Dimas fez uma rápida fala, dizendo ser muito feliz em poder compartilhar essa noite com elas. Conforme Dimas, foi uma honra muito grande o primeiro compromisso oficial após a convenção ser com mulheres que congregam, seguem a palavra de Deus e contribuem com uma sociedade melhor.
Ele pediu que as pessoas façam comparações sobre o que querem para o futuro do Estado e destacou que o dinheiro público precisa ser transformado em qualidade de vida e benefícios para a população.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à reta final das convenções partidárias com a coligação mais robusta da disputa, dez partidos, obtendo o maior espaço na propaganda eleitoral na TV e rádio, que começa no dia 26.
POR RANIER BRAGON
Lula deve ter cerca de 3 minutos e 20 segundos a cada bloco de 12min30seg, além de uma média de 7,5 pequenas propagandas diárias de 30 segundos veiculadas nos intervalos comerciais das emissoras, as chamadas "inserções".
O presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece em segundo nas pesquisas eleitorais, reuniu três partidos em sua coligação e terá o segundo maior espaço de propaganda, cerca de 2 minutos e 40 segundos, além de 6 inserções diárias.
Embora tenha perdido parte do protagonismo com a ascensão das redes sociais, a propaganda eleitoral na TV e rádio é peça fundamental de toda a campanha política devido a alguns fatores: em primeiro lugar, o potencial de alcance.
As inserções, em especial, têm potencial de atingir eleitores que não assistem aos blocos fixos na TV e rádio.
Segundo, a propaganda é veiculada na reta final -ela vai de 26 de agosto a 29 de setembro, apenas três dias antes do primeiro turno-, momento de maior atenção da população à disputa.
O material produzido e veiculado, e que geralmente é testado previamente em pesquisas direcionadas com grupos de eleitores, tem histórico de alavancagem de candidatos e, também, de destruição de adversários.
O derretimento de Marina Silva após ser alvo da propaganda petista, em 2014, é um exemplo simbólico nesse sentido.
Em 2018 nada disso adiantou, entretanto, e Bolsonaro foi eleito mesmo tendo tempo de TV de nanico, mas a análise predominante no mundo político é a de que aquela foi uma eleição atípica, cujas circunstâncias dificilmente se repetirão.
Entre outros pontos, aquela disputa abrigou uma onda de direita e antipolítica, além de Bolsonaro ter sofrido um atentado que quase lhe tirou a vida e que lhe colocou por semanas no centro do noticiário político nacional.
O terceiro maior tempo de televisão ficará com Simone Tebet (MDB), (Foto) que atraiu o apoio de PSDB, Cidadania e, na reta final, do Podemos.
Ela deve ter cerca de 2 minutos e 20 segundos por bloco, além de 5 inserções diárias. A exposição é vista por sua campanha como crucial para que ela cresça eleitoralmente e se desloque do pelotão que gira em torno do traço nas pesquisas.
A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) terá um tempo de propaganda também relevante, devido ao tamanho da sigla pela qual é candidata, resultado da fusão do DEM com o PSL. Ela terá cerca de 2 minutos e 10 segundos por bloco e 5 inserções diárias.
Thronicke assumiu a candidatura recentemente, após a desistência do presidente do partido, Luciano Bivar.
Ciro Gomes (PDT), que está em terceiro nas pesquisas, não conseguiu atrair partidos aliados e terá o quinto tempo de propaganda na sua quarta tentativa de chegar à Presidência da República. Cerca de 50 segundos por bloco, e 2 inserções diárias.
Os números são uma projeção da Folha com base na legislação eleitoral. Eles podem mudar caso o número de candidatos se altere devido a decisões judiciais ou se as coligações sofrerem baixas --o prazo para registro dos candidatos e coligações vai até às 19h do dia 15, véspera do início oficial do período de campanha.
Caso se confirme a coligação em torno do nome de Lula, ela igualará o recorde de Dilma Rousseff em 2010, que também reuniu apoio de dez partidos.
Uma das siglas da coligação, porém, o Pros, passa por atribulada disputa judicial que já resultou em três reviravoltas na última semana. Por ora, está no comando a ala que patrocina o apoio a Lula.
Bolsonaro caminhava para ter um tempo de propaganda similar ao de Lula, mas na reta final não conseguiu manter o apoio formal do PTB e do PSC.
A divisão da propaganda, pela lei, é definida proporcionalmente ao peso dos partidos que formam a coligação.
As propagandas no rádio e na TV fizeram a fama de figurões do marketing político como Duda Mendonça, que morreu no ano passado, e João Santana, chefe da propaganda das campanhas vitoriosas de Lula em 2006 e de Dilma em 2010 e 2014.
Após virar alvo da Lava Jato e negociar delação premiada, ele rompeu com o PT e é desde o ano passado o marqueteiro de Ciro Gomes. Até agora, porém, o trabalho feito por ele nas redes sociais não conseguiu alavancar as intenções de voto do pedetista.
Amparado em uma estratégia focada exclusivamente nas redes sociais em 2018 -à exceção do segundo turno, quando teve tempo de TV igual ao do adversário, Fernando Haddad (PT)--, Jair Bolsonaro não teve marqueteiro há quatro anos.
O próprio candidato e seus filhos, em especial o vereador Carlos Bolsonaro (RJ), decidiam a estratégia de comunicação.
Na campanha atual, o centrão fez valer em termos a sua influência na coligação.
Duda Lima --profissional levado pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto-- tem apoio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), coordenador da campanha do pai, mas enfrenta má vontade e fogo amigo, em especial da ala mais radical próxima ao presidente.
Carlos Bolsonaro segue responsável pelas redes sociais do pai e já chegou a expressar publicamente desdém ao que classificou de "esse papo de profissionais do marketing".
Líder nas pesquisas, Lula trocou de marqueteiro em abril após uma crise interna na comunicação da pré-campanha. No lugar de Augusto Fonseca, que era uma indicação do ex-ministro Franklin Martins, assumiu Sidônio Palmeira, marqueteiro dos governadores petistas da Bahia Jaques Wagner e Rui Costa.
A campanha de marketing de Tebet está a cargo de Felipe Soutello, que tem um histórico dentro do PSDB.
Com Assessoria
Em convenção realizada na tarde desta sexta-feira, dia 05, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, o partido Republicanos homologou o nome do deputado estadual Valdemar Júnior, que vai para a reeleição disputando pela terceira vez, uma vaga na Assembleia Legislativa.
Em sua fala, Valdemar Júnior emocionado, lembrou que é a primeira vez, depois de 30 anos de criação, que o Tocantins vai ter um candidato a governador filho da sua terra. "Meus amigos e minhas amigas, vocês não tem a ideia de o quanto o meu sangue hoje ferve e meu coração bate forte, porque pela primeira vez na história deste Estado, após 30 anos de sonhos e de lutas de criação e construção, nós temos hoje, um candidato curraleiro de Taquaruçu, filho do nosso Tocantins", declarou.
"Estamos juntos com você Wanderlei, para continuarmos trabalhando para fazermos a maior transformação que esse Estado já viu. Vamos cuidar das pessoas, melhorar nossas estradas, melhorar a saúde e dar uma educação de qualidade para nossas crianças e jovens, afirmou Valdemar".
Em convenção estadual realizada na manhã desta sexta-feira, dia 05, o Movimento Democrático Brasileiro MDB, homologou os nomes que vão disputar as Eleições de 2022. A sigla terá candidatos a deputados federais, deputados estaduais e vice-governador.
Com Assessoria
Durante o evento, foi confirmado o presidente da legenda, o ex-governador Marcelo Miranda, como candidato a deputado estadual e Elenil da Penha, e outros candidatos, Dulce Miranda para federal, e outros candidatos e Freire Júnior como vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Araguaína, o pré-candidato a governador Ronaldo Dimas (PL).
Marcelo Miranda enfatizou ser um dia importante para o MDB, destacando que a sigla, mais do que nunca, está unida democraticamente em torno de todas as candidaturas homologadas na convenção.
“Hoje é um dia de felicidade para mim como presidente do partido, pois não só a executiva como também todos os companheiros membros dos diretórios, além de prefeitos e vereadores das cidades do interior do Estado e demais lideranças, depositaram o seu voto de confiança no projeto”.
“A convenção marca o início de uma nova caminhada no MDB. Hoje presenciamos mais do que nunca, que os emedebistas estão unidos e de mãos dadas, porque acreditam no projeto. Somos um grupo forte e temos um bom time de candidatos nas chapas proporcionais com deputados estaduais e federais, e na majoritária tendo Freire Júnior como candidato a vice-governador do pré-candidato a governador Ronaldo Dimas”.
"Marcelo fez questão de frisar que “o MDB fará parte de uma chapa majoritária e nós, na condição de candidato a deputado, estamos sendo chamados todos os dias para sentar à mesa em iguais condições e debater projetos. Todos nós somos um só, somos MDB, mas somos também o Tocantins que queremos melhor para todos os tocantinenses, destacou.
Dulce Miranda lembrou que o MDB é um partido forte, e avisou que continuará percorrendo as ruas em busca de mais um mandato na Câmara Federal. “Vamos continuar nossa caminhada, sempre fazendo a boa política, sem brigas e picuinhas, porque não trabalhamos desta forma”, afirmou.
Já Elenil disse que “estamos aqui, para celebrar a grandeza democrática do MDB, este partido que tem uma longa e bela história de luta pelos interesses do Tocantins. Estamos unidos e focados no nosso objetivo maior, que é fazer uma boa representação do povo tocantinense”.
O ex-deputado Freire Júnior, destacou que o MDB está vivenciando mais uma vez o protagonismo no processo eleitoral. “O MDB será protagonista na majoritária, só que desta vez como vice-governador. O que move a cada um de nós neste projeto, é essa esperança e a certeza de que estaremos juntos para contribuir para o desenvolvimento do nosso Tocantins” declarou.
CANDIDATOS A DEPUTADOS FEDERAIS
Dulce Ferreira Pagani Miranda
José Ferreira Barros Filho
Evanilda Lima dos Santos
Ronison Parente Santos
Everton Cardoso Dias Soares
A eronssaytt Gomes Lima de Oliveira
Orlando dos Reis Silva
Sebastião Alves da Silva
Adriana Lemos de Oliveira Castro
CANDIDATOS A DEPUTADOS ESTADUAIS
Marcelo de Carvalho Miranda
Arlindo Lopes de Araújo
Hyones Charles Coelho de Oliveira Santos
Marcos Paulo de Araújo
Domingas da Conceição Ferreira de Oliveira
Elenil da Penha Alves Brito
Eudinéia Alves de Sousa
Hilário Ribeiro da Silva
Nixon Borba Lacerda
José Carlos Amaral da Silva
José Carlos Andrade Jardim
José Bernardino Filho
Francisco Sergio Oliveira Gomes
Manoel da Silva Aguiar
João Batista de Deus
Maria Denize Ribeiro de Freitas
Silvana Gomes da Silva
Ana Ribeiro dos Santos