Com Assessoria
“Conheço a história de Dulce Miranda desde 2003 quando ela era Primeira-Dama do Estado. Ela trouxe muitos benefícios para muitas mulheres da região Sul, como os cursos de geração de renda. Eu fiz curso de costura e hoje sou uma excelente costureira”, disse a aposentada Juldeci Pereira da Silva, durante reunião política na noite desta quinta-feria, 30, no Setor Sul, em Taquaralto.
A Deputada Federal Dulce Miranda foi convidada a apresentar suas propostas como parlamentar, e também como candidata à reeleição, à aproximadamente 160 lideranças de vários seguimentos da região Sul de Palmas.
Durante o bate papo, Dulce Miranda fez uma explanação na sua atuação como Deputada Federal, citando por exemplo, a aquisição para o Tocantins de 28 ambulâncias, 18 consultórios odontológicos, quase R$31 milhões de reais para a Saúde, sendo R$1 milhão para a construção do hospital do Amor de Palmas.
“Em Brasília corri atrás de muitas emendas para o nosso Estado. Consegui ajudar a resolver o problema em muitos setores da sociedade, mas o meu trabalho ainda não terminou, eu quero e sei que posso fazer muito mais pelo Tocantins”, pontuou Dulce Miranda.
O Deputado Freire Júnior, que também se fez presente ao evento, ressaltou a importância da parlamentar para as ações de desenvolvimento do Estado. Segundo ele, “Dulce Miranda é extremamente preparada, de uma sensibilidade humana diferenciada e sempre dedicou a sua vida em prol do próximo”, justificou.
O Presidente da Federação de Karatê do Tocantins, Lucas Cesar de Araújo também respaldou o apoio da Entidade à candidata. “Ela é uma mãe para o Tocantins. Sempre esteve e está disposta a ajudar o povo. A humildade dela somada à bondade é uma receita perfeita que precisamos. Dulce Miranda é a mãe social de todas nós”, confidenciou.
Da Assessoria
O encontro em Alvorada, nesta quinta-feira, 30, mostrou toda força da candidatura de Mauro Carlesse (PHS) na região sul do Tocantins. Doze prefeitos estavam no palanque da coligação Governo de Atitude, que além do Governador reuniu os candidatos ao Senado César Halum (PRB) e Eduardo Gomes (SD), postulantes a vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.
"Estou muito feliz em ter ao meu lado esses prefeitos e outros líderes. É uma união de pessoas que entenderam que só assim o Tocantins será melhor para todos. Vamos trabalhar com todos eles valorizando os municípios, pensando no povo", disse o Governador, que na região sul, onde começou sua trajetória política, tem o apoio de quase 100% dos gestores municipais.
O candidato a senador César Halum (PRB) disse ser fundamental ter um Governador forte e de comando. "É preciso acreditar que o Tocantins tem rumo e que a união de todos é importante para a retomada do crescimento", reforçou.
Eduardo Gomes, também candidato ao Senado, enalteceu as qualidades de Carlesse e do grupo que hoje governa o Tocantins. "Aprendi esses dias uma forma simples de governar, sempre aberta aos líderes e com planejamento pensando no futuro".
Ainda estiveram presentes no encontro de Alvorada os candidatos a deputado estadual Gleydson Nato, Edindo, Junior Veras, Silvia Marrafon e Luana Ribeiro, e os candidatos a deputado federal Carlos Gaguim e Josi Nunes.
Prefeitos
Doze prefeitos reafirmaram apoio à reeleição de Carleese. O anfitrião de Alvorada, Paulo Antônio; de Figueirópolis, Fernandes; de Jaú do Tocantins, Onassis; de Peixe, José Augusto; de São Valério, Olimpio; de Aliança, Cel. Tavares; de Talismã, Diogo; de Palmeirópolis, Fábio; de Sandolândia, Silvinha; de Cariri, Junior Marajó; de Nova Rosalândia, Ladir; e de São Salvador, André Borba.
Especialistas ouvidos pelo iG afirmam que influência da TV e do rádio é incerta; candidato com mais tempo de TV busca aumentar a popularidade
Por Larissa Pereira - iG São Paulo
Dez dias mais curta, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa nesta sexta feira (31) em meio a um cenário cheio de incertezas. Candidaturas contestadas, candidatos apostando no tempo de exposição para subir nas pesquisas e outros se apoiando no bom desempenho nas redes sociais. Até o dia 4 de outubro (três dias antes do 1º turno), os candidatos vão poder usar o tempo de TV para tentar conquistar o voto do eleitor.
Mesmo quem não assiste o horário eleitoral pode se deparar com as “inserções” – propagandas de 30 segundos e 1 minuto dos candidatos ao longo da programação das emissoras. No entanto, com a popularização do uso das redes sociais no Brasil, a influência da propaganda eleitoral na TV e no rádio nessas eleições também é incerta.
“Em geral influencia, mas agora não dá para saber. Vai ser uma eleição muito polarizada ideologicamente, esquerda e direita. É uma variável muito difícil de explicar”, afirmou o professor de ciência política na Universidade Federal do ABC (UFABC) Cláudio Luís Camargo Penteado.
A conclusão de Penteado é consenso entre os especialistas ouvidos pelo iG . Para o professor de ciência política da FGV Sérgio Praça, o horário eleitoral deve fazer diferença, mas não há como medir isso agora. “Quem tem mais tempo de TV, tem também pouca popularidade”, destacou Praça se referindo ao candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, que terá direito a mais da metade do tempo de propaganda, mas não tem se destacado nas pesquisas e nem nas redes sociais.
De acordo com a professora da Ufes, com experiência em marketing político, Janaína Leite, a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), fez com que o tucano tentasse se apresentar como uma “opção central, mais racional de voto”. No entanto, segundo a professora, a disputa “nesse meio” conta com outros candidatos como Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e até mesmo Marina Silva (Rede).
“Se (Alckmin) tem alguma chance de crescer na pesquisa é a partir do bom uso desse enorme tempo de TV e de rádio que ele vai ter. É uma garantia que ele vai crescer? Não. Mas é a melhor chance que ele tem”, concluiu Janaína.
A professora da Ufes destaca ainda que os partidos com menos de 30 segundos de exposição podem acumular esse tempo . “O que esses candidatos devem fazer é aparecer menos vezes por semana com um tempinho um pouquinho maior”, afirmou Janaína.
Propaganda eleitoral e aposta nas redes sociais
Para o professor de ciência política da UFABC, candidatos com menos tempo de TV devem apostar nas redes sociais. “Temos que pensar que mudou a forma como se consome informação, a TV ainda é a principal fonte de informação da população, mas hoje em dia há uma grande parcela que se informa pelas redes sociais e isso se deve principalmente pelo consumo da internet pelo celular, então isso acaba influenciando”.
Os especialistas destacaram o investimento do candidato do Novo, João Amoêdo, em conteúdo patrocinado nas redes sociais . Apesar de não figurar entre os principais nomes nas pesquisas de intenção de votos para a Presidência, o candidato conquistou, nas últimas semanas, a liderança do ranking de engajamento no Facebook.
Segundo o levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), desde o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, até a última segunda-feira (27), a página oficial de Amoêdo na rede mobilizou quase 4,9 milhões de curtidas, comentários, reações e compartilhamentos — volume mais de 50% superior ao de Lula, que foi o segundo colocado no período. Os dois e Jair Bolsonaro despontam em relação aos outros candidatos até o momento.
Além de Amoêdo, apenas Guilherme Boulos (Psol) - quarto lugar no total de engajamentos - e Henrique Meirelles - décimo em engajamento – têm investido em post patrocinados no Facebook.
“Mesmo que tenha um candidato que se saia melhor nas redes e nesse caso específico hoje a gente tem o Lula e o Bolsonaro que tem uma militância digital bastante consolidada e nos últimos dias a gente tem visto o crescimento do próprio Amoêdo - com investimento muito forte de post patrocinado -, isso não quer dizer que esses candidatos estejam abrindo mão de outras estratégias inclusive a televisão”, ressaltou a professora da Ufes.
Quanto tempo cada candidato terá? A divisão do tempo de TV e rádio é feita de acordo com o tamanho das bancadas na Câmara dos partidos que compõem a coligação de cada candidato.
Durante uma audiência pública com a participação de representantes de partidos e órgãos envolvidos no processo eleitoral foi sorteada a ordem de aparição de cada candidato nos dois blocos previstos para serem veiculados pelas emissoras diariamente.
Os programas dos presidenciáveis irão ao ar às terças-feiras, quintas e aos sábados, o primeiro será exibido no dia 1º de setembro. A ordem será rotativa: aquele que abre o bloco no primeiro dia será o último no segundo, assim por diante.
No rádio, serão veiculados dois blocos de 12 minutos e meio às 7h e ao meio-dia, sempre aos sábados, às terças e às quintas-feiras. Na TV, os horários serão às 13h e às 20h30, nos mesmos dias da semana e com a mesma duração.
Veja a ordem de aparição dos candidatos no dia 1º de setembro, o tempo em cada bloco e o total de inserções ao longo dos 35 dias de campanha em rádio e TV:
Marina Silva, coligação Unidos para Transformar o Brasil (Rede e PV): 21 segundos no horário eleitoral e 29 inserções;
Cabo Daciolo (Patriota): oito segundos no horário eleitoral e 11 inserções;
Eymael (Democracia Cristã): oito segundos no horário eleitoral e 12 inserções;
Henrique Meirelles, coligação Essa é a Solução (MDB e PHS): um minuto e 55 segundos no horário eleitoral e 151 inserções;
Ciro Gomes, coligação Brasil Soberano (PDT e Avante): 38 segundos no horário eleitoral e 51 inserções;
Guilherme Boulos, coligação Vamos sem Medo de Mudar o Brasil (PSOL e PCB): 13 segundos e 17 inserções;
Geraldo Alckmin, coligação Para Unir o Brasil (PRB, PP, PTB, PR, PPS, DEM, PSDB, PSD e Solidariedade): cinco minutos e 32 segundos no horário eleitoral e 434 inserções;
Vera Lúcia (PSTU): cinco segundos no horário eleitoral e sete inserções;
Lula, coligação O Povo Feliz De Novo (PT, PCdoB e Pros): dois minutos e 23 segundos no horário eleitoral e 189 inserções;
João Amoêdo (Partido Novo): cinco segundos e oito inserções diárias;
Alvaro Dias, coligação Mudança de Verdade (Pode, PSC, PTC e PRP): 40 segundos no horário eleitoral e 53 inserções;
Jair Bolsonaro, coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL e PRTB): oito segundos no horário eleitoral e 11 inserções e
João Goulart Filho (PPL): cinco segundos no horário eleitoral e sete inserções.
Caso haja segundo turno, a veiculação da propaganda eleitoral será retomada no dia 12 de outubro, ou seja, na primeira sexta-feira após o primeiro turno. Serão mais 15 dias até o dia 26 de outubro – dois dias antes dos eleitores voltarem às urnas.
O evento acontece nesta sexta, 31, nas Capital da Amizade
Da Assessoria
O Governador e candidato a reeleição, Mauro Carlesse (PHS) confirmou na manhã desta quinta-feira, 30, que estará presente no lançamento oficial da campanha da deputada federal Josi Nunes(PROS/TO).
O evento acontece nesta sexta-feira, 31, às 19h30 no comitê político da rua 7, entre as avenidas Goiás e Pará, em Gurupi.
De acordo com a candidata, o lançamento que irá reunir líderes de Gurupi e região, será uma oportunidade de apresentar o trabalho realizado no Congresso Nacional e também, de falar sobre as propostas. “Neste primeiro mandato de federal, nós conseguimos trazer para Gurupi mais de R$ 17 milhões de reais aplicados em saúde , pavimentação, educação, esporte , cultura e turismo. Muitos setores da cidade foram asfaltados com emendas que destinei ao município. É importante que a população saiba”, completou a parlamentar .--
O governador e candidato à reeleição, Mauro Carlesse (PHS), recebeu nesta quinta-feira, 30, líderes de diversas regiões do estado no comitê da Coligação Governo de Atitude, em Palmas. Durante as reuniões, estiveram presentes os candidatos João Oliveira (PHS) e Josi Nunes (Pros)
Com Assessoria
De Itacajá, Mauro Carlesse conversou com o ex-prefeito do município Manoel Pinheiro (PSDB), vereadores, indígenas e líderes locais. O candidato ouviu dos presentes as demandas da região e apresentou suas propostas.
Em seguida, Carlesse se reuniu com formandos do curso de Oficial da Polícia Militar. Na ocasião, foi informado que a formatura dos 69 militares ocorrerá no dia 15 de novembro e foi convidado para ser o padrinho da turma. “Fiquei muito honrado com o convite e aceito sim ser o padrinho da turma de vocês”, garantiu Mauro Carlesse.
Outro compromisso da agenda foi o encontro com lideranças da Capital. Cerca de 30 pessoas se reuniram para firmar apoio a Mauro Carlesse. “O governador é um homem de palavra, cumpre o que diz e é por isso que estamos aqui para firmar o nosso apoio a ele”, disse o presidente da Associação de Feirantes da Região Norte, Orivaldo Tomaz da Silva.
Moradora da Quadra 1305 sul, Linete Cadete também é uma das apoiadoras da campanha de Mauro Carlesse que esteve presente na reunião. “Apoio porque ele é um homem humilde, gosta de gente e de olhar nos nossos olhos. Vamos manter o trabalho que já vínhamos fazendo desde a eleição suplementar”, afirmou.
Também foram atendidos por Carlesse representantes de Natividade. Eles trouxeram para o candidato um panorama da região e firmaram apoio à reeleição. “O governador fala a nossa língua e está preocupado em organizar a nossa região sudeste, por isso tem o nosso apoio”, disse Dilma Barbosa.
Como último compromisso da parte da manhã, Carlesse conversou com o prefeito de Paranã, Edson Nunes Lustosa (MDB) e vereadores. “Temos recebido diariamente o apoio de pessoas de várias regiões do estado e segmentos da sociedade. Depois de conseguirmos trazer a estabilidade para o estado, vamos em busca agora da gerar oportunidades para os tocantinenses. Queremos vencer no primeiro turno porque o estado não aguenta mais passar por tantas eleições. Só conseguiremos alcançar esse objetivo com o apoio das pessoas”, concluiu Carlesse.