Investimento vai beneficiar cerca de 2 mil moradores dos setores São José e Expansão do Aeroporto; município também receberá R$ 490 mil para recapeamento urbano
Da Assessori
A senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil) assegurou R$ 4,8 milhões para obras de drenagem e pavimentação em Paranã. O investimento vai beneficiar cerca de 2 mil moradores dos setores São José e Aeroporto, regiões que enfrentam alagamentos durante o período chuvoso e convivem há anos com problemas de infraestrutura.
A confirmação dos recursos foi confirmada pelo prefeito Fábio da Farmácia, que destacou a parceria da senadora com o município e lembrou que a demanda foi apresentada há mais de um ano. “Mostramos para a senadora a realidade de quem mora naquela região. São famílias que sofrem com os alagamentos e precisavam de uma solução definitiva. Hoje recebemos a notícia de que o recurso está empenhado e assinamos o contrato com a Caixa Econômica Federal”, afirmou.
Segundo Dorinha, a obra foi tratada como prioridade devido ao impacto direto na vida das famílias. “Quem assiste aos vídeos vê o sofrimento daquela população. No período das chuvas, a água entra nas casas e deixa tudo alagado. O prefeito Fábio nos procurou para buscar uma solução e nós assumimos esse compromisso. Agora conseguimos assegurar os recursos para que essa obra se torne realidade”, destacou a senadora.
O investimento de R$ 4,8 milhões contempla serviços de drenagem e pavimentação das vias urbanas da região. O contrato de repasse já foi firmado junto à Caixa Econômica Federal, garantindo os recursos para execução da obra.
Durante o anúncio, o prefeito também agradeceu à senadora e ao deputado federal Carlos Gaguim pelos recursos destinados ao recapeamento de ruas da cidade. Ao longo do mandato, a senadora Professora Dorinha já destinou mais de R$ 14,6 milhões para Paranã, contemplando investimentos em áreas como infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento urbano.
Joelson atualmente é diretor de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; nomeação deverá ser publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 12
Por Cyntia Miranda
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, anunciou, na tarde desta sexta-feira, 12, Joelson Soares como novo secretário extraordinário da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. O anúncio foi feito durante um evento de multiplicação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizado na Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos. A nomeação será publicada no Diário Oficial do Município.
“Nós tivemos mudanças na gestão, algo natural em qualquer administração, e precisávamos de alguém preparado, comprometido e com legitimidade para assumir essa missão. Por isso, o nome não poderia ser outro. Joelson conhece de perto as lutas da comunidade que representa e tem uma trajetória construída com trabalho, diálogo e dedicação. Sei de onde você veio, conheço sua caminhada e também os sonhos que você carrega. Tenho certeza de que fará um grande trabalho”, anunciou Eduardo Siqueira Campos.
Com a voz embargada pela emoção, o novo secretário agradeceu a confiança. “Prefeito, a convocação está aceita. Estamos aqui na Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos, um nome que nos honra muito. Este é um momento que vou guardar para sempre. Desde os 18 anos trabalho com adolescentes, principalmente nas periferias, e receber essa homenagem hoje, aos 46 anos, depois de tanta luta e tanto trabalho, é motivo de muita emoção. Foram anos dedicados à juventude, e eu confesso que fico até sem palavras”, agradeceu.
Atual diretor de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Joelson chegou a Palmas em 1993 e, desde então, construiu uma trajetória voltada ao trabalho com adolescentes. Sua atuação tem como foco a formação cidadã e a preparação de jovens para o mercado de trabalho, por meio de capacitações e atividades de desenvolvimento pessoal e profissional.
“Agora vamos formar a equipe e trabalhar para continuar atendendo os públicos já acompanhados pela Secretaria Extraordinária da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Quero abraçar as causas pertinentes à pasta e seguir cumprindo essa missão”, adiantou Joelson Soares.
Entre janeiro e abril, trabalhadores de até 24 anos responderam por 74% dos 4.172 empregos formais gerados no estado, segundo o Novo Caged
Por Mara Sousa
O Tocantins ampliou a geração de empregos formais nos quatro primeiros meses de 2026, impulsionado principalmente pela contratação de jovens. Entre janeiro e abril, trabalhadores de até 24 anos ocuparam 3.094 das 4.172 vagas com carteira assinada criadas no estado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
Do total, 2.392 vagas foram preenchidas por trabalhadores de 18 a 24 anos e outras 702 por jovens de até 17 anos, evidenciando o fortalecimento das oportunidades para quem busca o primeiro emprego ou o ingresso no mercado formal de trabalho.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que os dados refletem o fortalecimento da atividade econômica e os resultados das políticas públicas implementadas pelo Estado nas áreas de educação, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
“Ver milhares de jovens conquistando seu espaço é a confirmação de que estamos no caminho certo para construir um estado cada vez mais desenvolvido, competitivo e com mais qualidade de vida para todos os tocantinenses”, pontua.
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, enfatiza que o desempenho positivo é resultado de uma atuação estratégica. “Os resultados demonstram que as ações desenvolvidas pela Setas e pela rede Sine Tocantins estão alcançando seu objetivo de conectar trabalhadores às oportunidades e atender às demandas do setor produtivo”, ressalta.
Jovem Trabalhador

Secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, enfatiza que o desempenho positivo é resultado de uma atuação estratégica - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), desenvolve políticas de empregabilidade que atuam na qualificação profissional, na intermediação de mão de obra e na aproximação entre trabalhadores e empregadores, contribuindo para a ampliação das oportunidades de trabalho formal.
Uma das iniciativas é o programa Jovem Trabalhador, que tem por objetivo inserir adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. O programa é voltado para pessoas com idade entre 16 e 21 anos, residentes em todo o estado e atende estudantes ou egressos do ensino médio da rede pública, bolsistas integrais da rede privada e universitários que se enquadrem nos critérios de renda.
O jovem David Alves Rocha, de 18 anos, participa do programa e evidencia os impactos positivos que a iniciativa tem gerado em sua vida pessoal e profissional. “Essa oportunidade representa uma experiência importante de trabalho e uma forma de contribuir com a economia dentro de casa. Além disso, acredito que a experiência não está me ajudando apenas no crescimento profissional, mas também na minha vida social e na minha evolução como pessoa”, salienta.
Entre os anos de 2023 e 2026, o Jovem Trabalhador, considerado o maior programa de primeiro emprego da Região Norte do Brasil, possibilitou a 4.390 jovens o acesso à qualificação profissional e à experiência do primeiro emprego formal remunerado.
Capacitação

Governo do Tocantins desenvolve políticas de empregabilidade que atuam na qualificação profissional e na intermediação de mão de obra - Setas/Governo do Tocantins
Somente em 2025, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) Tocantins realizou 134 atividades formativas, alcançando 4.247 trabalhadores entre os meses de janeiro e dezembro. As capacitações foram conduzidas por profissionais dos postos do Sine em todo o estado, com apoio técnico das equipes da Superintendência do Trabalho e Emprego da Setas.
Carteira assinada
De acordo com dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Tocantins gerou 562 empregos formais em abril deste ano, com destaque para o setor de Construção, com 576 vagas. Em seguida, aparecem Serviços, com 290 postos; Indústria, com 227; e Comércio, com 19.
--
Prefeitura aproxima serviços dos empreendedores da Região Sul com orientações, regularização, formalização e atendimento do Banco do Povo
Texto: Lumara Brito
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), realiza nesta segunda-feira, 15, mais uma edição da Casa do Empreendedor Itinerante. A ação acontece das 9 às 17 horas, na ARCA de Taquaralto, para levar serviços gratuitos de orientação empresarial, regularização, formalização e acesso ao crédito a empreendedores da Região Sul da Capital.
A iniciativa integra a estratégia da gestão municipal de aproximar os serviços públicos da população. O objetivo é facilitar o acesso dos empreendedores a atendimentos essenciais sem a necessidade de deslocamento até o centro da cidade.
Atendimentos e triagem
Durante a ação, serão oferecidos serviços de formalização e baixa de MEI, emissão de DAS, declaração anual, regularização cadastral, parcelamento de débitos e orientações empresariais, além de atendimento especializado sobre as linhas de crédito e financiamento disponibilizadas pelo Banco do Povo.
Os participantes passarão por uma triagem inicial para identificação de suas necessidades e serão direcionados para atendimento técnico especializado, o que garante mais agilidade e eficiência nos serviços prestados.
Desenvolvimento econômico perto de quem empreende
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello, destacou que a ação reforça o compromisso da gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos de tornar os serviços mais acessíveis aos empreendedores.
“A orientação do prefeito Eduardo Siqueira Campos é levar a Prefeitura para mais perto das pessoas. Muitas vezes o empreendedor precisa de uma orientação simples, regularizar sua situação ou buscar acesso ao crédito, mas encontra dificuldades de deslocamento ou tempo. A Casa do Empreendedor Itinerante nasce justamente para aproximar esses serviços, reduzir barreiras e criar oportunidades para quem trabalha, empreende e gera renda em nossa cidade.”
Fortalecimento de negócios locais
Nesello destacou ainda que a iniciativa faz parte da política municipal de fortalecimento do ambiente de negócios.
“Nosso objetivo é facilitar a vida de quem empreende, ampliar a formalização, estimular a geração de emprego e renda e construir uma cidade cada vez mais preparada para receber investimentos. Quanto mais próximo estivermos dos empreendedores, melhores serão os resultados para a economia de Palmas.”
A expectativa é atender microempreendedores individuais (MEIs), empreendedores informais, trabalhadores autônomos e pessoas interessadas em abrir o próprio negócio, com a oferta de suporte técnico e orientação para impulsionar suas atividades econômicas.
Serviço
? Casa do Empreendedor Itinerante – Taquaralto
? 15 de junho
⏰ Das 9h às 17h
? ARCA de Taquaralto
Serviços disponíveis
• Formalização de MEI
• Emissão de DAS
• Declaração Anual do MEI
• Regularização cadastral
• Parcelamento de débitos
• Baixa de MEI
• Orientações empresariais
• Informações sobre crédito e financiamento
• Solicitação de crédito pelo Banco do Povo
? Informações: (63) 99247-9649
A ação integra o conjunto de iniciativas da Prefeitura de Palmas para fortalecer o empreendedorismo, ampliar o acesso aos serviços públicos e estimular a geração de emprego, renda e oportunidades em todas as regiões da Capital.
Sonho antigo concretizado agora, rodovia asfaltada melhora a mobilidade da população e abre caminho para ampliar oportunidades no Sudeste do Estado
Da Assessoria
Ao participar da entrega da pavimentação asfáltica da TO-387, nesta quinta-feira, 11, a senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil) destacou os impactos da obra para a população do Sudeste tocantinense. A rodovia, inaugurada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), possui 39,5 quilômetros de extensão e liga os municípios de Conceição do Tocantins e Taipas do Tocantins.
“A gestão comandada pelo governador Wanderlei vem atuando em todas as áreas na saúde, na educação, no cuidado com as pessoas com vários programas sociais e a entrega dessa estrada respeita o povo desta região que, por muitos anos, enfrentou lama e poeira para chegar em casa. Tenho certeza de que muito em breve o tocantinense poderá dizer que não precisará mais passar por estrada de chão para chegar à sua cidade”, afirmou a congressista, ao destacar o crescimento que o Estado teve nos últimos anos no agro, na mineração e no turismo.

Durante a solenidade, a senadora ressaltou que a nova ligação vai fortalecer, ainda mais, o desenvolvimento econômico, ampliar oportunidades e impulsionar o turismo na região. “Essa é uma entrega muito importante para o Tocantins inteiro e, principalmente, para esta região. É uma obra que vai fortalecer o desenvolvimento econômico, o turismo e gerar mais oportunidades para quem vive aqui”, disse.
Desenvolvimento

Dorinha também destacou a posição estratégica do Tocantins no cenário nacional e o papel da infraestrutura para impulsionar o crescimento do Estado.
“Nós estamos no coração do Brasil, então a logística do Tocantins é uma das nossas maiores forças. Um estado rico no agro, na mineração e no turismo precisa transformar esse potencial em qualidade de vida para a sua população”, afirmou.
Também participaram da agenda o senador Eduardo Gomes, os deputados federais Carlos Gaguim e Ricardo Ayres, a primeira-dama Karynne Sotero, o deputado estadual Léo Barbosa, além de lideranças da região sudeste.