Abertura de negócios cresceu 7,37% em relação ao mesmo período de 2025 e reforça ambiente favorável ao empreendedorismo no estado
Por Débora Gomes
O Governo do Tocantins, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucetins), registrou a abertura de 16.664 novas empresas entre janeiro e maio de 2026, um crescimento de 7,37% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram formalizadas 15.520 novas empresas no estado.
O resultado reflete um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Tocantins para fortalecer o ambiente de negócios. Entre os fatores que contribuem para o crescimento estão a modernização e a digitalização dos serviços da Junta Comercial; a ampliação da integração por meio da plataforma Simplifica Tocantins; os investimentos em infraestrutura logística; os incentivos à atração de investimentos; as ações de qualificação profissional; e as iniciativas de apoio ao empreendedorismo e à formalização de empresas em diversas regiões.

Governador Wanderlei Barbosa destaca que o crescimento na abertura de empresas reflete a confiança dos empreendedores e o fortalecimento do ambiente de negócios no Tocantins - Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
Nos cinco primeiros meses do ano, o setor de comércio liderou a abertura de empresas no Tocantins, com 6.443 novos negócios formalizados. Na sequência, destacam-se as atividades administrativas e serviços complementares, com 3.077 registros; as atividades profissionais, científicas e técnicas, com 2.884; o segmento de transporte, armazenagem e correio, com 2.768; e as indústrias de transformação, que contabilizaram 2.577 novas empresas.
Também se destacaram os setores da construção, com 2.440 empresas abertas; outras atividades de serviços, com 2.053; alojamento e alimentação, com 1.944; educação, com 1.355; e saúde humana e serviços sociais, com 1.006 novos empreendimentos.
“Temos trabalhado na melhoria da infraestrutura, na desburocratização dos serviços públicos, na atração de investimentos e no fortalecimento do empreendedorismo para que o desenvolvimento econômico alcance todas as regiões do Tocantins”, ressalta o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
O presidente da Jucetins, Sidney Barros, evidencia que o crescimento no número de empresas demonstra a confiança dos empreendedores no potencial econômico do Tocantins. “Quando facilitamos a abertura e a legalização de empresas, contribuímos diretamente para a geração de emprego, renda e desenvolvimento no estado”, pontua.
Crescimento nos últimos anos
O desempenho registrado em 2026 representa o melhor resultado para o período dos últimos cinco anos. Entre janeiro e maio de 2022, foram abertas 11.570 empresas no estado. Em 2023, o número chegou a 11.798; em 2024, foram 11.886 registros; e em 2025, 15.520 novas empresas.

Presidente da Jucetins, Sidney Barros, ressalta que a modernização dos serviços e a simplificação dos processos têm contribuído para ampliar o empreendedorismo e impulsionar a economia estadual - Jucetins/Governo do Tocantins
Na comparação entre os cinco primeiros meses de 2025 e o mesmo período de 2026, o crescimento foi de 7,37%. Já em relação a 2022, o aumento alcança aproximadamente 44%, evidenciando a expansão do empreendedorismo e o fortalecimento da economia tocantinense nos últimos anos.
Em 2025, o Tocantins registrou a abertura de 32.764 empresas, o maior número da série histórica. Em comparação com 2019, último ano antes da pandemia, quando foram abertas 18.920 empresas, o crescimento foi de 73,17%. Em 2026, dados da Jucetins contabilizam 242.897 empresas ativas.
Serviços
Os serviços da Jucetins vão além do registro de empresas, o órgão coordena a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Estado (Redesim/Simplifica-TO). Um portal do Governo do Tocantins que facilita o processo de abertura, alteração e baixa de empresas que gera facilidade e agilidade para o poder público e para o cidadão empreendedor por meio do site.
Agilidade na abertura de empresas
Tocantins registra abertura de 16.664 novas empresas entre janeiro e maio de 2026 - Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
O Tocantins está entre os estados mais ágeis do país para abertura de empresas. Em 2025, a análise de processos pela Jucetins registrou tempo médio de apenas 2 horas e 38 minutos para abertura, com casos de registros concluídos em poucos minutos.
O ambiente favorável aos negócios no Tocantins também reflete na trajetória de empreendedores que escolheram o estado para investir e expandir suas atividades. É o caso da Amanda Brigadeiro, uma empresa do ramo de confeitaria. O que começou como um pequeno negócio voltado à produção de doces artesanais se consolidou no mercado e, atualmente, conta com sete lojas distribuídas em quatro municípios tocantinenses.
A unidade mais recente foi inaugurada neste ano em Araguaína, com o processo de abertura realizado por meio da plataforma Simplifica Tocantins. “A abertura da unidade de Araguaína mostrou como os processos estão mais ágeis e acessíveis para quem deseja empreender. Essa facilidade nos dá mais segurança para investir, ampliar nossa atuação, gerar empregos e continuar acreditando no potencial econômico do estado. O ambiente favorável aos negócios foi fundamental para que conseguíssemos crescer e chegar a novas cidades”, destaca a empresária Amanda Carla.
Segundo a Junta Comercial, esse desempenho é resultado da integração da plataforma Simplifica Tocantins à Redesim e das parcerias institucionais que reduzem o tempo de viabilidade dos processos. Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais a automatização dos serviços, com foco na tramitação integral dos processos de baixa complexidade.
Ação reuniu representantes de bares e restaurantes e fortaleceu o diálogo entre instituições para prevenção e enfrentamento do trabalho infantil durante a Copa do Mundo FIFA 2026
Da Assessoria
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) participou, na manhã desta terça-feira, 16, da Audiência Pública da Campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil – Edição Copa do Mundo FIFA 2026, realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. O evento foi promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Tocantins (SRTE/TO), no auditório do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO).
A iniciativa reuniu representantes de bares e restaurantes notificados, com o objetivo de fortalecer a articulação entre instituições para a prevenção e o enfrentamento do trabalho infantil, especialmente durante o período da Copa do Mundo. A ação também proporcionou um espaço de orientação, diálogo e esclarecimento de dúvidas, com a participação de órgãos e entidades que integram a rede de proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
“O trabalho infantil é um problema histórico e complexo, diretamente ligado à pobreza, à desigualdade social e a outras vulnerabilidades enfrentadas pelas famílias. Nenhuma instituição consegue enfrentar essa realidade sozinha, por isso a atuação da rede de proteção é fundamental. Muitas vezes, essas crianças também convivem com evasão escolar, insegurança alimentar e dificuldades de acesso a direitos básicos. Precisamos compreender que o trabalho infantil não pode ser naturalizado, pois representa uma violação de direitos e uma forma de violência contra crianças e adolescentes”, destacou a superintendente de Proteção Social Especial da Sedes, Marlucy Albuquerque.

Segundo a auditora fiscal do trabalho Márcia Coelho, a proteção de crianças e adolescentes e a erradicação do trabalho infantil são prioridades. “Hoje realizamos uma audiência pública com o objetivo de orientar comerciantes, especialmente de bares e restaurantes, sobre a prevenção e o enfrentamento do trabalho infantil. Durante o encontro, também apresentamos a rede de proteção à infância e à adolescência, explicando como agir e onde buscar apoio ao identificar crianças em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Para o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije) do MPTO, Sidney Fiori Júnior, a campanha busca conscientizar a população e fortalecer a proteção de crianças e adolescentes. “Estamos muito felizes com o lançamento da campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil. Neste período de maior movimento em bares e restaurantes, queremos conscientizar a população sobre a presença de crianças em situação de trabalho infantil e reforçar que essa prática não pode ser naturalizada. Também buscamos orientar empresários e a sociedade sobre a importância de acionar a rede de proteção para garantir os direitos dessas crianças”, ressaltou.
Texto: Daniel Reis
Universitários lançam dossiê inédito sobre o mundo do trabalho em Palmas com histórias, podcasts e reportagens multimídia
Com Assessoria
Projeto da UFT em parceria com o Senac Tocantins apresenta produções jornalísticas que retratam os desafios, oportunidades e trajetórias de trabalhadores da capital
Como vivem, trabalham e constroem suas trajetórias os profissionais que movimentam a economia de Palmas? A partir dessa proposta, estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desenvolveram o Dossiê Multimídia EmpreendeJor, um conjunto de reportagens, podcasts, vídeos e conteúdos digitais voltados à compreensão do mundo do trabalho na capital tocantinense.
O material será apresentado ao público durante a Mostra EmpreendeJor: Vozes do Trabalho e Impacto Social em Palmas, que acontece no dia 22 de junho de 2026, às 19h30, no auditório do Senac Tocantins. A entrada é gratuita.
Produzido pelos acadêmicos do 5º período de Jornalismo da UFT, o projeto reúne narrativas sobre empregabilidade, qualificação profissional, empreendedorismo e os desafios enfrentados por trabalhadores de diferentes segmentos econômicos da cidade.
A iniciativa integra as Ações Curriculares de Extensão (ACE V) do curso de Jornalismo, sob coordenação da professora Celene Fidelis Frias Ferreira, e foi contemplada por edital da Pró-Reitoria de Extensão da UFT (Proex/UFT) e pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX 2026).
Segundo a coordenadora do projeto, a proposta é aproximar a universidade das realidades vividas pela população.
“O EmpreendeJor mostra como o jornalismo pode contribuir para compreender o mundo do trabalho e dar visibilidade a histórias que ajudam a explicar a dinâmica econômica e social de Palmas”, destaca Celene Fidelis.
Parceria entre UFT e Senac fortalece conexão com o mercado
O projeto é desenvolvido por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a UFT e o Senac Tocantins, que possibilitou aos estudantes contato direto com trabalhadores, empreendedores e especialistas do setor de comércio e serviços.
A parceria permitiu a construção de um diagnóstico social e econômico baseado não apenas em dados, mas também em experiências e relatos de quem vive diariamente as transformações do mercado de trabalho.
Para a estudante de Jornalismo Beatriz Ayres, a experiência proporcionou um aprendizado que vai além da sala de aula. “Tivemos a oportunidade de ouvir diferentes histórias e compreender realidades que muitas vezes não aparecem na cobertura tradicional. Isso fortalece nossa formação e amplia nosso olhar como futuros jornalistas”, afirma.
Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do trabalho decente e do crescimento econômico, o EmpreendeJor busca contribuir para o debate sobre desenvolvimento regional por meio da produção de conhecimento e da valorização das vozes que constroem a economia local.
Serviço
Mostra EmpreendeJor: Vozes do Trabalho e Impacto Social em Palmas
Data: 22 de junho de 2026
Horário: 19h30
Local: Auditório do Senac Tocantins – Quadra 201 Norte, Av. LO-04, Conjunto 3, Lotes 3 e 4, Plano Diretor Norte, Palmas (TO)
Entrada gratuita
Evento ocorre nesta quarta-feira, 17, na sede do Igeprev, em Palmas, e destaca o legado dos servidores que ajudaram a construir a história do Tocantins
Por Marco Aurélio Jacob
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev/TO), realiza nesta quarta-feira, 17, uma programação especial em celebração ao Dia do Servidor Público Aposentado. A data é dedicada ao reconhecimento daqueles que contribuíram com seu trabalho, dedicação e compromisso para a construção e o desenvolvimento do estado.
A programação inicia às 8 horas, na sede do Instituto, em Palmas, reunindo aposentados, servidores e convidados em uma manhã marcada pela valorização da memória, da cultura e das histórias que ajudaram a consolidar o mais jovem estado da federação.
A iniciativa reforça uma tradição já consolidada pelo Governo do Tocantins, que todos os anos promove ações voltadas ao bem-estar, à valorização e ao reconhecimento dos aposentados do serviço público estadual. Em edições anteriores, a programação contou com atividades de saúde, palestras e exposições fotográficas voltadas à longevidade e à qualidade de vida dos segurados.
Exposição e mostra audiovisual
Neste ano, a homenagem ganha um significado ainda mais especial com a abertura da exposição fotográfica Fragmentos da Memória – Fotografias que Contam Histórias e o lançamento do documentário Fragmentos da Memória – Histórias do Tocantins. Produzido pela equipe de comunicação do Igeprev/TO, a obra reúne depoimentos emocionantes de servidores aposentados que participaram da construção do estado desde seus primeiros anos.
Mais do que registrar trajetórias individuais, a mostra e o documentário preservam parte da memória coletiva tocantinense, revelando experiências, desafios e conquistas daqueles que ajudaram a transformar sonhos em realidade e a construir instituições, cidades e serviços públicos fundamentais para a população.
A presidente do Igeprev/TO, Bárbara Gomes, destaca que a homenagem representa um gesto de reconhecimento àqueles que deixaram um legado para as futuras gerações. “Celebrar o Dia do Servidor Público Aposentado é reconhecer a importância de homens e mulheres que dedicaram grande parte de suas vidas ao serviço público. São histórias de compromisso, dedicação e amor pelo Tocantins que merecem ser preservadas e compartilhadas. Esta exposição e o documentário são formas de agradecer e valorizar quem ajudou a construir o nosso estado”, enfatiza.
A diretora de Previdência do Instituto, Carolina Ramos, ressalta que a iniciativa fortalece o vínculo entre os segurados e a instituição. “Cada aposentado carrega uma trajetória única e inspiradora. Ao dar visibilidade a essas histórias, reafirmamos nosso compromisso com a valorização dos segurados e com a preservação da memória daqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Tocantins. É uma homenagem que conecta passado, presente e futuro”, evidencia.
Programação
8 horas – Recepção dos convidados;
8h15 – Abertura oficial;
Fala da presidente do Igeprev/TO, Bárbara Gomes.
8h30 – Apresentação musical;
Sexteto da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), com participação especial da cantora e servidora aposentada do Estado, Mara Rita Rhoden.
9 horas – Exposição;
Apreciação da exposição fotográfica Fragmentos da Memória – Fotografias que Contam Histórias.
9h30 – Mostra audiovisual;
Exibição do documentário Fragmentos da Memória – Histórias do Tocantins, com depoimentos de servidores aposentados.
10 horas – Confraternização;
11 horas – Encerramento.
Ouvidoria fortalece atendimento humanizado
O Dia do Servidor Público Aposentado também é uma oportunidade para destacar os avanços conquistados pelo Igeprev/TO na qualidade do atendimento aos seus beneficiários. Desde 2025, a Ouvidoria do Instituto registrou crescimento expressivo no reconhecimento dos usuários, alcançou 76 manifestações positivas e conquistou o primeiro lugar no ranking estadual, concentrando 57,6% dos elogios registrados no Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo. Esse desempenho reforça a imagem institucional do Instituto e evidencia a confiança dos segurados nos serviços prestados.
Em 2026, a atuação da Ouvidoria tornou-se ainda mais estratégica, com foco na escuta qualificada, na análise das demandas e no aperfeiçoamento contínuo dos serviços. Pela primeira vez desde a criação da Unidade Setorial de Ouvidoria do Igeprev/TO, os elogios superaram as reclamações, representando 55,4% das manifestações registradas.
A pesquisa de satisfação dos atendimentos também tem contribuído para a melhoria contínua dos serviços, permitindo identificar demandas prioritárias, reconhecer boas práticas e aperfeiçoar os canais de atendimento, fortalecendo uma gestão pública mais eficiente, humanizada e resolutiva.
Os usuários podem registrar manifestações pelos canais oficiais da Ouvidoria do Igeprev/TO por meio da plataforma Fala.BR, pelo WhatsApp (63) 99233-5935, pelo telefone 0800 647-0747, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou presencialmente na sede do Instituto, em Palmas.
Um legado que ajudou a construir o Tocantins
Mais do que celebrar uma data, o evento representa um momento de gratidão aos homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao serviço público e ajudaram a construir a história do Tocantins. “Brasília primeiro ficou pronta, depois as pessoas foram morar. Aqui, em Palmas, a gente veio morar para ajudar a ficar pronta”, destaca a servidora aposentada e pioneira tocantinense Mara Rita Rhoden.
Dados são da Avaliação do Cumprimento da Meta Fiscal do 1º quadrimestre deste ano
Da Assessoria
A Prefeitura de Palmas fechou o primeiro quadrimestre de 2026 com uma arrecadação própria de R$ 37,4 milhões acima do valor arrecadado no mesmo período do ano passado. O resultado consta no Relatório de Avaliação do Cumprimento da Meta Fiscal e não veio de aumento de alíquotas: a carga tributária para o contribuinte palmense permaneceu a mesma.
O crescimento foi puxado pelos três principais impostos municipais.
O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) avançou 25,1%, de R$ 97,2 milhões para R$ 121,7 milhões, reflexo da ampliação da base de contribuintes e da modernização dos sistemas de emissão de nota fiscal eletrônica, que reduziram a informalidade no setor de serviços.
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) passou de R$ 56,1 milhões para R$ 61,7 milhões, alta de 10,1%, resultado direto do GEOPalmas, projeto de levantamento aerofotogramétrico que incorporou ao cadastro municipal mais de 2,29 milhões de metros quadrados de área edificada que não estavam sendo tributados, atualizando mais de 21 mil imóveis.
O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) registrou crescimento de 4,2%, de R$ 13,7 milhões para R$ 14,3 milhões, acompanhando o aquecimento do mercado imobiliário local.
Para o secretário municipal da Fazenda e Transformação Digital, Fabiano Souza, o resultado tem uma explicação direta: "Não houve aumento de carga tributária. O crescimento da arrecadação veio do aumento da base tributária, de mudanças procedimentais e da inserção de tecnologia na gestão municipal. É a combinação desses fatores que está produzindo resultado".
Ele também destacou o destino desse recurso adicional: saúde e educação receberam investimentos expressivos no período, o que, segundo o secretário, é a forma mais concreta de mostrar ao cidadão que o dinheiro está sendo bem aplicado.
Vale destacar, ainda, que o crescimento da arrecadação do ISS tem relevância que vai muito além do quadrimestre. Pela regra da Reforma Tributária, o coeficiente de participação de cada município na distribuição do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), o novo imposto que substituirá o ISS a partir de 2033, será calculado com base na média de arrecadação do ISS e da cota-parte do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de cada município entre 2019 e 2026. Essa média vai determinar a fatia de Palmas na receita do IBS por 50 anos. Cada real arrecadado a mais de ISS nesse período representa uma participação maior e permanente nos recursos futuros do município.