Interessados poderão se inscrever até 17 de julho; concurso distribuirá R$ 156 mil em premiações

 

 

Texto: Josiane Mendes

 

 

Cozinheiros profissionais, empreendedores da gastronomia e amantes da culinária já podem garantir participação no 20º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). As inscrições foram abertas neste sábado, 13, e seguem até 17 de julho, exclusivamente pela internet, conforme edital publicado no Diário Oficial do Município de sexta-feira, 12. O festival será realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, entre os dias 3 e 7 de setembro, em Taquaruçu.

 

Em sua 20ª edição, o festival terá novidades no concurso gastronômico. A principal delas é a inclusão da categoria Drinks Regionais na competição oficial. Em 2025, a modalidade participou apenas de forma demonstrativa.

 

Serão ofertadas 55 vagas distribuídas entre as modalidades Circuito Gastronômico e Rota Gastronômica. As categorias incluem pratos salgados, doces, jantinhas, alimentação funcional, food trucks e drinksregionais. O edital também mantém cotas para participantes de Taquaruçu.

 

O concurso distribuirá R$ 156 mil em premiações entre as categorias participantes.

 

Para a secretária municipal de Turismo, Ana Paula Setti Nogueira, a edição que marca os 20 anos do festival busca ampliar as oportunidades para os participantes e incentivar o uso de ingredientes regionais.

 

“Nossa expectativa é realizar uma edição histórica, fortalecendo a economia local, movimentando Taquaruçu e valorizando a criatividade gastronômica dos participantes”, destacou.

 

Regulamento

 

Segundo o edital que pode ser conferido a partir da página 10, os pratos inscritos deverão ser inéditos no festival e conter, obrigatoriamente, ao menos um ingrediente regional em sua composição. Entre os ingredientes sugeridos estão abacaxi, jabuticaba, pequi, babaçu, caju, cupuaçu, chambari, buriti, baru, mandioca e peixes da região.

 

Para o Circuito Gastronômico, são aceitas inscrições de pessoas físicas, enquanto a Rota Gastronômica é destinada exclusivamente a pessoas jurídicas com estabelecimento em Taquaruçu ou Taquaruçu Grande.

 

Premiação

 

Os primeiros colocados das categorias principais receberão R$ 12 mil; os segundos colocados, R$ 8 mil; e os terceiros, R$ 5 mil. Já na categoria Drinks Regionais, os valores serão de R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil para os três primeiros colocados, respectivamente.

 

Cronograma

 

O edital traz ainda o cronograma completo do FGT. A homologação das inscrições será publicada em 21 de julho. Já a fase de degustação e avaliação técnica dos pratos ocorrerá entre 27 de julho e 4 de agosto. O resultado final com os participantes selecionados para o festival será divulgado em 24 de agosto.

 

Os selecionados também deverão participar dos cursos obrigatórios de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos e de Empreendedorismo.

 

Além do concurso gastronômico, o festival contará com programação cultural e artística durante os cinco dias de evento.

 

 

Posted On Domingo, 14 Junho 2026 05:34 Escrito por

Feira agropecuária reuniu produtores, empresários, expositores e lideranças em programação voltada ao fortalecimento da economia, da produção rural e das tradições do campo

 

 

Por Leydiane Lima

 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, participou nesta sexta-feira, 12, da programação da 12ª Expo Palmeirópolis, realizada dentro das comemorações pelos 46 anos de emancipação política do município. Com apoio do Governo do Tocantins, a feira agropecuária reuniu produtores rurais, empresários, expositores, autoridades e representantes do setor produtivo no Parque de Exposições Raimundo Parrião, reforçando o papel das exposições agropecuárias no desenvolvimento econômico, na geração de oportunidades e na valorização das tradições do campo.

 

Também participaram da agenda o prefeito de Palmeirópolis, Wlisses Barros de Souza, a primeira-dama do município, Katharine Oliveira, parlamentares, a vice-prefeita, vereadores e lideranças regionais.

 

A Expo Palmeirópolis integra o calendário de exposições agropecuárias do Tocantins e reúne atividades voltadas à produção rural, cultura e entretenimento. Rodeio, vaquejada, cavalgada, prova dos três tambores, exposições e atrações musicais fazem parte da programação, que movimenta a economia local e fortalece a integração entre o campo e a cidade.

 

Durante a agenda, o governador participou da abertura oficial do rodeio e entrou na arena ao lado de autoridades e lideranças locais, acompanhando uma das atrações mais tradicionais da exposição.

 

 

“A Expo Palmeirópolis representa a força das nossas tradições, da nossa cultura e do agronegócio tocantinense. Estar aqui comemorando os 46 anos de Palmeirópolis, uma cidade que tem grande importância para o desenvolvimento da região, em uma festa tão bem organizada, é motivo de alegria. É um evento que reúne famílias, produtores rurais e toda a comunidade em torno de uma atividade que movimenta a economia e faz parte da identidade do nosso estado. A cada ano, a exposição cresce e demonstra a importância do agro para o desenvolvimento de Palmeirópolis e de todo o Tocantins”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

 

Exposições movimentam a economia e valorizam tradições

 

As exposições agropecuárias têm papel estratégico para o desenvolvimento dos municípios tocantinenses. Além de estimular negócios e fortalecer cadeias produtivas, os eventos preservam tradições culturais, promovem integração social e ampliam oportunidades para produtores, empreendedores e trabalhadores do campo.

 

 

O prefeito Wlisses Barros de Souza destacou a importância das parcerias para realização da feira. “Uma festa como esta só é possível graças às parcerias construídas ao longo dos anos. Temos o apoio do Governo do Estado, da Faet/Senar e de diversas instituições que acreditam no potencial de Palmeirópolis. São cinco dias de atividades que movimentam a economia, fortalecem a produção rural e proporcionam lazer para a população. Temos muito a agradecer pelo apoio que o governador Wanderlei Barbosa tem dado ao nosso município”, afirmou.

 

Além da pecuária, Palmeirópolis também se destaca pela diversificação da produção rural. Entre os empreendimentos instalados no município está a Agro Seringueira Tocantins, referência na produção de borracha natural e importante geradora de empregos na região.

 

Público prestigia a programação da 12ª Expo Palmeirópolis no Parque de Exposições Raimundo Parrião; 

 

Segundo o gerente da empresa, Romário Fernandes dos Reis, participar da exposição também é uma oportunidade de aproximar a população da realidade do campo. “Participar da exposição é uma forma de mostrar nossa história e o trabalho desenvolvido diariamente. Também é uma oportunidade de aproximar a população das atividades do campo e destacar a contribuição da produção rural para a geração de emprego e renda no município”, afirmou.

 

O público acompanhou os shows da dupla Gino & Geno e do cantor Flaguim, que integraram a programação cultural da feira.

 

A Expo Palmeirópolis continua neste sábado, 13, com a tradicional cavalgada e demais atividades voltadas ao setor produtivo, encerrando a programação no domingo, 14, dentro das comemorações pelos 46 anos do município.

 

 

Posted On Domingo, 14 Junho 2026 05:31 Escrito por

Em manifestação oficial, instituto afirma ser vítima de "ilícita manipulação" e "disseminação de informação fraudulenta"; TRE-TO já havia determinado a quebra de sigilo de perfis propagadores.

 

 

Com Assessoria

 

O instituto Paraná de Pesquisas confirmou à Justiça Eleitoral que os números divulgados nas redes sociais sobre o cenário eleitoral no Tocantins são falsos. Em manifestação e defesa apresentada no processo que apura o vazamento do levantamento suspenso (TO-04463/2026) na quarta-feira, 10 de junho, a empresa declarou que os dados propagados não correspondem aos apurados, configurando fraude, e ressaltou que o próprio instituto é vítima da irregularidade.

 

No documento, já em tramitação no TRE-TO (Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins), o instituto negou qualquer vazamento e utilizou termos contundentes para atestar a falsificação. "Nenhum desses perfis pertence ou possui qualquer conexão com o Representado Instituto Paraná de Pesquisas, nem mesmo retrata a veracidade de qualquer levantamento de dados feito, pois os dados reais destoam dos divulgados, tratando-se de ilícita manipulação da imagem do Representado para a disseminação de informação fraudulenta sobre pesquisa que jamais foi divulgada".

 

*Sigilos quebrados*

A confirmação da fraude reforça as medidas recentes adotadas contra a desinformação no Estado. O TRE-TO já havia determinado a quebra de sigilo de quatro perfis envolvidos na propagação do material e solicitou a investigação dos responsáveis por disseminar os números falsos.

 

Nessa decisão, foram atingidos os seguintes perfis de Instagram: @fiscaisdopovodno, @brasildagenteofc e @miracemaurgente, bem como o perfil no X do ex-prefeito de Pedro Afonso Tom Belamino (@TomBelarmino). Os autos sobres todos eles irão ao Ministério Público Eleitoral (MPE) que poderá solicitar multas de mais de R$ 100 mil e pedidos de prisão.

 

*Comprovação da montagem*

Para comprovar a montagem, o Paraná Pesquisas detalhou à Justiça que a forma da divulgação destoa daquela empregada oficialmente pela empresa. A peça aponta que as publicações irregulares contêm a bandeira do Estado e exibem números redondos. A defesa explicou que essa é uma "prática também não utilizada, pois o instituto sempre retrata o dado real sem arredondamento, com uma casa decimal".

 

*Apenas propagadores devem ser punidos*

Por fim, a empresa assegurou que os resultados verdadeiros permanecem em absoluto sigilo dentro de seu sistema interno, com acesso restrito apenas à estatística responsável. Diante da comprovação de que os números divulgados por terceiros são inventados, o instituto pediu a improcedência da representação contra si e destacou que a punição deve recair, exclusivamente, "sobre aqueles que, ilicitamente, se utilizaram desses dados falsos".

 

*Confira aqui a manifestação do Paraná Pesquisas na íntegra*.

 

 

Posted On Sábado, 13 Junho 2026 06:41 Escrito por

Evento acontece de dias 25 e 28 de junho, no Estádio Domingos Santos, e contará com apresentações de juninas, shows nacionais e regionais, e estrutura ampliada

 

 

 

Da Assessoria

 

 

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e a presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Luara Aquino, apresentaram nesta sexta-feira, 12, durante coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal, a programação oficial do 34º Arraiá da Capital. O evento será realizado entre os dias 25 e 28 de junho, no Estádio Domingos Santos, reunindo apresentações de quadrilhas juninas, comidas típicas, shows nacionais e uma ampla estrutura temática voltada à valorização das tradições populares tocantinenses. O prefeito também anunciou a primeira atração confirmada para o Festival Gastronômico de Taquaruçu deste ano, o show nacional de Seu Jorge.

 

Além das competições das quadrilhas juninas e do tradicional concurso das rainhas, o público poderá prestigiar atrações nacionais e regionais distribuídas entre o palco principal, a entrada da Cidade Girassol e a Sala de Reboco. Os destaques da programação são Lucy Alves, Moleca 100 Vergonha, Companhia do Calypso, Forró do Muído, Theo Santana, Paulinho Braga, Trio Bacana, Ariely, Melissa e Liberou Geral, além de sanfoneiros e grupos de forró pé de serra.

 

Ao anunciar as atrações musicais, o prefeito Eduardo Siqueira Campos ressaltou o esforço da gestão para trazer artistas de destaque nacional ao evento. “Fizemos o maior esforço possível para que essas bandas, que são muito requisitadas neste período junino, estivessem aqui. Mas o principal é o contexto da festa, o aumento do espaço, o cuidado com a decoração, a área de alimentação, a segurança e a acessibilidade, que estará presente em todos os ambientes do Arraiá”, destacou.

 

Durante a apresentação, a presidente da FCP destacou as novidades da estrutura deste ano, que terá como temática a Cidade Girassol. Segundo Luara Aquino, o público encontrará espaços cenográficos inspirados em uma cidade junina, com igrejinha, mercadão, bodega, brincadeiras tradicionais, área gastronômica, parque de diversões, palco para sanfoneiros e a tradicional Sala de Reboco.

 

“No ano passado mostramos uma fazenda; agora estamos entrando na Cidade Girassol. É um espaço pensado para toda a família, valorizando os artistas locais, os sanfoneiros, as tradições juninas e proporcionando experiências para todas as idades”, explicou a presidente.

 

A estrutura contará com portal temático, arena das quadrilhas, praça de alimentação, food trucks, parque de diversões, estande da saúde, camarins, espaços para imprensa e transmissão, além de cenários como mercadão, bodega e igrejinha.

 

Programação musical

 

25 de junho

* Entrada da Cidade Girassol: Cardozinho do Acordeon
* Sala de Reboco: VL do Acordeon
* Palco Principal:
Paulinho Braga
Lucy Alves
Trio Bacana

 

26 de junho

* Entrada da Cidade Girassol: Paraíba dos Oito Baixos
* Sala de Reboco: Marcilon do Acordeon e Nova Geração (Sanfoneiro Juarez)
* Palco Principal:
Ariely
Moleca 100 Vergonha
Liberou Geral

 

27 de junho

* Entrada da Cidade Girassol: Félix do Acordeon
* Sala de Reboco: Manoel Braga
* Palco Principal:
Melissa
Companhia do Calypso

 

28 de junho

* Entrada da Cidade Girassol: Bacabal do Acordeon
* Sala de Reboco: Chapéu de Couro
* Palco Principal:
Banda Veja/Karolina do Cerrado
Forró do Muído
Theo Santana.

 

Texto: Mari Silva - estagiária sob a orientação da Diretoria de Jornalismo da Secom

 

 

 

Posted On Sábado, 13 Junho 2026 06:35 Escrito por

Investimento vai beneficiar cerca de 2 mil moradores dos setores São José e Expansão do Aeroporto; município também receberá R$ 490 mil para recapeamento urbano

 

 

Da Assessori

 

 

A senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil) assegurou R$ 4,8 milhões para obras de drenagem e pavimentação em Paranã. O investimento vai beneficiar cerca de 2 mil moradores dos setores São José e Aeroporto, regiões que enfrentam alagamentos durante o período chuvoso e convivem há anos com problemas de infraestrutura.

 

A confirmação dos recursos foi confirmada pelo prefeito Fábio da Farmácia, que destacou a parceria da senadora com o município e lembrou que a demanda foi apresentada há mais de um ano. “Mostramos para a senadora a realidade de quem mora naquela região. São famílias que sofrem com os alagamentos e precisavam de uma solução definitiva. Hoje recebemos a notícia de que o recurso está empenhado e assinamos o contrato com a Caixa Econômica Federal”, afirmou.

 

Segundo Dorinha, a obra foi tratada como prioridade devido ao impacto direto na vida das famílias. “Quem assiste aos vídeos vê o sofrimento daquela população. No período das chuvas, a água entra nas casas e deixa tudo alagado. O prefeito Fábio nos procurou para buscar uma solução e nós assumimos esse compromisso. Agora conseguimos assegurar os recursos para que essa obra se torne realidade”, destacou a senadora.

 

O investimento de R$ 4,8 milhões contempla serviços de drenagem e pavimentação das vias urbanas da região. O contrato de repasse já foi firmado junto à Caixa Econômica Federal, garantindo os recursos para execução da obra.

 

Durante o anúncio, o prefeito também agradeceu à senadora e ao deputado federal Carlos Gaguim pelos recursos destinados ao recapeamento de ruas da cidade. Ao longo do mandato, a senadora Professora Dorinha já destinou mais de R$ 14,6 milhões para Paranã, contemplando investimentos em áreas como infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento urbano.

 

 

 

Posted On Sábado, 13 Junho 2026 06:18 Escrito por
Página 8 de 1596