Comitiva participa de agenda institucional na Capital antes da visita à Agrotins; encontro reforça diálogo para futuras conexões e oportunidades de negócios

 

 

Por Texto Jéssica Sá

 

 

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nesta terça-feira, 12, no Paço Municipal, o embaixador do Catar no Brasil, Ahmad Bin Mohammed Al-Shebani, e integrantes da comitiva internacional que participa da Agrotins 2026. O encontro institucional reuniu representantes do setor produtivo, autoridades municipais, estaduais e representantes ligados ao mercado internacional e ao setor halal - segmento voltado à certificação e comercialização de produtos autorizados conforme a lei islâmica.

 

Durante o almoço de recepção, o prefeito apresentou as potencialidades econômicas da Capital e destacou a posição estratégica de Palmas como porta de entrada do Matopiba, região considerada uma das últimas grandes fronteiras agrícolas do país.

 

 

“É uma grande honra receber todos vocês. O que importa para nós é poder demonstrar nossa admiração e como Palmas se sente feliz, honrada e grata ao Governo Federal, ao Governo do Estado e às entidades aqui representadas por permitirem este encontro, todos muito importantes. Somos a capital do Matopiba, essa região que reúne quatro estados e representa a última grande fronteira agrícola do Brasil, mas também da pecuária e da logística. Palmas é uma das cidades planejadas que mais cresce no país”, afirmou Eduardo Siqueira Campos.

 

O embaixador do Catar no Brasil, Ahmad Bin Mohammed Al-Shebani, destacou o potencial estratégico de Palmas e do Tocantins para futuras conexões internacionais, especialmente nas áreas de agricultura, logística e desenvolvimento sustentável.

 

“Este primeiro diálogo institucional com Palmas foi extremamente construtivo e abriu um caminho importante de aproximação entre as partes. Vemos boas perspectivas para o fortalecimento das relações econômicas e para o desenvolvimento de parcerias que possam gerar benefícios mútuos entre os países.”

 

A agenda contou com a presença da primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, além de representantes da Prefeitura de Palmas, do Governo do Estado, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e de instituições ligadas ao mercado halal e relações internacionais.

 

Entre os participantes estiveram representantes do Grupo Fambras Halal, da International Halal Academy, da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária e secretários municipais de áreas estratégicas, como agricultura, turismo, meio ambiente e relações institucionais.

 

 

 

Posted On Quarta, 13 Mai 2026 13:25 Escrito por O Paralelo 13

Pré-candidato ao Senado pelo Podemos esteve em Brasília em agenda institucional ligada ao tribunal responsável pela condução do processo eleitoral de 2026

 

 

Da Assessoria

 

 

O pré-candidato ao Senado pelo Tocantins, Vanderlei Luxemburgo (Podemos), participou nesta terça-feira, 12, em Brasília, da posse do ministro Kassio Nunes Marques na presidência do Tribunal Superior Eleitoral. A solenidade ocorreu na sede do TSE e marcou o início da gestão que conduzirá as Eleições Gerais de 2026.

 

A agenda reuniu autoridades dos Três Poderes da República e colocou no centro do debate nacional temas como segurança do voto, soberania popular, inteligência artificial, liberdade de expressão e responsabilidade institucional no processo eleitoral. André Mendonça assumiu a vice-presidência da Corte.

 

A presença de Luxemburgo na cerimônia ocorre em um momento estratégico do calendário político brasileiro. Pré-candidato ao Senado pelo Tocantins, ele tem ampliado agendas políticas e institucionais no Estado e em Brasília, em uma pré-campanha marcada pela defesa de uma representação com presença, diálogo e capacidade de articulação nacional.

 

Durante a posse, o piauiense Nunes Marques afirmou que o TSE terá a missão de garantir eleições limpas, transparentes e conduzidas com respeito à vontade soberana do povo. O novo presidente da Corte também defendeu o sistema eletrônico de votação e apontou o uso da inteligência artificial como um dos principais desafios das eleições deste ano.

 

Para Luxemburgo, a participação em uma solenidade desta dimensão reforça a importância de o Tocantins ter uma representação conectada aos grandes debates nacionais. A disputa pelo Senado exige presença nos espaços onde as decisões do país são tomadas, mas também compromisso direto com as necessidades da população tocantinense.

 

A posse de Nunes Marques foi acompanhada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, além de ministros, parlamentares, representantes da OAB, autoridades do Judiciário e convidados.

 

Nunes Marques ficará à frente do TSE até maio de 2027. Caberá à nova gestão conduzir o processo eleitoral que definirá presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

 

 

Posted On Quarta, 13 Mai 2026 13:23 Escrito por O Paralelo 13

“Tocantins foi sonhado e projetado para prosperar. E isso é feito muito graças a parcerias com outros países”, afirma pré-candidato ao governo do Estado

 

 

Da Assessoria

 

 

O pré-candidato ao governo do Tocantins pelo PSDB, Vicentinho Júnior, participou na noite desta terça-feira, dia 12, de uma recepção ao embaixador do Catar no Brasil, Ahmad bin Mohammed Al-Shebani. Realizado em Palmas (TO) e promovido pela Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), o jantar reuniu empresários, lideranças do agro, representantes institucionais, investidores, representantes da indústria, comércio exterior e turismo.

 

Na pauta, atração de investimentos, o mercado Halal e os potenciais econômico e estratégico do Estado. “Estamos felizes em recebê-lo em nosso Tocantins, que foi sonhado e projetado para prosperar. E isso é feito graças a parcerias com outros países. Temos um potencial enorme. E a união com países importantes como o Catar é um passo fundamental para que tenhamos crescimento em tecnologia e produção nos mais variados setores”, declarou Vicentinho ao encontrar o embaixador.

 

Ahmad bin Mohammed Al-Shebani agradeceu a todos pela recepção e, concordando com as palavras de Vicentinho, citou que o Tocantins é um Estado muito promissor, estando aberto a futuras parcerias. “As informações que temos é de um Estado com potencial de crescimento em várias áreas”, disse. O embaixador se simpatizou com o Estado e disse que vai buscar contribuir com negócios do Estado com outros países.

 

Oportunidade estratégica

 

Para Vicentinho, a presença da comitiva no Estado representa uma oportunidade estratégica de grande relevância para o Tocantins. Durante o jantar, ele destacou algumas de suas plataformas de gestão voltadas ao setor produtivo. E ratificou que a desburocratização, modernização e a criação de um conselho empresarial serão algumas medidas, caso seja eleito.

 

Vicentinho estava acompanhado do advogado e professor Júlio Edstron Secundino Santos, que coordena seu plano de governo. Participaram ainda da recepção o presidente da Aproest, Wagno Milhomem, o vice-presidente do Grupo Fambras e presidente da International Halal Academy, Ali Hussein El Zoghbi, o secretário-geral da International Halal Academy e diretor de Relações Institucionais do Grupo Fambras Halal, Delduque Martins, e o representante Fambras, Nasser Sati, Divaldo José da Costa Rezende, ambientalista e especialista em mudanças climáticas, energias renováveis e sustentabilidade, o ex-deputado federal César Halum, o diretor-geral do Grupo Jaime Câmara no Tocantins, Abrão Falluh Hanna, diretor-geral do Grupo Jaime Câmara, o empresário Bartolomé Alba Garcia, e o diretor técnico do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, entre outros.

 

 

Posted On Quarta, 13 Mai 2026 13:19 Escrito por O Paralelo 13

Vice-governador percorreu estandes, conversou com produtores, trabalhadores, expositores, estudantes e pesquisadores

 

 

Da Assessoria

 

 

O pré-candidato ao Governo do Tocantins e vice-governador do Estado, Laurez Moreira (PSD), visitou a Agrotins 2026 na manhã desta terça-feira, 12, primeiro dia da feira, considerada um dos principais eventos do agronegócio no Brasil. Durante a agenda, Laurez percorreu estandes de empresas, instituições de ensino e pesquisa, e acompanhou iniciativas ligadas ao agronegócio, à tecnologia e à inovação.

 

Em sua 26ª edição, a Agrotins reúne empreendedores do campo, empresas, instituições, pesquisadores e diversos atores do agro brasileiro. Para o vice-governador, estar presente desde o primeiro dia é uma forma de respeito a quem produz e contribui diretamente para a geração de emprego, renda e para o fortalecimento da economia do estado.

 

 

“Eu fiz questão de estar aqui já no primeiro dia da Agrotins para valorizar e prestigiar o produtor que acorda cedo e, com seu trabalho, contribui com o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda no campo. O agro movimenta nossas cidades, impulsiona a arrecadação e ajuda a manter milhares de famílias no campo com dignidade”, afirmou.

 

Laurez Moreira também passou por estandes de faculdades e instituições de ensino superior, onde interagiu com estudantes e pesquisadores sobre produção, inovação e oportunidades no campo.

 

Em um dos espaços, parou para conversar com representantes da agricultura familiar. A prosa foi acompanhada de café torrado e moído na hora, produzido pelos próprios agricultores locais.

 

Para Laurez Moreira, a Agrotins mostra a força do Tocantins para o Brasil e reforça o potencial do estado para ampliar sua capacidade produtiva com planejamento, infraestrutura, crédito, segurança jurídica, logística e apoio técnico. “O Tocantins tem no agro uma das suas maiores vocações. Valorizar quem produz é valorizar o futuro do nosso estado. Desenvolvimento de verdade acontece quando a gente une produção, investimento, infraestrutura e presença ao lado das pessoas”, concluiu.

 

 

 

Posted On Quarta, 13 Mai 2026 05:06 Escrito por O Paralelo 13

Da Assessoria

 

 

A cidade de Araguaína dará início, nesta terça-feira (12), a mais uma importante etapa da política habitacional no município com o lançamento das obras do Residencial Atlântico, empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida – Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O ato de lançamento das obras está marcado para às 16h, na Rua 14, Parque do Lago.

 

A viabilização do Residencial Atlântico envolveu articulação institucional entre lideranças políticas, sendo a senadora Professora Dorinha (União), o deputado federal Carlos Gaguim (União), Governo Federal (via Ministério das Cidades), CAIXA e poder público municipal. Dorinha e Gaguim atuaram na articulação institucional e no apoio à viabilização orçamentária do Programa Minha Casa Minha Vida, sendo a senadora relatora da receita do Orçamento e Gaguim membro da Comissão de Orçamento.

 

No município, a Prefeitura de Araguaína participou do processo de apoio institucional necessário para viabilização do projeto junto aos órgãos responsáveis. Já o vereador Lucas Campello atuou como interlocutor local na apresentação da demanda habitacional e no acompanhamento das tratativas para implantação do empreendimento.

 

“Habitação é dignidade, segurança e oportunidade para as famílias reconstruírem suas vidas com mais tranquilidade. Fico feliz em contribuir com esse projeto que vai ajudar muitas pessoas de Araguaína a realizarem o sonho da casa própria”, afirmou Dorinha

 

Residencial Atlântico

 

O projeto contempla, nesta primeira fase, a construção de 176 apartamentos destinados a famílias de baixa renda, integrando um planejamento habitacional mais amplo que prevê, futuramente, a implantação do Residencial Cerrado, também com 176 unidades habitacionais. Somadas, as duas etapas deverão totalizar 352 moradias populares.

 

 

Posted On Terça, 12 Mai 2026 07:23 Escrito por O Paralelo 13
Página 28 de 1096