Veja como é simples e rápido realizar sua reclamação

 

 

Por: Waldenia Silva

 

 

Pelo site do Procon Tocantins, você pode registrar reclamações de forma rápida, segura e sem precisar sair de casa. E garantir que seus direitos sejam respeitados. Veja como é simples e rápido realizar sua reclamação.

 

“Estamos empenhados em oferecer uma experiência ágil e eficiente para todos os consumidores. Registrar reclamações online torna o processo mais acessível e prático”, afirma Magno Silva, superintendente interino do Procon Tocantins.

 

Como Fazer Sua Reclamação em Poucos Passos

 

1. Acesse o Site Oficial: Vá até o site do Procon Tocantins e localize a opção “Registrar Reclamação”.

 

2. Cadastre-se: Preencha com suas informações pessoais, incluindo:

 

Nome completo;

CPF;

E-mail;

Telefone de contato.

3. Detalhe o Problema: Após o login, insira os detalhes da sua reclamação, como:

 

Dados da empresa ou prestador de serviço;

Descrição do problema;

Outras informações relevantes, como datas e valores.

4. Anexe Comprovantes: Adicione documentos importantes para o seu caso, como:

 

Notas fiscais;

Contratos;

Comprovantes de pagamento.

Esses anexos ajudam na análise e solução da sua reclamação.

 

5. Revise e Envie: Confira as informações e clique em “Enviar Reclamação” para finalizar.

 

E Depois ?

 

A equipe do Procon analisará sua reclamação e, em 3 a 5 dias úteis, entrará em contato para:

 

Agendar uma audiência;

Solicitar mais documentos, se necessário.
Não deixe seus direitos de lado! Use o site do Procon Tocantins para resolver suas pendências sem sair de casa.

 

 

 

 

Posted On Terça, 14 Janeiro 2025 14:23 Escrito por

Medida vai entrar em vigor neste ano letivo

 

 

POR PEDRO RAFAEL VILELA

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (13) o Projeto de Lei 104/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo telefones celulares, nas salas de aula de escolas públicas e privadas do ensino básico em todo o país. Um decreto do presidente, que sairá em até 30 dias, vai regulamentar a nova legislação, para que passe valer para o início do ano letivo, em fevereiro. O projeto de lei foi aprovado no fim do ano passado pelo Congresso Nacional.

 

"Essa sanção aqui significa o reconhecimento do trabalho de todas as pessoas sérias que cuidam da educação, de todas as pessoas que querem cuidar das crianças e adolescentes desse país", afirmou o presidente, que fez questão de elogiar o trabalho dos parlamentares que aprovaram a medida.

 

Brasília (DF), 13/01/2025 - Lula e Camilo Santana durante a cerimônia de sanção do projeto de lei que restringe o uso de celular nas escolas - Ricardo Stuckert/PR
"Imagina uma professora dando aula e, quando ela olha para os alunos, está cada um olhando para o celular, um tá na China, outro tá na Suécia, outro tá no Japão, outro está em outro estado conversando com gente que não tem nada a ver com a aula que ela está recebendo. A gente precisa voltar a permitir que o humanismo não seja trocado por algoritmo", enfatizou Lula ao comentar sobre a nova lei.

 

Países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda já adotam legislações que restringem uso de celular em escolas. Apoiado pelo governo federal e por especialistas, o projeto alcançou um amplo consenso no Legislativo, unindo governistas e oposicionistas.

 

"Não dá para um aluno estar na sala de aula, no Tiktok, na rede social, quando o professor está dando aula. Toda vez que um aluno recebe uma notificação, é como se ele saísse da sala de aula. Toda vez que ele recebe uma notificação quando ele está numa roda de conversa, é como se a gente perdesse a atenção dele", afirmou o secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, que é deputado federal licenciado e autor do projeto na Câmara. Ele classificou o projeto como uma das principais vitórias do século na educação brasileira.

 

O que diz a lei

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a lei restringe o uso em sala de aula e nos intervalos, para fins pessoais, mas há exceções, como o uso para finalidade pedagógica, sob supervisão dos professores, ou em casos de pessoas que necessitem de apoio do aparelho para acessibilidade tecnológica ou por alguma necessidade de saúde.

 

"Nós não somos contra acesso a tecnologias, até porque não há mais retorno no mundo de hoje. Mas nós queremos que essa tecnologia, essa ferramenta, seja utilizada de forma adequada e, principalmente, nas faixas [etárias] importantes da vida das crianças e adolescentes", afirmou o ministro, que alertou sobre o uso cada vez mais precoce e prolongado do celular por crianças.

 

"Estamos fazendo uma ação na escola, mas é importante conscientizar os pais de limitar e controlar o uso desses aparelhos fora de sala de aula, fora da escola", acrescentou Camilo Santana.

 

O ministro pediu engajamento das famílias e das comunidades escolares para fazer valer a nova lei.

 

A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, que coordena a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), afirmou que o colegiado vai publicar orientação para as redes públicas e privadas. "O Conselho Nacional de Educação vai fazer uma resolução que oriente as redes, as escolas, de como fazer isso sem parecer uma opressão", disse. O MEC também deve publicar guias com orientações para as escolas de todo o país.

 

 

Posted On Terça, 14 Janeiro 2025 06:52 Escrito por

Iniciativa buscou esclarecer dúvidas e informar as normas previstas na Portaria nº 215/2024, que regulamenta o período de defeso

 

 

Por Andréa Marques

 

 

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, nesta segunda-feira, 13, no norte do Estado, a agenda de orientações sobre a Piracema. As ações educativas, intensificadas desde novembro passado, com o início no período de defeso, tiveram o intuito de prevenir práticas ilegais, como a pesca predatória, o transporte irregular de pescado e o tráfico de animais silvestres no Tocantins, promovendo a preservação dos recursos naturais. Na última semana, foram realizadas palestras nos municípios de Darcinópolis, Pau D’Arco, Araguanã, Tupiratins, Itapiratins e Santa Fé do Araguaia.

 

Ao todo, 27 municípios do norte do Tocantins foram visitados, alcançando mais de 1.300 pessoas. O público incluiu pescadores profissionais, praticantes de outras modalidades de pesca, comerciantes, dirigentes municipais, comunidades ribeirinhas e a população em geral.

 

A iniciativa buscou esclarecer dúvidas e informar as normas previstas na Portaria nº 215/2024, que regulamenta o período de defeso, que teve início em 1º de novembro de 2024, e segue até 28 de fevereiro de 2025. Durante os eventos, os servidores distribuíram material informativo, esclareceram dúvidas e disponibilizaram os canais oficiais para a formalização de denúncias. Além disso, a equipe enfatizou a importância do cumprimento das normas ambientais, destacando os impactos da pesca irregular durante esse período e suas consequências para as presentes e futuras gerações.

 

O trabalho incluiu, ainda, a realização de vistorias em estabelecimentos comerciais, como peixarias, feiras livres e entrepostos, além do recolhimento e soltura de dois animais silvestres, sendo eles um jabuti e um bicho-preguiça.

 

O gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, avaliou positivamente as ações realizadas. “O trabalho desenvolvido nas ações de fiscalização tem sido extremamente positivo. Conseguimos alcançar um público amplo e conscientizar sobre a importância do cumprimento das normas ambientais, especialmente durante o período de Piracema. A colaboração da comunidade e o engajamento de todos são essenciais para combater a pesca predatória e proteger os nossos recursos naturais. Seguiremos firmes na missão de preservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, afirmou.

 

De acordo com a integrante da colônia de pescadores Z-42 e moradora da cidade de Aguiarnópolis, Mônia Silveira Salgado, que participou de uma das reuniões, as ações do Naturatins foram extremamente relevantes. “O Naturatins nos ensinou como devemos proceder no período da Piracema, nos conscientizando a não cometer crimes ambientais e a preservar o meio ambiente. Então, só nos resta agradecer a parceria e que o órgão continue nos ajudando a trilhar no caminho certo”, ressaltou.

 

 

 

Posted On Terça, 14 Janeiro 2025 06:49 Escrito por

Curso é voltado para atendentes e recepcionistas, profissionais que lidam diretamente com o público, e para os interessados em aprimorar suas habilidades em atendimento

 

 

Por Cláudio Duarte

 

 

No atual cenário do mercado de trabalho o atendimento de excelência tornou-se um diferencial competitivo fundamental para qualquer organização, pois ajuda a fidelizar clientes e criar boa reputação. Visando desenvolver competências e habilidades que garantam esse atendimento de excelente qualidade ao cliente, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine/Tocantins), promove de 22 a 24 de janeiro, na unidade do Sine de Luzimangues, o curso Excelência no Atendimento.

 

O superintende do Trabalho, José Alberto Guimarães (Gordo), disse que o objetivo das capacitações é contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos trabalhadores e dar a eles oportunidade para se atualizarem e se colocarem no mercado de trabalho. “Os trabalhadores da área precisam aproveitar as oportunidades para desenvolverem suas competências e habilidades. Os profissionais que se capacitam têm mais oportunidades de acessar e melhorar sua colocação no mercado de trabalho”, ressalta ele.

 

O curso Excelência no Atendimento é gratuito e voltado para atendentes e recepcionistas, profissionais que lidam diretamente com o público, e para os interessados em aprimorar suas habilidades em atendimento. Os colaboradores do Sine de Luzimangues aproveitam a oportunidade e participam das aulas a fim de atualizarem suas competências e habilidades.

 

O orientador profissional do Sine Tocantins e facilitador do curso, Aeronssaytt Gomes Lima de Oliveira, disse que o curso vai trabalhar a comunicação eficaz com os clientes, práticas de empatia, atendimento humanizado, resolução de conflitos, e gerenciamento de situações desafiadoras, entre outros assuntos. “O participante vai aprender a se comunicar de forma clara e assertiva, desenvolver empatia e criar conexões significativas com os clientes, gerenciar situações desafiadoras com habilidade e profissionalismo, oferecer soluções ágeis e inovadoras, melhorar sua postura profissional, e tornar-se referência em atendimento” destacou ele.

 

Como participar

 

São 60 vagas disponíveis para os interessados. Para participar é necessário acessar preencher o formulário disponível no link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mMip3_xN20-EfCnWpMG0zLoyockwGvJIjB8hpCGd8KlUNEExVTJHQjBIRjVORUtHM09DM0tXVTM3US4u

 

Conteúdo programático

 

O conteúdo programático está dividido em seis módulos a serem trabalhados, são eles: Fundamentos do atendimento de excelência, Habilidades de comunicação, Atendimento humanizado e empatia, Resolução de conflitos, Postura profissional e etiqueta no atendimento, e Inovação e agilidade no atendimento.

 

Serviço:

 

Curso Excelência no Atendimento

Local: SINE de Luzimangues

Data: 22 a 24 de Janeiro de 2025

Horário: 19h às 22h

Facilitador: Aeronssaytt Gomes Lima

 

Posted On Terça, 14 Janeiro 2025 06:46 Escrito por

O pagamento até 14 de março de 2025, à vista, concede 35% de desconto, o cidadão também pode optar por parcelar o IPTU 2025, com desconto

 

 

Por Anne Karianny Moreira

 

 

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Fiscalização Tributária do município, mantém o desconto especial de 35% no pagamento à vista do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU 2025). Com vencimento marcado para o dia 14 de março de 2025, o IPTU traz condições especiais que visam facilitar o pagamento e oferecer alívio financeiro aos cidadãos.

 

De acordo com Loenis Fernandes, secretário municipal da Fazenda, o pagamento à vista do IPTU 2025 garante um desconto significativo. “Queremos incentivar os contribuintes a quitar seus débitos, e por isso oferecemos essa oportunidade. Além disso, aqueles que preferirem parcelar o imposto também têm vantagens: é possível obter um desconto de até 25% no valor total do IPTU, desde que a dívida seja superior a R$ 300,00 e mediante solicitação”, destacou o secretário.

 

Para os contribuintes que possuem débitos vencidos, a Prefeitura está promovendo a campanha “Natal Feliz”, que se estende até o dia 14 de março. Durante esse período, os cidadãos podem aproveitar descontos de até 100% em juros e multas ao regularizar suas pendências. Loenis explicou: “Estamos oferecendo a possibilidade de parcelar esses débitos em até 100 vezes, respeitando as faixas de valores. Para pessoas físicas, a parcela mínima é de R$ 50,00 e para pessoas jurídicas é de R$ 100,00.”

 

Além disso, todos os contribuintes — pessoa física ou jurídica — que pagaram ou negociaram seus débitos e estão com os tributos municipais do exercício de 2024 em dia poderão participar da Campanha Natal Feliz e Show de Prêmios. A campanha ocorrerá no período de 17 de dezembro de 2024 a 14 de março de 2025. Os participantes receberão cupons para concorrer a prêmios especiais tais como:

 

02 - Carros 0km ;

02 - Motos 0km;

Liquidificadores;

Bicicletas;

Televisores Smart TV.

Ventiladores

Tanquinhos

Batedeiras

Pacote de Viagem

Mais Prêmios Extras

 

O secretário enfatizou que essas medidas visam não apenas facilitar o cumprimento das obrigações tributárias, mas também promover a cidadania e fortalecer a arrecadação municipal. Para emitir seu boleto, procure o Porto Rápido ou acesse: www.portorapido.com. Contribua para o desenvolvimento de Porto Nacional e aproveite os benefícios!

 

 

 

Posted On Segunda, 13 Janeiro 2025 16:27 Escrito por
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