Da Redação

 

 

O último sábado (9) foi de intensa movimentação política em Porto Nacional. Sob a liderança do presidente municipal do MDB, Arlindo da Rebram, o partido realizou uma grande reunião em sua residência para receber o presidente estadual do MDB, deputado federal e pré-candidato ao Senado, Alexandre Guimarães.

 

O encontro reuniu vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas, membros do diretório municipal e representantes de outros partidos aliados, transformando a reunião em um importante ato político da pré-campanha de 2026.

 

Durante a abertura dos trabalhos, Arlindo da Rebram destacou a organização partidária do MDB portuense e lembrou que o partido é atualmente o único em Porto Nacional com diretório oficialmente constituído e eleito.

 

A reunião teve um formato pouco comum na política tradicional. Antes de qualquer discurso político, Alexandre Guimarães fez questão de ouvir um a um os membros do diretório, vereadores, suplentes e lideranças presentes. Ao todo, onze participantes usaram a palavra.

 

Após a rodada de manifestações, Alexandre apresentou um panorama do crescimento do MDB no Tocantins e afirmou que o partido ampliou sua força política nos últimos anos.

Segundo ele, o MDB cresceu “400%”, consolidando quatro deputados estaduais, além de espaços estratégicos na Assembleia Legislativa, como a presidência da Casa, ocupada por Amélio Cayres, e importantes comissões parlamentares conduzidas por nomes como Valdemar Júnior e Olintho Neto.

 

Em entrevista ao O Paralelo 13, Alexandre Guimarmães reforçou ainda a aliança política construída em torno das pré-candidaturas de Vicentinho Júnior ao Governo e dele próprio ao Senado.

 

“Nós estamos no mesmo barco. Eu, Alexandre Guimarães, pré-candidato ao Senado, o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, e o nosso irmão Vicentinho Júnior, um jovem preparado, com três mandatos de deputado federal e trânsito nos principais ministérios do país”, afirmou.

 

O parlamentar também destacou que o grupo pretende construir uma campanha baseada no diálogo e sem ataques pessoais aos adversários. Alexandre Guimarães afirmou que o cenário político do Tocantins possui pré-candidaturas competitivas e que o debate eleitoral precisa ocorrer com respeito. “Nós não atacamos ninguém. A nossa construção é baseada no diálogo e no convencimento. O Tocantins possui nomes preparados na disputa e isso é importante para a democracia”, declarou.

 

Ao comentar os principais nomes colocados na sucessão estadual, Alexandre citou o empresário Ataídes Oliveira, a senadora Professora Dorinha Seabra, o vice-governador Laurez Moreira e Vicentinho Júnior, destacando as qualidades políticas e administrativas de cada um.

 

 

Sobre Vicentinho Júnior, Alexandre enfatizou a combinação entre juventude e experiência política. “Apesar da juventude, Vicentinho soma maturidade política de três mandatos como deputado federal e trânsito em Brasília. É um nome preparado”, afirmou.

 

Durante a entrevista, Alexandre Guimarães também apresentou aquilo que considera prioridade para o Tocantins. Segundo ele o estado precisa de desenvolvimento econômico e fortalecimento da infraestrutura logística. Para isso é preciso avançar na duplicação da BR-153, melhorar estradas de escoamento da produção, ampliar o uso das ferrovias e criar incentivos para atrair indústrias. “O Tocantins possui uma das melhores localizações logísticas do Brasil. Precisamos transformar isso em desenvolvimento econômico e geração de empregos”, disse.

 

O parlamentar citou ainda o exemplo do Mato Grosso, defendendo políticas de incentivo capazes de acelerar o crescimento econômico tocantinense. Outro ponto destacado por Alexandre foi a necessidade de ouvir as diferentes realidades regionais do Estado. “A realidade de Porto Nacional não é a mesma de Esperantina, de Lizarda ou Augustinópolis. Precisamos entender os vários Tocantins dentro do nosso Tocantins”, afirmou.

 

REUNIÃO

Já o presidente municipal do MDB, Arlindo da Rebram, avaliou o encontro como um momento histórico para o fortalecimento partidário em Porto Nacional. Segundo ele, o MDB continua sendo peça fundamental nas disputas políticas do município. “Qualquer eleição em Porto Nacional passa pelo MDB. Hoje temos a felicidade de receber o deputado Alexandre Guimarães, nosso futuro senador, além de estarmos construindo o projeto do futuro governador Vicentinho Júnior”, declarou.

 

Arlindo também destacou que o partido já iniciou a mobilização regional visando as eleições de 2026 e afirmou que novas reuniões políticas devem ocorrer nos próximos meses com a presença de lideranças estaduais.

 

Nos bastidores, o encontro foi interpretado como mais um movimento de consolidação da aliança entre MDB, Amélio Cayres e Vicentinho Júnior na construção do projeto político para a sucessão estadual.

 

 

 

Posted On Segunda, 11 Mai 2026 06:39 Escrito por

Por Edson Rodrigues

 

 

Nesta sexta-feira, 8 de maio, o empresário e ex-deputado federal Osíres Rodrigues Damaso, pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026, recebeu aliados e lideranças políticas em um almoço realizado em sua chácara, próxima a Paraíso do Tocantins, cidade onde reside e seu berço político, familiar e profissional. O encontro reuniu nomes de peso da política tocantinense, como Vicentinho Júnior, pré-candidato a governador, e Amélio Cayres, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato a vice-governador na chapa majoritária.

 

Damaso iniciou sua caminhada política em 2000, disputando a Prefeitura de Paraíso. Foi eleito deputado estadual em 2010, reeleito em 2014 e presidiu a Assembleia Legislativa por dois mandatos consecutivos. Em 2015, assumiu interinamente o Governo do Tocantins e, ao longo da carreira, ocupou cargos estratégicos como presidente do Ruraltins e secretário de Estado das Cidades. Em 2018, chegou à Câmara dos Deputados, onde destinou mais de R$ 200 milhões em emendas parlamentares para os 139 municípios tocantinenses, com investimentos em saúde, infraestrutura, agricultura e assistência social.

 

UNIÃO DE FORÇAS

 

 

Durante o almoço político, Damaso foi saudado por simpatizantes e aliados, que reforçaram apoio à sua pré-candidatura. Vicentinho Júnior destacou que, caso eleito, pretende governar em parceria com Amélio Cayres, ressaltando a importância da união de forças para o futuro do Tocantins.

 

O evento também contou com mensagens de apoio ao pré-candidato ao Senado, deputado Alexandre Guimarães, que cumpria agenda em Porto Nacional. Após os pronunciamentos, os três pré-candidatos — Damaso, Vicentinho e Amélio — trocaram cumprimentos, abraços e apertos de mão, simbolizando a união política em torno do projeto majoritário.

 

INTEGRIDADE, HONRADEZ E FAMÍLIA

 

 

Reconhecido como um político de conceito, Osíres Damaso mantém sua imagem de homem público íntegro, empresário bem-sucedido e líder comprometido com o desenvolvimento regional. Ao lado da esposa, Grazielly Silva de Oliveira, que o acompanha na vida familiar, empresarial e política, Damaso se prepara para mais uma disputa eleitoral, reafirmando sua disposição em representar o Tocantins e seus 139 municípios na Câmara dos Deputados.

 

BREVE BIOGRAFIA

 

Osíres Rodrigues Damaso, nascido em 1963 em Campinorte (GO), construiu sua trajetória em Paraíso do Tocantins, onde se destacou como empresário e líder político. Desde cedo trabalhou em diversas atividades, como frentista, vendedor de peixe e motorista, até consolidar-se no setor hortifrutigranjeiro e expandir seus negócios para os ramos supermercadista, atacadista e industrial. Fundador de empresas como Dama Frutas, Jalapão Alimentos, Bem Maior Supermercados e Dom Jason Atacadista, tornou-se um dos maiores empregadores da região, sendo reconhecido pelo impacto na geração de empregos e pelo fortalecimento da economia local. Sua atuação empresarial também se estendeu a entidades representativas do setor produtivo, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento regional.

 

Ao longo de sua carreira política Osires Damaso também ocupou cargos estratégicos como presidente do Ruraltins e secretário de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional. Em 2018, foi eleito deputado federal, destacando-se pelo perfil municipalista e pela destinação de mais de R$ 200 milhões em emendas parlamentares para os 139 municípios tocantinenses, com investimentos em saúde, infraestrutura, agricultura e assistência social. Reconhecido pela forte ligação com os municípios e pelo apoio ao setor produtivo, Osíres Damaso mantém sua atuação voltada ao desenvolvimento regional e à geração de empregos, sendo atualmente pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026.

 

 

Posted On Sábado, 09 Mai 2026 07:46 Escrito por

Da Assessoria

 

A senadora Professora Dorinha (União-TO) tem atuado para viabilizar uma solução efetiva à renegociação das dívidas dos produtores rurais, em meio ao agravamento do cenário internacional que já impacta diretamente o setor. Em diálogo com a senadora Tereza Cristina (PP/MS), Dorinha reforçou a importância da votação do PL 5.122/2023, que trata da renegociação de dívidas dos agricultores, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), prevista para os próximos dias.

 

A parlamentar avalia que as alternativas apresentadas até agora pelo Ministério da Fazenda, sob condução de Dario Durigan, não respondem à realidade dos produtores, especialmente em estados como o Tocantins. O texto defendido no Senado prevê condições mais amplas, com prazo de até 13 anos para pagamento, três anos de carência e juros que variam entre 3,5% e 7,5% ao ano, conforme o porte do produtor.

 

Dorinha acompanha as negociações e sustenta que o momento exige uma resposta compatível com a dimensão da crise. “O produtor não pode atravessar esse período sem condições reais de recuperação. É preciso garantir fôlego para manter a produção e proteger quem sustenta a economia do nosso estado”, afirmou.

 

A expectativa é de que o Senado conclua a análise da matéria já na próxima semana.

 

 

 

Posted On Sexta, 08 Mai 2026 14:53 Escrito por

Da Assessoria

 

 

A aliança política entre PSDB e MDB para o governo do Estado do Tocantins contou com importante reforço nesta quinta-feira, dia 7. Prefeito, vice e vereadores de Almas selaram compromisso com projeto encabeçado por Vicentinho Júnior, pré-candidato ao governo, e Amélio Cayres, pré-candidato a vice-governador.

 

“Nada mais justo esse apoio por tudo que o senhor fez por Almas. Nosso time e eu estamos prontos para trabalhar por esta pré-candidatura”, destacou o prefeito Neri Xavier, do PP, em vídeo divulgado nas redes sociais.

 

Ele liderou comitiva que visitou Vicentinho em sua residência nesta data, acompanhado pela primeira-dama Lena Cardoso; o vice Jurimar Trindade; a presidente da Câmara, Karla Taiana, e os vereadores Gleisson Gomes, Eurismar Rodrigues Neto e Danilo Urcino.

 

Tirar do papel a TO-040

 

Ao comentar a manifestação do grupo, Vicentinho ressaltou a gratidão que tem pelo povo de Almas. "Este é um apoio que eu desejava e vou honrar. Vamos continuar a trabalhar pelo município e pela nossa gente”, completou.

 

Vicentinho garantiu que, eleito, providenciará a pavimentação de trecho de 94 km da TO-040, que liga o município a Pindorama, uma das principais reivindicações dos moradores da região. “Não se enganem. Vamos tirar do papel [a obra] de uma rodovia tão importante para o desenvolvimento do Tocantins”, disse.

 

 

Posted On Sexta, 08 Mai 2026 04:26 Escrito por

Mayck Câmara (Republicanos), declarou oficialmente que caminhará nas eleições de 2026 junto à aliança PSDB/MDB. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, dia 7, durante encontro em Palmas.

 

 

Da Assessoria

 

 

"Nós que vivemos intensamente as questões municipais sabemos que Vicentinho e Amélio simbolizam o que o Estado precisa", disse Câmara, que pertence ao partido presidido pelo governador do Estado, Wanderlei Barbosa, aliado da pré-candidata do UB, Dorinha Seabra.

 

"Desde o princípio tínhamos em mente que essa união seria o melhor para o Tocantins. É a junção da juventude de um deputado de quase 12 anos de mandato com a experiência. E o melhor: ambos têm capacidade e conhecimento do Estado como ninguém. A construção das ideias, os conceitos e as diretrizes da próxima gestão que tem sido desenhada por Vicentinho e Amélio são, de fato, o melhor para o Estado", comentou o prefeito.

 

Na semana passada, Leonardo Noleto Moreira, chefe do Executivo de Santa Maria do Tocantins, do mesmo partido, havia feito a manifestação oficial.

 

Braços abertos

 

Vicentinho Júnior reforçou que o grupo o recebe de ‘braços abertos’. “A construção de um Tocantins melhor é feita com muitas mãos, corações e mentes. Os gestores, os líderes e os cidadãos comuns que chegaram, como o Mayck hoje, nos orgulha e os que querem vir serão recebidos da melhor forma possível para juntos fazermos a pacificação política e a estabilidade que o Estado necessita", citou.

 

 

Posted On Quinta, 07 Mai 2026 13:58 Escrito por
Página 30 de 1096