Da Assessoria

 

A senadora Professora Dorinha (União) foi designada relatora da medida provisória que atualiza o piso salarial dos professores da educação básica e passa a conduzir uma das pautas mais sensíveis da área educacional no Congresso Nacional. A comissão mista responsável pela análise da MP foi instalada nesta quarta-feira (6), com expectativa de tramitação célere diante do prazo apertado.

 

A MP 1.334/2026 prevê reajuste de 5,4% no piso nacional do magistério, elevando o valor de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, considerando jornada de 40 horas semanais. A proposta mantém a regra de atualização anual vinculada à inflação, medida pelo INPC, e à variação das receitas do Fundeb.

 

Ao assumir a relatoria, Dorinha ressaltou a necessidade da valorização docente e dos profissionais da educação como um todo. “Valorizar o professor é garantir qualidade na educação. O piso é um instrumento concreto de reconhecimento e precisa ser tratado com responsabilidade e agilidade. Vamos trabalhar para construir um relatório equilibrado, que respeite a realidade dos estados e municípios, mas assegure o direito dos profissionais”, afirmou a senadora.

 

A comissão deve se reunir novamente na próxima terça-feira (12) para apresentação do plano de trabalho e possível leitura do relatório. A MP perde a validade em 1º de junho, caso não seja aprovada pelo Congresso.

 

 

 

Posted On Quinta, 07 Mai 2026 12:03 Escrito por

Da Assessoria

 

Em um encontro marcado pela presença de lideranças políticas, comunitárias e prefeitos de várias regiões do estado, o vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, destacou, na noite desta quarta-feira, 6, em Palmas, a trajetória política e a capacidade de articulação do deputado estadual e pré-candidato a deputado federal Jair Farias. O evento reuniu ainda o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, os deputados estaduais Eduardo do Dertins e Vanda Monteiro, além de vereadores, ex-prefeitos, suplentes, lideranças comunitárias e representantes políticos de várias regiões do Tocantins.

 

Trajetória política e apoio à pré-candidatura

 

 

Durante o discurso, Eduardo Gomes relembrou sua trajetória política em Palmas, destacou amizades construídas ao longo de mais de três décadas e afirmou que Jair Farias já atua com postura de deputado federal. “Eu não sei quantas vezes o Jair Farias foi a Brasília buscar recursos para os 139 municípios do Tocantins. Mas eu tive a mesma sensação que tive no passado com grandes lideranças, o mandato já está pronto, falta apenas o voto para confirmar”, afirmou.

 

O senador também ressaltou a presença de lideranças históricas da Capital e fez referência ao apoio político construído em torno da pré-candidatura. “O Jair conseguiu uma proeza. É o candidato que tem mais apoio de Eduardo: Eduardo Dertins, Eduardo Gomes e Eduardo Siqueira Campos”, disse em tom descontraído.

 

 

Ao agradecer o apoio recebido, Jair Farias também destacou a atuação de Eduardo Gomes no Senado e o volume de investimentos destinados ao estado. “Pela primeira vez na história de Palmas, nós temos um senador, o mais votado, o mais respeitado e o que mais traz recursos para o estado. Se hoje o Tocantins é esse canteiro de obras, nós devemos ao senador Eduardo Gomes, esse grande líder”, afirmou.

 

Atuação nos municípios e investimentos para Palmas

 

O vice-presidente do Senado também fez referência à força política da Capital e à importância de Palmas na construção de lideranças estaduais. Para ele, a cidade vive um novo ciclo político e administrativo. “Eu tenho certeza absoluta de que nós vamos construir uma história de realizações nunca antes vista nessa cidade”, declarou, ao defender a gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos.

 

Durante o discurso, Eduardo Gomes também citou investimentos destinados à Capital, incluindo recursos para saúde, obras estruturantes e ações sociais. “Nosso compromisso com Palmas é enorme. São recursos para a saúde, para o Hospital do Amor, para a Fazenda Esperança, para a Universidade da Maturidade e para obras importantes em Taquaruçu. Foram mais de R$ 70 milhões para a saúde e agora virão mais R$ 100 milhões para a Capital”, destacou.

 

Reconhecimento à atuação de Eduardo Gomes

 

 

O prefeito Eduardo Siqueira Campos também destacou a parceria institucional com o senador Eduardo Gomes e citou investimentos destinados à Capital, especialmente na área da saúde e inclusão social.

 

“Vamos entregar o Centro Integrado de Educação e Saúde Sarah Gomes, voltado ao atendimento de crianças neurodivergentes e apoio às mães, especialmente mães solo. Essa obra só está sendo possível graças à emenda integral destinada pelo senador Eduardo Gomes”, afirmou.

 

Eduardo Siqueira Campos também ressaltou a relação política construída ao longo dos anos entre as lideranças presentes no evento. “A amizade é muito longa, a história é muito forte”, disse.

 

A deputada estadual Vanda Monteiro elogiou a trajetória política de Eduardo Gomes e afirmou ter orgulho da posição ocupada pelo senador no Congresso Nacional. “Eu fico muito orgulhosa de chegar ao Congresso e ver o senador Eduardo Gomes como vice-presidente do Senado. Não é fácil sair da condição de vereador e chegar ao posto que ele ocupa hoje”, afirmou.

 

Já o deputado estadual Eduardo do Dertins relembrou o início da parceria política com Eduardo Gomes e destacou a confiança construída ao longo dos anos. “Ali nasceu uma amizade e uma aliança de confiança que hoje nos permite olhar para trás com sentimento de dever cumprido”, declarou.

 

 

Posted On Quinta, 07 Mai 2026 08:30 Escrito por

Da Assessoria

 

 

A senadora e pré-candidata ao Governo do Tocantins, Professora Dorinha, confirmou presença no debate promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), que está previsto para ser realizado no dia 27 de agosto, com transmissão pela TV Record. O evento reunirá pré-candidatos ao governo para discutir propostas voltadas ao desenvolvimento econômico, industrial e social do estado.

 

Reconhecida por sua atuação consistente e resultados ao longo da vida pública, Dorinha chegará ao debate apresentando suas propostas para o desenvolvimento do Tocantins e a melhoria da qualidade de vida da população, bem como destacando seu histórico de trabalho em prol do estado. Ao longo de sua atuação política, Dorinha já destinou recursos para os 139 municípios do Tocantins, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento de todas as regiões.

 

“Estou preparada para discutir propostas, apresentar ideias e, principalmente, ouvir. Esse é o momento de construir caminhos reais para o Tocantins, com diálogo, responsabilidade e compromisso com resultados que façam a diferença na vida das pessoas”, afirmou a senadora.

 

“Quem quer governar, precisa estar pronto para ouvir críticas, responder pergunta difícil e defender as ideias que acredita”, completou.

 

A participação no encontro reforça o compromisso da pré-candidata com o diálogo aberto com o setor produtivo e com a construção de soluções concretas para impulsionar a economia do Tocantins, gerar empregos e fortalecer a indústria local.

 

Com agenda ativa em todo o estado, Professora Dorinha tem ampliado o diálogo com diferentes segmentos da sociedade, consolidando sua pré-candidatura. No debate da FIETO, a expectativa é que apresente propostas objetivas e reafirme sua experiência como base para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento do Tocantins.

 

 

Posted On Quinta, 07 Mai 2026 04:33 Escrito por

Presidido por Vicentinho Júnior, Federação reforça alinhamento com base da pré-candidatura tucana ao governo do Tocantins

 

 

Da Assessoria

 

 

O presidente nacional do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), Aécio Neves, concretizou a formalização do Colegiado Estadual da Federação para Tocantins entre PSDB e Cidadania.

 

Sob a presidência de Vicentinho Júnior, deputado federal e pré-candidato ao governo do Estado, o colegiado reforça a estrutura partidária no território tocantinense. "Esta iniciativa resulta no fortalecimento do PSDB/Cidadania no Tocantins, com objetivo de ampliarmos ainda mais a nossa base de apoio, construída há muito tempo graças a homens e mulheres comprometidos com a formação partidária e a política do nosso Estado”, disse Vicentinho Júnior. “E neste ano a nossa responsabilidade é ainda maior, que é a construção de alianças, como esta que orgulhosamente fizemos com o MDB, de Amélio Cayres e Alexandre Guimarães, que visa a implementação de um projeto de um Tocantins melhor, acolhedor e que atenda todas as necessidades do nosso povo", complementou

 

Na vice-presidência está o também deputado federal Toinho Andrade. Entre os membros titulares estão os deputados estaduais Júnior Geo e Jorge Frederico; os prefeitos Neto Aires (Ipueiras) e Kedson Machado (Ponte Alta), Thyago Jayme Rodrigues Cerqueira (Natividade); a ex-prefeita de Palmas e presidente nacional do PSDB Mulher, Cinthia Ribeiro; e o ex-prefeito de Muricilândia, Alessandro Borges.

 

Para a formalização, foi respeitada a paridade entre as siglas. O colegiado tem mandato até 31 de dezembro de 2026.

 

Confira a composição completa do colegiado

Presidente: Vicente Alves de Oliveira Júnior

Vice-Presidente: Antônio Poincaré Andrade Filho

Tesoureiro: Marcones Ribeiro de Castro

Secretário: Marlen Ribeiro Rodrigues

 

Membros Titulares

1. Cinthia Alves Caetano Ribeiro Mantoan
2. Homero Barreto Júnior
3. Jorge Frederico
4. José Luiz Pereira Júnior
5. Lorena da Silva Rodrigues
6. Naides César Silva
7. Pedro Henrique Alves de Oliveira Filho
8. Raimundo Aires Neto Alves

 

Suplentes

1. Kedson Machado Alves
2. Alessandro Gonçalves Borges
3. Thyago Jayme Rodrigues Cerqueira

 

Posted On Quinta, 07 Mai 2026 04:22 Escrito por

O parecer do deputado Moses Rodrigues (União Brasil-CE) prevê a suspensão dos três pelo período de dois meses. Ele apresentou um voto conjunto, mas os casos são analisados de forma individual.

 

 

POR AUGUSTO TENÓRIO E ISADORA ALBERNAZ

 

 

O Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta terça-feira (5) a suspensão por 60 dias do deputado Marcos Pollon (PL-MS), que ofendeu o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e ocupou a Mesa Diretora em agosto de 2025. A mesma medida foi tomada contra Marcel van Hattem (Novo-RS). O caso de Zé Trovão (PL-SC) também é analisado.

 

O parecer do deputado Moses Rodrigues (União Brasil-CE) prevê a suspensão dos três pelo período de dois meses. Ele apresentou um voto conjunto, mas os casos são analisados de forma individual. Os parlamentares punidos ainda podem apresentar recurso à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) e, depois, ao plenário.

 

No último discurso antes dos votos, Zé Trovão e Van Hattem afirmaram que repetiriam a ocupação, enquanto Pollon disse que a sanção seria uma “medalha” a eles. “Se for preciso tomar a Mesa novamente em algum momento da história para defender quem me elegeu assim o farei”, declarou o deputado de Santa Catarina. “Se for preciso, faremos quantas vezes for necessário”, completou o gaúcho.

 

A análise no Conselho de Ética começou por volta de 13h30 e durou cerca de nove horas. Houve discussão entre deputados durante a sessão, e a direita tentou adiar a votação. O líder da oposição na Câmara, Cabo Gilberto Silva (PL-PB), disse por duas vezes ao presidente do Conselho de Ética, Fábio Schiochet (União Brasil-SC), que a decisão não poderia ser feita com possibilidade de voto à distância.

 

A sessão também foi marcada por críticas a Motta, em especial após o encerramento das discussões no plenário enquanto ocorria a análise no colegiado. O gesto foi interpretado pela oposição como uma tentativa de pressionar pela votação no Conselho de Ética.

 

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que o processo contra os bolsonaristas só foi adiante por “desejo” e “revanchismo” do presidente da Casa e pediu que ele pare de agir “com o fígado”.

 

“O senhor quer ficar exposto a esse nível com o plenário da Casa? Porque nós vamos até às últimas consequências. Um telefonema de vossa excelência e estaria tudo resolvido, não precisaríamos ter esse desgaste todo. Mas, se isso satisfaz o ego de vossa excelência, eu quero, como líder do PL, lamentar porque não é o Hugo Motta que eu conheço”, afirmou.

 

Marcos Pollon foi alvo de duas representações no conselho. A primeira foi por causa de um discurso numa manifestação em Mato Grosso do Sul, em agosto, quando xingou Motta e se referiu ao presidente da Câmara como “baixinho de 1,60m”. O bolsonarista reclamava da demora do chefe da Casa em pautar a anistia aos condenados por tentativa de golpe.

 

Pouco depois, ele participou do motim que ocupou a Mesa Diretora da Câmara, inviabilizando por quase dois dias as votações. Na ocasião, deputados de direita permaneceram no plenário impedindo que Motta sentasse na cadeira da presidência. Pollon ficou no lugar do chefe da Casa, junto com van Hattem e Zé Trovão.

 

Na sessão desta terça, o deputado de Mato Grosso do Sul disse que a ocupação foi “um ato de desespero” após Motta ter, segundo ele, descumprido acordos com a oposição para pautar a anistia. O congressista também disse que foi prometido aos envolvidos no motim que “não haveria perseguição e retaliação” após o episódio.

 

Pollon declarou ainda que a representação contra ele foi motivada por suas falas com críticas ao presidente da Câmara e pediu ao conselho que não puna os outros dois colegas. “Recomendo aos senhores que, se suspensos formos, imprimam em papel cartão essa decisão e coloquem na sala de suas casas, para que todos que ali passem, saibam que vocês se levantaram para lutar”, disse.

 

A Corregedoria Parlamentar recomendou a suspensão do mandato dos deputados por 30 dias. Na ocasião, Motta chegou a ameaçou uma suspensão por seis meses.

 

A representação foi apresentada pelo deputado Gilberto Abramo (Republicanos-SP), correligionário do presidente da Câmara. Já a denúncia por causa da manifestação foi feita pelos deputados Lindbergh Farias (PT-RJ), Pedro Campos (PSB-PE) e Talíria Petrone (PSOL-RJ).

 

No Conselho de Ética, Zé Trovão chorou ao discursar, dizendo que os funcionários do seu gabinete passarão dois meses sem receber salários. Em seguida, fez ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal) e afirmou que os colegas estavam cometendo uma injustiça.

 

A defesa de Marcel van Hattem, feita pelo advogado e pré-candidato a deputado federal Jeffrey Chiquini (Novo), negou que o deputado tenha sentado na cadeira de Motta ou impedido o início da sessão.

 

Já o deputado afirmou que o processo é uma tentativa de silenciar a oposição e comparou o caso com o julgamento dos condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro. Pré-candidato ao Senado, ele reforçou que, caso eleito para a Casa, trabalhará para aprovar o impeachment de ministros do STF.

 

RELEMBRE O EPISÓDIO

 

O motim bolsonarista em reação à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inviabilizou o funcionamento do plenário da Casa por 30 horas. Na ocasião, parlamentares da oposição permaneceram nas mesas dos plenários da Câmara e Senado, impedindo a realização de sessões.

 

Em esquema de revezamento, eles passaram a madrugada no local, que foi isolado pela Polícia Legislativa, com permissão de entrada apenas de parlamentares. Com o motim, os bolsonaristas buscaram pressionar a cúpula do Congresso a pautar a anistia ao Bolsonaro e aos participantes do 8 de Janeiro, além do impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes.

 

Em dezembro, eles conseguiram uma vitória parcial com a aprovação do projeto de dosimetria. A proposta substituiu a anistia e promoveu a redução de penas dos condenados. O presidente Lula (PT) vetou o projeto, mas o Congresso derrubou o veto na última semana.

 

 

Posted On Quarta, 06 Mai 2026 05:51 Escrito por
Página 31 de 1096