Da Assessoria
“Precisamos discutir o Tocantins do momento e do futuro. Estou pronto, preparado e querendo muito olhar nos olhos de cada um e falar do projeto que Amélio [Cayres, pré-candidato a vice-governador], Alexandre [Guimarães, pré-candidato ao Senado], eu e nossos amigos e apoiadores temos", declarou o pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB.
Cumprindo agenda de trabalho em Brasília nesta terça-feira, dia 5, o deputado federal e pré-candidato ao governo do Tocantins pelo PSDB, Vicentinho Júnior, fez um pedido para que entidades de classe, como associações, sindicatos, veículos de comunicação e instituições públicas e privadas possam organizar debates e sabatinas com os pré-candidatos ao governo do Estado e demais cargos.
"É verdade que a campanha de 2026 foi muito antecipada. E, justamente por isso, precisamos também, com todo o respeito à legislação eleitoral, discutir o Tocantins do momento e do futuro. Por isso, peço humildemente que esses eventos sejam organizados. Respeitando tudo que delibera a legislação eleitoral, devemos expor nossos projetos e plataformas desde já”, disse.
Convite aos pré-candidatos
Para ele, os debates e sabatinas serão primordiais para que a população entenda as diferentes perspectivas dos pré-candidatos sobre as principais questões que afetam os tocantinenses. E que a troca e até confronto de ideias melhora a qualidade das decisões sobre políticas públicas, com maior planejamento e melhor execução. E mais: aumenta a transparência, fortalecendo a participação dos cidadãos neste processo eleitoral. “Me dirijo respeitosamente aos demais pré-candidatos: vamos colocar para a sociedade as propostas, desejos e ações que cada um de nós que quer governar este Estado pretende fazer para solucionar os problemas e os dilemas do nosso Tocantins!", salientou.
“Onde e com quem quer que seja”
O pré-candidato do PSDB diz estar preparado para discutir o Estado "onde e com quem quer que seja". "É só me chamar. Estou pronto, preparado e querendo muito olhar nos olhos de cada um dos membros das diversas entidades de classe desse Estado, dos estudantes, dos comunicadores, dos empreendedores do campo e da cidade, dos trabalhadores em geral e falar do projeto que Amélio [Cayres, pré-candidato a vice-governador], Alexandre [Guimarães, pré-candidato ao Senado], eu e nossos amigos e apoiadores temos", declarou.
Temas livres ou direcionados
Para Vicentinho, os debates e sabatinas podem ser tanto setorizados ou livres, sobre temas diversos. “Nesses onze anos e cinco meses como deputado federal em praticamente todos os finais de semana estou nos municípios. Conheço o Estado não de gabinete e nem de 'ouvi dizer'. Conheço, pois, estou lá ao lado dos nossos líderes, dos amigos e da população visitando obras, verificando o resultado do nosso trabalho que é levar recursos e participando de eventos", complementou, ao citar a rotina de trabalho dividida nesses últimos anos de compromissos em Brasília e no Tocantins.
Da Assessoria
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (5), o projeto relatado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União) que cria a Política Nacional de Educação Empreendedora e Financeira (PNEEF). A proposta (PL 2.356/2024), do senador Jayme Campos (União/MT), inclui, de forma transversal, conteúdos de empreendedorismo, inovação e educação financeira em todos os níveis da educação básica, conectando o ensino ao mundo do trabalho e às demandas atuais da economia. O texto segue agora para análise da Comissão de Educação (CE).
Relatora da matéria, Dorinha defendeu que a iniciativa responde a uma lacuna histórica na formação dos estudantes brasileiros e citou que o desenvolvimento dessas competências contribui para autonomia, pensamento crítico e capacidade de geração de renda. “A educação financeira é uma demanda recorrente da sociedade, e sua ausência ainda fragiliza a formação dos nossos jovens”, apontou.
O projeto também prevê capacitação de professores, realização de eventos temáticos e parcerias com universidades, empresas e organizações sociais. A proposta estabelece ainda que a União será responsável por coordenar e monitorar a política, com apoio técnico e financeiro a estados e municípios, condicionado à previsão orçamentária.
Segundo Dorinha, a matéria possui viabilidade econômica, já que se trata de diretrizes programáticas, sem criação imediata de despesas obrigatórias. “O avanço dessa proposta sinaliza um passo concreto para alinhar a educação brasileira às transformações do mercado e ampliar oportunidades para as próximas gerações”.
Da Assessoria
Com foco na ampliação da segurança no trânsito no Tocantins, o vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, participou nesta terça-feira, 5, do lançamento da campanha Maio Amarelo 2026 e da 2ª etapa do projeto de sinalização viária, no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. A solenidade reuniu o governador Wanderlei Barbosa, o presidente do Detran-TO, Hercy Ayres Filho e representantes de órgãos de trânsito e segurança.
A iniciativa, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), marca o início das ações da 13ª edição do movimento no estado, com foco em educação, conscientização e redução de acidentes.
Investimento e articulação nacional

Durante a solenidade, Eduardo Gomes destacou a atuação conjunta entre instituições e reafirmou o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de trânsito. O senador ressaltou o trabalho integrado entre governo estadual, municípios e órgãos federais, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), especialmente diante de desafios recentes na infraestrutura viária.
Ele também garantiu apoio no Senado para ampliar recursos destinados à segurança no trânsito, incluindo articulação para o Fundo Nacional de Segurança e destinação de emendas parlamentares para ações estruturantes.
“Pode contar com o nosso trabalho no Senado Federal e com recursos que possam complementar as ações do próximo ano”, afirmou.
Reconhecimento à gestão estadual e aos municípios

O senador destacou a condução do governo estadual em áreas estratégicas, como recuperação da malha viária, fortalecimento da segurança pública e criação de novas políticas públicas. Ao se dirigir ao governador, enfatizou a capacidade de execução e o foco em entregas à população. “Vossa Excelência está focado no estado, na entrega para a população, e essa é mais uma entrega que realiza”, afirmou.
Eduardo Gomes também valorizou o papel dos municípios e da bancada federal na ampliação dos investimentos, com destaque para a articulação liderada pela senadora Dorinha na destinação de recursos.
Educação no trânsito e impacto social
A campanha Maio Amarelo 2026 traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, com ênfase em atitudes responsáveis e na proteção dos usuários mais vulneráveis, especialmente motociclistas.
A segunda etapa do projeto de sinalização viária amplia ações já executadas em 26 municípios do Tocantins, com implantação de sinalização vertical e horizontal para melhorar a segurança, a orientação de condutores e a redução de acidentes.
Ao encerrar, o senador reforçou o caráter educativo da campanha e o impacto das ações na formação das novas gerações. “Que este momento sirva para ensinar e fortalecer uma cultura de responsabilidade no trânsito”, concluiu.
Da Assessoria
O ex-governador do Tocantins e pré-candidato ao Senado Federal, Mauro Carlesse (PSD), marcou para o próximo dia 14, no Clube da Caixa, em Gurupi, o lançamento oficial de sua pré-campanha rumo às eleições de outubro.
O evento, conforme o pré-candidato, deve reunir lideranças políticas e apoiadores de diversas regiões do Estado, em um momento de articulação e fortalecimento do projeto político. A expectativa é de que o encontro consolide alianças e marque o início de uma nova etapa da caminhada rumo ao Senado.
Segundo Carlesse, a mobilização deve contar com a presença de representantes políticos, aliados históricos e simpatizantes, além de promover o diálogo sobre propostas e perspectivas para o Tocantins.
Em convite ao público, o pré-candidato destacou a importância da união para o avanço da pré-campanha e para o desenvolvimento do Estado. “Quero convidar todos os tocantinenses para estarem conosco nesse momento tão importante. Será uma oportunidade de união, de diálogo e de construção de um caminho que represente o crescimento da nossa pré-campanha e, principalmente, o bem de todo o povo do Tocantins”, afirmou.
Da Assessoria
Vicentinho Júnior recebe manifestação de apoio de dois prefeitos e uma vice-prefeita do interior. “Tentam nos derrubar em todos os cantos e de todo jeito, até nas redes sociais, mas estamos alicerçados pela fé, trabalho, esperança e somos abraçados por pessoas comuns e líderes que nos fortalecem a cada dia”, destacou o pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB.
No dia em que suas redes sociais foram alvo de ataques de hackers, o pré-candidato ao governo do Tocantins pelo PSDB, Vicentinho Júnior, repudiou a atitude, mas por outro lado, celebrou com entusiasmo a ampliação da base de apoio no interior do Estado. Nesta segunda-feira, dia 4, a aliança política firmada entre PSDB e MDB recebeu manifestações de gestores públicos do interior do Tocantins.
As mais recentes manifestações foram do prefeito de Pium, Padre Fernando, e da vice-prefeita de Nova Olinda, Simone Gonçalves Claro Silva, a Simone Do Temis. E também nesta data o prefeito de Marianópolis, Saulo Barbosa, ratificou a parceria com Vicentinho e Amélio.
“Tentam nos derrubar em todos os cantos e de todo jeito, até nas redes sociais, mas estamos alicerçados pela fé, esperança e somos abraçados por pessoas comuns e líderes que nos fortalecem a cada dia”, destacou o pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB.

Juntamente com muitos outros líderes e cidadãos comuns, aderiram às pré-candidaturas de Vicentinho Júnior ao governo do Estado e a de Amélio Cayres a vice-governador.
“Este é mais um capítulo na construção de uma história pelo nosso Estado do Tocantins. A querida Simone, vice-prefeita de Nova Olinda, e meus amigos Saulo, de Marianópolis, e Padre Fernando, de Pium, se juntam conosco neste projeto de pacificação política do Tocantins”, comentou.
Seguidores fakes
Sobre o episódio das redes sociais, a equipe de comunicação de Vicentinho detectou entrada massiva de seguidores fakes no perfil do seu instagram. A estratégia, conforme especialistas, é reduzir ao máximo as entregas dos conteúdos para os internautas.
“Nosso crescimento é nas ruas e também nas redes. É um crescimento orgânico, como se diz na internet. E é um crescimento pela vontade do povo, de um Tocantins diferente, que olhe para todos, que modifique esse Estado e melhore a vida da nossa gente. E isso incomoda muito. Mas, já adianto. O sentimento é de que vamos crescer ainda mais pelo bem do Tocantins”, finalizou.